Expose – tudo exposto

26 Comentários

ExposeiconA produtividade no tempo que passo no computador é uma preocupação constante. Se conseguir poupar um minuto em cada tarefa repetitiva, os ganhos de produtividade podem ser imensos.

Quando mudei para Mac OS, algo que melhorou imenso a forma como me movimento no sistema operativo foi o Expose.


O Expose é uma aplicação que gere o espaço em que nos movimentamos, permitindo a exposição do ambiente de trabalho, das janelas da aplicação em que estamos a trabalhar e de todas as janelas abertas (independentemente da aplicação).

Já por si, este conjunto de funcionalidades provocam um ganho tremendo de tempo, mas se lhe juntarmos Cantos Activos, o resultado é ainda melhor.

Expose: Todas as janelas abertas

Ou seja, com estas configurações, apenas com um arrastar do rato para um dos quatro cantos do ecrã, podemos facilmente navegar entre as janelas abertas.


Expose: Todas as janelas da aplicação activa

Estas forma de encarar o nosso ambiente de trabalho, principalmente para quem tem simultaneamente várias janelas activas, poderá ser de grande valia. Imagina o que é, apenas com um toque dar ênfase à janela que pretende trabalhar, deixando as restante, também abertas, mas suavemente imperceptíveis ao olhar?


Expose: Ambiente de trabalho.

Magnifico, digo eu. Use e abuse destes preciosos recursos que poderão aumentar a sua produtividade e minorar o cansaço provocado por longas jornada frente ao ecrã.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: MacOs
Download [mac]: Incluído no Sistema

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    nahhhh.. mesmo assim o Mac OS não me convençe. Compiz faz muito, muito mais

  2. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    Só um pormenor João… Usas no canto superior esquerdo? Digo isto porque quando tento fechar uma janela não me dá jeito nenhum… 😀
    Sobre o exposé so tenho a dizer bem! De certeza que quando pegas em MS Win andas ali com o rato feito doido pros cantos… lololol

  3. Avatar de Christophe Silva
    Christophe Silva

    Partilho da opinião do KaiserSoze, Compiz faz muito…

  4. Avatar de Xiwiipe
    Xiwiipe

    também existem programas que permitem fazer o mesmo no windows.

    Um deles é o Admiral.

  5. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Sem dúvida uma exelente ferramenta! Esta e muitas mais, que o Leopard nos oferece, fazem-nos mesmo ganhar muito tempo num dia inteiro de trabalho.
    Costumo ter muitas janelas abertas ao mesmo tempo e o exposé ajuda muito.

    @Ninguém
    Eu não uso o canto superior esquerdo, pela razão que referiste.

  6. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    O Alt+Tab do Windows Vista, com o Aero activado, também é bastante útil, funciona a tempo real, é rápido e eficaz, por isso “Ninguem”, no Windows so anda pelos cantos quem quiser, até porque no Vista têm as duas opções, Flip e Flip 3D, e concordo que este último pode não ser tão eficaz como o Exposé, mas o Flip chega e sobra…. Claro que isto é a minha opinião pessoal, e há muita gente que não concorda….

    Podem ver aqui uma imagem do Flip no Vista

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/23584-alt_tab_full.jpg

    E do Flip 3D

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/23584-flip_full.jpg

  7. Avatar de Burgada
    Burgada

    …precisava deste programa…mas em Windows…já há algum tempo que procuro um programa semelhante a este, mas obviamente que funcione em Windows…alguém me pode ajudar?

    Em relação ao compiz…faz o mesmo efeito?Confesso que não conheço o programa…

    Em relação a comprar um Mac…para já ainda não…por isso é que necessitava de um programa como o Expose…

    Alguma ajuda?

    Abraço

  8. Avatar de pussas
    pussas

    Viva!
    this is my first time i comment in pplware..be gentle 😛

    @Ninguém e @Miguel Guerra uma dica que talvez vos permita utilizar os cantos com poucas chatices (provavelmente já é do vosso conhecimento mas já fica para os mais newbies)

    No primeiro printscreen de todos (o de configuração do expose) quando vocês vão escolher o que pretendem em cada um dos cantos podem clicar nas teclas de comando e/ou alt.. assim quando acederem a um comando irão precisar de clicar nessa combinação de teclas e ir lá com o rato.. evita o problema 😉

    keep up the good work!

  9. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @Burgada
    Existe o Deskloops para Windows que se assemelha ao Exposé.

  10. Avatar de CáVai
    CáVai

    @ Burgada :

    Não sei que windows usas…
    Para windows vista talvez queiras experimentar o Switcher (http://insentient.net/).

    Não oferece todas as funcionalidades do Expose mas funciona bastante bem e com fluidez. Além disso integra-se com o windows aero.

  11. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @João Coutinho
    Mudei há cerca de 3 semanas para Mac e, a única coisa que ainda não me habituei é a curva de aceleração do rato. Acho-o demasiado lento quando o movimentamos devagar. Sei que isso é útil em certas situações que exigem precisão, mas preferia uma curva de aceleração mais linear.
    Sabes como alterar isso?

