O FBI já consegue aceder a qualquer iPhone com o iOS 11

45 Comentários

Os iPhones são globalmente conhecidos pela apertada política de segurança e privacidade dos dados dos seus consumidores. Há, no entanto, esforços de terceiros para mudar isso.

Segundo a Forbes, uma empresa israelita desenvolveu um método que permite desbloquear e aceder a qualquer iPhone com iOS 11 ou inferior.

iphone


Desde o seu lançamento que os iPhones são considerados por muitos como um exemplo de segurança e privacidade. Este é um capítulo a que Apple sempre deu atenção e que tem sido reforçado pela introdução dos sensores biométricos e novas tecnologias de encriptação.

O caso do bombista de São Bernardino, no ano passado, é um dos melhores exemplos dessa política. Este foi um caso que opôs o FBI à Apple e que obrigou a organização governamental a uma grande despesa para conseguir aceder aos dados do iPhone resgatado.

Se até agora a dificuldade de acesso a um iPhone bloqueado era acrescida, a Cellebrite veio equilibrar o jogo e garantir que consegue desbloquear qualquer smartphone com iOS 11.

iphone x

Cellebrite consegue aceder a qualquer smartphone com iOS 11

Segundo a Forbes, a Cellebrite, uma empresa israelita que comercializa ferramentas forenses para extração de dados de dispositivos bloqueados, conseguiu desenvolver um sistema que permite desbloquear e aceder a equipamentos Apple com iOS 11 ou inferior.

Embora apenas seja identificado o iPhone 8, recentemente surgiu um documento de uma agência de segurança americana onde era referenciado o desbloqueio de um iPhone X por parte de um técnico ligado à empresa israelita. A ser verdade, a Cellebrite consegue então aceder aos principais dispositivos da Apple com iOS 11, embora não se saiba se as últimas versões deste sistema estão também vulneráveis.

iphone x e iphone 8 Plus

Este serviço, que a Cellebrite descreve como “um modo de descobrir ou desabilitar o código PIN, padrão ou palavra-passe dos dispositivos mais recentes do universo iOS e Android”, está já a ser promovido junto dos governos e empresas de segurança privada como uma forma rápida e simples de aceder ao conteúdo deste tipo de dispositivos.

Para usufruir deste serviço, é necessário enviar o smartphone ou tablet para a Cellebrite que, após aplicar as suas técnicas, envia de volta o dispositivo para o cliente para que os dados sejam armazenados. Embora este novo método pudesse ser incluído na ferramenta que comercializa, a empresa israelita preferiu não o fazer, evitando assim que a Apple identifique a causa da falha.

Embora os custos variem de caso para caso, a Forbes avança que o desbloqueio de um smartphone tem um preço a partir dos 1500 dólares.

iphone x

Eduard Snowden já reagiu a esta novidade

Através da sua conta de Twitter, Eduard Snowden já reagiu a esta informação divulgada pela Forbes.

Segundo o antigo analista da NSA, a principal vantagem da Apple face à concorrência é a sua política de privacidade e segurança que, caso esta notícia se confirme, pode ver o valor desta característica diminuído.

Apple recomenda que utilizadores atualizem os seus dispositivos

Como resposta a este problema, a Apple aconselha os seus utilizadores a atualizarem os seus dispositivos para a última versão do iOS (11.2.6) de forma a receberem as últimas correções de segurança. No entanto, a marca americana não esclareceu se esta falha já foi corrigida nesta última atualização ou se ainda poderá ser explorada.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos p
    carlos p

    a final o iphone não é seguro. ah. nada que com um update o resolva 😀

    1. Avatar de SSilva
      SSilva

      1º *Afinal
      2º Como é que resolves um problema de segurança? Não é com um update? Ou vais trocar um touch screen para resolver um problema de segurança? LOL

      1. Avatar de carlos p
        carlos p

        foste rápido a responder flor. KKKKK

        1. Avatar de SSilva
          SSilva

          SwiftKey existe para android e para iOS e dá-se menos erros. Quanto ao “Flor” tenho um Huawei P10 e um iPhone 6s e em nenhum comentário defendi uma marca. Apenas disse que se conseguirem resolver o problema será resolvido com um update obviamente.

