DxOMark: Fotografia do iPhone 13 bate modelo anterior, mas fica longe da concorrência

134 Comentários

Lançado há poucos dias, o iPhone 13 Pro, bem como outros elementos da sua família, traz um sistema de câmaras revolucionário. Estas são a base de toda a qualidade fotográfica que este smartphone tem, tendo sido melhorado face ao modelo do ano passado.

Com um destaque elevado para o que consegue entregar no campo da fotografia, o iPhone 13 Pro foi avaliado pela DxOMark. Este modelo revela melhorias grandes, mas ainda assim fica abaixo da sua concorrência neste campo. Conheça os resultados.

DxOMark Fotografia iPhone 13 câmaras concorrência

Agora que está a chegar aos utilizadores, o iPhone 13 Pro começa a mostrar o que é capaz de entregar aos utilizadores no campo da fotografia. Esta teve um destaque grande no dia da sua apresentação, onde a Apple mostrou como tinha evoluído neste campo.

Esta mesma qualidade foi avaliada pela DxOMark, tendo o iPhone 13 Pro ultrapassado o modelo do ano anterior, com 137 pontos. Este é um excelente resultado, que o destaca no campo da fotografia, mas ainda assim, que o deixa longe da sua concorrência e não lhe permite atingir o topo desta tabela.

São vários os aspetos positivos que a DxOMark encontrou na fotografia que o iPhone 13 Pro produz, tendo a DxOMark destacado a capacidade de produzir imagens com renderização de cores vívidas e agradáveis com tons de pele fiéis à realidade com um toque levemente desviado a tonalidades mais quentes.

  • Exposição-alvo precisa e repetível
  • Boas cores e equilíbrio de branco
  • Agradáveis tons de pele na maioria das condições de luz, mesmo em cenas complexas em contraluz
  • Foco automático rápido, preciso e repetível
  • Bons detalhes em condições internas e externas
  • Exposição precisa e estável do alvo com ampla faixa dinâmica no vídeo
  • Troca de textura / ruído bem gerida no vídeo
  • Equilíbrio de branco preciso em ambientes internos e externos, transições suaves nas mudanças de cena
  • Bom rastreamento de auto foco e refocalização suave

O que os técnicos da DxOMark destacaram foi como a Apple conseguiu tirar o máximo do seu hardware de imagem. Os smartphones posicionados acima da tabela estão equipados com sensores de resolução maiores nas suas câmaras principais. Ainda assim, o iPhone 13 Pro ficou na 4.ª posição desta tabela.

Um campo em que o iPhone 13 Pro se destaca é mesmo no vídeo. Nesta sub-categoria este smartphone da Apple é agora o dominador, com 119 pontos. A DxOMark coloca-o nesta posição devido às grandes melhorias em diferentes aspetos. Muitas das falhas apontadas no iPhone 12 foram resolvidas neste novo modelo e são bem visíveis.

Há pontos a melhorar na fotografia do iPhone 13 Pro, mas no global a DxOMark destaca a qualidade do que a Apple oferece neste smartphone. As melhorias face ao iPhone 12 Pro são grandes e bem visíveis, prometendo fotografia de elevada qualidade.

Comentários

134

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iDroid
    iDroid

    Na minha opinião o título é enganador. Não está no top três, mas também não está longe da concorrência (olhando para os números).

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Não é só na sua opinião.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Não percebi, FAR…concordas comigo também?

        1. Avatar de Rui Manuel
          Rui Manuel

          Sim FAR, concordas ou não, tb não entendi!

          1. Avatar de Mamba
            Mamba

            ya tb nao percebi. FAR, afinal concordas??

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Sim FAR estamos todos a espera

      3. Avatar de Francisco Esteves
        Francisco Esteves

        Far aguardo também

        1. Avatar de jorge
    2. Avatar de Ze Nandooo
      Ze Nandooo

      Olhando para os números… está mais próximo do 10º que do 1º.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        uiiiiii! Foste forte!
        Já foram meter a viola no saco.

      2. Avatar de RM
        RM

        +1
        Realmente a 6 pontos do 10º e a 8 do 1º.. Lol..

