É desta que a Apple elimina o cartão SIM físico na Europa?

36 Comentários

Tendo em conta uma recente partilha feita por uma fonte familiarizada com o tema, especula-se que a Apple vai eliminar a porta física do cartão SIM dos iPhones em mais países, nomeadamente europeus, ainda este ano.



Nos Estados Unidos, todos os modelos do iPhone 14 e mais recentes não possuem porta para o cartão SIM. Em vez disso, dependem da tecnologia digital eSIM.

Na altura, aquando do lançamento da série iPhone 14, em 2022, a Apple promoveu os eSIM como mais seguros do que os cartões SIM físicos, uma vez que não podem ser removidos de um dispositivo perdido ou roubado.

Além disso, uma vez que a Apple oferece suporte para vários eSIM, o utilizador pode geri-los ao mesmo tempo, eliminando a necessidade de comprar, transportar e trocar cartões SIM durante viagens, por exemplo.

Apesar de a empresa ainda não ter eliminado a porta para cartões SIM em nenhum outro país, especula-se que irá fazê-lo este ano.

 

iPhone na Europa poderá perder porta para cartão SIM

Uma fonte familiarizada com o assunto partilhou que os funcionários de retalho dos revendedores autorizados da Apple na União Europeia estão a ser obrigados a concluir uma formação relacionada com iPhones com suporte eSIM até sexta-feira, dia 5 de setembro, quatro dias antes do lançamento da série iPhone 17.

Conforme avançado pela MacRumors, as informações sobre a formação estão disponíveis na aplicação SEED da Apple, utilizada por funcionários das Apple Stores e revendedores autorizados da empresa em todo o mundo.

No próximo ano, no entanto, a Apple planeia eliminar os SIM físicos em mais países, de acordo com uma pessoa com conhecimento direto do assunto.

Escreveu o The Information, no ano passado, não detalhando os modelos de iPhone que poderiam perder a porta para o cartão SIM nem os países.

Operadoras que suportam eSIM no iPhone em Portugal

A Apple tem uma página de suporte com uma lista das operadoras de cada país que suportam eSIM. Segundo essa lista, em Portugal:

  • Operadoras móveis que suportam a ativação do eSIM pela operadora – a operadora pode atribuir um eSIM ao iPhone digitalmente no momento da compra ou fornecer um eSIM mediante solicitação.
    • MEO
    • Vodafone
  • Operadoras móveis que suportam a transferência rápida do eSIM – o utilizador pode transferir o seu número de telefone do iPhone anterior para o novo sem contactar a operadora. Além disso, pode converter o cartão SIM físico num eSIM.
    • MEO
    • Vodafone
  • Operadoras móveis que suportam outros métodos de ativação do eSIM – operadoras que suportam outras formas de ativar o eSIM no iPhone, como digitalizar um código QR ou utilizar uma aplicação da operadora.
    • MEO
    • NOS
    • Vodafone
  • Operadoras móveis que suportam a ativação do eSIM em planos pré-pagos para viajantes internacionais – quando viajar, o utilizador pode manter-se em contacto através de um plano de roaming internacional da operadora atual. Alternativamente, estas operadoras disponibilizam planos pré-pagos caso o utilizador deseje uma linha local enquanto viaja internacionalmente.
    • NOS
    • Vodafone

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Falta aí a Digi, que suporta eSIM.

  2. Avatar de Condutor do Meio
    Condutor do Meio

    Conveniente usar a página da Apple como referencia pois é a única sem a DIGI

    1. Avatar de Mário
      Mário

      A DIGI já tem eSIM.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Ele refere-se à página nacional, onde não há link, para a Digi.
        A empresa não assinou o acordo, com a Apple, daí não aparecer lá.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A DIGI recusou, o contrato de publicidade, com a Apple. Entretanto, pagou 372000 euros, para publicar, a My Digi, na shop, da Apple.

  3. Avatar de Carlos correia
    Carlos correia

    A Digi também tem e sim!!! E além disso é lógico que se vão ter um modelo a nível mundial com esim(o modelo slim) convém ter formação para isso não?! Em momento algum os leeks que confiram aram isso há meses disseram que os restantes modelos iriam ser assim..

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Menos na Europa.
      Por isso é que o Iphone 28 (nome oficial) vai custar 1999 euros, na versão base e 5999 euros, na versão Fold. A Apple vai vender. a versão E-sim, a menos 20 euros, na Europa, mais 1400 euros, que nos EUA.

  4. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Digi. Woo e uzo suportam esim

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Woo é NOS. A UZO é MEO.
      A Digi aceita activações E-sim, depois de pagarem 7 euros, ou 1 mês, do tarifário base. Pode demorar 190 horas, a ficar disponível.

      1. Avatar de Paulada na xarecax
        Paulada na xarecax

        24h (MAX) a ficar ativo, ativei hoje

  5. Avatar de Luis Trabalha
    Luis Trabalha

    Em portugal ninguem tem esim seria bonito , acabavam se os aifones. Portugal e um pais de gente xiaomi, não ha para mais.

