Epic Games avança com processo contra a Apple na Europa devido às taxas das apps

7 Comentários

O problema entre a Apple e a Epic Games teve início em agosto de 2020. Tudo começou quando a marca da maçã baniu o popular jogo Fortnite da App Store. Tudo porque a criadora criou uma forma de contornar o pagamento de taxas da loja de aplicações. A situação entre ambas as empresas fez correr muita tinta, mas há mais novidades.

A Epic Games moveu agora um processo contra a Apple na Europa devido às taxas aplicadas na App Store.



Epic Games processa a Apple na Europa

A criadora do Fortnite, Epic Games, moveu nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, uma ação contra a Apple na Europa. O motivo são as práticas abusivas e anticompetitivas da marca da maçã. Este processo inicia assim mais um capítulo da novela de polémicas e ações judiciais entre ambas as marcas.

De acordo com a criadora de jogos, a Apple beneficia diretamente ao suprir a concorrência através da promoção de práticas restritivas aos sistemas de monetização e distribuição de apps no iOS. Em suma, trata-se de uma prática de abuso de poder que coloca assim a Apple numa situação de violação das regras de concorrência da União Europeia.

Leia também:

No comunicado oficial onde a Epic Games anuncia esta ação, pode ler-se logo no início em letras maiúsculas “Europe Free Fortnite”.


Neste sentido, vamos então aguardar pelo desenrolar desta ação e eventual reação da Apple.

Como começou o conflito entre a Apple e a criadora do Fortnite

A Apple e a Google aplicam uma taxa de 30% nas transações realizadas nas suas lojas de aplicações, AppStore e Google Play. No entanto, alguns programadores, criadores de conteúdo e até mesmo consumidores consideram esta percentagem excessiva, abusiva e ainda anticompetitiva.

Então, de forma a passar por cima desta taxa, a Epic Games deu a oportunidade aos jogadores de pagarem diretamente a si, no popular jogo Fortnite. Como seria de esperar, nem a Apple nem a Google gostaram da ideia e, como consequência, baniram o jogo das suas lojas de apps.

Imagem Fortnite no Safari do iPhone voa Nvidia Geforce Now

Na tentativa de reverter a decisão da Apple, a Epic recorreu ao tribunal que lhe deu parte da razão, mas manteve o jogo banido da App Store. Por sua vez, a Apple removeu a conta da Epic Games da sua loja de apps.

A empresa de Cupertino levou ainda a criadora de jogos a tribunal por quebra de contrato, dizendo que a Epic desrespeitou os seus compromissos contratuais e as suas condutas desadequadas causou danos significativos à Apple. A marca de Cupertino considera que as suas ações foram realizadas de boa fé de forma a promover os interesses comerciais legítimos, com o objetivo de promover, encorajar e até aumentar a concorrência.

Para já este processo ficará pendente e a decisão a será conhecida apenas em maio de 2021. Por sua vez, a Epic Games conta com o apoio do Facebook na batalha contra as práticas injustas da Apple.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    ” Por sua vez, a Epic Games conta com o apoio do Facebook na batalha contra as práticas injustas da Apple.”

    Que raio de frase !
    Mais vale dispensar os tribunais .
    Já agora , porque nunca processam a Google . Nos últimos tempos é processos atras de processos contra a loja da Apple , mas contra a google nickles …

    Abc

    1. Avatar de gabs
      gabs

      Não processam a google porque podes instalar facilmente aplicações fora da play store (ainda que tenhas algumas “barreiras” que são fáceis de contornar onde normalmente é tocar apenas numa opção. “permitir instalar aplicações fora da play store”)

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Nao foi isso que eles afirmaram , e não me estava a referir apenas a este processo.
        Ontem foi por causa de jogos de sorte e azar …

        Abc

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Penso ser esse o maior problema que eles tem com a Apple.
        Para se poder instalar aplicacoes no dispositivo é necessario a autorizacao da Apple. Se a Apple assim o quiser nenhuma empresa instala aplicacoes nos dispositivos

  2. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    outra vez arroz….

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Não conseguem nos US, vêm tentar para cá.
      Engraçado que eles dizem que a apple não tem direitos sobre o fruto do trabalho deles, no entanto eles querem ter direitos sobre o fruto do trabalho da apple.. grande logica.
      A seguir vou lançar um produto e pedir às lojas que coloquem nas suas prateleiras sem custo ou ao custo que eu achar justo… o que se seguiria?

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Arrendas uma casa. assinas contrato para 500€ de renda. moras na casa 1 ano. decides que só queres pagar 250 porque achas que o senhorio te está a lesar e que a casa não vale isso.
    Tenho uma loja. Queres vender o teu produto na minha loja. Aceitas as condições, justas ou não, impostas por mim para aceitar vender o produto. Lembras-te e decides que afinal, as condições que concordaste, não são justas…
    Não está em causa se os 30% são justos, e até acho que possam ser excessivos, mas são as regras e só aceita quem quer.