FireChat – Uma nova geração de comunicadores Mesh

42 Comentários

Todos os dias vemos grandes novidades no mundo da tecnologia, uma das mais emocionantes e emergentes nas redes sem fios é a tecnologia Mesh.

FireChat é uma app para iOS que permite ao utilizador comunicar mesmo sem ter Internet, mesmo sem estar ligado a qualquer rede de dados. Permite comunicar com as pessoas perto de si de forma totalmente gratuita. É uma das fantásticas inovações permitidas pelo iOS, desde a versão iOS 7.


Esta aplicação é um novo conceito de comunicar, há mesmo quem diga que é uma nova forma de organizar manifestações para contestar as políticas dos governos. Isto porque os serviços de segurança estatais procuram controlar, nalguns países onde há contestação pública ao poder governamental, o acesso à Internet e limitar as comunicações de dados para erradicar as mensagens enviadas por esses grupos contestatários. Recorrendo à tecnologia mesh não precisa de Internet para poder comunicar com as pessoas à sua volta.

O que são redes Mesh?

Rede mesh, ou rede de malha, é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz além das redes a cabo ou infraestrutura wireless.

Uma rede de infraestrutura wireless é composta de APs (Access Point = Ponto de acesso) e clientes, os quais necessariamente devem utilizar aquele AP para navegar numa rede. Uma rede mesh é composta de vários nós/routers, que passam a comportar-se como uma única e grande rede, possibilitando que o cliente se ligue em qualquer um destes nós.

Os nós têm a função de repetidores e cada nó está ligado a um ou mais dos outros nós. Desta forma é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos. Já existem redes com cerca de 500 nós e mais de 400.000 utilizadores a usar.

Redes do tipo mesh possuem a vantagem de serem redes de baixo custo, fácil implantação e bastante tolerantes a falhas. A esta característica tem-se dado o nome de “resiliência”. Nessas redes, os routers sem fio são geralmente instalados no topo de edifícios e comunicam-se entre si usando protocolos como o OLSR em modo ad hoc através de múltiplos saltos de forma a encaminhar pacotes de dados aos seus destinos.

Os utilizadores nos edifícios podem-se ligar à rede mesh de forma cablada, em geral via Ethernet, ou sem fio, através de redes 802.11. Quando estiverem 100% definidos os parâmetros para padronização do protocolo mesh pelo IEEE, este protocolo será denominado padrão 802.11s.

 

Esta aplicação tira proveito da capacidade do iOS porque a Apple integrou o suporte a redes mesh no sistema, permitindo que múltiplos iPhones e iPads se liguem entre si. Esta conexão pode ser via WiFi directamente entre eles, ou via Bluetooth, para trocar mensagens, para partilhar a ligação à Internet que um deles tenha e mesmo para partilhar fotos e outros ficheiros tal como a tecnologia AirDrop da Apple permite, onde é dispensado um serviço de mediação ou qualquer configuração extra.

 

anterior próxima
Características:

  • Mensagens instantâneas com alguém a partir do iPhone, iPad ou iPod Touch,
  • Chat e partilha de fotos com uma pessoa ou com um grupo,
  • Ver o que as pessoas estão a conversar umas com as outras ou criar conversas apenas com pessoas perto de nós que se juntem,
  • Funciona mesmo quando não há ligação à Internet ou qualquer outro tipo de cobertura mobile
  • A função “Nearby chat” funciona na perfeição até 9 metros da sua localização
  • Fácil: sem login com o Facebook ou email, sem necessidade de palavra-passe que tenha de se lembrar,
  • Use em casa, na escola, em viagem e em qualquer parte do mundo,
  • Sem impacto significativo no consumo de bateria,
  • FireChat é desenhado para o iOS 7 e posteriores.

Está apenas a começar este novo tipo de aplicações, em breve veremos muitas e novidades fantásticas, recorrendo a esta tecnologia. É uma nova revolução na forma de comunicar.

Download: FireChat

Preço: Gratuito

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Muito interessante.
    E para Android?

  2. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Continuo sem perceber…….é sempre necessário ligar ao wireless?!

