Facebook desenha nova app para iOS

16 Comentários

O Facebook é cada vez mais a rede de todos os momentos. No iOS 6, a Apple decidiu colocar esta rede social como alternativa ao Twitter para partilhar os conteúdos de forma automática. É mais uma função que vem potenciar o Facebook nos smartphones e tablets da marca de Cupertino. No entanto a aplicação do Facebook para iOS tinha problemas. Era lenta, nem sempre actualizava os conteúdos dispinibilizados e dava erros constantemente.

Agora, e depois da versão web ter sido melhorada no módulo mensagens, o Facebook criou uma nova aplicação para iOS, largou o HTML5 e adoptou uma estrutura em Objective-C.


A aplicação em si tem as mesmas funções mas está mais rápida, diria mesmo, muito mais rápida, está mais fluída a navegar pelas imagens e permite uma maior interacção com as mensagens dos seus amigos. A versão 4.1.1 não deixa saudades e a versão 5 trás novos avisos e ganha uma interface nova dos comentários. Também irá ter no topo da janela um novo aviso sempre que um novo post for publicado no feed de notícias.

anterior próxima
Novidades da versão 5.0

  • A navegação no feed de notícias nunca foi tão rápida.
  • Uma faixa nova permite-te tocar mais rapidamente para ver mais histórias, sem ser preciso actualizar a página.
  • Basta passar o dedo para abrir e fechar fotos rapidamente.
  • Acesso instantâneo às tuas notificações.

Mas nada como testar. É o que temos feito desde o seu lançamento e vale bem o investimento que o Facebook fez nesta versão. Para já não há novidades para Android mas nunca se sabe se o sucesso neste sistema operativo que beneficia iPhone, iPad e iPod Touch não catapultará o desejo de ter no Android também uma aplicação mais rápida e mais interessante.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4.3
Download: Facebook 5.0 [7.3MB]
Homepage: Facebook

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luKI
    luKI

    Eu nao consigo instalar, dá logo erro 😡

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Ta top agora, agora sim apetece entrar na app do Facebook!

  3. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Deviam de criar uma app igual a esta para Android 2.2 ou +

  4. Avatar de Rui Rampas
    Rui Rampas

    ninguem reparou que no firefox e no chrome aparecia que o google era um site malicioso?

  5. Avatar de Abílio
    Abílio

    Um “bugsito” ou outro no iPad mas muito melhor sem dúvida.

  6. Avatar de Luis Filipe
    Luis Filipe

    Retiraram uma feature que é de lamentar!

    Já não permite mais do que 1 perfil no mesmo iPad (ou iqualquer coisa).

    No meu caso que o iPad é da casa, tenho de andar sempre a escrever o meu email/pass quando antigamente tinha os 2 perfis carregados (meu e da minha mulher) e cada um colocava a sua pass pra fazer o seu login!

  7. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Com cerca de Mil Milhões de users Android, é muito infeliz por parte do Facebook não se preocupar em desenvolver uma App em condições para tamanha massa crítica (já nem menciono o facto de não existir uma versão smartphone e tablet, como acontece com o iOS)… eu, por exemplo, cansei de abrir a App do Facebook no meu Android e não devo ter sido o único…

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      concordo plenamente, o Facebook devia criar a app igual para o iphone e para os android’s

    2. Avatar de Emannxx

      Tenta perceber que desenvolver para o Android é relativamente mais complicado e “desafiante” pois é preciso fazer com que a aplicação corra em centenas de configurações diferentes…

      1. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Como developer, vejo esse factor como uma vantagem, um desafio muito mais interessante. No que diz respeito às diferentes resoluções, o conceito de Responsive Design para a web veio desmistificar esse “problema” e deve de igual forma ser aplicado ao desenvolvimento de apps. Relativamente à performance, se conseguirem fazer algo que corra de forma aceitável num dispositivo mais “fraco”, então vai “voar” num dispositivo mais recente…

        Aceito que o Objective-C proporciona, na sua generalidade, um resultado mais fluído e rápido às apps mas isso não pode ser desculpa para uma empresa como o Facebook ter uma app Android como tem actualmente, ao ponto de um grande percentagem de utilizadores preferir um FriendCaster (que basicamente assenta na API do FB), mesmo que um pouco mais limitada…

        1. Avatar de Emannxx

          Não digo o contrário, mas não deixa de ser complicado agradar a gregos e troianos…

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Pode parecer um desafio interessante, até que se encara a coisa realmente.

          Vê a posta mais abaixo do “Anónimo” com o comentário do senhor do Fuças para veres que é um problema complicado.

          E estamos a falar do Fuças, que tem recursos que nunca mais acaba. Imagina o que é para os independentes que não têm nem um centésimo dos recursos.

  8. Avatar de Mike

    Por acaso notei a diferença no UI, mas principalmente no desempenho.

  9. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Para todos que estão a falar na versão do android apareceu outro dia uma entrevista com o director das aplicações móveis. Ele referiu que a versão android está em desenvolvimento contudo, devido a ser necessário optimizar para vários dispositivos móveis. Deixo em baixo a reposta completa:

    “Android presents some unique challenges for developers, especially those with a large user base, but we do and will power through them. A lot of time is spent dealing with device-specific issues and limits, and you really have to fight with the toolkit to get iPhone-smooth interactions. Some vendors have a different HTTP stack (!), none implement the Camera APIs consistently, and reliability of hardware acceleration is…imperfect, GC pauses are terrible, lots of the toolkit insists on doing real work on the UI thread and allocating recreationally. On iOS you can test on 5 devices and basically have the market covered. We have to test on many dozens to get to the top 1/3 of our users, and then the tail starts to get really long”

    1. Avatar de Kanguru myfy
      Kanguru myfy

      É pá … o que que o Windows Phone+RT tem para crescer no campo do Android, se a partir de agora conseguir fugir à fragmentação.

  10. Avatar de Miguel Rodrigues

    E quem tem um iPhone da 2ª geração lixa-se que não pode instalar porque a ultima versão de IOS disponível é ainda 4.1