  12. Avatar de Gonçalo Roque
    Gonçalo Roque

    Já uso mac os quase exclusivamente á 2 anos, e quando vou ao windows faz-me muita falta o expose, e depois lá vou eu aos cantos lol.
    É só a mim ou os sistemas linux parecem muito desorganizados, parece que nunca nada está onde devia estar. O compiz é fixe mas tem algumas(bastantes) incompatibilidades com vários aplicativos. O expose funciona sempre impecavelmente…

  13. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    @Vasco Silva: Acho que comparar o flip ao exposé são duas coisas diferentes… ate porque o mac tb tem o ALT+tab uma coisa é veres miniaturas das janelas outras é as janelas passarem todas para o mesmo plano e poderes clicar com o rato nelas. Alias o que mais gosto do exposé é a ausência do teclado…

    @pussas: Desconhecia essa função… muito obrigado!

  14. Avatar de paulf
    paulf

    nada de muito significativo…até porque as aplicações surgem em janelas pequenas e essa desvantagem não compensa, pelo menos para mim, o pouco tempo que se ganha. Para além de que como já foi aqui dito, o Vista tem um sistema óptimo quando temos 20 janelas abertas ou mais…e tem vários efeitos para quem gostar mais de uns do que de outros.

  15. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Outra forma muito simples de activar o exposé é clicar em qualquer um dos botões laterais do rato mighty mouse.
    Penso que não é essa a definição de origem, mas pode-se alterar facilmente nas definições do rato.

  16. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @paulf
    As janelas não surgem pequenas. Surgem no tamanho máximo de forma a caberem todas no ecrã, como se pode ver na 2ª imagem.

  17. Avatar de Spalix

    Não tem nada similar no windows? Achei muito legal, pq não precisa clicar (pelo que entendi), somente colocar o cursosr do rato em cima e ativa a janela e coloca ela pronta ao trabalho.

  18. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    @Spalix: Tens de clicar na que quiseres…

  19. Avatar de João Coutinho

    @KaiserSoze: O Expose vem de raiz instalado no Mac OS. É por isso um recurso sem qualquer peso adicional no OS. Pela Demonstração que vi no youtube, o Compiz parece bastante interessante.

    @Ninguém: Como para fechar uma janela uso cmd+w ou o programa cmd+q, não vou com frequência ao canto superior esquerdo, a não ser para bloquear o Mac.

    @Miguel Guerra: Também me faz confusão, por isso é que mudo a configuração da velocidade de deslocamento do rato nas preferências do Sistema.

    @Gonçalo Roque: Acontece-me o mesmo quando tenho que usar um PC. Ando sempre aos encontrões aos cantos.

    @paulf: usas MacOS? É que se usas, não compreendo como isto não aumenta a produtividade do trabalho. Poderá ser uma questão de hábito.

  20. Avatar de Hugo Pinto
    Hugo Pinto

    ja conhecia uma app pra windows q faz algo parecido
    chama-se entbloess

    http://www.reflexvision.net/

  21. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    @Ninguem
    LoL…
    Mas no Flip (Ou Alt+Tab) do Vista, a única desvantagem é ter que ficares a carregar no Alt, mas podes seleccionar com o rato a janela que queres abrir, e acho que a parte de veres em miniaturas não tem desvantagem, e como disse são em tempo real, e largando a tecla Alt, as janelas voltam ao tamanho original, e uma vantagem que eu encontro é que não mete a janelas todas lado a lado espalhadas pelo ecrã, mas novamente digo que esta é a minha opinião…. xD

  22. Avatar de paulf
    paulf

    @João Coutinho
    Não uso MacOS, mas ou se tem um grande ecrã ou então, se não se tem, como tinha dito antes, pelo menos para mim, acho k não compensa a perda de tamanho…Mas isso é a minha opinião pessoal, até posso estar enganado e até pode ser mesmo uma questão de hábito como diz no seu comentário.

  23. Avatar de Joao Coutinho

    @PaulF: Acredita que para além de ser uma questão de hábito, neste momento não concebo outra forma de trabalhar com várias janelas abertas a não ser com um programa como o Expose (se ele em Mac, Windows ou Linux).

  24. Avatar de Bruno
    Bruno

    @Vasco Silva,

    dá para manter o Fip e também o Flip 3D na tela sem precisar ficar segurando qualquer tecla…
    Flip: Ctrl+Alt+Tab
    Flip 3D: Ctrl+Win+Tab
    É só ir usando o tab ou setas direcionais para alternar entre as janelas e daí dar enter [ou esc para voltar à que estava aberta antes]. No caso do mouse, é só clicar mesmo.
    Abraços

  25. Avatar de paulf
    paulf

    @Joao Coutinho
    Acho que vou experimentar o programa desse género para Windows, quem sabe depois não consiga também deixar de usar esse tipo de organização das janelas…Nada com experimentar de novo durante mais tempo..

  26. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Brigadão Bruno pela dica…. Mt obrigado mxm! xD