E agora Apple? Jony Ive vai abandonar a gigante de Cupertino

30 Comentários

Para quem segue de perto os produtos da empresa de Cupertino, falar no design dos idevices é falar em Jony Ive! Numa entrevista recente ao Financial Times, o diretor de design da Apple que ajudou a criar os produtos mais icónicos da empresa, revelou que está de partida e que vai lançar uma nova empresa.

Após 30 anos ao serviço da Apple, Jony Ive abandona o barco deixando um lugar difícil de ocupar. E agora Apple?

E agora Apple? Jony Ive vai abandonar a gigante Apple


Depois de ter “perdido” Steve Jobs, a Apple vai perder outro peso pesado! Falamos de Jony Ive, o diretor de design da Apple e responsável pela maioria das criações da empresa.

Numa publicação, o atual CEO da Apple, Tim Cook, disse que ele está ansioso para trabalhar com Ive “long in the future”. Tim Cook refere que Ive é uma figura da Apple e uma referência no mundo do design. Cook referiu que a Apple irá continuar a beneficiar do talento de Ive, trabalhando com a sua nova empresa em projetos exlcusivos.

https://www.youtube.com/watch?v=CEW4D_CERkE

Cook referiu ainda que esta é uma “evolução natural” e que a Apple continuará com a sua equipa de designers. Por agora não será designado qualquer diretor de design para ocupar o lugar de Ive.

Jony is a singular figure in the design world and his role in Apple’s revival cannot be overstated, from 1998’s groundbreaking iMac to the iPhone and the unprecedented ambition of Apple Park, where recently he has been putting so much of his energy and care,” said Tim Cook, Apple’s CEO. “Apple will continue to benefit from Jony’s talents by working directly with him on exclusive projects, and through the ongoing work of the brilliant and passionate design team he has built. After so many years working closely together, I’m happy that our relationship continues to evolve and I look forward to working with Jony long into the future

Com a criação de uma nova empresa, Ive terá como primeiro cliente a Apple.

Sir Jonathan Ive, nasceu em Londres a 27 de fevereiro de 1967 e é um designer que se mudou para San Francisco em 1992 para trabalhar na Apple. Desde 1996, é o líder do departamento de design industrial da empresa, tendo acumulado o cargo de Vice Presidente Sénior após a morte de Steve Jobs.

Principais criações de Jony Ive

  • 1998 – computador G3
  • 1999 – iBook com Cinema Display, PowerMac G4 Torre
  • 2000 – Cube G4
  • 2001 – iPod
  • 2002 – iMac G4
  • 2003 – Powerbook de 12″ e 17″
  • 2004 – Powerbook G5
  • 2005 – Mac Mini
  • 2007 – iPhone
  • 2008 – MacBook Air
  • 2010 – iPad
  • 2014 – Apple Watch

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Pode ser que a apple agora comece a ter aparelhos bonitos outra vez.

    1. Avatar de Zackneiffenn
      Zackneiffenn

      Sim, os aparelhos Apple são feios. Ganha juízo

      1. Avatar de Dav
        Dav

        Incrível como o marketing consegue converter alguns equipamentos feios em bonitos. Comparado com o resto da concorrência, com excessao ao MacOS, os produtos da Apple não são nada de especial.

      2. Avatar de asd
        asd

        Não é que sejam feios, mas apartir do iphone 5s, a empresa perdeu todo o Design que tinha conquistado. Hoje em dia qualquer empresa tem um semelhante ou mais bonito.

        1. Avatar de nacho vidal
          nacho vidal

          Pões qualquer iphone ao lado de um samsung note8 e vês notoriamente qual é o mais bonito.
          É a maçã meus amigos…(É o Status)
          Podiam por a minha avó a fazer design para eles, iria ser igual.

          1. Avatar de Abre os Olhos
            Abre os Olhos

            Até pode ser mais bonito, mas menos util e funcional que o Note 8 LOL

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não admira, todos copiaram.

      3. Avatar de Woot!
        Woot!

        O único bonito é o iMac. Apple watch horrível (a pior criação de todas), iPhone horrível (a partir daquele esticadinho acho que era o 5s) macbook é mais do mesmo.

        Só um cego é que não vê.

    2. Avatar de AndLop
      AndLop

      João os aparelhos da Apple até que não são feios, só é pena o seu design ser cópia de outros aparelhos!
      Pode ser que desta vez a Apple venha a ter design próprio em vez de cópias!

