Afinal o e-mail do macOS da Apple não é tão privado como se pensava

23 Comentários

A Apple tem seguido uma linha muito rígida no que toca à privacidade e à segurança dos dados dos utilizadores. Faz questão de assegurar as mais modernas e seguras formas de manter privadas a informação.

Mesmo com toda esta filosofia, a marca não está imune a problemas. O mais recente, agora descoberto, dá conta de que surpreendentemente as mensagens de e-mail do macOS não estão privadas e podem ser acedidas.

Apple e-mail macOS privado segurança

Uma falha grave no macOS da Apple

Descoberto por Bob Gentler, este problema de segurança foca-se nas mensagens de e-mail que estão armazenadas no macOS. Ao contrário do que se pensava, as mensagens cifradas não estão devidamente protegidas. É “simples aceder” a parte destas e quebrar a segurança das mesmas.

Quem usa a app Mail da Apple está exposto e vê assim comprometida a segurança que este tipo de mensagens tem associada. Tudo está num simples ficheiro que a Siri gera e onde está a guardar este texto em claro.

Caso seja eliminada a chave de cifra das mensagens, estas continuam disponíveis e podem ser acedidas. Mesmo não sendo o acesso à mensagem completa, o problema reside em que o acesso existe e permite ler parte da mesma.

O problema de segurança está no e-mail

Apesar de ser uma falha grave, esta requer, contudo, situações específicas para os utilizadores estarem expostos. Obriga a que estejam a usar a app Mail, que sejam enviadas mensagens cifradas e que a encriptação do disco esteja desligada.

O ficheiro que está a criar o problema pode ser removido, retirando esta app das configurações de aprendizagem da Siri. Este passo de ser executado nas últimas 4 versões do macOS, sendo estas as que estão expostas ao problema.

A Apple, entretanto, já reconheceu o problema e está a trabalhar ativamente na sua resolução. A marca assumiu que certamente muito em breve terá uma solução para o problema. Este será, naturalmente, disponibilizado a todos.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Por algum motivo INTERNET e PRIVACIDADE não rimam…

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Nada tem a ver com internet.
      No Mac o Siri, em determinadas situações, guarda mails não codificados.
      Tens que ir ao próprio Mac aceder a eles. Não é um ataque remoto.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Amigo,quando escrevi INTERNET é claro que me estava a referir ao geral do mundo virtual e não apenas aos emails.E nunca ouviu (ou leu) dizer que a própria Google lia uma partte significativa dos emails enviados pelo Gmail? Se a Google o fazia (faz ainda!) quem me diz que a Apple(ou outro provedor qualquer) não o faz também? E para que é necessário um “ataque remoto” quando são os próprios desenvolvedores a fazelo..?!

  2. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    É surpreendente isto não estar inundado de comentários dos aproveitadores do costume a cascar na Apple. A Apple perdeu mesmo o protagonismo que tinha, já era…

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem pelo contrário. Sempre foi assim, e sempre que assim for, a Apple mostra o quanto não é indiferente. Por isso vende muito e continua a ser líder em vários mercados. Pretende-se que seja melhor, até porque os que usam, os que não usam e os que nunca vão usar, estão todos de olhos em cima. Ao contrário de qualquer outra marca, na Apple nada passa despercebido. Já no tempo de Steve Jobs era assim, e agora assim é. 😉 Contudo, ano após ano vende mais, cresce, espalha-se nos vários segmentos e se não é a melhor, é das melhores.

      Vemos ainda o seu domínio no segmento dos smartphones, novos, usados e recondicionados (embora hoje tenha concorrentes com produtos fantásticos), ainda é das marcas que mais vende. Nos smartwatches não dá chance. Luta no mundo dos auscultadores pelo pódio, com os AirPods e os Beat. Nos tablets continua sem concorrência. Nos computadores, continua a vender bem e está sempre nos primeiros do mercado, mas este é um mercado com muita oscilação na última década (mas continua a marcar o mercado com propostas icónicas, como sempre o fez).

      No que toca a software, não tem a liderança no sistema operativo (o Windows não dá hipótese), mas mantém nas suas plataformas um sistema para cada uma (macOS, iOS, iPadOS, audioOS, tvOS e watchOS), ao passo que as outras marcas não têm. Umas usam o sistema operativo da Google e a Google não tem segmentos como tem a Apple. A Microsoft agora já usa Android, porque não conseguiu dar continuidade ao mobile.

      Ainda sobre software, cada vez vemos mais marcas a desenvolver para macOS. Um exemplo é a Corel, que durante décadas não fez questão de ter o Corel Draw no ecossistema Apple. Vergou. Além disso, o melhor que a Google faz, o melhor que a Microsoft faz, está no ecossistema Apple.

      Nos serviços, bom, aqui a Apple desde “quase sempre” teve o mérito de levar sempre na liderança alguns dos seus serviços. O iTunes foi pioneiro de um mercado de venda de música, depois as lojas de apps seguiram as pisadas, estas estão cada vez mais recheadas e fortes. Trazem milhões à Apple e têm alguns atributos únicos. Por exemplo, a Apple é a maior empresa do mundo em termos de cartões de crédito ativos dos seus clientes. Tem a Apple Music, não sendo o primeiro do pódio, está a caminhar para atacar o primeiro lugar (vamos ver se conseguirá bater o fantástico Spotify).

