FileSplitter – Dividir e Unir ficheiros no Mac OS X

12 Comentários

Ando há algum tempo para começar a publicar artigos sobre o Automator, suprema ferramenta existente no Mac OS X que permite a criação de milhares de funções através de combinações de acções possíveis pelo OS da Apple. Não sei a extensão dessa ferramenta dada a sua complexidade e extensibilidade, mas deve cobrir todas as necessidades dos utilizadores, no que toca a funções correntes e outras mais especificas. No entanto… ainda há um longo caminho a percorrer até dominar esse mundo.

Para não ficar parado quando surge uma dificuldade recorro a ferramentas de terceiros. Desta vez a questão que se coloca é: o que usar para separar um ficheiro em várias partes e depois juntar tudo novamente?

Já falámos em várias para Windows e já usei várias ao longo dos tempos, já falámos no HJ-Split e no CheshireCat’s One Click File Joiner… além de outros, mas hoje quero deixar uma ferramenta desenhada em Java que usa técnicas similares para fazer este trabalho no Mac OS X: FileSplitter!

O aspecto desta ferramenta poderá não corresponder ao “look & feel” que os criadores de software Apple nos habituaram, mas o resultado é o cartão de visita e não a sua aparência.

A simplicidade da interface permite vislumbrar várias opções de utilização. Logo à partida vemos que é possível arrastar e largar os ficheiros (que pretendemos separar) em cima desta aplicação. Podemos facilmente depreender que a ferramenta permite definir o tamanho de cada fragmento e se queremos o ficheiro original apagado, após a fragmentação.

Além disso, quando terminar a operação de divisão, verá junto dos pedaços divididos um batch file para voltar a unir os pedaços. No menu da aplicação pode também ligar a função “merge” que irá unir os pedaços e criará um só ficheiro. Se pretender divir do Mac OS X e juntar no Windows… use o batch file criado pela aplicação.

Nota: A aplicação requer a instalação do JRE.

Licença: GNU
Sistemas Operativos:
Download: FileSplitter Beta [271.9KB]
Homepage: FileSplitter

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Não quero ser mauzinho mas o “look & feel” importa, e muito!
    É uma das razões porque as aplicações Java não têm muito sucesso no Mac.
    Há outras aplicações que fazem o mesmo, embora não seja uma coisa que use.

    1. Avatar de a Friend®

      Pior que o “look and feel” está mesmo o desempenho do Java… esse é o maior factor de nos “afastar” dessas Apps…

      Felizmente é algo que em Mac e Win cada vez se vê menos…

    2. Avatar de Ganha dinheiro na net

      O trabalho torna-se mais agradável e menos cansativo com interfaces simples e bem desenhadas.

  2. Avatar de Manel
    Manel

    Recomendo o Split&Concat
    Grátis, muito simples e sempre é um bocado mais bonito.
    http://www.xs4all.nl/~loekjehe/Split&Concat/

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado. Vou testar e apresentar esta proposta.

  3. Avatar de Calado
    Calado

    Este programa funciona para juntar, por exemplo, ficheiros compactados? Já me aconteceu ter de descompactar “rar” a “rar” todos os ficheiros, porque este não sabia que “xx-b” é a seguir de “xx-a”.

  4. Avatar de Miguel Machado
  5. Avatar de dezignerdrugs

    curtia de saber como fazer isso atravez do terminal. tenho de googlar.

    1. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Qualquer comando do terminal, pode ser gravado e executado numa aplicação, através do Automator.