É mais provável os utilizadores trocarem um iPhone antigo do que um Android

41 Comentários

Praticamente todos os dias surgem notícias e estudos curiosos relativamente ao mundo tecnológico. Muitos deles acabam também por causar alguma polémica justamente devido às suas conclusões.

Nesse sentido, um estudo recente concluiu que é mais provável os donos de iPhone trocarem o seu telefone antigo do que quem tem um Android.



Um novo estudo da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) realizado nos EUA e divulgado nesta segunda-feira (13), revelou algumas informações curiosas acerca do destino dado aos smartphones antigos. Os dados incluem a quantidade de utilizadores de iPhone que vendem ou trocam os seus equipamentos, comparativamente aos donos de smartphones Android.

iPhones antigos encontram-se em melhores condições

De acordo com os resultados apurados, os iPhone usados costumam encontrar-se em melhores condições quando comparados a dispositivos com o sistema operativo da Google. Como exemplo, mais de 65% dos iPhones usados ao longo de 12 meses encontram-se com o ecrã em boas condições. Já essa percentagem baixa para 60% quando se trata de telefones Android.

Mas a situação muda de figura quando se fala das condições da bateria. Após um ano de utilização, apenas 23% utilizadores do iPhone indicaram que a bateria do telefone durou por um dia inteiro sem novo carregamento. Por sua vez, 30% dos donos de um Android conseguiram usufruir de uma carga de bateria durante 24 horas ao longo de 12 meses.

Imagem carregamento reverso iPhone 12 Pro

Por outro lado, é baixa a quantidade de equipamentos que ficam completamente inutilizáveis depois de um ano. Tanto no iPhone como no Android, menos de 10% dos utilizadores partiram ou danificaram completamente os seus smartphones no período de 12 meses. Além disso, menos de 20% notou que a bateria durava apenas algumas horas.

Um dado curioso notado pelo CIRP é que à medida que os telefones se tornam mais duradouros os utilizadores demoram mais tempo a trocá-los por outro.

iPhones antigos mais frequentemente trocados do que os Android

Os resultados revelam também que menos de 10% dos utilizadores de iPhone e Android venderam os seus telefones antigos.

Contudo, enquanto a grande maioria dos donos do sistema da Google mantém os equipamentos antigos, quase 30% dos utilizadores com um iPhone antigo os troca ou vende.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Man do tasco
    Man do tasco

    Estudo revela que os pobres nao trocam de telemovel até avariar

    1. Avatar de v99
      v99

      Está enganado. Mas é claro que você deve ser um miúdo que da vida não sabe nada. Seria interessante o pplware fazer um daqueles inquéritos para apurar a média de idades das pessoas que aqui comentam.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Desculpem mas por um lado ele tem razão.
        Maior parte das pessoas compra um telemóvel e vão usando até não dar mais.
        Aquelea que trocam é uma parre do mercado, geeks e jovens que querem sempre o ultimo grito.
        Eu também vou tentando usar o smartphone até não dar mais.

    2. Avatar de LR
      LR

      O teu comentário revela que a parvoíce pode atingir qualquer um, mas que és claramente favorecido nesse campo.

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Nunca percebi bem essa coisa de darem 400€ e 500€ por um iphone em segunda mão quando com esse valor podem adquirir algo novo e, por vezes, até com melhores specs.

    Será apenas a vaidade desmesurada de exibir uma maça ratada ou há algo que me escapa?

    1. Avatar de O°O
      O°O

      O que adianta a mim comprar um smartphone com as tais specs melhores se não tem iOS?
      Eu tenho MacBook, iPad, Apple Watch, AirPods, HomePod e Apple TV, e com isto quem é o inteligente que vai compra um Xiaomi ou Samsung ou um xinguian da vida. (Estou a falar de mim, e como eu milhões de pessoas).

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Podes ter um bom PC, tablet, smartwatch etc… Com o sistema que quiseres, com qualidade e por muito menor preço?

        1. Avatar de Pedro Passos Coelho
          Pedro Passos Coelho

          Com esse dinheiro compras um bom PC, tablet, smartwatch, carro e dá para pagar umas férias com tudo incluido em Fuerteventura.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Lol, os vossos padrões são muito baixos.

        2. Avatar de º-º
          º-º

          Se tenho posses para ter a melhor experiência, para quê gastar menos dinheiro e não ter a experiência que desejo.

