Face ID é a principal causa dos atrasos na produção do iPhone X

40 Comentários

É já no dia 3 de novembro que a Apple irá colocar no mercado o seu mais importante smartphone dos últimos anos, o iPhone X. Este é aguardado impacientemente por muitos, que esperam tê-lo nas suas mãos de imediato.

A verdade é que poucos vão ter a possibilidade de os comprar, pois existem constrangimentos na produção que vão levar a que os stocks sejam limitados.

iPhone X Face ID

Quem está a avançar esta informação é o Wall Street Journal, que teve acesso a dados vindos de fontes internas associadas ao processo de construção do novo iPhone X.

Segundo este jornal, existem problemas nos tempos de construção e montagem de um dos módulos associados ao Face ID e que estão a atrasar todo o processo.

O Face ID conta com dois módulos específicos, denominados Romeu, que trata de projetar os 30 mil pontos infravermelhos, e Julieta, que faz a leitura desses mesmos pontos.

iPhone X Face ID

É precisamente o módulo Romeu que está com problemas, ao demorar mais tempo a ser montado no iPhone X que a sua companheira Julieta. Esta diferença de tempos leva a que seja criado um estrangulamento nas linhas de produção, levando a esta abrande o seu ritmo.

Este problema terá levado a que os stocks estejam abaixo dos valores esperados, o que irá depois condicionar as vendas no lançamento, uma vez que vão ser poucos os modelos disponíveis.

Já antes tinha existido um alerta para os possíveis problemas de stock do iPhone X, o que iria levar a que apenas em meados de 2018 as encomendas estariam todas cumpridas. É provável que a Apple exija que este processo seja alterado, levando a mudanças nos processos de montagem, eliminado o estrangulamento e retomando o ritmo de produção esperado.

Fonte

Leia também

Não será fácil comprar o iPhone X antes de meados de 2018

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gpk
    Gpk

    O meu lumia faz isso e sem qq problema, ate qq android faz isso e n tem atrasos. A apple esta a cair e isso ve se no ios11 que nem com 10 betas resolveramos inumeros bugs que apresenta

    1. Avatar de Dani
      Dani

      A tecnologia de reconhecimento facial é a mesma? É que se for liga para a Apple e vende essa informação, aposto que pagam bom preço para saber onde é que já foi feita este tecnologia sem atrasos.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Acho uma piada à malta que tem a necessidade de vir para a internet medir pilinhas. Get over it!! Ninguém é obrigado a gostar ou usar as mesmas coisas que tu. E o dinheiro que gastam nessas outras coisas não é teu por isso larga o osso.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Vê se mesmo que nem sabes do que falas, são tecnologias completamente diferentes, ou achas que o face id se deixa enganar por fotos

      1. Avatar de SC
        SC

        O Face ID e a tecnologia mais segura do mundo… é isso!!? A ver vamos de que forma o Face ID se deixa enganar. Não sejas ingénuo. O Face ID é uma tecnologia com Uau factor, sem dúvida nenhuma, e abre portas para o desenvolvimento de novos produtos mobile e afins mas… segurança absoluta…

    4. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      as pessoas muito gostam de falar sem saber!!

    5. Avatar de Helder
      Helder

      Não, não tem, e o iOS 11 esta bom, se tivesses iOS, sabias.

  2. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Um curiosidade, como é que:
    -um sensor PROJETA pontos na cara
    -UMA e só UMA camera lê esses pontos.

    A partir daqui como é que uma unica fonte de input (uma camera) consegue fazer um mapeamento a 3 dimensões se uma camera sozinha só lê em 2 dimensões?
    Curioso de ver os testes reais desta solução para perceber se realmente é á prova de moldes 3d ou até 2d ou não, porque só com 2 cameras se consegue um mapeamento 3d. Com uma camera e lasers ou similares realmente consegue-se perceber a profundidade mas não mapear uma rede 3d neural como a Apple falou.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exacto! Já me tinha passado isso pela cabeça.. mas enfim é a história do costume: a Apple diz que azul é vermelho e toda a gente passa a acreditar que azul é mesmo vermelho.
      É assim que vão vendendo gato por lebre ao longo dos anos e a preço de lagosta lol. E funciona!

    2. Avatar de Jccp
      Jccp

      Isso é muito simples. Imagina o face id da Apple como um Kinect da Microsoft só que em ponto muito pequeno, o projetor infravermelho emite os 30 mil pontos que com a distância “sofrem uma alteração de tamanho” e a câmera captura esses pontos que analisa o “tamanho dos pontos ” e depois um software desenvolvido especialmente para isso cria um modelo “3d” da cara do indivíduo que usa. Penso que esta explicação seja a mais simples que se possa dar

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      os engenheiros que trabalham nas grandes empresas como Apple são mais inteligentes do que pensas. So porque nao sabes como funciona nao quer dizer que nao funciona 😉

    4. Avatar de Helder
      Helder

      Quer dizer, o teu conhecimento é limitado e partes do princípio que a Apple anda a mentir ás pessoas.