    3. Avatar de Joao P.
      Joao P.

      Está nos primeiros lugares e não é o pro max não sei se o pro max traz alguma coisa mais. mas os que estão no top no conjunto não são melhores não. os huawei nem serviços google e onde andam os samsung? Não poderia ser DxOMark: Fotografia do iPhone 13 bate modelo anterior e grande parte dos androids? just my 2 cents.

    4. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      Não acho que esteja tão longe assim.. mas isto do Dxomark é uma valente treta portanto, para bem ou para o mal, o que eles dizem pouco interessa.
      Iphone é para video, claro tira fotos muito boas (mau era) mas claramente o forte é o video, está anos luz (na qualidade, não funcionalidades) à frente da concorrência.

  2. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Nas apresentações são sempre os maiores e o mais de tudo de todos do mundo. Depois acabam por ser modelos consistentemente bons, mas não extraordinários.

    1. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      é a tua prespectiva, e a tua opiniao.

    2. Avatar de Rui Manuel
      Rui Manuel

      Se os modelos são consistentemente bons e os rivais esporadicamente bons, podemos concluir que na verdade são extraordinários.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Os dos rivais são consistentemente bons. Tu é que achas o contrário…

    3. Avatar de Joao P.
      Joao P.

      mas sabes que depois com o tempo são mesmo bom sim. o problema dos androids é a lentidao que o uso provoca além das apps mais fracas e uma confusao com as atualizações. eu adorava o meu Xiaomi, mais do que aos samsung e com o tempo era um telemovel razoavel para o preço mas era fraco até nos plásticos e queria vender aquilo e e quase que tinha de dar ficaram depois na gaveta.

      aa e tal as camaras são muito boas, são mas falta depois a qualidade em muitas coisas.

  3. Avatar de VMB
    VMB

    equivalente ao Huawei do ano passado LOL

    1. Avatar de José Joaquim
      José Joaquim

      Gostava a Huawei de ser tão boa como a Apple que está sempre na vanguarda, com uma qualidade claramente superior em tudo, só não vê isso quem usa palas.

      1. Avatar de VMB
        VMB

        eheh, isso ou só usa palas quem apenas vê maças, sabes como a historia da cenoura e do burro. Against facts…

        1. Avatar de José Joaquim
          José Joaquim

          O unico facto verdadeiro é a inegável qualidade superior da Apple e qualquer area tecnológica, só não vê isso quem não quer.

          1. Avatar de Rui Manuel
            Rui Manuel

            Eles não sabem, não conhecem e não entendem.

      2. Avatar de Rui Manuel
        Rui Manuel

        Esqueca amigo, não vale a pena lutar pela verdade, não sei se é palas ou inveja, confiam em reviews de webites menos no M1, aí já não é verdade.
        Tudo negacionistas!

    2. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Gostava ela de ser tão boa como a Apple, prometeram um SO de raiz…ahh, afinal é só um So baseado em android, tristeza dos chinocas, nem para fazer um SO em condições (sem pegar no que já estava feito) têm habilidade

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Não é à toa que os EUA querem arrumar com a Huawei!

    1. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Já está arrumada 🙂

    2. Avatar de Rui Manuel
      Rui Manuel

      Isso não é a marca dos routers do Aliexpress?

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    São sempre os melhores em tudo e mais alguma coisa. Depois no final vai-se a ver, e só são os melhores no preço por terem o maior. Felizmente que existe muita gente que já começou a “abrir a pestana” e a entender que a apple é o fifa dos smartphones.

    1. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      Então que há cada vez mais pessoas com iPhones? Os factos vão contra aquilo que dizes…ter iPhone é como ter um Ferrari, nunca desilude

      1. Avatar de LR
        LR

        Agora tenta dizer isso de novo, mas sem te rires…

  6. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    1800€ e não passa de um equipamento banal ultrapassado por outros muito mais baratos…
    Bom para a dar a mostrar aos papalvos..

    1. Avatar de Jony
      Jony

      o mini custa 800 e é o melhor processador, camera que qq android. Banal? Cheira me a dor de cotovelo

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sabes que podes comprar um iPhone 13 pro por €1179, não sabes?