          1. Avatar de Susana
            Susana

            Boa noite,

            Sem qualquer dúvida. Concordo plenamente. Quem pode compra aquilo que quiser e acabou. No entanto se me puder apenas esclarecer, por pura curiosidade, o que é para si a melhor experiência?

      2. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Isso é o que na medicina chamam de “Síndrome de Estocolmo”. És refém e gostas.

      3. Avatar de honorato
        honorato

        eu tinha tirado a carta comprado um carro com esse dinheiro gasto em produtos que tirando a marca logo da maça comida valeriam 150€. um pessoa que compre apple nao compra o produto esta a pagar o logotipo da marca. desde quando um telemóvel pode custar 900-2000€ se fosse um pc topo de gama ok compreendo agora um telemóvel….

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Eu compro iPhone porque correm iOS. Existem smartphones mais baratos mas não correm o sistema operativo que estou familiarizado.

      Como só mudo de dispositivo a cada 3 ou 4 anos o custo é irrelevante

    3. Avatar de jlxpmme
      jlxpmme

      Ou há quem prefira iPhone ou é um conceito demasiado confuso? Nem toda a gente compra ou gosta de iPhones por vaidade.

    4. Avatar de v99
      v99

      As pessoas compram pelos mais variados motivos , alguns porque podem outros porque gostam, sim alguns também compram por vaidade, outros são mesmo fieis a marca, há de tudo. É como tudo.

    5. Avatar de Ops
      Ops

      Lucas,

      Eu concordo contigo.. mas tens que entender que tem este ecosistema, dificilmente quer sair dele. A Apple tem isso que ao longo dos anos e por razões óbvias, falta no concorrência.

      E há outra questão, se comprares um iphone tens mais anos de updates que um android regular.. e isso tbm pesa bastante.

      Pessoalmente, preferia sempre comprar tecnologia nova, nem que mude mais vezes, preferio pagar menos dinheiro duma vez e ir pagando para ter acesso a novas inovações.

    6. Avatar de jonas
      jonas

      “Nunca percebi bem essa coisa de darem 400€ e 500€ por um iphone em segunda mão quando com esse valor podem adquirir algo novo e, por vezes, até com melhores specs.”
      Eu não percebo é dar 500€ por um smartphone, podendo dar 100€. Nem que tenha de comprar outro ao fim de 3 anos, com 500 euros dá para 15 anos. (Penso que o iphone não dura 15 anos)

      1. Avatar de Luis Miguel
        Luis Miguel

        Se os nokias dos anos 90 duram até hoje porque não um iPhone?

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pois… Eu se tivesse nos USA talvez contasse compara os números da troca de um iPhone antigo por um equipamento com Android…
    Tenho o iPhone 7 e estava a pensar trocar este ano pelo novo iPhone, mas sinceramente, o novo iPhone não me convenceu em nada!
    A apple continua a usar baterias que duram pouco comparando com outras marcas, a nível de hardware a apple tem mostrado uma enorme resistência em fazer upgrades significativos. O iPhone 13 ainda não tem um ecrã de 120Hz no entanto, existem outras marcas com equipamentos mais baratos que têm ecrã de 120Hz se me disserem que a qualidade do ecrã não é tão boa, posso concordar sim.
    A Apple tem um touch ID que funciona muito bem, porquê não meter por baixo do ecrãs e manter o face ID?
    Porquê que ainda temos aquele notch?! São bem poucas as marcas de android que têm equipamentos com notch!
    Porquê que ainda temos “besels” tão grandes nos iphones? Ha outras marcas que praticamente já nem existem!
    Acho que este ano a Apple tinha tudo para matar a concorrência com o iPhone 13 e optou por fazer um copy-paste do iPhone 12 mudando apenas algumas vírgulas.

    Já sei que os fan boys vão vir dizer que tem o novo cinematic não sei das quantas e bla bla bla, mas quantos de nós, comuns mortais, vamos usar essa funcionalidade?

    1. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Ola Pedro tudo bem?
      Para que serve um ecra de 120hz?
      Obrigado, cumps

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Olá, está tudo e consigo?
        http://www.google.pt

        Cumps,

        1. Avatar de Luis Rosalino
          Luis Rosalino

          Pedro eu sei da existência do google mas preferi perguntar a uma pessoa que tem conhecimento da matéria em vez de pesquisar, chama se partilha de conhecimento e conversa.
          Hj em dia é mt difícil falar sobre alguma coisa com alguém em foruns online pq vêm sempre com a história do google. Pronto se não queres falar não fales, obrigado na mesma.
          Abraço

      2. Avatar de XneloX
        XneloX

        Para veres as notificações mais rápido!

