É fácil instalar apps Windows no OS X

31 Comentários

O Windows ainda é e será por muitos anos, a maior plataforma em termos de software. Há imensas opções para quase tudo o que se possa imaginar possível no mundo da computação. Já o OS X é um sistema mais comedido em termos de oferta de software, embora mais organizado, mas que não tem um leque de aplicações como encontramos para o sistema operativo da Microsoft.

Dizem as criticas que a melhor máquina para correr o Windows é o Mac, não duvido, mas para correr aplicações é escusado instalar o Windows no bootcamp ou até virtualizar. Com o Wineskin podemos instalar aplicações para Windows no Mac OS X sem grandes trabalhos ou complicações.


Este guia irá mostrar uma forma simples e pratica de colocar algumas aplicações do Windows a correr no Mac OS X. Este tipo de soluções é muitas vezes procurado por pessoas que embora tenham o seu trabalho baseado no OS X precisam de correr aplicações especificas que só existem para a plataforma Windows. Com esta ferramenta o sistema operativo da Apple torna-se ainda mais completo e autónomo.

Instalação

A instalação é muito directa e sem nada de substancial.

1. Faça o Download do Wineskin a partir do seu site.

2. Extraia o ficheiro e mova a app Wineskin para a pasta Aplicações. Agora abra-o.

 

Descarregue o mais recente motor

Na primeira vez que está a funcionar não irá ver nenhum motos na lista em cima. Clique no botão “+” para descarregar e instalar o motor mais recente [ver imagem aqui].

O motor actual é a versão WS9Win1.7.13

O motor é necessário para que as aplicações do Windows funcionem. Clique a seguir no botão Update.

O Update irá colocar o motor pronto para correr as apps Windows

Uma vez o motor instalado, estará pronto a instalar as aplicações do Windows.

Antes de iniciar, certifique-se que tem consigo já o ficheiro executável da app Windows que quer instalar. Note também que o Wineskin não suporta todas as aplicações Windows que existem, verifique a bd de Apps Wine para ver quais as que são suportadas.

Instalar aplicações Windows

1. Clique no botão “Create New Blank Wrapper” e dê um nome para este “pacote”. No exemplo que vamos dar iremos instalar o Peazip no Mac.

Dê um nome que identifique a pasta onde serão colocadas as apps Windows

Enquanto é criado o pacote, será mostrado um pack de ferramentas para autorizar as sua também instalação. O Wine Mono é necessário para correr aplicações Windows baseadas em .Net…

Pedido de instalação Wine Mono para correr aplicações .Net

..e também o pack Wine Gecko para suporte a apps Windows que recorram a HTML.

Pack Wine Gecko para suportar apps Windows que recorrem a HTML

2. Depois de instalado o pacote, abra-o no Finder, botão direito do rato e seleccione “Show Package Content.”

Botão direito do rato em cima do ícone e escolher a opção Mostrar conteúdo do pacote

Deverá ver duas pastas: “Contents” e “drive_c” e a app Wineskin…

O pacote deverá mostrar estas pastas

…corra então a app Wineskin.

Clique na opção “Install Software”

3. Clique na opção “Choose Setup executable” e seleccione o ficheiro executável da aplicação do Windows.

Escolha o botão “Chose Setup Executable”

A instalação deverá ter início e verá o processo tal como conhece no Windows.

O início da instalação é familiar a quem usa Windows
Aplicação do Windows a correr no OS X

Abra a aplicação Wineskin (de dentro da pasta do pacote) novamente. Agora, clique em “Advanced”…

Clique em Advanced

…navegue, seleccione a aplicação instalada e clique na opção “Test Run”. Isto irá iniciar a aplicação Windows.

Agora corremos o Teste à aplicação

Este é o aspecto da aplicação Windows a correr no Mac OS X:

Teste com sucesso, este é o aspecto da aplicação Windows

Se vir que está satisfeito com o resultado do teste, da próxima vez que quiser abrir a aplicação dê dois cliques na aplicação do pacote para abrir esta app do Windows, neste caso o Pearzip.

E pronto, está feito o processo.

Conclusão:

Claro que esta é uma solução para alguns desafios, não para todos. Se precisa mesmo de um “habitat” dedicado Windows, nada como instalar o mesmo no Bootcamp e terá um dos melhores sistemas operativos na melhor máquina do mercado. Mas também poderá instalar o Windows numa máquina virtual, que, se escolher a certa, até permite interagir lado a lado com aplicações do Widows com app do OS X.

Esta solução que vos deixamos hoje, serve essencialmente para correr uma ou outra aplicação especifica que não exista no ambiente Mac e que seja impossível usar algo parecido. Isto acontece com apps desenhadas para Windows e que são especificas de um sector ou de uma actividade.

Para alguns aficionados melo mundo gaming, então fiquem a saber que podem com esta solução integrar alguns jogos no Mac OS X vindos do universo Windows.

Ok, escusam de agradecer, divirtam-se!

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nunes
    Nunes

    Creio que este tipo de solução serve perfeitamente para muitas das possíveis necessidades. É mais leve e versátil. Quem quiser algo que dê menos dores de cabeça pode tb experimentar o Crossover, embora este seja pago!

  2. Avatar de Rochita
    Rochita

    “fácil”

  3. Avatar de Vrebelo
    Vrebelo

    Boas,

    O crossover “não funciona” com o Visual Studio Sabem se funciona com este?

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Duvido que o visual studio corra no Wine.
      Mas nada como experimentar.

      1. Avatar de Nosferatu Arucard
        Nosferatu Arucard

        Tambem nao e´ recomendado usar compiladores para o Windows a correr no Wine. O Visual Studio tera´ na melhor das hipoteses uma compatibilidade parcial.