      Dá sim, e é só procurar para quem quiser saber.

    5. Avatar de LG
      LG

      Se a camera apanha a cara toda porquê haverá necessidade de haver uma camera por ponto?

      A minha questão de segurança é a seguinte:
      > É possivel criar moldes 3D (impressão 3D) de uma face a partir de uma fotografia.

      > Como será que o FaceID reage a um molde 3D detalhado? Que outra segurança existe por trás da tecnologia para que esta seja detectada?

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Porque a deteção de face por fotografia funciona mal.

        Funciona pelos olhos, cabelo, boca, nariz, etc. que tem na cara.

        Logo maquiagem, barba, óculos, etc. estragam o sistema. Por isso é que isso nunca funciona.

        Basta mover um pouco fora do centro.

        Já a forma 3D da cara nunca muda.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pois, por isso é que falhou na apresentação.. e não venhas com tretas que não foi uma falha porque foi mesmo.. não foi ao acaso que o apresentador limpou a cara no segundo iPhone.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Viste na apresentação alguma informação ou sinal de erro autenticação a cada tentativa? Não!

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Este video pareçe suficientemente esclarecedor:
            https://www.youtube.com/watch?v=QbFPwWl8Gbg

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Miguel, em lado nenhum desse video é demonstrado que é indicado ao utilizador um erro de autenticação a cada tentativa.
            A mensagem que ele no video passa a vida a falar aparece no lock screen enquanto o aparelho estiver bloqueado (aparece noutros videos de demonstração), não é uma indicação de erro, é apenas para a pessoa saber o movimento que é preciso fazer para sair do lock screen, que é o movimento de swipe que foi feito na apresentação e que levou a aparecer o teclado para o PIN – o teclado não apareceu automaticamente ao contrário do que ele diz, na apresentação vê-se a fazer o swipe.
            Ou seja, não houve nenhuma indicação de erro na tentativa de autenticação, e a situação encaixa perfeitamente com o aparelho requerer desde o início o PIN para desbloquear.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Apenas uma fotografia não dá informação suficiente para criar uma cópia tridimensional correcta. Com alguns pressupostos talvez consigas advinhar algumas partes da cara, mas não todas e dificilmente com precisão necessária. Mesmo partindo de muitas fotografias dispares levantam-se dúvidas sobre se o nível de precisão seria suficiente para enganar o sistema – necessitaria de bom software.
        O FaceID avalia o olhar da pessoa, o que já será uma defesa contra alguns métodos que usem moldes. É provável que também aproveite a emissão e reflexão natural característica duma cara no infravermelho, algo que para imitar requer mais engenho do que um molde 3D feito de qualquer maneira.

    6. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Os pontos são projetados em forma de grelha em que todos estão à mesma distância. Ao atingirem a cara estes mudam de distância, ângulo e alguns nem daí projectados. Com isso e foto da cara e com vários algoritmos, consegues uma forma 3D da mesma.

    7. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Não sei se é esta a tecnologia que a Apple está a usar. Um transmissor transmite 30 mil pontos. Os pontos são reflectidos e uma lente converge os pontos para uma matriz, como num ccd.
      Para cada ponto é medido o desfasamento temporal relativamente ao sinal transmitido.
      Obviamente não é cronomettado o tempo, em vez disso é transmitido uma onda e calculado o desfasamento entre as transições da onda de transmitida e da onda recebida.
      Isto não é um processo simples, ainda por cima minutorizado.

    8. Avatar de Bruno
      Bruno

      É assim tão difícil de acreditar que haja um módulo (não é dito sensor) que projecte vários pontos?
      São esses pontos projectados que são usados como informação para fazer mapeamento 3D já que o padrão de pontos do emissor é previamente conhecido e a partir da imagem de pontos pode ser calculada a profundidade – distância entre pontos na imagem é modificada pela distância de cada ponto à câmera, sendo que nisto tudo a profundidade de cada ponto são as únicas incógnitas, que tu próprio admites haver métodos para medir.
      Rede 3D neural? Onde é que foste buscar isso?
      A partir do momento que há mapeamento tridimensional activo não é com uma fotografia que se vai enganar

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Para quem está habituado a Android, sim, e difícil de acreditar…

        1. Avatar de Rui Emanuel Romano Almeida
          Rui Emanuel Romano Almeida

          LOL
          Esta vindo do gajo que num post faz dias nem a diferença entre o Hello e o sistema do iPhone sabia dizer nem explicar e só dava pregos no caixão vir aqui falar sobre o mesmo sistema que não conheçe.
          Vai dar milho aos pombos Helder e deixa de retratar os outros daquilo que és.
          Antes que penses coisas tenho iPhone, mas tu és a vergonha dos utilizadores de iPhone, ao pensares que os outros são todos burros etc.