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não necessita, os gamers usam um blackshark ou rogphone. trata-se simplesmente se o preço sobe têm que oferecer mais e não o mesmo.

        1. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          Juntar gamers e smartphones na mesma frase é o mesmo que juntar Famel e moto gp.

  4. Avatar de Aybara
    Aybara

    Este tipo de estudos focados exclusivamente no mercado americano não dizem muito para o resto do mundo. Relembro que o iOS tem um market share na America do Norte superior a 50% contrastando com os cerca de 20% da Europa.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      O mercado europeu não é homogéneo. Certos países o iOS conta com 40%-50% do mercado. Outros menos de 10%.

      Por isso é difícil falar da Europa como um todo.

      Eu conheço muitas poucas pessoas com um smartphone Android, por isso um iPhone não é nada exclusivo. Pelo contrário, é completamente banal.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        “Eu conheço muitas poucas pessoas com um smartphone Android, por isso um iPhone não é nada exclusivo”…sabes qual é o valor estatístico dessa observação, não sabes ?

      2. Avatar de Aybara
        Aybara

        Portugal: Android 75% vs 25% IOS
        Alemanha: Android 67% vs 31% IOS
        Espanha: Android 79% vs 20% IOS
        França: Android 69% vs 29% IOS
        Holanda: Android 62% vs 36% IOS
        Itália: Android 75% vs 22% IOS
        Dinamarca: Android 57% vs 42% IOS
        Polónia: Android 93% vs 6% IOS
        Rep. Checa: Android 79% vs 21% IOS

        Não é difícil de falar da Europa como um todo, os dados são públicos e de fácil acesso. Nos espaço económico europeu, tirando os países nórdicos (Suécia, Dinamarca) os valores são bastante homogéneos com Android a ter cerca de 3/4 da cota de mercado.

        Se conheces poucas pessoas com smartphone Android provavelmente estás numa bolha outlier em termos estatísticos.

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Como eu te disse e tu acabas por verificar com esses resultado alguns países tem percentagens muito mais altas que outras. Eu não disse nada de errado.

          Como vivo numa capital de um desses países nórdicos e convivo maioritariamente com pessoas de classe média é pouco comum ver alguém com Android (e é fácil de verificar porque na lista de contactos aparece o símbolo de FaceTime nos contactos com dispositivos iOS).

          Ninguém disse que não era uma bolha. Mas só prova o quão pouco homogéneo o mercado é, porque existem muitas destas bolhas por diferentes países e cidades.

          O oposto acontece quando vou a Portugal. Eu só originalmente do interior norte e é muito raro ver alguém com iPhone. Ainda hoje muitas lojas ficam confusas quando pago por contactless com o telemóvel e tenho que lhe explicar que não é MBWay.

          Mas se for a Lisboa já não é tão extremo e já se vê muito mais dispositivos com iOS. Mesmo país, zonas diferentes.

          Como disse, a percentagem entre iOS e Android varia bastante entre países e cidades. Não é preciso ser génio para ver isso com os próprios olhos. Aproveita agora que as viagens estão mais baratas e vê por ti mesmo.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Continuas sem entender qual o valor estatístico das tuas observações,..

          2. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            O homem acabou de mostrar dados estatísticos que contrariam basicamente tudo o que escreves..

            Continuas a comparar a tua experiencia que se resume a tua lista de contactos com dados de países com milhões de pessoas.

            É o mesmo que um gajo que vive no yakutsk dizer que conhece poucas pessoas que usem havaianas.

  5. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    “apenas 23% utilizadores do iPhone indicaram que a bateria do telefone durou por um dia inteiro ”
    Como assim?

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      São aqueles que compraram o iPhone pelo status e não sabem trabalhar com ele a não ser receber chamadas e e …

  6. Avatar de Mika
    Mika

    Mas cada uma não é livre de comprar o que bem lhe apetecer e da forma como lhe apetecer? Esta guerra entre Android vs iOS é para chegar onde ao certo? Ainda não perceberam que não ganhamos nada com isso?

    O povo Tuga não tem mais nada para pensar a não ser o que se passa na casa do seu vizinho?

    Epa vem aí eleições, em vez de estarem a perder tempo com esta guerrilha inúteis vão mas é ler sobre quem nos (des)governa para poderem votar informados.

