O que esperar do iPhone em 2018?

30 Comentários

Já lá vão 11 anos desde que Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone em 2007. Desde então, temos assistido a mudanças no design, introdução de novas funcionalidades. Se nalgum ponto a Apple inventa e patenteia a tecnologia, em muitos aspetos, como referiu recentemente Tim Cook, a empresa usa tecnologias que o mercado conhece e torna-as mais úteis, mais agradáveis e mais interessantes para o ecossistema Apple. Isso vê-se depois no contágio do mercado.

O iPhone X foi um desses casos e, embora tenha no mercado dos smartphones muita coisa parecida, trouxe inovação na forma de usar um iPhone na segurança e no poder de processamento.  E agora, o que vem a seguir ao iPhone X?


É verdade que a Apple trouxe, finalmente, um excelente ecrã OLED no iPhone. A tecnologia já existia há anos, mas a Apple ainda não tinha apostado, não era o momento certo. O Touch ID, tal como no passado outras tecnologias, deixou de ser o foco da segurança do novo iPhone X.

As tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual já há anos que andam por cá, mas a Apple parece agora decidida a apostar nela, uma vez que esta tecnologia está mais madura e o mercado já a conhece, o que lhe pode dar mais valor. Por isso um processador mais poderoso e um hardware mais talhado para acondicionar todo esse trabalho musculado. Então e agora, que linha seguirá o iPhone?

 

Os novos iPhones de 2018

Desde o último trimestre do ano passado que têm surgido vários rumores e relatórios acerca do número de iPhones que, eventualmente, a Apple poderá apresentar e lançar este ano. No final do ano passado tudo indicava que iriam aparecer três novos iPhones.

Claro que a esta distância ainda é cedo para apostar em algo seguro, são rumores, claro que são. Agora, a experiência diz-nos que nos últimos 5 anos os rumores que apareceram desvendaram a realidade muito tempo antes da aparição oficial.

Será que esta é a aposta para 2018?

  • Um iPhone com ecrã OLED de 5.8 polegadas
  • Um iPhone com ecrã OLED de 6.5 polegadas
  • Um iPhone com ecrã LCD de 6.1 polegadas (um modelo mais barato a começar nos 700 dólares)

Poderá ser, mas ainda há pontas soltas. Sabemos que a Apple apostou na produção de ecrãs OLED LG e que quer desprender-se novamente da Samsung, tal como fez nos processadores. E os últimos rumores que têm vindo a circular confirmam isso mesmo. Uma fuga de informação muito recente acompanhada de uma fotografia, possivelmente tirada na fábrica de fabrico de ecrãs LG no Vietnnm, mostra aquilo que deverá ser a parte exterior de vidro do ecrã. Para além disso, informações acerca dos protótipos já existentes apontam para que o maior dos iPhones tenha uma resolução de 1242 x 2688.

No entanto, há depois quem aposte, não em três, mas sim em 4 iPhones em 2018. Claro que uma das pontas soltas é o segmento que apareceu com o iPhone 5c: não haverá nada? Será que a aposta vai mesmo para a continuidade do iPhone SE e este ano teremos um iPhone SE 2 (que abordamos mais abaixo)? Pouco provável…

Como se irão chamar os próximos iPhones?

Até à apresentação do iPhone X, a nomenclatura dos iPhones tem sido bastante coerente e, por isso, mais fácil de adivinhar e acompanhar. Mas, no ano passado tudo mudou e, neste momento, ficamos com um grande número de opções para o nome dos novos iPhones.

Ainda assim, claro que já apareceram os primeiros palpites.

  • iPhone 9 e iPhones 9 Plus (parece pouco provável)
  • iPhone 11 e iPhone 11 Plus (ou seja, iPhone XI e XI Plus)
  • iPhone Xs e Xs Plus
  • iPhone e iPhone Plus

Como se vê, existe uma lista considerável de possíveis nomes para os novos iPhones. Qual é o seu palpite?

 

O design dos próximos iPhones

O design que a Apple apresentou no ano passado com o iPhone X é, sem dúvida, completamente diferente do que tínhamos visto nos iPhones até à data. Ficou marcado pelo aparecimento do primeiro “ecrã OLED infinito”, com bordas muito finas num iPhone e pelo desaparecimento do Touch ID, que foi substituído pelo Face ID, uma tecnologia desenvolvida pela Apple (empresas adquiridas pela empresa de Cupertino).

