Atenção! Câmara do iPhone é ativada enquanto vê o feed do Facebook

31 Comentários

A segurança e privacidade de cada um de nós está cada vez mais comprometida, principalmente perante redes sociais como o Facebook. Há quem ainda não esteja devidamente sensibilizado para essa questão. Há depois quem esteja, mas que simplesmente não se importe. Mas também há muita gente que já está a tomar medidas para que a sua vida volte a ser cada vez mais sua.

O Facebook é um dos serviços que mais está associado à falta de privacidade e agora parece que o problema está direcionado aos utilizadores do iPhone. Se tem por hábito consultar a rede social através do seu iPhone, saiba que a sua câmara pode estar ligada de forma constante enquanto rola pelo feed.

Facebook sempre a somar! Agora é a câmara do iPhone que o grava enquanto vê o feed


O que a câmara do iPhone revela ao Facebook…

Quanto tempo passa agarrado ao Facebook? Apesar da rede social já não ser a mais popular, continua a ser uma das mais utilizadas. Além disso, são ainda muitas as horas que se perdem a rolar pelo feed.

Foi durante um destes momentos que um utilizador se deparou com um comportamento estranho no seu iPhone. Cada vez que estava no Facebook, a aplicação câmara estava a trabalhar ativamente em segundo plano.

Tal como se pode ver através do vídeo, a câmara traseira surge ativada em segundo plano. Este é assim um erro que está a ser reproduzido apenas no iOS 13.2.2, tal como foi possível comprovar no Pplware, ainda que não surja sempre. No entanto, na versão 12 do iOS, esta não surge ligada em segundo plano, o que não significa que não esteja a ser utilizada.

Há que considerar que tal erro também só surge com as permissões de acesso à câmara ao Facebook devidamente concedidas pelo utilizador.

Não é certo que a câmara esteja efetivamente a filmar. No entanto, estamos perante mais uma situação abusiva por parte do Facebook, desta vez a afetar os utilizadores do iPhone.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Quim
    Quim

    quem é que no seu perfeito juízo dá permissões de acesso à câmara, ao facebook?
    sem permissão expressamente dada pelo utilizador nas definições de privacidade, o facebook faz zero!!

    1. Avatar de joaop
      joaop

      quem tira fotos directamente pra app.. quem grava stories.. e mais uma data de coisas..

    2. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      No meu mesmo com as permissões desactivadas ela liga..

      1. Avatar de Paulo L
        Paulo L

        Se isso é verdade, então reporta nos canais certos.
        Agora em tantos milhões de utilizadores que estão a testar isso, só tu encontraste essa quebra de segurança no iOS 13.2.2, não sei porque fico com a idea que estás a buscar guerrinhas entre fanboys

    3. Avatar de Markito
      Markito

      Qualquer app tem acesso 24 horas a câmera do celular. Não precisa permissão nenhuma. Única defesa é colar fita preta nas câmeras do celular e notebook.

  2. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    O Facebook vai levar nos dedos. A Apple já os tinha avisado no último problema grave de privacidade.

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      O meu é Android e também faz o mesmo.

  3. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Boa tarde. Deixei de usar a APP do Facebook quando fui alertado pelo meu smartphone de que a câmara estava a ser utilizada em segundo plano. E o mais grave é que, ao contrário do que diz na peça, mesmo com as permissões desactivadas, ela liga à mesma. E o meu é Android.

    1. Avatar de PedroC
      PedroC

      Como é que vê isso? No meu não consigo ver se está a usar ou não a camera.

  4. Avatar de Eu
    Eu

    Bem feito a quem ainda usa esta aberração e seus derivados chamados facebook.
    Agora descobriram a camara, amanha ou passado é o microfone, depois o gps… e por aí vai

  5. Avatar de Markito
    Markito

    Eu sempre falei pra taparem as câmeras com fita isolante preta, mas tem gente que ainda confia nas app’s. Bando de inocentes !