  4. Avatar de Arsénio Quintal
    Arsénio Quintal

    “…e terá um dos melhores sistemas operativos na MELHOR MÁQUINA DO MERCADO.”

    Será que li bem ou vocês estavam a ser irónicos?

    Aorus X7
    http://www.aorus.com/x7.html

    1. Avatar de Vítor M.

      Esquece o Aorus X7, não tens performance como a que encontras no MAC 😉 só para te deixar às aranhas, mete lá no Aorus X7 Windows e OS X, ambos a correrem nos carris 😀 esquece!

      Bom carnaval!

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Espero que estejas a ser sarcástico. Eu tenho um MacBook Pro e um ASUS G750. O MacBook é em muitos aspectos melhor que o ASUS, mas a performance não é uma delas.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Tu ao menos tens tudo…

          Tens 3 telemóveis, um de cada SO.

          Tens 2 portáteis, um de cada SO.

          Aposto que também tens um desportivo, uma carrinha, um 4×4, …, um helicóptero, um jacto, um antonov… um barco de pesca, um barco de rio, um barco de mar…

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Olha, olha. Queres ver que o menino está com inveja.

          2. Avatar de Tiago Carvalho
            Tiago Carvalho

            +1

        2. Avatar de João Pinho
          João Pinho

          +1 secondary mac user

      2. Avatar de Arsénio Quintal
        Arsénio Quintal

        Não tenho performance como a que encontro no MAC ?
        Nunca na vida iria instalar o OS X porque o Windows tem bastantes mais funcionalidades que os Mac.
        Prova disso é este tutorial, precisam de ferramentas do Windows porque no Mac não existem ou simplesmente não são tão úteis.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Que computador mesmo fraquinho!

      1. Resolução de televisão! Num ecrã enorme de 17!

      2. Quase 30% mais alto que o MBP

      3. Nem comento o peso… claro que em 17″, é fácil por-lhe dois GPU’s, mas o peso e tamanho…

      4. Ainda usa SATA para SSD

      5. Ainda usa HDD

      6. Ainda tem portas USB 2.0 e saída VGA, é para a TV da tua avó?

      7. Não tem thunderbolt 2.0

      8. Será que o HDMI tem saída 4K?

      9. Será que aguenta mais de 8 horas de bateria? Pela certa?

      10. Será que tem um trackpad multitouch, com suporte no Sistema Operativo em todas as aplicações?

      11. Será que tem magsafe?

      12. Será que o plástico/pintura não se começará a descascar depois de uns meses?

      13. Será que tem um ecrã cristalino, em vidro, com acabamento em material anti-reflectivo?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Lol comparar um pc gaming a um mac… so wrong

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Funciona com o Office 2013? Eu experimentei o CrossOver com o Office 2013 e não consegui fazer a instalação. É pena…

  6. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Uso o parallels desktop… apesar de instalar por completo o sistema operativo seja ele qual for funciona a 100%.
    Fica aí a alternativa para quem quiser 😉

  7. Avatar de andre
    andre

    Preciso de uma solução para correr o office 2010 (windows) no mac sem recorrer a máquinas virtuais. É possível?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Microsoft Office 2011 para Mac…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Nelson, no trabalho tenho windows da empresa e para uso pessoal tenho MBP retina 🙂 com office para mac, tudo funciona as mil maravilhas excepto as folhas de excel da empresa com os links para desenhos e data sheats de equipamentos. A folha de excel não esta protegida porque posso utiliza-la em qualquer computador com windows. Agora vamos a questão; quando tento abrir a folha de excel no meu MAC leva uns minutos a abrir uns 3 a 4 e depois nenhum dos links funciona. Alguma ideia do que sera?
        Um abraço e obrigado

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Sinceramente, não faço a mínima…

        2. Avatar de andre
          andre

          recebes algum warning quando abres o ficheiro?

          O office para mac não suporta macros (activeX)

      2. Avatar de andre
        andre

        Eu tenho o office 2011 para mac, mas o office 2010 para windows é mais completo e melhor!

    2. Avatar de Nosferatu Arucard
      Nosferatu Arucard

      Instale o PlayonMac e depois escolha a opçao Office 2010 na lista de programas suportados.

    3. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Pelo menos no Linux com Wine sempre uso o Office 2007. Funciona muito bem

  8. Avatar de sakura
    sakura

    e pq n\ao usam windows?

    tem suporte para TODO o hardware, + todos os SO andoide, ios, linux, windows phone, java {new java}, etc……

    ou linux mas em linux no unix …….

    1. Avatar de andre
      andre

      Eu uso windows em casa. O mac serve para trabalhar em projectos na empresa e casa.

      O windows é fixe porque tem um leque maior de opções de software, já o mac osx e linux são mais seguros mas não há tanta escolha.

  9. Avatar de Anderson Silva
    Anderson Silva

    Eu Utilizo o Parallels dESKTOp, a correr fluentemente o windows 8.1 tudo a funcionar a 1000 maravilhas utilizo muito Softwares CAD que requer uma boa performance do Pc como” “Solidworks 2013” entre outros… e não vejo nenhuma perda de rendimento com os dois Sistemas operativos em simultâneo :D.. o meu MacBPro15 com processador i7 2,6GHz…. Be happy com os dois Sistemas operativos em simultâneo…

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Também fiz assim. 🙂 Não há problemas, corre bem os programas que quero e acho muito mais fácil que esta solução apresentada.

  10. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Parallels + Bootcamp (drives).. Done!!

  11. Avatar de moka
    moka

    boas sou novo nisto agradecia uma ajuda
    quando escolho na pasta para fazer o executável os ícones aparecem tipo sem cor e não deixa selecionar.