Está disponível o media center XBMC 12.0 “Frodo”

65 Comentários

O XBMC  está disponível para Android e Raspberry Pi e tem suporte para áudio HD, Live TV e PVR. 

Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função. O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.

xmbc_00

O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.

frodo_00

Principais novidades
  • Melhorias significativas para Linux
  • Melhorias no suporte a UPnP sharing;
  • Suporte para PVR/DVR que permite ao XBMC gravar e reproduzir emissões televisivas (no caso de termos uma placa de captura de TV)
  • Suporte para audio HD, incluindo DTS-MA e Dolby True-HD via o novo XBMC AudioEngine
  • Raspberry PI é totalmente suportado (versão específica, não oficial disponível)
  • Suporte básico para Android (ver aqui)
  • Melhoria no suporte ao Airplay
  • Melhorias no suporte a imagens
  • Suporte para Mac OS X 64 bits
  • h.264 10bit (aka Hi10P) video software

xmbc_03

Apesar do XBMC não estar totalmente optimizado para dispositivos Android multitouch, a interface já disponível permite uma boa navegação

xmbc_04

Como instalar o XBMC no Ubuntu (12.10, 12.04 ou 11.10)?

Para instalar o XMBC basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos.

sudo apt-add-repository ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable
sudo apt-get update 
sudo apt-get install xbmc

O XBMC é provavelmente o melhor media player gratuito. Além do Linux, o XBMC  está também disponível para Windows, MacOS, Apple TV, etc. O XBMC Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo. Faça download do XBMC para o seu sistema. Para quem tiver Raspberry PI veja aqui como instalar. Nota: Além das novidades referidas, está também disponível o XBMCbuntu – uma versão semelhante ao XBMC Live (download aqui)

*Imagens do site webupd8.

mac linux windows appleTV

OSX

Linux

Windows

Apple TV

iOS

Homepage: Anuncio oficial

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Este é sem duvida, para mim é claro, o melhor media center que já experimentei. É fantástico o que se consegue com este aplicativo. Eu já o instalei em 6 computadores de amigos e todos estão super satisfeitos. Parabéns aos seus criadores.
    M.Ribeiro

  2. Avatar de Redin

    Só peca por não terem considerado a possibilidade de criarem uma app para o Metro do Windows8.
    De resto é (e para mim sempre foi) o melhor que existe.

    1. Avatar de Al capone

      Peca por nao ter po win8? lol deve ser por aquelas apps que so existem para windows e nao pa linux :p

      1. Avatar de Redin

        Não deu para perceber. Podes ser mais preciso?

        1. Avatar de Pedro M.
          Pedro M.

          Sendo multi-plataforma e uma aplicação com UI própria não peca de certeza por não ter o metro style. Mas está disponível uma skin para ele nos repo’s oficiais…

    2. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Sinceramente, acho que não há qualquer necessidade de uma App para o Metro do Windows 8.

      Aliás, a ideia de só destacar as Apps do Windows 8 tem sido o maior erro da promoção deste excelente SO, pois dá a ideia de uma obrigatoriedade de uso das mesmas (nada mais falso), e que é impossível usar o Windows como antes (o que também é falso).

      Desenvolver uma App para Windows 8 do XBMC quando este encontra-se disponível para o mesmo em todo o seu esplendor além de ser redundante não faz grande sentido 😉

      1. Avatar de Redin

        Eu detesto o Metro para Desktop mas para equipamentos multitoque estaria ao mesmo nível do que se pode aplicar ao Android.
        O facto de se poder usar o toque no XBMC dá outra perspectiva de usabilidade.
        O que não quer dizer que o grafismo atual não se consiga o mesmo efeito, mas pensei apenas na evolução deste tipo de situações.
        Parece contudo, que algumas skins já estão na forja.