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Wireless = Ligação sem fios SIM É.

        Wireless Internet = Não é.

        O bluetooth é wireless por exemplo, entendes?

        Cumpz.

        1. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          na entendo, ainda me faz confusão que raio de protocolo usam para tirar proveito de redes bloqueadas ou ate mesmo de bluethoot sem partilha oO….

          A minha confusão é: Alguém de partilhar o acesso! não conseguem comunicações online a toa…é a mesma coisa que eu pegar numa bola e atirar ao chao e ela nao cai 8-)…..não me interpretem a mal

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            O Wifi tem dois modos: infraestrutura e ad hoc.

            O modo infraestrutura, é o “normal”, e o de longe o mais usado.

            Mas também permite o modo ad hoc, que é de comunicação direta entre computadores.

            Esta app, permite usar o modo ad hoc.

            Sim, o teu telemóvel é um AP móvel…

        2. Avatar de Silva
          Silva

          Mota, não tem nada haver…
          è preciso ligar a placa wi-fi ou bluetooth pelo que percebi de uma leitura na diagonal podes usar as duas placas! mas não é preciso estares ligado a uma rede wifi!

  3. Avatar de André Pereira
    André Pereira

    Sem querer criticar mas isto faz-me lembrar aquelas aplicações que funcionavam por bluetooth mas agora também liga por wifi e permite mais que dois dispositivos…

    Mas a mim parece-me “apenas” uma versão melhorada dessas aplicações…

    Mas eu sou a favor de quanto mais funcionalidades melhor por isso é bem vinda!

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      Estava mesmo a pensar nisso

    2. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Verdade!
      Ainda me lembro de utilizar um Sony Ericsson em que na altura faziam utilização deste tipo de tecnologia, creio, no entanto apenas bluetooth, visto na altura não se ouvir falar muito em Wifi.

  4. Avatar de rafael cardoso
    rafael cardoso

    Comunicar com alguém que está ao teu lado por mensagem de telemóvel é uma boa ideia?
    devo ser eu apenas eu que não estou a preceber

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Quem disse que tem que estar ao teu lado? Estar ao alcance não é estar ao lado. Mas isto é mais para casos de emergência.

      Imagina que te perdes de um familiar numa multidão e não existe rede. Como disseram, também pode ser uma forma de comunicação quando existem opressões nas redes de comunicações. Penso que foi a Turquia que recentemente não tinha acesso a comunicações porque o governo assim decidiu.

      1. Avatar de rafael cardoso
        rafael cardoso

        Eu não quanto às outras pessoas, mas eu não costumo andar com aparelho wi-fi de bom alcance e usar o telemóvel como hotspot é a mesma coisa que bluethooth em termos de distante usável.
        Em relação ao perderem numa multidão, como é que fazias antigamente quando não havia telemóveis?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Talvez com copos e fios… Ou para si o antigamente é só a partir do bluetooth? É uma área a explorar, ninguém lhe está a prometer uma revolução tecnológica ou a tentar vender algo inovador.

          Tem as suas utilidades. Talvez não para o dia a dia, mas tem.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não, não é…

          Em céu aberto, o Wifi tem um alcance de centenas de metros…

          E não é usar o telemóvel como hotspot, não há hotspot.

      2. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
        PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

        Adoro estar a utilizar o telemóvel no meio de multidões.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Meu amigo, ninguém fala em multidões. Se estiver uma pessoa em Lisboa, e outra no Porto, ligadas por pessoas com a app a menos de 30 metros de distância, a mensagem chega.

          Não precisa de estar propriamente ligado ponto a ponto. É feita uma rede.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Se calhar não sais de casa, mas muita gente aqui sabe o que costuma acontecer quando há muita gente junta num curto espaço de terreno…

          1. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Pois sei xD A mais recente foi na PVZ, em que fui ao S.Pedro no último ano e queria encontrar o pessoal e não conseguia ligar nem mandar sms. No entanto, fui ver o I AM Hardwell ao Meo Arena e estavam cerca de 20K e não tive qualquer problema no envio de sms…

  5. Avatar de roberto t.
    roberto t.

    Interessante para situações particulares, mas de inovador não tem nada! Numa altura que todos têm pacotes de dados no teu telenovela, dificilmente esta app traz alguma utilidade de grandes massas, noutros tempos poderia se tornar “moda”, penso que não nestes! É mais uma forma positiva de comunicar em situações onde não há rede, mas serão sempre situações particulares. Eu para determinadas situações ainda vou usando radio de frequência UHF.