Assim, e de acordo com relatórios recentes, não deveremos ver grandes alterações em termos de design. A marca da maçã deverá estar a planear adotar o design do iPhone X em todos os novos iPhones que poderão ser apresentados este ano. Isto porque deverá abandonar em todos os novos iPhones o Touch ID….

 

Mas… e se o Touch ID voltasse?

É verdade que o mercado não deixou de apostar no Touch ID e há já tecnologias que permitem integrar o sensor biométrico debaixo do ecrã. Mas a Apple não quer depender de tecnologias de terceiros. Contudo, em setembro do ano passado, o famoso analista Ming-Chi Kuo, disse que a Apple está a trabalhar no sensor de impressões digitais que deverá ser colocado no ecrã dos novos iPhones. Se tal for verdade, esta funcionalidade, que supostamente a Apple não deverá ter conseguido pôr a funcionar no ano passado, deverá permitir ao utilizador escolher qual o método de autenticação que quer usar (Face ID ou Touch ID). Estas duas opções também deverão ser válidas para fazer compras e aceder a software.

No entanto, quando Kuo divulgou esta informação, deixou uma nota indicando que se o Face ID fosse bem aceite e a tecnologia se adaptasse bem aos utilizadores, então a Apple poderia simplesmente colocar o Face ID em todos os iPhones que viessem a seguir. Até ao momento, a grande maioria das pessoas parece gostar do Face ID, por isso, não parece haver razão para a Apple continuar a apostar no Touch ID.

 

Mais investimento na Realidade Aumentada

A Apple está decidida em investir fortemente em Realidade Aumentada e os últimos rumores afirmam que a marca da maçã vai continuar a melhorar a sua plataforma.

Segundo foi reportado pela Bloomberg, a Apple deverá estar a trabalhar no desenvolvimento de novos sensores laser capazes de mapear o ambiente 3D à volta do utilizador e utilizar essa informação para melhorar as capacidades das aplicações que tiram partido de realidade aumentada.

No entanto, apesar de com os novos iPhones já se notar melhorias significativas, o grande salto para uma experiência de Realidade Aumentada mais rica e completa só deverá ser dado com os iPhones de 2019.

 

Processador e RAM

Processador

O processador do iPhone X, o A11 Fusion, apresenta uma performance incrível e, ao que tudo indica, a unidade de processamento que será incluída nos novos iPhones será ainda melhor. A TSMC, fornecedora de longa data da Apple, já aceitou ser a fabricante de processadores dos próximos iPhones.

Segundo os rumores, o novo CPU deverá chamar-se A12 e a sua capacidade de processamento deverá ser substancialmente maior do que o processador que, neste momento, se encontra no iPhone 8/8 Plus e iPhone X.

No entanto, não se sabe se todos os iPhones que serão apresentados este ano terão o mesmo modelo de processador.

 

RAM

A Apple nunca foi daquelas marcas que coloca muita RAM nos smartphones e este ano não deverá ser exceção. Lentamente a marca da maçã vai adicionando mais RAM aos iPhones à medida que é necessário.

De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, o sucessor do iPhone X deverá ter 4GB de RAM, o que representa o aumento de 1GB em relação ao iPhone X.

 

As novas câmaras

A câmara traseira

A Apple quer investir bastante em Realidade Aumentada e, segundo os últimos rumores, o sistema de câmaras traseiro deverá ser melhorado para proporcionar uma experiência ainda mais agradável. Segundo os últimos relatórios, o sistema deverá ter um novo scanner para construir modelos 3D do ambiente à volta do utilizador.

Para além disso, uma patente publicada em maio de 2014 sugere que, em breve, os novos iPhones poderão ser capazes de capturar imagens com o novo modo de “Super-resolução”, graças à estabilização ótica de imagem que já está disponível desde do iPhone 6 Plus. A patente descreve um sistema capaz de tirar uma série de fotografias de diferentes ângulos e que depois as junta todas de forma a criar uma foto com “Super-Resolução”.

No entanto, nem todas as fotos serão tiradas com este modo. Em vez disso, antes da fotografia ser tirada, este modo terá que ser ativado pelo utilizador.