  3. Avatar de Redin

    O suporte para PVR/DVR carece de uma placa de captura de TV.
    Agora com a proliferação de redes de TV por cabo/fibra, os equipamentos que existem fazem uma gestão aceitável dos seus conteúdos.
    Sendo assim não se consegue aproveitar estas “boxes” das operadoras para colocarem a funcionar no XBMC?
    IIIIIIssso é que eral LOL

  4. Avatar de cristovao vieira
    cristovao vieira

    como se instala no mint nadia?
    sao os mesmos comandos que ubuntu?

    1. Avatar de Avenzel
      Avenzel

      Claro! O Mint é baseado no Ubuntu.
      Embora melhor, na minha opinião.

      1. Avatar de cristovao vieira
        cristovao vieira

        obrigado

    2. Avatar de Pedro Pinto

      São exactamente os mesmos 🙂

      1. Avatar de cristovao vieira
        cristovao vieira

        obrigado 🙂

  5. Avatar de MS
    MS

    Boas, alguém me pode indicar uma solução barata para usar o xmbc para ver streams de sports, tipo Sports Devil?

    1. Avatar de Marco Ervões
      Marco Ervões

      Eu por 156€ (ja com portes de envio) montei um htpc com caixa, placa mãe sapphire com cpu e apu incluido e 4gb de memoria ram, disco ja tinha ca por casa, ficou excelente.

    2. Avatar de samuel
      samuel

      Uma das melhores é comprares um Raspberry Pi eu dei 52€ pelo aparelho, caixa, transformador e portes.

    3. Avatar de David Cardoso
      David Cardoso

      Raspberry pi é sem duvida a melhor solução. É barato, simples de instalar e configurar, e não ocupa quase espaço nenhum.

      1. Avatar de MS
        MS

        E a nível de performance? Visto que isso recorrer ao flash para ver videos, não se engasga?

        E youtube, como é a performance?

        Obrigado a todos pelas sugestoes.

  6. Avatar de antonio
    antonio

    tenho esta maravilha instalado no pi e é simplesmente fantástico

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Qual a performance? Engasga-se?

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Testei no meu e porta-se surpreendentemente bem. A primeira coisa que fiz foi correr um ficheiro 1080p com cerca de 10GB que se encontrava em outro PC na rede e corre o mesmo na perfeição em condições extremas (rede, e tamanho/resolução do ficheiro).

        Engasga-se um pouco quando se saltam capítulos, mas é só nos primeiros segundos após o “salto”. Em pouco tempo recupera a fluidez.

      2. Avatar de joao
        joao

        engasga nada, sou se for o utilizador com filmes +18

      3. Avatar de Tiago Pires

        Fiz algumas comparações entre do RPi com um filme 3D, 720p e 1080p. Se estiveres interessado no assunto :]

      4. Avatar de samuel
        samuel

        Eu ja reproduzi um filme 1080p com DTS de 29GB e engasga-se pouco, mas sempre podes instalar numa pen ligada ao Pi e fazer um overclocking, ai funciona 5*

  7. Avatar de Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes

    Já funciona no CubieBoard, com android. Agora só falta um kernel para o Ubunto para ficar a 100%

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      E a saida de audio digital funciona(SPDIF)?

      1. Avatar de Ricardo Nunes
        Ricardo Nunes

        Ainda so fiz o teste por HDMI

        1. Avatar de MS
          MS

          Ricardo, já experimentaste usar algum addon tipo devil sports? algo que tenha de recorrer a uma reprodutor de flash?

          Gostava de comprar um cubieboard ou um rpi mas não sei se a performance justificará.

        2. Avatar de João Silva
          João Silva

          Podes fazer o teste com o SPDIF e ver se sai audio 5.1, é que eu estava a pensar comprar um mas estou dependente do audio 5.1.

      2. Avatar de Rui Mesquita
        Rui Mesquita

        O som digital (DTS e Dobly Digital) passam por HDMI. No meu caso é tramado porque a minha televisão não descodifica DTS e está ligada a umas colunas Logitech 5500 Digital.

        1. Avatar de Ricardo Nunes
          Ricardo Nunes

          Boas pessoal.

          Estou aqui com uns problemas.