      2. Avatar de LG
        LG

        Até pode ser simples resolver um problema de segurança quando se conhece o problema. Duvido que a Cellebrite forneceu detalhes à Apple em como estão a conseguir entrar no sistema…

  2. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Ah e tal o iPhone é segur… XIUUU XIUUU! CALUDA!

  3. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Privacy is an ilusion, get used to it!

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Fecha te em casa e hipnotiza te a ti próprio. Deixa os outros preceder o mundo.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Quem comprar o programa da Cellebrite poderá ter acesso ao iPhone, nao e só o FBI alias o que nao falta é empresas que tem acesso ao prgrama.

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Errado. A Cellebrite não vende o programa que consegue aceder ao iPhone. Estes são enviados para a Cellebrite! Se vendesse a Apple comprava e nem de uma hora precisava para descobrir como é que o programa acede ao iPhone e resolver o problema.

  5. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Ele não irá explicar. Irá pura e simplesmente negar

  6. Avatar de AJorge
    AJorge

    E ninguém aqui se preocupa pelo facto de estarmos todos à mercê da espionagem sionista e norte-americana? Tal não seria a paranóia de manchetes e debates nas TVs se fossem os russos a violar a nossa intimidade!!!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Como é podes estar à mercê da espionagem sionista e norte-americana? Que eu saiba eles não podem ir á tua casa apreender o smartphone e levar para um laboratório para aceder a não sei o que.

      1. Avatar de cat
        cat

        Mas alguém que mo roube e queira aceder aos meus dados, pode leva-lo até eles. Ou não pode ?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Sim, normalmente é o que o pessoal faz, rouba iPhones e depois apanham o primeiro voo para os states vão á sede do FBI pedem para desbloquear o dispositivo e passado uma semana estão de volta.
          Com esta técnica conseguem roubar em média 4 iPhones por semana, das coisas mais lucrativas que existem.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      “se fossem os russos a violar a nossa intimidade”.
      Deixa de tirar nudes e os Russos deixam de ser um problema para a tua intimidade.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Deixa de menosprezar perguntas se não compreendes a importância.

  7. Avatar de cat
    cat

    Esta Cellebrite é o máximo. Que se lixe a segurança dos dispositivos. Não dizemos nada a ninguém, o problema não é identificado nem corrigido e, entretanto, ganhamos uma pipa de massa ! Não importa se é por causa de um terrorista, para ver as selfies nuas da vizinha, ter acesso às contas bancárias de alguém ou para roubar o próximo segredo industrial. Queremos é o “bom”. Capitalism at its “best” !

    1. Avatar de Joao
      Joao

      1500 dólares para aceder a um iPhone é no mínimo, barato.
      Se o teu disco rígido for à vida, em Portugal, podem até levar-te mais do que isso para recuperarem a informação.

      Portanto, 1500 dólares, até estão a ser good guys.

  8. Avatar de alkapone
    alkapone

    No mundo informatizado tudo será sempre susceptível de ser hackeado / quebrado a segurança. A diferença é teres um aparelho que o “zé da esquina” desbloqueia e outro que só uma empresa especialista o faz, que neste caso até parece ser única no mercado.

  9. Avatar de bom senso
    bom senso

    mas é assim tão difícil perceber que não existe nada infalível, sempre que alguém inventa algo que diz seguro , pouco depois aparece outro que arranjou maneira de ultrapassar a segurança, portanto a Apple não está a imune como muitos pensam, é como qualquer outra também pode ser hackeada…

    e gostei da parte do update como se isso valesse de alguma coisa…

  10. Avatar de Helder
    Helder

    Provas?

    Cada um escreve o que quer… especialmente a Forbes que é mentirosa e continua a mentir todos os dias..

    1. Avatar de Lagaffe
      Lagaffe

      Provas que a Forbes é mentirosa?

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Porque são.

        Mesmo no artigo original, dizem entre parênteses “probably”.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Fazes-me lembrar a minha avó.
      Precisa de provas para acreditar que o padre é pedófilo, no entanto acredita cegamente em Deus.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        A diferença é que se o padre for pedófilo, vai para a cadeia, e têm vítimas.

        Acreditar em Deus, não acontece nada.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Finalmente.
          Mantém a mente aberta mais uns segundos…..ou seja, no teu caso acreditar que a Apple é infalível ou a forbes mentirosa não acontece nada, o que é facto é que existem falhas.
          Caso resolvido 🙂

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Não, não é facto.

