Google+ para iPhone disponível na App Store

86 Comentários

A rede social da Google, o G+, está finalmente disponível para iPhone. Depois do seu estrondoso lançamento, analisado aqui ao pormenor, a Google submeteu a sua nova estrutura social ao segmento dos smartphones. Depois do lançamento para Android era inevitável que a aplicação para iPhone também estivesse presente. E aqui está ela.

O Google + para smartphones facilita a partilha das mensagens certas com as pessoas certas e tudo num formato muito mais simples. Esta aplicação traz a mesma linha da versão online onde é possível enviar mensagens super-rápido para os nossos círculos. E não importa onde esteja, pois o mundo das redes sociais não tem fronteiras.

Se compararmos o Google+ com o Facebook, sentimos a falta de algumas funcionalidades que catapultaram este último para ribalta. As Páginas que servem de ponto de encontro de fãs, os Grupos que reúnem utilizadores conhecidos e desconhecidos em conversas temáticas, os Eventos que ajudam na divulgação de acontecimentos e fácil comunicação entre convidados e as Aplicações, que permitem estender as funcionalidades da rede social tendo como limite a imaginação.

A aplicação para iPhone apresenta um menu inicial que disponibiliza o acesso aos seguintes itens:

  • Stream – Onde podemos ver os updates dos nossos círculos e acompanhar tudo o que é publicado pelos nossos amigos da rede social
  • Huddle – É uma forma rápida de realizar conversações em grupo com os contactos dos vários círculos.
  • Photos – Permite a publicação de vídeos e fotos.
  • Profile – Permite o acesso a todas as nossas mensagens publicadas na rede social, assim como ao nosso perfil e fotos. Relembramos que este perfil está normalmente associado à conta do gmail.
  • Círculos – Acesso ao vários círculos criados. Os círculos permitem agrupar os utilizadores em grupos. Desta forma, a rede social permite por exemplo que possamos partilhar informação para um conjunto específico de utilizadores;

Tal como no serviço online, a aplicação permite a criação de círculos e permite que se adicionem pessoas a esses mesmos círculos, de forma a que o nosso conteúdo a partihar seja especificamente dirigido e exclusivo a um determinado grupo de pessoas.

Dica Importante: Nas mensagens que coloca no seu perfil, está mencionada a sua localização, caso não pretenda que apareça, desligue a função.

A partilha de conteúdos multimédia enriquece substancialmente a aplicação pois em qualquer lugar o utilizador pode fazer uma foto ou gravar um vídeo e partilhar de imediato no seu perfil adicionando ou não uma legenda descritiva. Este tipo de funcionalidade é sobejamente conhecida em tantas outras aplicações mas ter um rede social com grupos privados aumenta a vontade de usar mais fotos e mais vídeo para apenas dar a conhecer a grupos restritos.

A chave do sucesso desta rede social está, principalmente, nos círculos e será esta a principal razão para milhões de pessoas já preferirem esta ao Facebook. Claro que ao termos o nosso perfil dos muitos produtos Google agrupado também é uma mais valia, o chat é outra, usufruindo dos contactos do Gmail para termos uma organização completa. Use e abuse da sua privacidade.

Dica Importante: Quando estiver a usar o Google+ através de uma ligação 3G, é aconselhável que tenham em atenção que, ao contrário da aplicação para Android, não conseguem desactivar a opção Instant Upload, assim podem consumir de forma “descontrolada” tráfego 3G.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4.0+ (compatível com iPhone 3G, iPhone 3GS e iPhone 4)
Download: Google + 1.0.1.1809 [5.3MB]
Homepage: Google+

Partilhar:
Tags:

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André da Silva Pato
    André da Silva Pato

    Off-Topic :

    recebi um convite para o G+ , e pediu-me a data de nascimento, eu meti a minha data e como tenho menos de 18 anos, agora aparece-me uma mensagem a dizer “You must be over a certain age to use this feature”, quando acedo á página http://www.plus.google.com.

