Há quem pague bem mais que a Apple pelos bugs do iOS

19 Comentários

Foi no final da passada semana que a Apple anunciou que estava a criar o seu programa de caça aos bugs dos seus sistemas. Os valores são elevados e o acesso limitado, o que aguçou o apetite de muitos.

Mas se a Apple quer começar a pagar para ver a sua segurança testada, há agora quem pague bem mais que a Apple por essas mesmas falhas!

Apple bug

A lista de pagamentos da Apple para as falhas que vierem a ser descobertas está bem definida. É do interesse da marca ter estes sistemas controlados, garantindo que as falhas são corrigidas.

Mas agora já há quem esteja preparado para pagar mais que a Apple para ter acesso a essas mesmas falhas. A Exodus Intelligence, uma empresa de segurança, apresentou a sua tabela de pagamentos para todas as falhas que lhe forem apresentadas. Nessa lista está presente o iOS, que tem um valor de 500 mil dólares, um valor bem mais elevado que o que a Apple está disposta a pagar (200 mil dólares).

Essa lista inclui ainda outros softwares, onde a Exodus Intelligence quer também aceder. Essa lista é composta pelos 3 principais browsers, o Windows 10, o flash e o reader da Adobe.

TARGET MAXIMUM
iOS 9.3+ $500000
Google Chrome $150000
Microsoft EDGE $125000
Firefox $80000
Windows 10 LPE $75000
Adobe Reader $60000
Adobe Flash $60000

Não existe por parte da Exodus Intelligence uma descrição precisa de quais as falhas que vai recompensar. Indica apenas que deve incidir sobre o iOS 9.3 ou posterior. Esta será a falha que mais irá render aos hackers.

As razões da da Exodus Intelligence para a atribuição destes prémios não são claras, mas é evidente que a posse destes dados garante uma posição forte no mercado, podendo explorar essas falhas ou apresentá-las aos seus clientes, para que sejam eles a proteger-se ou a explorar essas falhas.

Exodus Intelligence

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gama
    Gama

    Não é propriamente novidade, já antes tinham aparecido empresas a oferecer 500 mil ou até 1 milhão de dólares por falhas no iOS.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    mas que tipos de falas se referem?

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Qualquer falha que permite extrair informações do telemóvel ou injectar código em aplicações por exemplo…

  3. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    A exploração da falha rende muito mais que o divulgação à própria apple. A Apple tinha obrigação de cubrir o valor máximo, com tantos lucros o mínimo que podia fazer era garantir a totalidade das falhas para suposta correcção.

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      A Apple só tem 15-20% de mercado, a Google, a Samsung, LG, Lenovo, Xiaomi, Nokia, Sony, HTC, todas juntas são bem maiores e vendem muitos mais telemóveis com SO Android, deviam pagar bem mais que os 50.000 (no maximo) que o Android paga!

    2. Avatar de Gama
      Gama

      O mesmo se poderia dizer da Google, Microsoft e outras. Este tipo de programas não compete para o topo de pagamentos ou para leilões, eles existem para financiar uma rede de investigadores de confiança.

  4. Avatar de Pedrobit
    Pedrobit

    Trabalho como freelancer na deepweb e ja me pagaram 180mil dollares por uma falha no ios 9.0 no inicio

    1. Avatar de Joana
      Joana

      Tinhas uma GUI em Visual Basic?

    2. Avatar de KURT
      KURT

      Na deepweb há quem esteja a pagar milhões por falhas no ios e é lá que provavelmente vai cair tudo o que for descoberto.
      A Apple não vai conseguir contrariar isso muito menos depois da consequência da optimização do sistema LOL “Human Stupidity , that’s why Hackers always win.” e tá tudo dito 😉

      1. Avatar de Gama
        Gama

        Por essa lógica nenhum dos programas que existem para outros softwares daria algum resultado. Nem toda a gente prefere enveredar por esse mundo…

        1. Avatar de KURT
          KURT

          Algum resultado dá sempre, mas o balanço geral tem de ser negativo a partir do momento em que apesar das falhas que se corrigem se vão explorando cada vez mais vulnerabilidades e cada vez mais perigosas.
          A única diferença é apenas o estado dos softwares pré-programa em comparação com o ios, não tem comparação possível, os programas na maioria dos softwares foram para travar um pouco o mal que já estava feito, no ios aparentemente foi apenas porque se queria optimizar aquilo que já estava implementado bem ou menos bem, com segurança, por isso é que considero que a falha foi gigante.

          Mexer no que está bem é sempre arriscado, ou será que não estava assim tão bem como se dizia? Existe sempre essa possibilidade que acredito que custe mais a engolir (a mim custa) e ai até se poderia eventualmente justificar com o “tentou-se mudar algo que estava mal” receio é que vá ficar pior, porque como disse a cima, as vantagens podem não vir a justificar as desvantagens.

          1. Avatar de KURT
            KURT

            PS: Deixo-te outra para responder à tua ultima frase “Never underestimate the determination of a “kid” who is time-rich and cash-poor.”

          2. Avatar de Gama
            Gama

            Estás a exagerar e muito! Nem toda a gente deste mundo é um black hat ou grey hat, nem cada falha só pode ser descoberta por uma só pessoa para que se torne obrigatório pagar o preço máximo para obter boas pesquisas de vulnerabilidades.
            Mexer no que está bem? Criar financiamento destes é mexer no iOS?
            Kurt, tens toda a razão, só ficar com 100 mil ou 200 mil em vez de 500 mil é mesmo ficar pobre, qualquer pessoa só se move para ganhar o máximo de dinheiro possível, não é?

      2. Avatar de João RS
        João RS

        LOL, 10 anos sem nenhum ataque em grande escala.

        LOL, porque as pessoas que usam Linux, Windows ou Android são mais inteligentes (NOT)

  5. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Quanto pagam para Android?

    1. Avatar de iPhonix
      iPhonix

      ainda ja se sabe que a falta de seguranca e gritante qq pessoa acede a tudo.

  6. Avatar de Viteiro
    Viteiro

    E no mercado negro, quanto não rende? quantas falhas não terão já sido descobertas/vendidas/aproveitadas sem que os patinhos saibam de nada, enquanto nadam todos contentes no lago da falsa segurança?

    1. Avatar de João RS
      João RS

      Prova que o iOS não está em total segurança!

      1. Avatar de Viteiro
        Viteiro

        Uma amostra, um caso que se tornou publico: https://goo.gl/J0K2tk