    3. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      O mesmo se aplica a ti…

      Provas que a apple e assim tao segura? Graves falhas de segurança teem assolado a apple nos últimos tempos…

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Ou seja, nenhuma.

        1. Avatar de carlos p
          carlos p

          começo a achar que este helder é daqueles que era capaz de beijar os pés do tim cook

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ainda há duvidas?

    4. Avatar de Cortano
      Cortano

      Prova-me que o iPhone é inviolável. 🙂

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Provar não prova, mas afirma que é e isso é suficiente.

    5. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Who cares. Acham que vou deixar de dormir por cause disto!? lol

    6. Avatar de Fred
      Fred

      “Provas?

      Cada um escreve o que quer”

      Exato, escreves o que queres…agora dá-me provas de que o iPhone é seguro? Para isso primeiro de tudo terias de saber explorar o sistema, mas…nem tu te vais dar a esse trabalho e nem a apple é assim tão segura como pintaram durante anos, o que aconteceu é que os utilizadores da apple sempre foram muito poucos e por isso não era rentável para os hackers, agora que o número de utilizadores creceu mais um pouquito os hackers já se começam a virar para esse sistema e o resultado está à vista, só não vê quem não quer ver.
      -> Nenhum sistema é 100% seguro

  11. Avatar de fernando
    fernando

    No que toca á segurança, seja lá qual for ela, toda vulnerabilidade começa do lado de dentro, ou seja, se tens um sistema muito seguro contra ataques externos, um dia o mesmo será comprometido devido a falha a humana, pois segundo o velho ditado que perdura ainda sob os nossos dias, é que a carne é frágil. O quero dizer é que se o FBI afirma que têm uma empresa de fora que consegue desbloquear o sistema de segurança do Iphone tudo não passa simplesmente para tapar os olhos do povo, na minha opinão alguém de dentro forneceu algo mais do que devia.

    Também é verdade, todo sistema operacionnal ainda se encontra em fase experiemental, prova disso, o por que que lançam constantemente actualizações? Nada é 100% puro olhem o caso da Água que nós bebemos?

    Sim não fizemos nada obscuro o por quê temermos?

  12. Avatar de Enfim...
    Enfim…

    Simplesmente a Apple nao e assim tao segura como eles pintam… apenas os hackers nao andavam “virados” para a Apple. Prova disso?
    – as ultimas falhas de seguranca que teem sido graves
    -em eventos hackers o iphone e o primeiro a cair
    – o FBI aceder a equipamentos através de empresas externas

    O mundo hacker tem se virado mais para a Apple e com isso as falhas existentes a anos que ninguém queria saber estao a ser descobertos, e prova disso esta na trapalhada que a Apple logo a seguir faz quando lança um update para tal… corrige esse mas cria outro…

  13. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Não sei qual o espanto, foi por ser a Forbes?

    https://pplware.sitedev.pt/tag/cellebrite/

    Israelitas estão no topo em exercício aramaento e espionagem..

    Infelizmente estes e americanos fazem o que querem e são sempre os bons da fita

  14. Avatar de poiou
    poiou

    Para o pessoal das leis/informática forense, pelo menos cá em Portugal isto não invalida a prova por duas questões:
    – Se na informática forense trabalha-se sempre com imagens obtidas via write-blockers e com hashes, ao desbloquear o dispositivo não se está a escrever no sistema?
    – Ao enviar o dispositivo para outra empresa, não se pode levantar o problema de o dispositivo vir a ser comprometido por essa empresa?

  15. Avatar de Kleos
    Kleos

    Nada é seguro. PONTO. Mesmo os 3310 as operadoras acedem as sms e chamadas se quiserem. Tudo, tudo o que tem rede tem canais de acesso .PONTO. Pode ser mais fácil ou dificil aceder.

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Se o ultimo trimestre de vendas da Apple não foi bom, o próximo semestre não deve ser muito diferente…senão, pior ainda! :/

  17. Avatar de Pintor
    Pintor

    Isto de andar a dizer que estas coisas são para combater terrorismo é uma treta.
    Usar um telefone descartável por dia por chamada smart ou sem ser smart, acho que qualquer aspirante a terrorista já deve fazer isso. O que interessa é espiar todo e todos para benefício de uns poucos.