Em breve vai poder apagar apps da Apple do iOS e mudar as que usa como padrão

23 Comentários

Fruto das novas regras da União Europeia, o iOS tem mudado muito. A Apple viu-se obrigada a mudar o sistema do iPhone e dar aos utilizadores uma liberdade maior, que não existia. A gigante americana anunciou agora mais um passo e em breve será possível apagar apps da Apple e mudar as que são usadas por padrão.

Apple aplicações Europa iOS iPhone

Em breve poderá apagar apps da Apple do iOS

A Apple anunciou alterações significativas nas atualizações do iOS e do iPadOS 18, previstas para serem lançadas até ao final deste ano para os utilizadores da União Europeia (UE). Estas atualizações darão aos utilizadores da UE a capacidade de eliminar determinadas aplicações padrão nos seus dispositivos e fazer mais alterações nas aplicações padrão.

Os utilizadores poderão em breve remover aplicações como a App Store, Mensagens, Fotografias, Câmara e Safari dos seus dispositivos. No entanto, as aplicações Definições e Telefone permanecerão indeléveis. A Apple afirmou que estas alterações são feitas para cumprir os regulamentos da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da UE.

A Apple prevê criar um espaço especial nos iPhones para facilitar aos utilizadores a alteração das aplicações iOS padrão. Esta mudança permitirá aos utilizadores gerir mais facilmente opções padrão, como navegadores, clientes de e-mail, aplicações de loja e programas NFC.

Apple aplicações Europa iOS iPhone

Poderá mudar as que usa como padrão no iPhone

As atualizações do iOS e do iPadOS, esperadas ainda este ano, também permitirão aos utilizadores gerir as definições de padrão relacionadas com muitas apps. Falamos das chamadas telefónicas, mensagens, gestão de palavras-passe, bloqueio de chamadas indesejadas e layouts de teclado. Além disso, a Apple comprometeu-se a oferecer opções padrão para aplicações de navegação e tradução até à primavera de 2025.

Esta medida obrigatória da Apple é vista como um passo significativo no sentido de conceder mais liberdade aos utilizadores da UE e de cumprir as pressões regulamentares. Estas alterações proporcionarão aos utilizadores um maior controlo sobre a personalização dos seus dispositivos e oferecerão uma flexibilidade notável no ecossistema fechado da Apple.

Com esta alteração, que muitos esperavam há vários anos, a Apple abre mais o iOS e dá liberdade aos utilizadores. A prova disso foi já dada com a chegada das lojas externas de aplicações, ainda que tenha sido uma imposição da UE.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Welcome to 2024.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    loucada união europeia.

    o “sofisticado” iOS faz finalmente o que um android de 2014 faz 🙂

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Vão ser aos magotes os que vão usar essa liberdade, “que muitos [os que usam Android?]esperavam há vários anos” 😉
    E por que é que a UE não dá liberdade para instalar a versão iOS-Resto do Mundo ou a versão iOS-UE?

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      Vais a https://ipsw.me/ , fazes uma instalação limpa a partir do itunes, escolhes a região mundial que queres. a partir dai podes ter a versão norte americana se assim o entenderes

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    O iOS a ficar cada vez mais android com estas leis estúpidas. Depois ficam muito intrigados de não haver Apple intelligence na Europa…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      tens acções da apple? é que só pode. dar poder e escolha ao consumidor é bom para todos nós

      1. Avatar de Nome
        Nome

        Não sou utilizador iPhone mas, o utilizador já tem poder de escolha. Alguém te obriga a comprar iPhone ou te impede de escolher smartphone Android? Não! Logo, tens poder de escolha. Seja qual for a plataforma, haverá sempre “Pros” e “Contras”, mas o poder de escolher é teu. Podes até escolher nem ter smartphone ou telemóvel de todo.

        1. Avatar de nhecos
          nhecos

          E alguém te obriga a apagar apps da Apple ou usar outra loja que não a da apple?

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Obriga-me a instalar o iOS-UE, mais inseguro que o iOS-Resto do Mundo.
            Alguém acredita que, mesmo que o utilizador não as apague, o facto de Apple ter que alterar o iOS-UE para permitir apagar apps do sistema, como App Store, Mensagens, Fotos, Câmera e Safari e substituí-los por outras – não tem consequências em termos de segurança do sistema?
            Vejo o pessoal do Android muito animado com o: “Ai bate o pé, bate o pé, … iOS igual ao Android é que é!” E vejo a UE a falar de concorrência, que isso cria mais oportunidades para as apps concorrentes e que isso é bom para os consumidores. O que nunca vi foi uma palavra da UE a garantir que isso não enfraquece a segurança do sistema, que é o que a Apple não se tem cansado de repetir.
            Quando a UE tem uma solução simples – deixar os consumidores instalar a versão iOS-UE ou a versão iOS-Resto do Mundo.

