Gráficos matemáticos no Mac OS X

12 Comentários

Provavelmente já teve de fazer um relatório ou um trabalho de escola que envolvesse gráficos matemáticos e não sabia que software usar no Mac OS X para os fazer. Bem, e se eu lhe dissesse que o Mac OS X já tem tudo isso de raíz, sem ter de acrescentar qualquer aplicação?

Grapher

O Mac OS X já traz consigo uma aplicação chamada Grapher, e pode ser encontrada dentro da pasta Utilitários. Ao abrirmos o Grapher é-nos pedido o tipo de gráfico que queremos criar. Podemos criar gráficos 2D e 3D.

GrapherVamos escolher os gráficos 2D e utilizaremos o “Predefinição”. Então vemos o ecrã principal do Grapher.

GrapherO Grapher tem uma interface simples e organizada, bem acessível, pronto a utilizar. A simplicidade é um ponto forte desta aplicação, mas se pensa que é simples demais, está enganado. Suporta diversos tipos de equações, conjuntos de pontos, … Com o Grapher terá o trabalho feito, sem complicações.

GrapherNo final pode exportar o seu gráfico para uma imagem. Para isso vá a Ficheiro -> Exportar.

GrapherBem, agora já não tem desculpas para não fazer aquele trabalho ou relatório que deveria ter feito, mas não fez porque não conseguia fazer os gráficos. Sou amigo não sou?

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Morais
    Diogo Morais

    Apesar de não utilizar gráficos dou-te os parabéns pelos posts que tens colocado aqui relativos ao OS X.

  2. Avatar de the duke
    the duke

    És amigo sim senhora! Eheheh. Com um Apple à pouco tempo, muitos anos de Windows, ando aqui às aranhas.

  3. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    pequenas coisas que uma pessoa nem se apercebe que o Mac já traz porque tavamos mal habituados com o windows que não trazia nada!

    são estes pequenos detalhes muito úteis que fazem a diferença!

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Não traz nada e ainda querem que traga menos! 🙂

  4. Avatar de Ricardo Carneiro

    Muito bom! Sempre útil 😀

  5. Avatar de Bónus

    Embora não me seja particularmente útil este programa, podemos ver que o Leopard é um SO muito completo. Por vezes temos a tendência de procurar programas para instalar, quando eles já estão no nosso SO.
    Por exemplo, já vi casos de instalarem o Apache e PHP em Macs, quando eles já os trazem instalados de origem.
    Antes de conhecermos aplicações exteriores, devemos conhecer bem o OS X.
    Parabéns pelos posts! 😉

  6. Avatar de DjLC
    DjLC

    Boa tarde. Queria propor uma dica e ao mesmo tempo uma dúvida. É que gostaria de fazer apresentações profissionais e de boa qualidade e se existe alguma para Mac OS X, poderia explicar como se faz, tipo flash ou assim.

    1. Avatar de Daniel Filipe

      Boas!

      Apresentações de Power Point ou Flash? Não percebi muito bem.

      1. Avatar de DjLC
        DjLC

        É assim, queria algo mais avançado que powerpoint. Disseram-me que o Keynote faz apresentações mais “bonitas” que o Powerpoint. Mas haverá algum programa melhor que estes?

        1. Avatar de Bónus

          O Keynote faz tudo o que se pode querer numa apresentação.

    2. Avatar de kincas

      Para apresentações nada melhor do que a aplicação criada de propósito para o ST fazer as sua Keynotes.

      É esse mesmo o nome. Keynote.

  7. Avatar de Edson
    Edson

    Suponha que eu queira o gráfico limitado a um intervalo. Como procedo?