    Eu sei que é restrito a -18, mas sendo assim, os meus colegas não poderiam usar, ou seja, neste momento sou o unico no meu “circulo ” de amigos que não consegue aceder !

    Alguém sabe como resolver ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não podes usar. O G+ é para maiores de 18 anos… se metes a verdade então pelas regras não podes usar. 😉

      1. Avatar de André da Silva Pato
        André da Silva Pato

        Eu meti a verdade, por isso é que não posso usar, mas tenho dezenas de colegas meus que nem pediu data de nascimento, e têm menos de 18, usam na boa. Sabem se é uma situação, esta dos -18, que só se vai verificar em periodo de testes da rede social, ou se é definitiva ?

  2. Avatar de João
    João

    Não dá para ipod touch :O

    1. Avatar de Vítor M.

      Esta versão é apenas compatível com iPhone 3G, iPhone 3GS e iPhone 4.

      1. Avatar de João
        João

        Pois, isso já tinha reparado. Não percebo é o motivo.

    2. Avatar de a Friend®

      A Google esqueceu-se que isto é o iOS, onde desenvolver para iPod Touch e iPhone é igual… 😀

      1. Avatar de Vítor M.

        Hehehe na volta foi isso 😉

        Sabes que se eles libertassem para iPod e ipad seria logo o iOS com mais utilizadores G+ 😀

        1. Avatar de a Friend®

          Bem visto, bem visto! 🙂

      2. Avatar de helder
        helder

        se voce baixar o ipa crackeado de iphone da app do google+, ela funcionara no ipod touch

        aqui deu…

        nao vou partilhar no entanto o link por razoes éticas

        1. Avatar de a Friend®

          De qq forma foi um feedback importante, já que confirma o que o Vitor M disse.

          Basicamente eles só trancaram o download para o iPod touch… não se trata de incompatibilidades…

    3. Avatar de Tiago Dias

      É estranho, mas é verdade, no iPod Touch não dá para instalar a app.

      Não é costume fazerem esta diferenciação entre iPhone e iPod, ainda por cima tratando-se da aplicação que é, que seria uma situação semelhante ao Facebook…

      1. Avatar de Hi World!
        Hi World!

        Supostamente haveria de ser o mesmo projecto para fazer para os dois dispositivos..

        Até há mesmo forma de, ao usar um projecto, de construir uma aplicação universal (que também é compatível com o iPad).. :S

  3. Avatar de Miguel Pipe

    Aplicação recheada de bugs… Aqui no iOS 5 beta 3 nem consigo nem abre. Ah, Está para breve a compatibilidade com iPad 🙂

    1. Avatar de Ivo Fernando

      Off topic:

      Como consigo o betado iOS 5 e como instalá-lo?

  4. Avatar de roliveira
    roliveira

    Eh pá! o Aspecto é igualzinho à app do android! 🙂 Parece-me que desta vez não se preocuparam muito com integração com o iOS. Embora reconheça que aqui talvez não haja muita margem de manobra para grandes integrações. Mas neste aspecto é mais um leigo de iOS a falar 🙂

    Bem ao menos não lançam uma versão inferior para o iOS, como por exemplo o facebook durante uns tempos fez em relação ao Android. As primeiras versões do facebook, eram muito inferiores em android quando comparadas com o iOS. Mais valia nessa altura em android aceder à versão mobile do facebook 🙂

    1. Avatar de a Friend®

      Mas olha que está a receber fortes criticas por isso mesmo, porque poderia estar bem mais rica dado as ferramentas que a Apple disponibiliza no SDK.

      A App, tirando os menus, parece uma webapp…muito pobre mesmo.

      No caso que falaste do Facebook, convém não esquecer que no seu lançamento a fragmentação do Android era maior do que é actualmente e as ferramentas pobres. Por essa razão é que a versão do iOS era mais solida.

