Faz hoje 10 anos que Steve Jobs apresentou o iPhone…

37 Comentários

… Mas poderia ser diferente!

Há precisamente 10 anos, o momento em que a Apple apresentou o iPhone mudou de forma completa o mundo da tecnologia e, em particular, o dos telemóveis. Foram vários anos de investigação e desenvolvimento para chegar a um equipamento que alterou por completo a forma como nos relacionamos com a tecnologia.

Muitos não sabem, mas a Apple, antes de escolher o iOS e a forma de interacção deste, teve vários protótipos em testes. Um deles, o AcornOS, usava a mesma interface do iPod.

iPhone

Foi em 2007, há 10 anos, que a Apple mostrou ao mundo aquela que foi uma das suas maiores criações.

O iPhone, que todos tão bem conhecem hoje, marcou uma mudança a vários níveis, desde a interface até à função de um telefone. Seis meses depois da sua apresentação, começou finalmente a ser vendido, contando, actualmente, com mais de mil milhões de exemplares vendidos por todo o mundo e hoje é o produto mais bem sucedido da empresa.

http://videos.sapo.pt/ed4uVDTsmZHyY92WegsZ

O iPhone representa, hoje, cerca de 60% dos lucros da Apple e, de ano para ano, tem-se assistido a um crescimento constante das unidades vendidas, ainda que 2016 não tenha sido um ano particularmente feliz.

O gráfico seguinte, elaborado pela Statistics, revela exactamente o número de unidades de iPhone vendidas ao longo dos últimos 10 anos.

vendas_iphone

A evolução do iPhone foi feita de forma muito consistente o que, ao longo destes 10 anos, foi essencial para conquistar novos utilizadores. É

assim possível assinalar algumas das novidades introduzidas a cada novo ano:

  • 2008: Acesso à App Store e suporte à rede 3G
  • 2009: Gravação de vídeo e hotspot
  • 2010: Ecrã Retina
  • 2011: Siri e iCloud
  • 2012: LTE e Lightning
  • 2013: Touch ID
  • 2014: Novos tamanho de ecrã, com o modelo de 5,5 polegadas
  • 2015: 3D Touch, Live Photos, gravação 4K
  • 2016: Resistência à água, câmara dupla no iPhone 7 Plus

 

Poderia ter sido diferente…

Muitos testes e protótipos foram criados, com um deles a surgir agora.

O iPhone foi testado com uma interface idêntica à do iPod, mantendo todas as janelas do leitor de música e onde seria usada uma “click weel” para aceder às opções.








anterior próxima

O ecrã deste protótipo estava dividido em duas áreas, com a parte de baixo a ter a click wheel, criada com software, e a parte superior a ter uma interface baseada em menus, sendo uma cópia da interface dos iPod.

O AcornOS contemplava logo algumas aplicações nativas do sistema, e que já vinham do iPod, como o Music e o Games, mas adicionava-lhe novas, como o Dial e SMS, que iriam permitir aos utilizadores usar as funções de telefone.

Estas imagens e o vídeo mostram este protótipo inicial do iPhone e foram lançadas por Sonny Dickson.

Para dar autenticidade ao que apresentou Dickson faz referência a uma patente da Apple, de 2006, onde a empresa descreve um dispositivo com “multi-touch” e uma “click wheel” opcional.

 

Protótipos do iPhone Original

A Apple sempre referiu que tinha feito várias experiências com o iPod antes de chegar ao desenho final do iPhone e da sua interface.

Estas novas imagens e o vídeo que a acompanham são a prova de que o iPod esteve na génese do mais icónico smartphone que existiu.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    E o mundo nunca mais foi o mesmo!

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Isso é verdade, subi bastante na vida, tenho com tudo o que preciso e um nível de vida bastante acima da média. Nem quero imaginar como seria a minha vida se tivesse um iPhone.

      1. Avatar de el dizzy
        el dizzy

        Se assim fosse, não estarias a perder tempo com uma perda de assunto… Felicidades acima da media!

      2. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Não precisas de ter ou conhecer para que o mundo ou a tua vida tenham sido mudados por algo como o iPhone.

      3. Avatar de GPinto
        GPinto

        Seria irritante, e frustrante, digo-o por experiencia propria.
        iPhones? La longe.
        W10M em primeiro plano, seguido de Android e sem lugar para mais, pois todo o resto nao tempo qualquer comparacao possivel, ficam muito abaixo destes.

    2. Avatar de Tom
      Tom

      O teu mundo? Tens uma loja de telemóveis?

  2. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    são a prova de que o iPod esteve na génese do iPhone? Onde?
    A história contada é que este sistema foi criado por uma equipa da Apple que não esteve ligada ao desenvolvimento do sistema do iPhone, mais especificamente este era um sistema baseado no sistema do iPod que perdeu a corrida interna para desenvolvimento face ao sistema do iPhone baseado no OS X do Mac.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      +1

      Era sabido que eles tinham duas cartas na manga e que a que venceu é aquela que ficou para a história.

      Esta é a prova/curiosidade da outra carta.

  3. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Na altura fez realmente a diferença. Lembro-me perfeitamente dos primeiros que vi e onde descobri funcionalidades realmente úteis e diferentes de muito do que já havia visto.

    De há uns anos para cá parece que esta evolução estagnou, e o “wow factor” tem vindo a ser cada vez mais reduzido. Não se apresenta nada de realmente novo e que faça merecer a pena investir num equipamento novo, enquanto o antigo funciona perfeitamente bem.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      O que é que houve em termos de wow factor em… 2006? 2005? 2004? 2003? etc?