  7. Avatar de Ru
    Ru

    Eu não compro iphone por ter um sistema operativo fechado, e não dar para trocar por outro a meu gosto.
    O preço (considero caro) no meu caso torna-se irrelevante, porque mesmo que fosse de borla não daria para o uso que necessito.
    Para uns funciona muito bem, e para outros que o têm não corresponde às expectativas. Há que saber comprar à medida em que se necessita, fazer compras informadas.

  8. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Um estudo recente aqui publicado mostrou que cada vez menos gente tem ou compra iPhones…

  9. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    Desculpem lá, mas já dizia o poeta Herman José, As opiniões são como as vaginas, cada um tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la…
    Então cá vai…
    Eu creio que isso de haver pessoas que compram caro para ter o iOS e tudo o que a maçã e o seu ecossistema proporciona, não se prenda com “questões monetárias”, hoje, quem quer iPhone, vai à loja da NOS, MEO ou Vodafone (dependendo do seu operador) e compra a prestações…já paga o serviço lá em casa, portanto, mais euro menos euro…é tudo igual…ou então o cartão Fnac também resolve…agora há outros motivos…como por exemplo…apps exclusivas para iOS…como o Lumafusion…que só existe para iOS e é muito poderoso…o GarageBand que transforma o iPad num autêntico estúdio de gravação..portanto…não se trata de “estar na moda” ou exibicionismo…pra isso, um topo de gama da Xiaomi por exemplo, daria bem conta do recado, mostrando que mesmo sendo mais barato, tem melhores câmeras, baterias com capacidade que impressiona (o novo Mi 11 Pro por exemplo que traz bateria com materiais em grafeno e traz 5000mAh para o smartphone)…
    Agora, outra coisa que gostaria de saber…e que já falaram anteriormente nos comentários deste post…é sobre a experiência da Apple…e eu pergunto assim…mas qual experiência?
    Aquela em que constantemente procuras alguém que tenha um cabo Lightning (e que não seja daqueles do chinês) que te safe porque a bateria do teu i.Phonix está nas lonas?
    Aquela em que (e agora olhando para a realidade portuguesa), queres ver o Benfica a jogar enquanto vais descansadinho na viagem de combóio mas não consegues porque…guess what…não há MobDro para iPhone…nem algo parecido…
    Aquela em que…a Apple anunciou uma nova feature…agora já podes ver um filme com o teu amigo do FaceTime ou do iMessages ao mesmo tempo…aaaah, mas só suporta ALGUMAS aplicações…como HULU (que nem sequer existem em Portugal), NBA…ui…toda a gente em Portugal vê NBA….exato, exato….ESPN ???? qual é o tuga que vê isso? PlutoTV…nem existe em Portugal…e a lista até ia mais longa mas basta verem o keynote da apresentação do seu SharePlay…

  10. Avatar de V.T.
    V.T.

    Lá se vai a teoria das actualizações às urtigas…

    Na minha experiencia, o que tenho constatado é que a malta dos Samsung conserva mais tempo os seus aparelhos do que a malta dos iPhones. Para mais com o constante esgrimir de argumentos de parte a parte, e um dos grandes argumentos de quem tem iPhone são precisamente as actualizações. Mas o que é certo, é que a realidade é que os Samsunguianos temos os aparelhos mais tempo do que os iPhonianos. E não me venham com a questão do preço, pois os Samsungs em causa são tão ou mais caros do que os iPhones, pois são Galaxys linha S.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, bem pelo contrário, pelo facto da Apple manter os iPhone atualizados consegue hoje ter mais de mil milhões de iPhones ativos. Com isso consegue algo que a Samsung nunca conseguirá, uma rede como a rede Encontrar com uma teia gigante de proteção aos dispositivos dos proprietários.

      Os Samsung têm perdido mercado para os smartphones chineses e hoje a Samsung está muito dependente da Google. Ai tentar levar o Tizen para os smartwatches perdeu uma boa fatia de mercado para a Huawei e Xiaomi e agora corre atrás do prejuízo. Apesar de terem muito bom material, continuam a duplicar serviços da Google, e isso só confunde o utilizador e provoca uma utilização confusa nos Samsung. Se a Samsung de facto fosse forte como dizes, avançava com o seu Tizen, com a sua loja de apps, com os seus serviços e largava a depend|encia da Google. Mas sabes bem que não é nada forte, é dependente da Google e está a perder mercado para a Apple, no segmento Premium e para a Xiaomi no segmento de entrada de gama.

      Apesar disso, a Samsung tem tentado unificar a sua estratégia para permitir uma vida mais duradoura aos seus dispositivos. Pena não ter conseguido manter o Note.