    9. Avatar de Rui RM
      Rui RM

      Já em 2002 a Sony Cyber-shot DSC-F717 fazia algo muito semelhante para medir a distância e efectuar o auto-focus adequadamente mesmo na escuridão.. (http://www.imaging-resource.com/PRODS/F717/ZHOLO.GIF) A tecnologia agora é praticamente a mesma.. ou seja, colocar pontos numa superficie 3D (i.e. a cara), medir a distancia dos pontos e assim gerar um modelo 3D.. que é uma maneira “fancy” de dizer, gerar uma matriz de medidas relativas entres os pontos e ver se está suficientemente aproximada com a matriz(es) previamente autoriwadas..

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        praticamente a mesma? Não, não é, esse tipo de sistema não cria modelos 3D, apenas serve para ajustar a focagem da lente num determinado ponto, não anda a medir profundidades relativas entre pontos na imagem.

        1. Avatar de Rui RM
          Rui RM

          Eu não estou a falar por falar.. eu tive (e ainda tenho esta sony, espesar de já não estar 100% funcional). O que estou a dizer é que projectar pontos (sejam eles visiveis ao olho humano ou não) e depois calcular distâncias não é nada de novo.. chamar a isso modelo 3D é só para show off.. é sim uma matriz de pontos e as distancias entre eles num eixo.. mas adiante.. estou curioso para saber se funciona com e sem oculos.. porque lá está.. as medidas vão ser diferentes com e sem. alem disso, para quem tiver cabelo grande, o simples facto de soltar ou ter o cabelo amarrado pode dar leituras completamente diferentes..

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Não, não se chama a isso modelo 3D já que não faz cálculo de distância para ou entre vários pontos, não cria qualquer modelo 3D de alguma coisa. A matriz de pontos nesse teu aparelho é usada para ajudar a focagem automática NUM ponto através de análise de contraste no sensor. Muito diferente de criar um mapa tridimensional daquilo que é captado na câmera.
            Se estás curioso podes ir ler o que a Apple diz sobre essas condições.

  3. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Assim vão poder anunciar durante muito tempo que a procura é muito superior aos stocks.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sim, é óbvio que tudo o que é novo é facilmente produzido à escala de dezenas de milhões de unidades ao mês, é impossível haver atrasos ou dificuldades em equilibrar a procura com a capacidade de produção.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Sim, porque nem interessa vender nem nada!

      1. Avatar de Tiago Oliveira
        Tiago Oliveira

        Não entendeste o ponto de vista do Joel.

        Devido à falta de stock, a apple pode dizer que a procura é tanta que nem consegue produzir tantos. Mas a procurar não é tanta, é a mesma, simplesmente não há stock, dito normal de todos os anos.

        Marketing, GL maça

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Não há stock, também não vendem, qual é o interesse?

          Teorias da conspiração!

          1. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            A sério que não sabes?!
            Nem com a “ajuda do público” (“marketing”)??
            Nao vende no início, mas cria um interesse maior, maior procura, visibilidade, com posterior aumento das vendas quando tiver stock de jeito e ainda o bónus de vender o 8 aos mais impacientes, a ver se escoam o stock do recauchutado.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          A Apple tende a vender muitos mais aparelhos por dia no início de vendas do que a seguir!! Há muito mais procura no período inicial do que nos meses seguintes e como tal facilmente a procura se torna maior do que a capacidade de produção nesse período. Existem limites à capacidade de produção, quer do lado de fornecedores de certos componentes (são precisas mais fábricas), quer do lado da Apple já que para aumentar a capacidade de montagem muito acima das necessidades ao longo do ano tem custos consideráveis.

  4. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Anda tudo preocupado com o face id, quando já existem há muito coisas semelhantes no mercado que nos fazem questionar sobre privacidade. Enfim, para mim mais preocupante do que as “lentes” dos nossos equipamentos pessoais são as do “domínio público” . Andam por ai umas maquinas intitulas de TOMI que até se encontram em edifícios públicos e enviam informações (inclusive fotos) sabe-se lá para onde…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Andam todos a ver muitas séries americanas

    2. Avatar de Privacidade
      Privacidade

      A preocupação pela privacidade, infelizmente só é tema até começar a pesar na carteira. Por isso é que os serviços “grátis” da Google (e Android) vão continuar na sua onda de sucesso, sempre a sugar a essência do utilizador para vender ao cliente.

  5. Avatar de kkkkkk
    kkkkkk

    Reconhecimento facial NÃO OBRIGADO!