Google pagou mil milhões para ter motor de pesquisa no iPhone

43 Comentários

Quando realiza uma pesquisa via Safari, no seu iPhone ou iPad, certamente já reparou que os resultados pertencem ao motor de pesquisa da Google que foi criado por Larry Page e Sergei Brin.

Sabe-se agora, segundo informações do diário espanhol El País, que para ter o seu motor de pesquisa por omissão no sistema, a Google pagou em 2014 mil milhões de dólares (920 milhões de euros) à Apple.

google


Segundo o El País, até 2014 a Apple vendeu mais de 500 milhões de iPhones  e cerca de 224 milhões de iPads.

Contas feitas, eram mais de 700 milhões de dispositivos com o Google como motor de pesquisa.

google_01

Segundo agora revelações, a Google pagou à Apple mil milhões de dólares para que o seu motor de pesquisa fosse usado nos iPhones e iPads. Além disso, parte do lucro em publicidade era também transferido para a Apple que, de acordo com as declarações de um advogado da Oracle, a comissão paga rondou os 34% o lucro obtido em publicidade.

Este tipo de negócios é comum entre os grandes players da tecnologia mas raramente se conhecem os detalhes e valores envolvidos.

Relativamente à Oracle, esta continua em “guerra” com a Google desde 2010, depois de acusar a mesma da utilização do Java para desenvolver a plataforma Android.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    500 Milhões !!!!!!!!!

    1. Avatar de JBM
      JBM

      500 milhões é o número de iPhones vendidos desde 2007 até ao início de 2014, não o nº de vendas em 2014.

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        O que não deixa de ser impressionante! Dado que existem 7 bilhões de pessoas no mundo, equivale a dizer que 7% da população mundial comprou um iPhone durante aquele período.

        É ainda de se impressionar que sempre foi um aparelho caro e que a empresa fabrica poucos modelos.

        1. Avatar de luislelis
          luislelis

          Eu diria que 7% e um numero demasiado grande, se levarmos em conta a fidelidade a marca.
          Se 100 milhoes repetiram a compra em 7 anos quanto e que isso daria? Seguramento que esses 7% seriam drasticamente reduzidos. Que achas?

          1. Avatar de JBM
            JBM

            No início de 2015 falava-se que havia 400 milhões de utilizadores de iPhones. Por isso também não será como queres imaginar.

          2. Avatar de Sharp
            Sharp

            Não te esqueças que ainda tens o mercado de 2ª mão que não conta para as vendas.
            Muitos dos que compram o novo iphone, vendem o que usam actualmente, fazendo crescer o número de utilizadores activos.

  2. Avatar de LG
    LG

    Acho que ambas as empresas ficaram a ganhar… Google recupera isso num instante aos milhoes de utilizadores que ganhou

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Ora mais nada. É o único comentário a reter.

  3. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Ninguém gosta da siri

    1. Avatar de Francisco Almeida
      Francisco Almeida

      Do Bing, querias tu dizer.

      1. Avatar de tavares
        tavares

        Eu sou dos que gostam do Bing…e da Cortana também!! Ambos em Inglês,claro…

        1. Avatar de Wistfultale
          Wistfultale

          Fan Boy Detected. O bing não vale nada como motor de buscas. O Google mete-o no bolso num milisegundo sem grandes esforços.

          1. Avatar de Artur
            Artur

            É pena que em Portugal seja assim… Nos Estados Unidos posso-te dizer que não é bem assim. O problema coloca-se que porque muitos dos serviços ativos na América não estão disponíveis cá.

  4. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Normal, a Apple não dá ponto sem nó.

  5. Avatar de Mónica
    Mónica

    Aí está. Uma curiosidade, a quem pertence a Apple?
    Quem detém as acções maioritárias da empresa?

    1. Avatar de JBM
      JBM

      não há uma entidade que detenha a maioria da empresa. Há dezenas de grandes investidores e centenas de outros com menor peso.

    2. Avatar de Andr8
      Andr8

      Neste momento, o maior accionista da Apple deve ser a Apple.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        A Apple não é accionista de si própria.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          É sim, a Apple detém acções da própria companhia.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Como empresa emissora das acções não tem como ser accionista de si própria. A empresa pode emitir e retirar acções, e ao fazer isso altera a rácio de património por acção.

        2. Avatar de jsp
          jsp

          JBM
          Por acaso a apple a cerca de 3 ou 2 anos para cá tem andado a comprar as suas próprias acções eles anunciaram isso nas suas cartas anuais que uma parte dos lucros seriam para recompra de acções da própria.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Isso reduz o número de acções da empresa, não torna a Apple accionista de si própria. Como empresa emissora das acções isso nem faria sentido.

          2. Avatar de Jsp
            Jsp

            Epa nao sei. Apenas dizia que tinham um plano de recompra de acções. Como eles fazem isso nao sei. Nem sei se é ilegal ou nao.

            Comprimento

          3. Avatar de JBM
            JBM

            e têm um plano de recompra, mas comprar essas acções não torna a Apple accionista de si própria, apenas reduz o nº de acções nas mãos dos seus accionistas.
            Se quiser vê pela perspectiva simplista de essas acções ao serem compradas passarem a pertencer a todos os accionistas da empresa.

  6. Avatar de Mónica
    Mónica

    Sim, mal alguém controla a empresa, os lucros, não? Os accionistas recebem parte disso? Ou é só ganham com a venda das acções?

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Claro que os acionistas recebem a parte,correspondente à percentagem que possuem,dos lucros que a empresa gera!! A compra/venda de ações em bolsa é outro negócio…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Qualquer empresa é controlada pelos seus accionistas. No caso da Apple todos recebem dividendos, uma pequena parte dos lucros.
      Mas não se entende o que é que questionares isso tem a ver com o assunto do artigo. Todas as empresas têm obrigações para com os accionistas e todas tentam valorizar os seus activos. A Mozilla e a Opera também recebem pela escolha do motor de busca definido de origem nos seus browsers.