          O som tenho por HDMI para a TV depois Digital até as Logitech 5500 Digital. O Som funciona bem ainda não vi sé esta a fazer efeito sterio ou 5.1.

          Em relação a Software:

          Android Rev.1 – S.O. Fluido, XBMC Rapido, Youtube não funciona.

          Android Rev.2 – S.O. Fluido, XBMC e Youtube Não funciona.

          Lubunto – S.O. Rapido, Youtube muito lento, XBMC não Abre.

        2. Avatar de Ricardo Nunes
          Ricardo Nunes

          O Hardware parece ser bastante bom.
          Software ainda está muito “Cru”.

  8. Avatar de Miguel Machado

    À anos que uso o PLEX, que não altura considerei bem melhor que este. Embora partilhei a mesma base, sempre gostei mais do cuidado extra com o design e algumas apps do PLEX. Um dia destes volto a testar para ver como anda…

  9. Avatar de Rafael Oliveira
    Rafael Oliveira

    Já uso XBMC há uns aninhos e só posso dizer bem, tenho este instalado na XBOX Original, e este possui um conjunto de potencialidades enorme, desde emular consolas antigas e jogar os jogos de há mais de 10 anos ou até mais recentes e continuar a jogar os jogos da xbox. Costumo também ver as streams de desporto em flash ou veetle, muito útil, pois ver estas streams na televisão é bem mais cómodo que no sofá.
    Este sistema permite fazer uma organização de filmes muitas boa, pois este faz a busca automática da informação do filme através do nome do ficheiro. Só tenho a dizer bem deste sistema, também não conheço outros…

    1. Avatar de Avenzel
      Avenzel

      Eu conheci muito bem o Media Browser para Windows Media Center, até que me lancei de cabeça no Linux (estava farto da lentidão do Windows com o disco sempre a triturar, enervante!).
      Sinceramente, o Media Browser é muito mais simples e fácil de configurar que o XBMC. O único defeito? Precisar do Windows Media Center para trabalhar.
      Mas o Windows Media Center está a morrer – a Microsoft tem o funeral anunciado – enquanto que o XBMC está cada vez melhor e as funcionalidades que faziam falta no XBMC estão a aparecer, por isso é de longe a aposta certa.

  10. Avatar de José
    José

    No suse foi só ir ao Yast e já está …

  11. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Uso o Plex, que é muito bom e fácil de usar. Este ainda não experimentei.

  12. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    Tenho instalado num PC a funcionar como HTPC desde a versão 9 e sempre gostei do software, muito completo.
    Sempre tive problemas nas configurações em windows, primeiro em XP e depois em WIN7, que sempre de deram muitas dores de cabeça e muita pesquisa no forum em busca de soluções.
    Na versão 10.Darma, queixava-me da qualidade de visualização dos filmes, havia muito arrastamento de frames nos filmes.
    Recentemente fiz upgrade à placa gráfica, pelo que não sei se houve melhorias no player ou se foi da placa gráfica, mas a imagem está muito mais natural.
    Com a versão 12 tive problemas com o som.
    Tenho pena que nesta versão já não tenha o scraper da IMDB, o movieDB não possui muitos filmes de portugal, os títulos estão em brasileiro.

    1. Avatar de Luis Gil
      Luis Gil

      Adicionalmente uso o yatse para controlar remotamente o XBMC

  13. Avatar de sosnec
    sosnec

    Já o uso há uns aninhos tb e acabei de fazer a actualização, está muito bom… Ainda esta a repor as capas dos filmes

  14. Avatar de JP (djlinux)

    Muito bom, é só por umas skins e uns addons e fica perfeito.

  15. Avatar de hpereirinha
    hpereirinha

    Alguém com esta maravilha instalada numa Apple TV 1 gen? Estive a tentar instalar durante o fim de semana passado mas não consigo fazer sudo -s deste tutorial:
    http://wiki.xbmc.org/index.php?title=Crystalbuntu/Install_from_Mac

    O erro é algo do tipo:
    sudo does not exist on /bin/sh

    Não tenho a certeza da path mas se alguém quiser posso confirmar quando chegar a casa.