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        “João os aparelhos da Apple até que não são feios, só é pena o seu design ser cópia de outros aparelhos!” … sim como são mtos outros, vai lá ver quantas marcas chinocas copiaram o iPhone, pois!!!

    3. Avatar de joao
      joao

      Sem querer tirar mérito ao Ive, o sucesso de alguem muitas vezes nao depende só de si. Depende de uma equipe e outros factores. Se tiveres um patrao exigente, o teu desenho que fizeste à primeira, volta para tras, quantas vezes forem precisas ate o patrao estar satisfeito. Na era Steve Jobs, ele nao deixava nada ao acaso. Os desenhos ate podiam ser do Ive, mas com o avale do Steve e duvido que tenha aceite projectos a primeira. Foram muito discutidos. Depois do Steve, o patamar de exigencia/gosto ou ambos a nivel de design baixou bastante…ou seja veio ao de cima o design banal e nada de especial nos novos produtos lancados.
      É como as bandas..que se separam e pensam que eram o cerebro da banda e que depois nunca mais dao em nada a solo. O input de todos nem que seja numa nota é a diferenca de ficar a musica perfeita ou sou mais uma.
      Desejo muita sorte ao Ive e que corra tudo bem, mas a Apple estava a precisar da renovacao. Tenho medo que ainda seja para pior, mas so o futuro o dira.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Mais intermediários, td mais caro.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A escola está lá. Que tenha boa sorte.

    1. Avatar de darth
      darth

      um design contratado fora nao vai influenciar o preco. nao esta na mercearia

  4. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Criações… Tipo que alguém com esse tipo de cargos cria alguma coisa.

    1. Avatar de darth
      darth

      design e criacao

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        O que ele queria dizer é que um director já não cria, manda criar.

        No entanto não é bem assim, um bom director é que define o ADN da empresa.

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      estás entao a dizer que quem cria uma casa eé um pedreiro e nao o arquitecto…

  5. Avatar de moonlight
    moonlight

    Recomendo ao editor deste artigo e outros artigos da pplware que desperdice mais uns minutos a ler o que escreve para rectificar o tornar mais bonito o texto do artigo. Isto não é de agora. Ele e outros saberão do que estou a falar. Mudar palavras e colocar vírgulas e outros sinais, faz toda a diferença.

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Deixa-me adivinhar: O Tim Cook queria colocar as cores dos LGBT num produto desenhado por ele e ele não aceitou?!

  7. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Com novo designer para mexer no sitio. Talvez o iPhone XIV seja algo de especial.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Espera até veres o iPhone XXX…

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Fico pelo XXL, lol

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    E agora quem é que vai desenhar suportes de monitor de 1000€???

  9. Avatar de Cortano
    Cortano

    Será que foi o Ive que desenhou também o Magic Mouse?

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Pensei no mesmo!

  10. Avatar de Saqueador de bits lord
    Saqueador de bits lord

    A Apple sem este sócio nunca será a mesma. Acreditem kamaradas.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Será mais ou menos a mesma…Ele irá continuar a colaborar com a Apple, a trocar ideias, a propor projectos, com certeza.
      Esta “perda” não é realmente uma “perda”, como a que a Apple teve com o Jobs. Posso estar enganado e haver um corte na colaboração, mas pelo que li no artigo, tal não acontecerá.
      Já a perda do Jobs é que infelizmente não permite que ainda transmita as suas ideias à Apple. Goste-se ou não da Apple, o Jobs era uma mente crucial, não só para a Apple, como para a própria tecnologia.
      Já ao nível do avanço tecnológico, estamos muito longe do que a nossa imaginação imaginava que iria acontecer….estamos num planalto. Precisamos de pessoas que nos tragam o breaktrough (o Jobs fazia isso). Os smartphones e computadores estagnaram…se virmos, os melhoramentos são ténues e nunca temos nada de especial a cada smartphone que é lançado. Os anos passam….estamos quase em 2020. Nem sequer temos uns óculos já massificados que façam grande parte das coisas…népia 🙂 Quando será a próxima grande revolução? a actual iniciou-se em 2006 (apesar de não ser tecnologia nova). Creio que só algures entre 2025 e 2030 veremos algo realmente substancial de novo.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        *breakthrough