      E quem fala de Facebook, fala de outras apps como o Twitter, Gowalla, Skype…etc.. ou seja, a culpa dessas apps estarem pobres era em certa parte da própria Google.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        O skype era uma valente nódoa no android e as apps concorrentes eram muito boas. Isto mostra um certo desmazelo da parte do skype. Se uma empresa pequenina consegue, eles também deviam conseguir. O resto é conversa.

  5. Avatar de Miguel Pipe

    Aplicação recheada de bugs… Aqui no iOS 5 beta 3 nem abre. Ah, Está para breve a compatibilidade com iPad

  6. Avatar de fapoc
    fapoc

    alguem tem convites para google+ que possa enviar

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        e para mim á algum disponível, agradecia imenso um convitezito.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Sim, também já seguiu 🙂

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Deus te abençoe Marisa, que eu agora não posso, vou navegar no google+ eh eh

          2. Avatar de Pacha
            Pacha

            Se tiveres mais um agradeço

          3. Avatar de Vítor
            Vítor

            agradecia um convite cara Marisa.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Se me poderem enviar um convite agradeço. Obrigado

      3. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Também gostava de experimentar o serviço, quando alguma alma caridosa me enviar um convite ficaria agradecido.
        Obrigado.

      1. Avatar de Nuno ferreira
        Nuno ferreira

        Tb gostaria de um convite, se ainda houver disponíveis
        Obrigado!

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      E eu também gostava de ter um, é possível? Obrigado

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estou desejando arranjar convite!!! Alguém?’

  8. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Eu qd publicar a minha review vai ser so criticas a esta app ^^

    1. Avatar de Vítor M.

      Manda bala. Não poupes em pormenores.

  9. Avatar de roliveira
    roliveira

    Tenham atenção à dica importante do último item do artigo, isto é:

    “Dica Importante: Quando estiver a usar o Google+ através de uma ligação 3G, é aconselhável que desactivem a opção Instant Upload”

    Falo isto por experiência própria, nem não bem minha mas da minha namorada. Ela tinha um plano de dados de 100MB 3g. E se tiverem essa opção activa o que a aplicação faz é que carrega cada imagem que tirarem para um album privado do picasa de forma automática.

    Ora se tiverem sempre a tirar fotos provenientes por exemplo camara de 8 MP, é natural que as fotografias fiquem granditas, e meus amigos vão ver que o vosso plano de dados vai esgotar num instante sem saberem porquê.

    Isso aconteceu com a minha namorada e a pouco mais do meio do mês já tinha consumido o tráfego todo e a taxação da operadora uma vez esgotado o acordado é ao dia (ou seja o valor a pagar ao final do mês é muito mais elevado). A sorte foi que ela mudou para um plano superior (também já estava a pensar em fazê-lo há algum tempo).

    Mas por experiência vos digo que esta info é fundamental para não terem surpresas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Esta app pode pregar partidas de maus gosto!!! Reparei que, ao contrário da aplicação para Android, não conseguimos desactivar a opção Instant Upload, assim podemos consumir de forma “descontrolada” tráfego 3G.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Hehe, a Google supõe que os iPhone users têm mãos largas 😀

      2. Avatar de roliveira
        roliveira

        Bem isso é mau! Fail da google…

      3. Avatar de Vítor M.

        No entanto ele só envia quando se clica no Post. Assim protege o utilizador e este sabe que está a enviar conteúdo com mais peso para o trafego.

        Outra opção de segurança incluída é a resolução da imagem. Segundo os meus testes, ele redimensiona as imagens e estas ficam mais leves.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Pessoalmente, acho que há todo o interesse em manter a qualidade original nas fotos já que o álbum fica disponível na conta Google. É um mirror acessível a partir de qualquer local com a máxima qualidade.
          No Android tenho como opção para o upload ser feito apenas via Wi-Fi.
          Curiosamente, quase 300 itens (em 300 e tal MB) que tenho na pasta “Carregamentos instantâneos” (incluindo também alguns vídeos) e o espaço ocupado na conta do Picasa são 0MB. Portanto, é espaço gratuito.