      Não estou a dizer que é barato, mas em relação aos €1800 que mencionaste ainda vão €621 de diferença…isto é o que se chama de distorcer a informação.

  7. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    A Apple se quisesse era a melhor a tudo. Eles tem o dinheiro, eles tem tudo o que quiserem. Se não é, é por opção deles.
    Provavelmente porque 99% dos compradores não iria notar diferenças entre o atual iPhone 13 Pro Max e um hipotético iPhone 13 com tudo no máximo.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Essa é a grande questão. Com poucas palavras disseste tudo. Mas em bom rigor é com a Apple e com muitos outros.
      Anda tudo a comprar o telemóvel mais recente e melhor para depois tirar umas fotos para o insta e ninguém nota diferença em nada. Quanto a rapidez e fluidez nesta gama não se nota diferença de ano para ano nos modelos mais recentes.

      1. Avatar de Rrrrrrr
        Rrrrrrr

        concordo.

        na minha opiniao, o que me faz ir para uma marca/modelo para outros é (nao so a qualidade da fotografia, mas tb o design, qualidade do mesmo, sistema operativo, e seguranca que tem e me transmite.

        Pessoalmente, com todos os problemas que se falam em iOS e/ou Android, sinto-me mais confortavel com iOS.

        comprar determinado telefone em vex de outro porque tem mais ou menos pixeis que outro, apenas para fotos em redes sociais acho que nao faz sentido. Qualquer telefone razoavel de gama media, serve para esse efeito.

        1. Avatar de Steve Jobs
          Steve Jobs

          Ora, tudo dito
          iOS é muito bom mesmo, falar de android para que?

      2. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1
        Concordo.
        O status é que faz a diferença. Ter o último e o mais caro, modelo é o que importa para ser melhor que os outros.

        1. Avatar de iSheepNot
          iSheepNot

          É simplesmente triste quando se depende de um gadget caro sem necessidade “para ser melhor que os outros”. É overrated.

    2. Avatar de Rui Manuel
      Rui Manuel

      Mais digo,
      -Carros autónomos? A Apple se quisesse fazia isso em 3 meses!
      -Viagens no Espaço? Eles têm a tecnologia!
      -Crise Energética? Eles sabem como resolver!
      Mas é opção deles não seguir esse caminho e fazer telemóveis.

      1. Avatar de manochau
        manochau

        Mano, quero fumar o que tu fumas…

        1. Avatar de Rui Manuel
          Rui Manuel

          Vê lá e tu é que assinas Manu Chao

  8. Avatar de gfasdsdf
    gfasdsdf

    Tudo fogo de vista, ficou atras de modelso lançados pela huawei e da xiaomi, paraens apple é sempre a inovar…. no preço.

    1. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      andas distraido, basta veres qualquer site de comparacao de precos… ha telefones tao caros como os iPhones.

    2. Avatar de Rui Manuel
      Rui Manuel

      Um dia que tenhas um nunca vais querer outra coisa, é como um Toyota

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Claro! Por isso é que já tive um 5,5S,6 e um 7. Depois mudei e até agora não me arrependo!

  9. Avatar de Rui Manuel
    Rui Manuel

    Claramente quem fez esses testes não sabe tirar um retrato

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      estamos a falr do dxomark o maior site de testes de fotografia não estamos a falar do zé da esquina ahah

      1. Avatar de Rui Manuel
        Rui Manuel

        Tudo minado!

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Se o iPhone ganhasse já era fiável!

          1. Avatar de Joao P.
            Joao P.

            É como quando ganha o iphone e alguns dizem que foi pago. o iphone não precisa dessas ceninhas para vender bem como os bons androids nao precisam ora essa. mas hoje é uma realidade que os iphones estao melhores em quase tudo o que antes eram fracos como a camara bateria e até os ecrãs. o problema é que os outros não estao a trazer mais nada e o iphone é em cada uma destas cenas o melhor ou, se não é o melhor está nos primeiros lugares e vende muito. está a vender mais. eu fui um dos que mudou e que atualmente não sinto falta de nada no android a não ser o cartão minisd.

