Há uma nova falha de segurança que está a afetar o novo SoC M1 da Apple

21 Comentários

O SoC M1 da Apple é a aposta da marca para o futuro. Abandonou a arquitetura X86 e a Intel para se focar nos seus processadores e no que conseguir criar. A resposta tem sido muito positiva, mas não isenta de problemas.

Os problemas de segurança começaram já a atingir esta plataforma, representado um perigo para os utilizadores e os seus dados. Uma nova falha foi descoberta e volta a afetar este SoC da Apple, trazendo problemas graves.

Apple M1 SoC segurança falha

SoC M1 está a ser constantemente avaliado

Desde que foi lançado que o SoC M1 da Apple tem estado a ser avaliado pelos investigadores de segurança. Todos os testes e avaliações de falhas passam a considerar esta nova plataforma e a usá-la nas mesmas condições que as restantes.

Um novo estudo, realizado pela Universidade de Cornell, descobriu o que ser o primeiro ataque de canal lateral do browser que dispensa o JavaScript. Este tem a particularidade de afetar diretamente o SoC M1 da Apple, o que revela uma falha nesta proposta da Apple.

Já começou a surgir malware dirigido aos Mac com o SoC M1 da Apple

Falha de segurança nesta proposta da Apple

Estes investigadores de segurança pretenderam avaliar a remoção do JavaScript como elemento de proteção. Durante a sua pesquisa, criaram uma prova de conceito de canal lateral em CSS e HTML que permite “ataques de impressão digital em sites de microarquitetura”.

Estes funciona mesmo se a execução do JavaScript estiver desabilitada no browser. Permite de forma simples controlar e monitorizar o tráfego dos utilizadores, dispensando o JavaScript e também tecnologias de privacidade como VPNs ou a rede TOR.

Apple M1 SoC segurança falha

Há mais processadores afetados por esta falha

A equipa de segurança testou este ataque nos processadores Intel Core, AMD Ryzen, Samsung Exynos e Apple M1. Embora quase todos estejam vulneráveis ao ataque, os pesquisadores afirmam que os SoC Apple M1 e Samsung Exynos são os mais vulneráveis a este ataque.

Esta é a segunda vulnerabilidade descoberta e que afeta o SoC M1 da Apple nas últimas semanas. No mês passado, os pesquisadores descobriram uma variante de malware chamada Silver Sparrow, que conseguia funcionar nativamente em computadores Mac com o M1.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alfa
    Alfa

    Esta falha afeta processadores da Apple, Samsung, Intel, AMD… É arquitetura-agnóstica. E a notícia só refere a Apple… 🙂

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Há que atrair os Apple haters para virem aqui comentar que o iPhone afinal não presta e que fizeram uma ótima decisão com o Android de 100€ que compraram.

      1. Avatar de João Magalhães
        João Magalhães

        Estas enganado, O Iphone é muito bom, não é perfeito nem melhor que os outros smartphones como o querem fazer ser. O meu MI8 não custou 100€, custou 200€ e 3 anos depois continua a ser uma máquina e a servir perfeitamente para o que eu uso no dia a dia, não preciso de gastar 1000€ para redes sociais e meia dúzia de Apps. O argumento da Apple já era, confiáveis, duram 100 anos, bla bla wiskas saquetas, claramente a maioria das pessoas que o compram só o fazem porque….. está na moda e agora é muito fácil adquirires um Smartphone de topo com um contrato de 24 meses. Não somos haters, para mim tanto me dá se têm ou não têm, só não gostamos de artistas que se acham melhores porque têm uma maça.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Tudo dito, ainda há pessoas coerentes. parabéns, já somos 2 a pensar igual.

        2. Avatar de oiiiii
          oiiiii

          dei cerca de 250€ pelo meu recondicionado… e não, não se trata de moda, trata-se do ecosistema da apple

          1. Avatar de Luis Henrique Silva
            Luis Henrique Silva

            sim comos e fosse uma maravilha até chegares a certos pontos……

          2. Avatar de traveller
            traveller

            250€ por um recondicionado e tens um ecossistema Apple??? já agora tanto falam no ecossistema Apple diz lá o que é bom no ecossistema Apple?