 

Será que é este ano em que esta funcionalidade é incluída nos iPhones?

Em termos de resolução, espera-se que a câmara traseira tenha 12MP.

Finalmente, em novembro do ano passado, a Apple comprou a InVisage Technologies, um pequena empresa especialista no desenvolvimento de sensores de imagem que apresentam excelente performance na captura de imagens em ambientes com pouca luz. Na altura de compra, vários funcionários da InVisage serviram-se do LinkedIn para indicar que estavam a trabalhar com a Apple, o que pode ser um sinal de que teremos novidades no segmento de câmaras dos iPhones.

A marca da maçã continua a investir no talento e na inovação para tornar os seus dispositivos ainda melhores.

 

A câmara frontal

Quanto à câmara frontal, não se esperam grandes upgrades. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, as funcionalidades dos sensores 3D da câmara frontal do iPhone X encontram-se pelo menos um ano à frente de tudo aquilo que pode ser encontrado nos smartphones Android. Portanto, não devemos ver grandes upgrades a esta tecnologia em 2018.

No entanto, em 2019 a história deverá ser outra, e espera-se que a Apple faça um upgrade significativo à sua câmara TrueDepth.

 

Então e o iPhone SE 2?

Este possível modelo, que será uma atualização do iPhone SE atual, tem dado origem a muitos rumores e especulações. Os mais recentes apontam para que a Apple apresente um iPhone SE 2 na WWDC deste ano, que se deverá realizar em junho, como é habitual.

A mais recente lista de especificações indica que este novo iPhone poderá vir equipado com um processador A10, 2GB de RAM e com um ecrã de 4.2 polegadas. Para além disso, este novo possível modelo de entrada deverá continuar a utilizar o Touch ID como método de autenticação para manter o baixo custo.

No entanto, quanto ao iPhone SE 2, ainda é tudo muito incerto dado que com este modelo a Apple teria que ser capaz de trabalhar para conseguir apresentar quatro iPhones no mesmo ano.

 

Conclusão

Este ano há uma curiosidade implícita relacionada com a linha a seguir, de agora em diante, pela empresa de Cupertino. Isto porque poderá mudar todo o conceito de segurança, de interação e de utilização dos iPhones de este ano para o futuro. Também será curioso ver a evolução do A11 Bionic que, até ao momento, continua como sendo o mais poderoso processador do segmento mobile até ao momento, segundo vários analistas e serviços de benchmark dedicados a este ramo.

Há outras curiosidade, e haverá certamente muito a falar nos próximos meses, até porque, tal como nos anteriores, a máquina produtiva Apple já está a funcionar.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Darwin
    Darwin

    O SE2 deve ter 4.7 polegadas enquanto o iPhone 9 deve ter 5 ou mais polegadas e eliminar a versão plus e deixarão apenas um iPhone com tela gigante que seria o iPhone Xs ou XI. Esse é meu palpite, afinal é o que parece mais lógico, a Apple não lançaria 4 modelos de iPhone no mesmo ano.

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Se o SE passar a ter 4.7′ , deixa de ser SE. Um dos traços desta versão é mesmo o tamanho dele, ao aumentar deixa de ser SE passa a ser mais um iphone. A única coisa que deviam de fazer, a meu ver, era eliminar as bordas, diminuir a espessura, e aumentar as Specs.

      1. Avatar de ApleAllTheTimeWhy
        ApleAllTheTimeWhy

        ‘deixa de ser SE e passa a ser mais um iphone’. Mas… O telefone não se chama ‘iPhone SE’? 😛

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Se retirares as bordas do iPhone SE deves ficar com um ecrã em redor dos 4.7″

    2. Avatar de btn
      btn

      iPhone 8S e Plus…e não 9…

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Espero iphones com preços sempre “inovadores”…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Para 2018, deves ter iPhones mais baratos (iPhone X a 999€ por exemplo), devido à desvalorização do dólar face ao euro graças ao símio laranja.

      1. Avatar de Carlos Costas
        Carlos Costas

        Acredito mais que o X desapareça!
        Não entendo a dificuldade em lerem as entrelinhas – edição de aniversário!
        Não há razão para ficar na linha.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Nem eu!

          A própria fonte disse que o X ia ser substituído directamente, ou seja, tirar do mercado o modelo actual, e por um novo.