      4. Avatar de a Friend®

        Estava a achar estranho e num tira duvidas confirma-se o que achava. A ausencia de “instant upload” é porque simplesmente as apps não têm permissão para fazer algo sem o consentimento do utilizador.

        É uma das regras de segurança base do iOS 😉

        Ou seja, ela só envia as fotos quando realmente “postamos”.

        1. Avatar de eu mesmo
          eu mesmo

          são as tais rodinhas q os produtos Apple têm, suponho q um tick na 1ª pagina logo a seguir à instalaçao a perguntar se queremos activar o instant upload é mto dificil de digerir para o utilizador Apple lol (ou iràs definiçoes), n há maneira de nos espalharmos quando nao podemos correr

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Estás a falar o que não sabes 😉

  10. Avatar de João
    João

    Precisava de 1 convite para o G+…

      1. Avatar de Mário Viana
        Mário Viana

        Precisava de 1 convite para o G+…

        🙂

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    tb gostaria de ter 1 convite, obrigado

  12. Avatar de Ramig
    Ramig

    Alguém me arranja um convite.
    Obrigado

  13. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    instalei no meu Android, mas não tenho convite…

  14. Avatar de luis
    luis

    o google+ é so para maiores de 18 anos enquanto é beta ou é para sempre?

  15. Avatar de Hugo Cura

    Segundo consta, esta aplicação esteve cerca de 3 semanas em espera para ser aprovada na AppStore (e os iOS users bem se queixaram da demora). Dados os enormes problemas que apontam, provavelmente não merecia mesmo que o fosse… Será a Google a fazer de propósito?

    1. Avatar de a Friend®

      Fazer de proposito? Para se queimar a ela mesma? A reputação que esté em jogo é dela, não da Apple.

      E a App se foi enviada à 3 semanas para a Apple significa que já foi enviada assim, ao ponto que hoje mesmo, mal ficou disponível, a Google já tinha um update reservado que foi quase instantaneo.

      Nós já recebemos com a actualização, porque a nossa store é ligeiramente mais lenta que a dos EUA, mas nos EUA a App saiu com a versão 1.0 e logo a seguir a Google submeteu o update 1.0.1 …o que fez gerar algum espanto, já que foi o update mais rápido da história.. lol

      1. Avatar de roliveira
        roliveira

        Atenção, mas isso nao foi de proposito. Viste a noticia na engadget?

        “Update: Google’s Punit Soni notes that there was a small issue that initially caused a test version of the app to to be served from the App Store. If you grabbed the app as soon as it was available (within the first hour and 40 minutes, specifically), you’ll likely have to re-download it to get the current version (1.0.1.1809). ”

        Foi um engano, não foi por queixa das pessoas que actualizaram! Também não vamos ser demasiado mauzinhos e bater no ceguinho 😉

        1. Avatar de a Friend®

          Sim mas eu tb não disse que foi de proposito, obviamente enquanto estavam à espera da aprovação limaram as arestas aos bugs, etc…

          Por isso é que estava a dizer que não fazia sentido a Google estar a fazer de proposito pra a App vir toda “buggada” com vingança porque:

          a) A App já estava na Apple antes da demora na aprovação

          b) Tentaram resolver falhas o mais rápido possível, para que mal saisse a aprovação, tivessem essas falhas corrigidas.

          Contudo, há um bom caminho a percorrer, esta app está muito pobre mesmo. Acho que entre ela e a webapp, a unica diferença é que esta faz upload de fotos.. lol

      2. Avatar de Hugo Cura

        A Google não é (nem nunca foi) de fazer coisas desse género (aldrabar software). Ok, está interessada que os serviços sejam usados por muitos utilizadores mas, por outro lado, está a dar algo para enriquecer a concorrência. E o serviço ainda não está com acesso livre… talvez por isso não admitam o iPod para já.
        As aplicações Google no iOS têm de ser, obrigatoriamente (de outra forma não se esperaria), inferiores às existentes no seu SO.

