Grab – Os ScreenShots da forma mais simples!

9 Comentários

Para quem precisa com alguma frequência tirar umas screenshots no Mac, seria interessante saber que o Mac OS X vem instalado com uma ferramenta muito completa para este efeito.

O Grab é uma das aplicações silenciosas do Mac Os que apenas se revela quando necessitamos dela. Com a combinação de três teclas é possível tirar screenshots de uma área a definir, de uma janela, do ecrã e até com contagem decrescente. Para fazer tudo isto, e para além dos menús do programa, podemos usar as seguintes combinações de teclas.

CMD+Shift+3 – Ecrã
CMD+Shift+4 – Área do Ecrã
CMD+Shift+4 e depois barra de espaço – Janela

Caso o objectivo não ser a criação de um ficheiro com o screen, mas sim o colar num documento sem a criação do ficheiro de imagem, basta acrescentar à combinação a tecla CTRL. A imagem fica assim retida na área de transferência, pronta para a colagem num qualquer programa de edição.

Caso o prefixo definido pelo sistema, Picture, para a nomeação das imagens não lhe agrade, poderá sempre usar um dos segredos disponíveis em Secrets

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leonardo Medeiros
    Leonardo Medeiros

    Procuro um programa semelhante para windows, alguém pode indicar? De preferência gratuito, ou não…

  2. Avatar de Tiago Carvalho

    Uso constantemente 🙂 Bem mais prático e rápido do que com qualquer outro programa ou “print-screen/colar”.

  3. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Faço capturas de imagens todos os dias. No PC tinha que fazer print screen, abrir o Photoshop, criar documento novo, colar o print screen, recortar a imagem do tamanho certo e finalmente guardar a imagem.

    Quando recentemente mudei para Mac, esta foi das primeiras ferramentas que descobri e, é realmente uma exelente ferramenta. Poupo imenso tempo ao fim de várias capturas diárias!
    Cada acção destas não dura mais que 2 ou 3 segundos!

    Uma das muitas ferramentas que fazem do OSX uma maravilha!

  4. Avatar de Zarauuu
    Zarauuu

    É um grande promenor do Mac OS!!

  5. Avatar de Malamen
    Malamen

    Miguel Garcia, tinhas esse trabalho todo porque querias.

    Sempre existiram softwares que te permitiam fazer isso de forma extremamente simples. Só não eram nativos.

    No Vista tens a Ferramenta de Recorte implementada. http://windowshelp.microsoft.com/Windows/pt-PT/Help/1337cdba-52a2-4704-ad4d-2d7bace605b42070.mspx

    Contudo, esta é uma excelente ferramenta que uso há anos no trabalho.

  6. Avatar de Miguel de Oliveira

    mais simples:

    Command-Shift-3 = Take a screenshot of the entire screen
    Command-Shift-4 = Take a screenshot of whatever is selected
    Command-Shift-4, then Spacebar = Take a screenshot of the selected window

  7. Avatar de João Coutinho

    @Miguel: Não é a mesma coisa?

  8. Avatar de Miguel de Oliveira

    @ João

    lol.. tens razão. pensava que estavam a explicar como usar a app Grab. Vi o icone e nem reparei que tinha os atalhos ali no texto..

    as minhas desculpas pela distracção. 🙂