      No que toca à TV. Bom, com a Apple TV+ a Apple está já a dar passos para crescer aqui também (mas a Netflix e a HBO são gigantes). A Apple aqui ainda é fraquinha em quantidade, mas qualidade está no bom caminho. Daqui a um ano veremos.

      Portanto, como podes ver e ainda há muito mais, a Apple nunca esteve tão forte, tão grande e com tanta oferta. Atualmente caminha para oferecer alguns serviços na área do bem-estar e da saúde, o que vai catapultar a marca noutras direções, onde já semeou a sua presença.

      1. Avatar de Naphius
        Naphius

        Mas desistiu do mercado de servidores. Tinha o server que depois migrou para uma aplicação (que ainda assim funcionava bem) mas agora desapareceu completamente assim como os seus dispositivos de rede. Para quem tinha uma pequena empresa a app server era ouro sobre azul pois alem de ser barata era simples e funcionava (ainda funciona porque continuo a manter a mesma (mas já não tem atualizações (as que tem não tem os mesmos serviços)

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, não tinha viabilidade, o mundo dos servidores não é rentável para o modelo de negócio da Apple. São mercados com operadores dedicados de muita qualidade. Por exemplo, a IBM é parceria da Apple, a Cisco é parceira da Apple estas duas empresas são lideres em vários segmentos. Provavelmente a Apple ganha mais dinheiro ter estes parceiros.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        A Apple devia ter comprado a Netflix. Deve aproveitar enquanto está em cima.
        A Microsoft errou há uns anos, e olha aonde chegou a Apple.

      3. Avatar de Pingu
        Pingu

        Isto é que é defesa… Bolas, entro numa loja da Apple e nunca vi um vendedor com tanta energia a vender o produto.

        1. Avatar de Vítor M.

          Alguma vez entraste numa loja Apple? 😉 Depois, aprender e saber o que se diz é uma vantagem. Saber do que se fala é uma qualidade. Devias informar-te antes de opinares, nisto ou em qualquer assunto. Como diz o outro “estudasses”.

      4. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Os comentários ao artigo provam que eu tenho razão e tu não. Há uma grande indiferença, ao contrário de há algum tempo atrás onde um artigo destes era logo inundado de comentários pelos “que usam”, mas sobretudo pelos que “não usam e os que nunca vão usar”. Concordo que nunca esteve tão grande e tão forte, sobretudo nos serviços, que foram uma boa aposta de Cooks, mas perdeu o protagonismo, a aura, o misticismo que só Steve Jobs lhe conseguia dar e podia até nem ser a maior nem a líder de mercado, mas era a líder de inovação, de admiração, era diferente do resto e uma marca de desejo e acho que era isso que não deixava ninguém indiferente e criava a polaridade de sentimentos que inundava estes artigos de comentários com guerras tão acérrimas entre eles.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não tens, a está presente isso mesmo. O assunto é o mail do macOS, e mesmo assim está com milhares de views 😀 tu não podes dizer. Mas mais que isso, um erro em qualquer coisa da Apple continua a motivar, sobretudo, os que não gostam da marca e os que ambicionam a marca, de uma forma “estranha” 😀 e muito, em forma de surdina, os que usam e seguem a empresa. Como tal, reforço, estás completamente errado. Basta ver um simples update do iOS, o buzz que tem. Mas é assim, é normal. É salutar 😉

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Reforço que me referi desde o início aos comentários aqui no pplware, é fácil ver a quantidade e as guerras há algum tempo atrás e agora e acho que pode ser uma boa métrica para avaliar.

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Eu só cá vim ler mesmo para confirmar uma coisa… e confirmou-se.

      5. Avatar de Cortano
        Cortano

        “O iTunes foi pioneiro de um mercado de venda de música,”
        não foi nada.

        Só falta dizer que a Apple inventou a roda.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Quem quiser pode comprar o novo Pixel 4 que com 2 semas de mercado está com 400$ de desconto na Best Buy. 50% Off !

      Abc

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      pessoal don’t feed the trolls!

  3. Avatar de mmendez
    mmendez

    Eu trabalhei com um colega que dizia o Marketing faz milagres em tudo seja nas pessoas seja nos produtos.
    e é verdade.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O marketing só engana em 1 ou 2 produtos que se compre, a partir do momento em que estou á 11 anos com a mesma marca e com mais de 10 produtos passados pelas mãos não há marketing que consiga enganar.

  4. Avatar de Tinajh
    Tinajh

    Cá estão estes com os afinais do costume. Obrigado por virem dizer o óbvio. Afinal nada é privado, afinal nada é seguro, afinal…

    1. Avatar de Vítor M.

      Verdade, mas quando não é vedado por falha, há que reparar. Neste caso, que é um caso, embora que afetará alguns poucos em muitos, a Apple terá de corrigir. Na verdade, a Apple, entre outras empresas, estão cada vez mais atentas à privacidade do utilizador. E tem de ser assume tem de se obrigar a ser assim.

  5. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    A capacidade de vender o peixe não é para qualquer um. A Apple é muito boa a propagandear a pseudo proteção de privacidade dos seus clientes.

  6. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    O inicio das vossas noticias sobre as falhas de segurança da Apple começam sempre com ” A Apple segue uma linha rigida….segurança” ” A Apple em segurança…..” e depois novamente ( e têm sido bastantes as vezes ) lá vem as falhas gravíssimas e todos os outros problemas que não a torna diferente do Android, resumindo, isso da segurança da Apple já começa a ser uma ilusão.