Google descobriu falha grave que podia bloquear qualquer iPhone

17 Comentários

O histórico da Apple com problemas com o iMessage é vasto. Vários são os problemas descobertos e que afetam este serviço de mensagens da casa de Cupertino.

Seguindo a linha de outras falhas anteriores, foi agora revelado mais um problema muito grave. Este era de tal forma grande que poderia simplesmente bloquear um iPhone, levando à perda de dados.

iMessage iPhone Apple Google falha

Mais uma vez foi a Google que revelou ao mundo um grave problema de segurança. Ao abrigo do seu Project Zero, a gigante das pesquisas detetou uma falha no serviço de mensagens da Apple, o iMessage.

Uma falha grave do iMessage que a Google revelou ao mundo

Do que é descrito, este problema surgiu com a chegada de uma nova mensagem, com um conjunto de caracteres. Desse momento em diante, o iPhone iria deixar de responder e passava a ser necessário ser reiniciado para retomar o funcionamento normal.

O problema é ainda maior quando se sabe que ao fazer este procedimento, a situação iria repetir-se. A solução passava então por fazer um restauro do próprio iPhone, o que levava a que os dados mais recentes fossem perdidos.

iMessage iPhone Apple Google falha

Na descrição do problema, é mostrado que o macOS é imune ao problema porque a mensagem não é permanente. Este é afetado na mesma, mas ao reiniciar, o problema simplesmente desaparece.

Solução lançada pela Apple para o iPhone com o iOS 12.3

A boa notícia para os utilizadores do iOS e do iPhone é que este problema foi já resolvido pela Apple. A solução chegou com a versão 12.3 do sistema operativo. Todos os que já fizeram esta atualização estão por isso imunes ao problema.

A razão de apenas agora surgir publicamente este problema é simples. De acordo com o Project Zero, a Google dá 3 meses para a solução dos problemas. Após essa data estes são tornados públicos. A recomendação de atualização é ainda válida para todos os que ainda se mantêm em versões do iOS anteriores à 12.3.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Viana
    Pedro Viana

    Eu tive este problema… Se atualizar para esta versão, tenho o problema resolvido?

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Sim. Nem é para a versão mais recente, é a de há 22736 updates atrás (a partir de dia 18 de Maio). Em todo o caso, não consegues recuperar os dados perdidos…

  2. Avatar de V.T.
    V.T.

    Epá, espera ai, o iOS não tem falhas… é uma “feature”!!! AHAHAHHA

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Este tipo de comentários não deviam passar

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Ofendi alguém? Ou a verdade também ofende? Andas muito sensível tu!

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          E eu falei mentira? que não devia passar? parece que quem está sensível és tu

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            E qual a razão para o comentário ser censurado?

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Porque já tá gasto e não tem piada

          3. Avatar de Xnelox
            Xnelox

            É favor de escrever piadas que tenham piada, se possível consultar o ervilhoid para avalo

          4. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            @Xnelox ai era uma piada? não tinha percebido

          5. Avatar de V.T.
            V.T.

            Para mim tem piada, ainda ne estou a rir!!! Ahahahahahah

      2. Avatar de TroubledMind
        TroubledMind

        Ah, pois é… É como certos comentários dos “Apple-a-holics” que afirmam que a Apple é que é e que tudo o resto é porcaria, não é?
        Ora cá está, também tem falhas como todos os outros sistemas e, como todos, tenta ser melhor “amanhã”.
        Próxima vez que surgisse uma situação dessas gostava de te ver a apaziguar e criticar em defesa dos “non-Apple users”…

        1. Avatar de Ze das Quintas
          Ze das Quintas

          Nenhum S.O é perfeito, comentários desses são desnecessários.

      3. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        Quando a Apple ataca os “estúpidos e parvos” sobre os bugs dos seus equipamentos, estás cá a gritar que a Apple é a melhor que nunca tem falhas, que tem toda a razão em criticar, pois os teus telemóveis de 2000 euros nunca sofreram nada disso, até ao dia.
        Lembra-me to Macbook que nunca teve qualquer problema com a PORCARIA da barra, até que a Apple teve de assumir que meio milhão de computadores estavam podres e precisavam de ser reparados. Agora, já assumem que a dita “barra que nunca tinha problemas” vai desaparecer, pois há muitos mais que a empresa sabe que não vale a pena suportar as trocas, necessárias, para equipamentos de 8000 euros para cima.

        1. Avatar de wintree
          wintree

          Atenção à inflação “teus telemóveis de 2000 euros” e os Macbook “quipamentos de 8000 euros para cima.” HEHEHEHE

    2. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Todos tem falhas, a diferença é que a falha foi reportada e foi resolvido em tempo útil. Obrigado a Google, e créditos para a Apple por ser tão pronto a resolver problemas graves.

  3. Avatar de vespertino
    vespertino

    oh fock, i got iblock! ;D;D;D