        3. Avatar de Luis Henrique Silva
          Luis Henrique Silva

          +1
          Já fui possuidor de um xiaomi, que agora é da minha mulher, mudei para samsung novamente, por causa das acessibilidades de visão, que para mim são das melhores que já vi em smartphone

        4. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Nenhum dispositivo é perfeito. A minha razão da preferência por um iPhone é ecossistema, atualizações asseguradas e apps em geral com boa qualidade.

          Visto viver num país com um custo de vida médio/alto o preço também não entra muito na equação no meu caso específico.

          Mas o que noto muitas vezes são os que comentários que afirmam que toda gente que compra um iPhone é apenas por estatuto e que tem que pagar o dispositivo às prestações.
          E o contrário também acontece é claro, não existem santos em nenhum dos lados.

          1. Avatar de João Magalhães
            João Magalhães

            Sem dúvida amigo, o problema não são os 10% que compram porque realmente é o que querem ou precisam, o problema são os outros 90% que deram essa fama à Apple e nos dias de hoje infelizmente vemos um mundo só preocupado com a aparência. Eu investi num portátil Asus Rog há 5 anos porque precisava de uma boa máquina para editar fotografias e video já o smartphone procurei 1 que me desse para o dia a dia ( ouvir musica, redes sociais, emails e mais qualquer coisita ) e que me garantisse 4 ou 5 anos de uso, 250€ foi o mais barato que encontrei. Ambos continuam a fazer bem o seu trabalho.

    2. Avatar de eurodoid
      eurodoid

      não vale a pena, focar na Apple dá mais pica!

  2. Avatar de carlos
    carlos

    Será que a culpa é do lobo mau?

  3. Avatar de Rrrr
    Rrrr

    Dá mais cliques…

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Este SoC está podre! São mais a quantidade de problemas detetados do que os dias que tem de vida!

    1. Avatar de eurodoid
      eurodoid

      claramente não leste a notícia até ao fim

    2. Avatar de :-)
      🙂

      O SoC da Apple é literalmente o inicio do standard dos portáteis, e só não é o presente porque o Windows 10 X ainda não está pronto, e também duvido que esteja ao nível do Mac OS mesmo quando sair.

      1. Avatar de traveller
        traveller

        Sim porque os portáteis com windows X vão ser equipados com o SoC da Apple aahahaha.
        Mas pronto um sistema operativo que não chega a 10% do mercado vai ser o standard dos portáteis. Quando 40% dos utilizadores com portáteis Mac corre o sistema operativo da Microsoft. E depois vamos ver se os programas vão migrar todos rapidamente.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Os portáteis da Apple deixaram de correr o Windows em 2019/2020!! Vê se te informas antes de disser coisas como esta.

  5. Avatar de Ferdinando
    Ferdinando

    Novidades? Que é isso apple? Alguém conhece? 12% de utilizadores?
    Conhecer conhecem pelo bom marketing e status que se adquire.
    Agora alguém diz ou dá valor a tecnologia que usam? Velha, com 5 anos de atraso, vendida como nova…
    Opah os m1 sim foram novidade finalmente depois de 6 anos de produtos ultrapassados… Mas alguém com juízo acha que aquela empresa investe em privacidade? Eu acredito tanto na privacidade e segurança da Apple assim como acredito no bixo papão e no pai natal…

  6. Avatar de traveller
    traveller

    Sim porque os portáteis com windows X vão ser equipados com o SoC da Apple aahahaha.
    Mas pronto um sistema operativo que não chega a 10% do mercado vai ser o standard dos portáteis. Quando 40% dos utilizadores com portáteis Mac corre o sistema operativo da Microsoft. E depois vamos ver se os programas vão migrar todos rapidamente.