        1. Avatar de a Friend®

          Não acredites muito nisso, porque a Google (antes de Android e software) é acima de tudo prestadora de serviços e tenta os fazer com qualidade e uma das maiores fontes lucrativas deles (em termos de parceiros) é a Apple.

          O Google Maps massificou-se no iOS. Youtube App igualmente, e eles até continuam a fazer questão que seja o motor de busca pré-definido no Safari. Se pagam milhões por isso não é a toa que ele valorizam o mercado iOS.

          A Google se não cativa o publico iOS, perde mesmo muitos clientes. Esta “falha” a meu ver foi apenas devido a timings.

          Lançaram o basico à espera da aprovação da Apple e a partir daqui vão ser forçados a moldar e aumentar ainda mais a qualidade da App… uma coisa que o iOS tem lixado é os utilizadores que são exigentes como tudo, já vi apps superiores à do Google terem cotações péssimas…e a Google não quer isso de certeza. Não dou uma semana que vamos ter novidades de novo.

      3. Avatar de Edgar Clérigo
        Edgar Clérigo

        ainda apanhei a primeira versao LOL completamente cheia de çida , só bugs!

  16. Avatar de Rui N
    Rui N

    Será possível enviar um convite para mim?

    Obrigado
    Continuação de bom trabalho

  17. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Alguém me pode fazer um convite? Gostava de testar o Google+ e respetiva app.
    Obrigado!

  18. Avatar de texasflood
    texasflood

    Alguém descobriu uma forma reiniciar o chat do Huddle ou como eliminar mensagens?

  19. Avatar de Pedro Leite
    Pedro Leite

    Boas…
    precisava de 1 convite para o G+…
    Obrigado

  20. Avatar de NFerreira
    NFerreira

    Um Convite, please

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    escrevam o vosso email que eu mando convites…

    1. Avatar de OmeuNOME
      OmeuNOME

      Obrigado pelo convite 😉

      1. Avatar de Pedro Leite
        Pedro Leite

        Obrigado

      1. Avatar de Sérgio
    2. Avatar de Pedro Lima
      Pedro Lima

      pedrosslima@gmail.com

      Paulo arranja-se um convite sff?

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    E convite para mim?? louko.net [a]gmail.com

  23. Avatar de anjel
    anjel

    e para mim nao me enviam um??

    obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Enviado, vê se recebeste.

  24. Avatar de anabela
    anabela

    anabelasilvaf@gmail.com

    e para mim nao arranjam um convite ?

    obrigado amigos

      1. Avatar de PTDennis
        PTDennis

        Podiam enviar um convite para mim? Obrigado

  25. Avatar de anabela
    anabela

    obrigado mais uma vez

  26. Avatar de Vítor
    Vítor

    agradeço um convite. alguem me arranja?

  27. Avatar de Francisco
    Francisco

    E eu também gostava de ter um convite…alguma alma caridosa envia?

  28. Avatar de Rui N
    Rui N

    Mais uma vez apelo a quem tiver convites que mande para este mail: nunodj789@gmail.com

    Cumprimentos

  29. Avatar de Mal
    Mal

    Olá, Será que alguém podia arranjar-me um convite ?

  30. Avatar de Fábio Pereira
    Fábio Pereira

    Se alguém me puder disponibilizar um convite agradecia 😉

  31. Avatar de Dinis Meireles
    Dinis Meireles

    Ninguem em arranja um convite para o Google+?

  32. Avatar de Willians
    Willians

    Alguem por favor poderia enviar um convite ficarei grato pela atenção dada abraços
    williansbernardo@gmail.com