    1. Avatar de Hermano
      Hermano

      Claro, vou comprar um smartphone que tem camaras de topo e tenho de comprar á parte uma fita isolante preta para andar sempre a tapar… sem duvida muito estilo xD

      1. Avatar de AAA
        AAA

        Ou compras um OnePlus por exemplo com câmara pop-up.

        1. Avatar de Hermano
          Hermano

          assim como no video, o oneplus tambem tem camara traseira e nao faz pop-up

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É com cada um eheh

  6. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Isto já eles fazem à muito e não é só no iPhone. Já tinha ouvido esta história à muito tempo atrás em que eles usam a câmara da frente para ver as reacções faciais da pessoa aos posts (se sorri, se fica emocionada, etc )

  7. Avatar de Markito
    Markito

    A câmera fica ativada 100% do tempo, todo o celular fica ativado. Nada é desligado. Só desliga quando retira a bateria, qualquer app faz o que quiser no celular !

  8. Avatar de ze
    ze

    Bom,,, se for verdade é pra quem diz mal do android

    1. Avatar de Hermano
      Hermano

      Repara que pessoas com android tambem se estao a queixar… ja vinha meter bedelho…

  9. Avatar de Cenas
    Cenas

    Estou em modo sergio conceição 😀 podem me filmar a vontade 😛

  10. Avatar de ZOA
    ZOA

    En pleno fim de 2019 teimam em ter “artigos”de alarme da empresa que é o cadáver em avançado estado de decomposição Fakebook, que apenas é ventilado na tentativa de ter algo para encher chouriços??

  11. Avatar de Vítor
    Vítor

    Já tinha notado isso desde à algum tempo. Basta deslizar um pouco para o lado direito o feed e do lado esquerdo aparece a imagem que a câmera estiver a captar em tempo real. iPhone 7 com iOS 10.3.3, ou seja, no 10.3.3 isso também acontece. Solução, ir ao menu privacidade e bloquear o acesso à câmera. Para publicar fotos, não fotografar directamente a partir do Facebook. Fotografar para o camera roll e inserir a foto a partir daí.

  12. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Reparei ao ver as histórias, ao passar para o feed conseguia ver a camera.

    o pior é se captam a imagem mesmo com a app fechada 🙂

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Interessante mais uma vez a privacidade dos amigos comprometida por quem usa o Facebook.. não foi assim com o cabridge analytica?

  14. Avatar de Samuel
    Samuel

    É por isto e outras coisas que eu não tenho a app do facebook no meu smartphone.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ainda bem que o Facebook resolveu virar as costas ao w10m eheh

  15. Avatar de Miguel Evangelho
    Miguel Evangelho

    iOS 10.3.3 também com o mesmo bug

  16. Avatar de Bruce
    Bruce

    A partir do momento em que se ligam ao “cara de livro” acabou a privacidade.
    Ainda se queixam? A Samsung faz pior! Tem o facebook de origem e não se consegue desinstalar sem root.

  17. Avatar de Fak
    Fak

    Eu a nível de Facebook, Instagram, etc, todas as permissões estão definidas como ‘perguntar’, em vez de escolher aceitar ou negar, assim se o fb quiser usar a camera, o telemóvel manda um pop up a pedir autorização para o fb usar a camera.

  18. Avatar de OAK
    OAK

    A Culpa é da Huawei, e das Ligações da Empresa ao Governo Chinês! Neste caso a activação da Cam no equipamento Apple, não é espionagem ou acesso indevido aos conteúdos e dados e quebra da privacidade dos clientes Apple! Não… E a Apple não partilha os dados recolhidos com o Governo dos EUA, por força da Lei da partilha de dados com as Forças de segurança (NSA, CIA, FBI, Etc,) dos EUA após o 9/11!

  19. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Há uma foto do próprio criador da plataforma a usa fita na câmera do seu PC . Querem melhor?