      Mesmo na altura, o iPhone foi muito criticado por não ter 3G (grande falha, sem dúvida), e pela insistência que o Nokia N95 era melhor para muita gente por ter tudo e mais alguma coisa…

      Esqueceram-se do mais importante que o iPhone tinha: a experiência de utilização touch fiável, e o browser.

      LOL… Nokia…

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Foi o que eu disse. O “wow factor” tem vindo a ser cada vez mais reduzido. As marcas colam-se todas umas às outras. Ora copiam, ora acompanham apenas o mercado.

        Novidades têm sido praticamente zero.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Sim, ele ainda não voa e não se desdobra num iPad Pro.

          Por isso, não é “wow”… o que é que é preciso para ser “wow”? Curar o cancro?

          1. Avatar de GPinto
            GPinto

            Ter tudo o que justificaria o preco exagerado, pois a concorrencia (incluindo chineses) oferecem muito mais, mais qualidade e precos decentes para a qualidade que apresentam, assim como pelas caracteristicas e versatilidade.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        A Apple hoje parece a Nokia na altura que dizia que touch não fazia sentido… hoje a Apple diz o mesmo no que toca a laptops.

        LOL…. Apple…

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          E faz sentido nos laptops? reflecte bem o que é laptop antes de responder.

          1. Avatar de APereira
            APereira

            Pensava assim até comecar a usar um com touch.

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            APereira, laptop implica um formato de computador. Se te queres referir a tablets ou 2-em-1, já são outra coisa.

          3. Avatar de GPinto
            GPinto

            Compra um com TouchScreen, usa-o por uns dias e depois diz alguma coisa. Nao vais querer outra coisa.

          4. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            GPinto, podes ter a certeza que não me interessa andar a esticar o braço para tocar no ecrã enquanto estou a trabalhar. Prefiro ter um bom trackpad com interacção por gestos, que permite ser mais produtivo e de forma confortável.

      3. Avatar de Tom
        Tom

        Mi mix… Wow!
        Galaxy edge, com ecrã curvo… Wow!
        IPhone sem jack 3.5… What?!

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Ninguém quer saber!

          O que é que isso melhora minha vida?

          É só para cair ao chão e partir mais depressa

          1. Avatar de TOM
            TOM

            “wow factor” !!!
            Apple a ficar para trás frente aos chineses, pobre coitada, e os iFans presos a ela a verem passar navios.

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Quem se precisa de preocupar com os chineses é a samsung e outras.

            Qualidade, e fazer bem em vez de fazer primeiro é o que interessa…

            Sabes lá o que é o 3D Touch, ou o modo portrait do iPhone 7+…

  4. Avatar de Suspeito
    Suspeito

    A click wheel foi a pior invencão de sempre em termos da Apple.
    E já Agora, “há 10 anos”, nâo “há 10 anos atrás”.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      És capaz de dizer porque é que foi a pior invenção?

    2. Avatar de Olly
    3. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Sim, só por acaso das partes mais elogiadas e lembradas com saudades do iPod…

  5. Avatar de ssx
    ssx

    e o pessoal continua a pagar caro por um smartphone com mesmo design

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Na altura foi realmente uma pedrada no charco, mas entretanto a concorrência já há muito que o alcançou e em algumas áreas superou.

      E ainda bem, quanto mais escolha melhor.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Alcançou, alcançou… para que não sabe o que é bom… pode dizer que são parecidos, a olhar para eles…

        1. Avatar de Celso
          Celso

          No meu post eu não denegri em nada o iPhone, de facto neste momento eu TENHO um iPhone e estou bastante satisfeito com ele, mas não reconhecer as excelentes alternativas Android que existem actualmente é simplesmente ter uma venda nos olhos.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Então para que é que compraste? Para andar a mostrar, não é?

          2. Avatar de Celso
            Celso

            @RuiZ

            Não, não é para mostrar, ninguém me paga para fazer publicidade. Não sou daqueles que tem uma capa com um circulo recortado atrás para se ver o símbolo da maçã.

            Comprei porque na altura me pareceu ser o melhor telemóvel de 5,5″ disponível, com um hardware bastante interessante (câmara excelente com zoom, processador de topo, altifalantes stereo, IP67…).

            Para tal também contribuiu muito o facto de várias possíveis alternativas não estarem disponíveis cá (LG G20, Pixel XL, Note 7, Mate 9 ainda não tinha sido lançado, etc ) , caso contrário a minha escolha poderia ter sido diferente.

            E, volto a realçar, estou extremamente satisfeito com o iPhone, mas isso não invalida que reconheça as outras excelentes alternativas no mercado.

            E quando trocar novamente de telemóvel vou escolher novamente aquele que me parecer melhor na altura, independentemente de ser iOS ou Android.

            Esta mania de “vestir a camisola” relativamente a uma marca ou SO não nos beneficia em nada.

        2. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          E são efectivamente parecidos. Muito parecidos mesmo.
          E sim, a concorrência alcançou e superou em muita coisa. Melhor ou pior não sei, mas diferente, e para públicos e gostos diferentes.

          Inevitavelmente volta-se à guerrinha parva de que este é melhor que aquele, e de que este é que é bom e todos os outros são lixo. Já basta!

        3. Avatar de Tom
          Tom

          Até na borrada de tirar o Jack 3.5 já havia androids… O iPhone não traz nada de inovador há anos.

  6. Avatar de Freitas
    Freitas

    10 anos a criar um estatuto

  7. Avatar de João
    João

    Porque será quando a uma noticia nova sobre a apple ve se tanta gente a dizer mal! Se não gostam porque vem comentar?