  16. Avatar de samuel
    samuel

    Por acaso alguem sabe de um plugin que de para gravar as emissões que estamos a ver? Tendo o cabo da antena ligado directamente a TV?

  17. Avatar de Gato Guga

    A matéria está extremamente reduzida e as imagem escolhidas com preguiça. O XBMC é definitivamente muito mais do que o que está neste post. Um post maior, escrito por alguém que conheça de fato o assunto seria realmente mais adequado.
    Este post não mostra em absolutamente nada o que é o XBMC e vale complementar que a versão 13, codinome Gotham, já está em uso pela comunidade.

    1. Avatar de joao
      joao

      boas gato
      Faz ai um artigo com matéria e envia para o pplware.

  18. Avatar de tON
    tON

    isto + wtuga é uma maravilha!

  19. Avatar de Osvander Franco
    Osvander Franco

    Amigos tenho uma dúvida leiga que não tem nada haver com a matéria, mas, preciso saber o seguinte: Se eu gravar um arquivo OU FICHEIRO da internet do hotmail ou outro correio eletrônico no PC e conter virus como vou saber se tem realmente virus no ubuntu e apagar ele??

  20. Avatar de Li
    Li

    Alguem conhece algum plugin com canais portugeses ( a excepção do rtp play)?
    obrigado

    1. Avatar de Ribeiro
      Ribeiro

      Olá LI, Instala este adon se o link abaixo, tens todos os canais de tvcabo

      http://code.google.com/p/xbmc-development-with-passion/downloads/detail?name=repository.MaxMustermann.xbmc-
      1.0.1.zip&can=2&q=

        1. Avatar de Redin

          Deixaste-me curioso.
          Instalei este add-on mas não consigo ver utilidade para ele.
          Ou então não vejo como usá-lo convenientemente.
          Como proceder? Obrigado.

          1. Avatar de Ribeiro
            Ribeiro

            Conseguiste instalar o Addon via instalador ZIP?
            A maneira mais facil é procurares videos de instalações de addons, vais ver que é facil.
            Ribeiro

  21. Avatar de Redin

    Estou a fazer testes com a ultima versão do OpenElec que como alguns sabem é uma distribuição Linux com o XBMC.
    Não consigo que as resoluções apareçam maiores do que 1024*768. Board ASUS e gráfica Nvidia.

    Nem tão pouco consegui encontrar algum ficheiro xorg.conf para poder jogar com valores diferentes.
    Alguém me pode dar uma dica?

  22. Avatar de Redin

    Já consegui aceder aos canais mas dá em todos “No Stream available”.
    Ou nunca vai dar ou então estarei com problemas momentâneo de acesso.
    A questão que coloco agora: Como é que te lembra-te de descobrir tal tesouro?

  23. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Tenho um Samsung galaxy tab 2 10.1 e instalei a nova versao 12.1 mas ao ver videos online fica lento, mesmo fazendo download do video fica lento depois ao reproduzir.. parece camera lenta.

    Alguem consegue ajudar?

  24. Avatar de hilario ferreira
    hilario ferreira

    Alguém por acaso já experimentou o MEDIAPORTAL ??

    Acham este melhor ??

    Com este os meus filmes ficam todos com capas e sinopses em português do Brazil, ao passo que no Mediaportal consigo que fique tuso em PT/PT.

  25. Avatar de edson
    edson

    hei galera to precisando de ajuda, eu instalei no meu tablet genesis 7240, mas quando vou abrir ele ele diz:xbmc parou ja tentei de tudo, mas n to conseguindo resolver, se alguem puder me ajudar ficaria agradecido.

  26. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Sei que este post já tem algum tempo, mas alguém sabe alguma forma de ter os canais iptv da meo, ligado ao serviço pvr do xbmc. Alguma referência?

  27. Avatar de Francisco
    Francisco

    Tenho um nokia lumia com o sistema operativo Windows da para instalar o xbmc no meu telemovel???