          A “imprensa” é que gosta de por picante para ganhar clicks.

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Cada vez mais a Apple fica sem argumentos para aumentar os preços, desta vez foi emagrecer o X e dar-lhe o já tardio ecrã OLED.

    Para este ano prevejo que nada de interessante trará que não sejam preços mais baixos. De resto muita conversa (como sempre…).

    Antevejo que este ano vai ser apenas um refresh de 2017 (para todas as marcas) e só em 2019-2020 teremos SoC em força com 7nm, ecrãs talvez microLED e OLED desdobráveis.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Ai sim? Cada vez a Apple vende mais, e captura mais mercado. Deve ser por isso…

      1. Avatar de Filipe F.
        Filipe F.

        Mas anualmente a quota de mercado desce.. curioso como vende mais mas cada x mais domina menos

        1. Avatar de Helder
          Helder

          https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-50-receitas-telefone-fim-2017/

          Passou de 48.5% a 51.0%.

          Onde é que isso é menos?

          Andas a ler muitas fake news…

          1. Avatar de LR
            LR

            Hélder, 50% das receitas não quer dizer aumento de quota de mercado.
            Se num mercado com duas marcas, uma vende 10 aparelhos a 1000,00 cada um, e a outra vender 20 aparelhos a 400,00 cada um, qual a que tem maior quota de mercado? É obvio que é a dos 20 aparelhos, já que detém 66,66% de quota de mercado. Já a outra tem 33,33% de quota de mercado, apesar de ter uma faturação superior.
            Não confundas faturação com quota de mercado.

      2. Avatar de imparcial se faz favor
        imparcial se faz favor

        deixa de fuma essas cenas

  4. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Tanta especulação tanto tempo antes. Para quê? Basicamente deve tentar acompanhar o que já por cá vai andar à muito.

    E vai fazer o que faz melhor: juntar um bocadinho de todas as peças diferentes que todos os outros telemoveis já têm num só, sem ser o melhor em nada mas um bom pack exageradamente caro

  5. Avatar de JMAbreu
    JMAbreu

    Boa pergunta, o que espero da Apple? que não se justifica o preço. a principal razão de não ter um.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Espero iPhones que continuam a fazer comichão a todos os que dizem mal, mas estão sempre a comentar sobre os mesmos. Até conheço pessoas que odeiam tanto os iPhones que até os conhecem melhor do que os utilizadores dos mesmos… deve ser, doença.

  7. Avatar de Peace
    Peace

    Tanto bullshit

  8. Avatar de no
    no

    Um ios com menos bugs, e que papasse menos bateria era de valor…

  9. Avatar de censo
    censo

    A verdade é que os ifans anseiam sempre pelo próximo modelo dada a desilusão do anterior.

    1. Avatar de imparcial se faz favor
      imparcial se faz favor

      +1000

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Olha o gajo que anda aqui sempre a comentar que tem problemas no seu iPhone no seu iPad, até problemas com as atualizações, etc…

      Ridículo!

      1. Avatar de censo
        censo

        Não deturpes. iPad Air é o único dispositivo Apple que tenho. Está no ios 10, pois a cada atualização tem ficado pior. Nunca o escondi, nem sei porque o faria. Se queres fazer comentários sérios ou ter alguma credibilidade, comenta com correção.

  10. Avatar de Sonia
    Sonia

    Então e agora? Estou quase a vender o meu 7 e em princípio ia comprar o 8 Plus mas com tanta dúvida e novidades a sair, fico sem saber se compro ou espero…
    Venho acompanhando a Apple desde o iPhone 4 e não troco por outra marca simplesmente porque para mim é o top dos smarphones e altamente intuitivo e maravilhoso

  11. Avatar de JRCosta
    JRCosta

    Eu para o Iphone 2018 espero suporte dual SIM… tenho iphone 6 e neste momento equaciono migrar para equipamento android devido a esta funcionalidade.

  12. Avatar de dajosova
    dajosova

    não espero nada… mas aquela câmara saliente no canto é uma “good bosta” 😉

  13. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Quando é o próximo lançamento da apple?

  14. Avatar de RICCIERI
    RICCIERI

    Tem que ter 4 polegadas de tela… Ai sim atualização interna mais nada… para manter o padrão…