    1. Avatar de Daniela
      Daniela

      eu tenho eSim ha 2 anos

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ninguém tem??? A minha lista telefonica tem 209 contactos e posso-te garantir que 190-200 usam eSim. Se tu não usas ou as pessoas há tua volta não usam, talvez esteja na hora de largar um bocadinho o “facebrocas” ou o “instamocas” e parar de ver a desinformação da CMTV e pesquisar um bocadinho sobre os assuntos e te tornares um pouco mais digital e perceberes as grandes vantagens que tens em ter eSim.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    E a WOO? Que coisa tão incompleta!

  7. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Bom, bom era deixar a porta para ampliar a memória com cartões micro sd.

    1. Avatar de Luz
      Luz

      A apple vende icloud para isso.

    2. Avatar de Oraxulo
      Oraxulo

      Cartons SD é coisa do passado, hoje é tudo cloud… deixei de viver no passado, aprendam a fazer backups regulares…

      1. Avatar de GM
        GM

        Pois, mas cloud é mais uma renda, Não, obrigado.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          2TB são 33 centimos por dia… 9,99€/mês
          Um cartão de 2TB custa-te cerca de 270€ (vi agora no site da FNAC), ou seja dá para 27 meses de icloud de 2TB.
          Dada a vantagem de poderes aceder aos dados em qualquer lado (PC, iPhone, iPad, Apple TV, etc…) e se perderes o telemovel não perderes os dados, pois estão na cloud, não te compensa?
          Claro que é tudo uma questão de contas e cada um sabe da sua carteira, na minha opinião se há subscrição bem gasta é numa boa cloud.

          Se quiseres outro tipo de serviços e vês que 1TB é suficiente por exemplo, podes subscrever o Office 365 pelo mesmo valor onde alem de 1TB de cloud ainda tens as aplicações que todos usamos no dia a dia, como word, excel, powerpoint, etc…

          1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
            BurroFuiEuQueEstudei

            “… 9,99€/mês”…… ou seja mais uma renda

  8. Avatar de Patrício
    Patrício

    Carlos Fernandes se o vão tirar é para usar esse espaço para meter outros componentes e não para ficar lá o espaço livre..se vão tirar apenas no slim é para tentar dar mais autonomia visto já vai ser fraca devido ao sua espessura

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Com capacidade para 8 eSIM e dois eSIM em simultâneo não faz sentido nenhum ainda manterem o SIM tray em nenhum equipamento

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      não costumas viajar para fora da europa ou costumas?

      1. Avatar de Athomic
        Athomic

        Eu costumo e bastante, usando sempre eSIM…

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Muito, tu é que pelos vistos não

  10. Avatar de jhvs
    jhvs

    o correto era a europa abolir o iphone por completo

  11. Avatar de MLopes
    MLopes

    que grande estupidez! para quem viaja um bocado é um retrocesso gigante!
    há imensos locais no mundo onde é muito difícil, senão impossível, arranjar um e-sim local enquanto que um cartão físico local está disponível em todo o lado. nestes casos ficamos encravados ou precisamos de recorrer a um e-sim do tipo airalo. o problema é que a cobertura deste tipo de cartões n\ao é universal e nem sempre são a melhor opção mais não seja porque não permitem chamadas na rede de um operador local, apenas dados

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tens eSIM de serviço global, não precisas de SIM local há muito tempo, além disso os serviços de roaming cada vez são mais abrangentes mesmo para fora da UE

    2. Avatar de bot101
      bot101

      Tem aqui um exemplo, que tenho usado: getesimtravel.com/pt

  12. Avatar de carlosf.
    carlosf.

    O E-sim é andarmos para trás, ainda á uns tempos avariou o meu telemóvel, quando acordei não dava sinal de vida, peguei no cartão sim e meti noutro telemóvel velho que lá tinha parado. Tentem fazer isso com e-sim rapidamente.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Scan QR cod ou restore from backup?

      1. Avatar de carlosf.
        carlosf.

        Diz isso á minha avó se precisar de trocar de cartão…não me venham convencer que e-sim é melhor, não é. Pode ser melhor para as marcas, para o consumidor não me parece.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          é melhor para todos, a tua avó provavelmente nem saberia o que é um SIM ou como abrir um SIM tray, por isso iria à loja, tal como faria com um eSIM

    2. Avatar de bot101
      bot101

      De forma engraçada acabou de apresentar mais uma razão pela qual os eSims são vantajosos: a questão do cartão Sim fazer mau contacto com os pins do aparelho não se coloca sequer.

  13. Avatar de JLB
    JLB

    E se quisermos migrar contactos de um telemovel para outro de SO igual ou diferente o eSIM permite “levar” esses contactos ?

    1. Avatar de bot101
      bot101

      Mais um velho do restelo. Hoje em dia os contactos estão todos na cloud (seja google ou apple)…