Esconda uma janela inactiva no seu Mac

7 Comentários

A forma de cada um de nós trabalhar poderá exigir que haja uma adaptação do sistema operativo que usamos. Mas, cada vez mais, há uma necessidade de adaptar o sistema operativo às nossas necessidades.

Assim, porque podemos precisar de limpar o ambiente de trabalho das aplicações mas não as queremos minimizadas nem desligadas, que tal escondê-las?

pplware_hocus_focus00


A proposta que deixamos hoje é a de esconder as janelas das suas aplicações abertas, mas que durante um determinado tempo deixam de estar activas. Assim, podemos simplesmente fazer desaparecer para o seu ecrã ficar mais “limpo”.

Mas não posso simplesmente fechar a aplicação e quando necessitar dela vou ao ícone e carrego-a novamente?

Sim, claro que pode fazer isso, aliás é o que muita gente faz. Outros utilizadores já têm vários ecrã e comutam à medida que necessitam de ter aplicações abertas sem estarem no mesmo ecrã.

Esta é mais uma opção. O Hocus Focus detecta que certas janelas estão inactivas, embora carregadas e esconde-as, passado o tempo que determinar, para que possa concentrar-se na janela em que está a trabalhar no momento.

 

Esconder Janelas Inactivas no Mac

Como já referimos, essa tarefa vai ficar ao cargo da app Hocus Focus.

1. Descarregue a app gratuita Hocus Focus a partir do site oficial para o seu Mac. Quando terminar de a descarregar, dê dois cliques no ficheiro para extrair o zip da app. Quando extrair a app, coloque-a dentro da pasta Aplicações.

pplware_hocus_focus07

Se eventualmente o sistema chamar à atenção que o Hocus Focus é uma app descarregada da Internet e se tem a certeza que a quer abrir… diga que sim.

 

Apps activas

2. Na barra de menus, verá quais as apps que estão abertas. São as que pode esconder.

pplware_hocus_focus01

 

3. Se colocar o cursor em cima de cada uma delas, poderá usar o slide para definir o tempo de inactividade da janela, antes desta ser escondida.

pplware_hocus_focus02

 

Temporizador

4. Se não quiser os tempos já programados, então defina por si. Tem ali a possibilidade de definir os minutos e os segundos.

pplware_hocus_focus03

 

Definições

5. Pode também criar perfis, desta forma automatiza cenários de utilização e verá que muitas vezes dá jeito ter tudo devidamente organizado e limpo de apps activas. Estas ficarão escondidas até serem chamadas à acção.

pplware_hocus_focus04

 

6. Na roda dentada, na janela de menus do Hocus Focus, vá a Settings. Poderá ver no separador General várias opções, entre elas o de lançar logo no Login do sistema a app, ter uma combinação de teclas para activar perfis… entre outras opções.

pplware_hocus_focus05

 

Perfis

7. Nos Profiles pode criar perfis de utilização. Pode parametrizar o tempo que cada perfil actua perante o grupo de apps carregadas.

pplware_hocus_focus06

 

Conclusão

Esta é uma evolução de uma app que existe há vários anos, o Houdini, lembra-se?

Assim, ficamos com mais uma opção que poderá servir a um determinado tipo de utilizador, principalmente aquele que tem um ecrã sempre carregado de aplicações abertas mas que vagueia pelas ferramentas de tempos em tempos e desta forma poderá manter algumas escondidas, sendo chamadas esporadicamente e outras sempre visíveis, trabalhar lado a lado e em camadas, por exemplo.

Há um vasto leque de utilidades que poderemos dar a esta app. Fica a dica.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Para quê?

    CMD+H não chega?

    1. Avatar de Mr.Lenny
      Mr.Lenny

      ( ͡͡ ° ͜ ʖ ͡ °) … Este navega pelos tubos vermelhos.. huhuu

  2. Avatar de Mr.Lenny
    Mr.Lenny

    ( ͡͡ ° ͜ ʖ ͡ °) hummmm O que você quer dizer?

  3. Avatar de int3
    int3

    podiam era melhor a navegação de múltiplas janelas do mesmo programa…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      melhorar como? tens o exposé/Mission Control para navegar só entre janelas do mesmo programa e tens atalhos de teclado para ir saltando entre janelas do mesmo programa sem usar o exposé

    2. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Melhorar? Fogo, não te chega a Exposé do Mac? A mim chega! E uso várias janelas ao mesmo tempo!

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Preferências de Sistema > Teclado > Atalhos > Teclado > Mover o foco para a janela seguinte

      Metes lá o atalho de teclado que queres.

      Ou se quiseres com Exposé: fn+f3