          2. Avatar de nhecos
            nhecos

            ” mais inseguro que o iOS-Resto do Mundo” – tens evidências disso?

          3. Avatar de Nome
            Nome

            @nhecos
            Vamos lá a ser se consegues entender.
            Não és obrigado a comprar/usar iPhone, se o fazes é consciente de que o iOS não é o Android e não terás o mesmo tipo de liberdade que tens no Android. Se compras um iPhone sabes previamente o que podes ou não fazer, qualquer pessoa com bom senso informa-se antes de gastar mais de 1000 Euros num equipamento, portanto, estás a aceitar o smartphone e o SO tal como ele é, logo, ninguém te está a obrigar a nada. Ninguém te aponta uma arma à cabeça e obriga a comprar iPhone. Se não gostas do iOS, seja porque motivo for, então o iPhone não é para ti [ponto]

          4. Avatar de Quim Formação
            Quim Formação

            @nome
            estas pessoas não querem saber. se tivessem poder a Apple nem sequer direito de existir teria
            a Apple simplesmente não tem direito de fazer o software como bem entende apesar de haver alternativa e a alternativa ter MAIS utilizadores do que eles

      2. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        Por essa lógica de poder de escolha, é o mesmo que dizer que gosta de BMW, mas prefere usar com um motor Mercedes. Então a Europa havia de obrigar os fabricantes dos carros a deixar os clientes escolher a marca de motores que gostavam, ou o layout do Infotainemnt. O iPhone faz parte de um ecossistema, e quem tem produtos Apple sabe isso. Não paga apenas por causa do iPhone, paga por um conjunto de apps, sistema e ecossistema, para não se chatear com configurações, alterações, personalizações e outras coisas acabadas em ões.

    2. Avatar de nhecos
      nhecos

      A Apple não disponibiliza Apple Intelligence na Europa e noutros países, simplesmente porque não consegue garantir imediatamente que está a cumprir com as leis de privacidade, dados pessoais e de direitos de autor em cada país.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Tens que ler o que diz a Apple em vez de inventar. O que está em causa é a aplicação da Lei dos Mercados Digitais. Ou seja, que as apps do sistema usarem Apple Intelligence, como a app Fotografias, sem os mesmos recursos serem disponibilizados às apps concorrentes, poderem contrariar a Lei dos Mercados Digitais da UE. À cautela, preventivamente, não vai incluir esses recurso da Apple Intelligence na versão iOS 18-UE.
        Se a questão fosse, como dizes, o cumprimento das leis da privacidade, dados pessoais e direitos de autor, só a UE é que tem leis? A Apple Intelligence só não cumpria as leis da UE nesses domínios?

        1. Avatar de nhecos
          nhecos

          Isso é o que a Apple diz no que toca à UE. Mas o facto que a Apple Intelligence apenas está disponível nos EUA.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Na versão 18.1 para developers está disponível para todos, exceto UE e China. Ia ser diferente na versão final porquê?

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Onde e que o Android deixa apagar as apps da google sem andar a inventar?

    1. Avatar de nhecos
      nhecos

      Se não podes apagar as apps da google é porque o fabricante assim o definiu, não porque a google não deixa ou o Android não o permite. É a mesma razão pela qual muitos Androids vêm com apps das operadoras ou dos fabricantes que não consegues desinstalar (o que também devia ser proibido).
      Mas no geral podes sempre pelo menos desativá-las e definir outra como a usar por defeito. Por exemplo, existem várias apps disponíveis para chamadas, galerias de fotos, etc,

    2. Avatar de Quim Formação
      Quim Formação

      não deixa
      mas espera aí, que há de vir um cromo explicar como se saltares mil aros e fizeres root também dá

    3. Avatar de joão
      joão

      Isso era o que eu também queria!!!

      Remover uma série de lixo da Google e do Fabricante… mas nem para desactivar dá……. uma verdadeira porcaria, é o que é!!!

      (supostamente, a UE já devia ter leis para isto… só não entendo é porque é que ainda não esta em vigor)

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Não percebo o vosso título.

    Já se pode apagar apps da Apple no iOS há bastante tempo.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Certo, mas agora alargaram o leque e passaste a poder mudar apps que eram basilares no iOS