  6. Avatar de Cláudio Oliveira
    Cláudio Oliveira

    Se funciona num alcance de apenas 30 metros, qual é a utilidade dessa app?
    Porque não utilizar algo como a fala presencial?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Erro de tradução… na descrição original, diz “funciona melhor” e não 30 metros, mas 30 pés (9mt).

    2. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Qual foi a parte de REDE que não perceberam ?!?! Tens que ter algum nó da rede nessa distância mas o nó de destino que pretendes pode estar bem mais longe..
      Todos os nós funcionam como APs da rede fazendo “difusão” da comunicação..

    3. Avatar de Rui
      Rui

      É fixe estar na sala a ver a bola e pedir uma jola fresca à mulher que está na cozinha sem ter que gritar… digo eu 😀

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Acho que andas a ver o Você na Tv 😀

    4. Avatar de larterpt
      larterpt

      também fico curioso em qual é a utilidade… Em poucas situações esta app terá utilidade, ou muito me engano ou isto só é bom para quem anda na escola e quer mandar uns sms dentro da sala de aula.

  7. Avatar de TP
    TP

    Por falar em fantásticas inovações do ios7, tenho aqui no Android uma opção de Wifi-Direct.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Pois tens…

      E o que é que podes fazer de prático com ela?

      1. Avatar de Brit_Box
        Brit_Box

        http://en.wikipedia.org/wiki/Wi-Fi_Direct

        Mais útil que poder comunicar com alguém que está a uns metros de nós… imho!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Isso não diz nada…

          Isto serve para comunicar com mós que até podem estar do outro lado da terra.

          Já que estás com mãos na massa, procura aí pó OSLR para teres uma ideia…

          1. Avatar de Brit_Box
            Brit_Box

            Não diz nada? O teu Safari deve estar com problemas… aqui aparece-me p.ex., “everything from file transfer to Internet connectivity”…
            Do outro lado da Terra? Que wi-fi quântico é esse? Ou vens falar da Teoria do Caos?

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Isso não diz nada, porque o Wifi Direct pode servir para isso, mas não existem protocolos para isso, entendes?

            O Wifi direct é só para criar uma rede. De resto…

  8. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Fico com a ideia que uma percentagem grande de pessoas só lê os títulos.

    As rede mesh têm um potencial enorme, é uma internet fora da internet, sem controle de ISP’s e governos. Em teoria, se existirem AP’s suficientes, poderemos ter uma segunda opção de acesso web, uma em que ninguém poderá mandar desligar nenhum servidor, porque ele não estará ligado à “internet”, nem dependente de nenhum ISP

  9. Avatar de Hélder Marques
    Hélder Marques

    Sem duvida, que isto tem um potencial gigante… por acaso em tempos andava a pensar num projecto a apresentar numa/para uma startUp e sem duvida este noticia, fez crescer a chama e realmente a possibilidade de lançar novamente a ideia. Contudo… falta-me o potencial e conhecimento no que toca a desenvolvimento…

    Abraço e boa noticia
    HJM

  10. Avatar de Joao
    Joao

    Tinha alguma utilidade se não funcionasse apenas e só até 9 metros lol..

  11. Avatar de Joao Pinto
    Joao Pinto

    Acho que ninguem aqui percebeu o conceito de uma rede MESH.

    1. Avatar de Vítor M.

      Está explicado no artigo.

  12. Avatar de JP
    JP

    E a julgar pelos posts todos estudam… Quem começou a utilizar os ipads foram os profissionais (designers, arquitectos, etc)será que ninguém se lembrou das vantagens colaborativas a nível profissional/empresarial?

  13. Avatar de NewEsc

    Uma aplicação sem nenhuma utilidade demasiado grande. Além disso, funciona muito mal.