    3. Avatar de El Capitain
      El Capitain

      Apple, teve como política durante muitos anos, não distribuir dividendos. Essa política mudou o ano passado, e já distribuiu pelos acionistas umas dezenas de milhões de dólares.
      Além disso, tem uma política de copra de ações próprias, que depois oferece como prémio aos executivos como “stock options”. Não sei qual a percentagem, mas pelos números que tem sido divulgados de investimento na recompra de ações próprias, já deve ser mais que 10%…

      1. Avatar de Jsp
        Jsp

        Pois. Eu também tinha referido isso da recompra de acções. Que é certo que muitas impressas fazem isso. Para dá-las como prémios de desempenho ou mesmo quando fazem aquisições de outras impressas dando parte do valor em acções. Como o exemplo da compra da Beats

      2. Avatar de JBM
        JBM

        uma empresa pode “oferecer” acções aos empregados mesmo sem comprar acções próprias, pois pode sempre emitir novas acções. A Apple durante anos fez isto sem ter andado a comprar as suas acções.

        1. Avatar de El Capitain
          El Capitain

          Não sei como é que pode fazer isso legalmente… Porque, sempre que emite ações, tem que fazer um aumento de capital, ou se não as anteriores desvalorizavam.
          Imagine 1000 ações 1000€. Se emitisse 500 ações, para oferecer aos empregados, passávamos a ter 1500 ações por 1000€.
          Só pode emitir novas ações com aumentos de capital e, para haver aumento de capital, algum, tem que o fornecer.
          Nos últimos anos, tanto quanto sei, a Apple fez um stock split e um aumento de capital.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não não tem que fazer nenhum aumento de capital, basta ter a questão do nº de acções emissíveis definida no contrato de constituição da sociedade/empresa.
            E sim tem um possível efeito depreciativo sobre as acções já emitidas, embora isso não seja certo pois há outros factores em jogo no valor das acções. A única coisa certa é a redução da percentagem da empresa que cabe aos outros accionistas. Podes consultar nos sites de especialidade a variação no número de acções ao longo dos anos.
            A Apple não fez nenhum aumento de capital nos últimos anos, apenas emitiu obrigações, isto é, aumentou a sua dívida.

        2. Avatar de El Capitain
          El Capitain

          As ações da Apple estavam nos 600$, e com esses dois movimentos, passaram para os 100, que é onde se encontram agora. No Stock Split, cada acionista, ficou com o mesmo valor absoluto, mas com mais ações. No aumento de capital, cada acionista teve oportunidade de comprar… Ou não teve, não sei, mas então pagou a Apple… Em ambos os casos, os acionistas ficam com o mesmo valor em termos de dólares, mesmos que tenham um número diferente de ações.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            o stock split não tem nada a ver com o que disse.
            E a Apple não fez nenhum aumento de capital nos últimos anos

          2. Avatar de jsp
            jsp

            Esta no site da própria apple a dizer o que eles fizeram. acho que o El capitain tem razão
            https://www.apple.com/pt/pr/library/2014/04/23Apple-Expands-Capital-Return-Program-to-Over-130-Billion.html

            Cumprimentos

          3. Avatar de JBM
            JBM

            jsp,
            isso não é nenhum aumento de capital.
            É o que eles chamam de retorno de capital da empresa aos accionistas, via dividendos e compra de acções

  7. Avatar de BrunoT
    BrunoT

    Estas cenas são super engraçadas

    A Microsoft tem que ter uma opção para os utilizadores escolherem o browser.
    A google pode comprar o motor de busca por defenição nos browsers dos outros sistemas operativos, e não tem de ter uma opção para escolher o browser no sistema operativo deles.

  8. Avatar de Zuku
    Zuku

    O que faria eu com esse dinheiro quase deitado fora mas recuperado em pouco tempo. Esses negocios que raio!

  9. Avatar de El Capitain
    El Capitain

    Resposta ao último comentário do JBM:
    Tem razão, só fizeram a divisão de ações.
    Já são 4, desde 1987.
    Custa-me a acreditar que uma empresa possa emitir ações, assim em qualquer altura… Isso significaria, como disse, uma depreciação das antigas, porque o valor da empresa é o mesmo mas tem mais ações, o que significava que os acionistas perderiam dinheiro.
    É claro que podem perder dinheiro na variação do mercado e, em aumentos de capital…. Mas aí, normalmente, tem a opção de compra co desconto, o prejuízo não é total. Ou é, porque invariavelmente a seguir, os preços das ações baixam. Só com o tempo, é que elas começam a subir, se a empresa der lucros, e começa a compensar.
    Pense só, no que ganhou a MS quando comprou, em 1998, 100M de $ em ações, sem direito a voto, a 15$ cada…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      uma empresa pode emitir acções até a um valor estabelecido no seu contrato de sociedade, e uma empresa bem preparada não emite todas duma vez, pode até nunca emitir todas.
      No caso da Apple não significa nenhuma depreciação dessas, pois as acções emitidas para os seus funcionários são muito menos do que aquelas em circulação. A compensação de funcionários com acções não constitui nenhum aumento de capital e está regulamentada.

  10. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    A Google é de graça porque o produto são vocês, a gogle usa-vos, o Android usa-vos, bla bla bla. E agora por 1000 milhões a Apple vende todos os seus clientes hahahhaha adorei

    1. Avatar de JBM
      JBM

      A Apple não dá dados dos seus clientes à Google, a Apple apenas está a vender o privilégio da Google ser o 1º serviço de pesquisa apresentado no seu browser, tal como a Firefox e Opera.