  10. Avatar de Fábio
    Fábio

    Fala-se muito da otimização do iOS, mas depois compara-se a velocidade de abertura de apps entre o iphone 13 pro max e o galaxy s21 ultra e o iphone fica a ver navios, mesmo com um chip muito superior! Onde anda, afinal, a otimização? Isso nem é de agora, os samsungs anteriores também batiam os seus concorrentes da apple em velocidade de abertura de apps. Atenção que aqui estou a falar de apps, não de jogos!

    1. Avatar de Rui Manuel
      Rui Manuel

      Disto ng fala! O que intessa é um microsegundo a abrir a app, mesmo que dp se arraste…mas a abertura amigo, a abertura!!

      1. Avatar de Steve Jobs
        Steve Jobs

        Deixa lá o Fábio no buraco dele, quem não sabe é como quem não vê.

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Buraco não. Eu já tive androids e iphones, quem anda em buracos é quem só tem um deles e fala do outro como se conhecesse!

          1. Avatar de Steve Jobs
            Steve Jobs

            Também já tive androids e iPhones

            O meu iPhone 8 de 2017 é muito melhor do que androids novos, e não é só em fotografia… mas pelo teu comentário tu é que és o senhor da verdade

          2. Avatar de Fábio
            Fábio

            Deves estar a brincar. O meu Note 20 é infinitamente superior ao teu iphone 8. Quem diz o contrário só pode ser um aluado. Percebes alguma coisa de informática, sequer? Como é que um iphone com ecrã full hd onde se vê os pixeis a olho nu, com um só altifalante em baixo, bordas grossas à volta do ecrã, um cpu com anos, uma bateria que não dura muito e que nem tem fast charging, não tem 5G nem um ecrã de 120hz pode ser melhor que um note 20? Mas estás a brincar ou quê? Isto sem falar nas limitações do NFC nos iphones. A propósito, já experimentaste MB Way no teu iphone superior?

          3. Avatar de Fábio
            Fábio

            Já agora, ainda é preciso ter o iphone com som para ele despertar de manhã? E as notificações? Ainda continuam uma confusão?

          4. Avatar de Fábio
            Fábio

            Melhor em fotografia? Não te esqueças que nem o iphone 13 pro max é o melhor em fotografia! Isso significa que o melhor será um android. Já te esqueceste do título deste post?

          5. Avatar de Steve Jobs
            Steve Jobs

            Nunca usei mbway no iPhone, pois tenho o Apple Pay que funciona às mil maravilhas, já o mbway no android nem sempre funciona…aliás, mete aí o Google pay a funcionar com bancos portugueses, hahaha

            Percebo muito de informática, quem te dera a ti.

            Um ecrã LCD do iPhone consegue ser muito melhor do que muitos amoled novos…qualidade dos iPhones com amoled nem se fala.

            60hz de iPhone são muito mais suaves do que 120hz de android, além de que a Apple fez muito melhor com a novo tecnologia pro Motion, pois um ecrã não precisa de estar sempre a 120hz.

            Não sério onde consegues ver os pixels a olho nú no iPhone 8…deve ser aluado só pode.

            A bateria não dura muito? Para mim dura o suficiente para um dia, não tenho culpa que sejas dependente do telemóvel.

            Meto só a carregar à noite, para que quero estragar a bateria com fast charge? Só para dizer que tem? Lol

            Um cpu com anos que é muito melhor do que muitos androids novos, continua rápido.

            Para que queres o 5G mesmo? Já foi implementado? Lol

            Prefiro o meu iPhone com bordas grossas, mas com um excelente ecrã, só com 1 excelente altifalante, excelente SO do que o teu s20 a arrastar, hahaha

            E aquelas terras que inventaste nem vale a pena responder, hahaha.

            Quem te dera teres dinheiro para um iPhone, hahaha.

          6. Avatar de Rrrrrrr
            Rrrrrrr

            quem se fia no dxomark para comprar um telemovel, talvez deva re-prioritorizar o seu criterio de compra…
            A meu ver excistem os melhores telefones para tirar fotos. e sao um grupo de 10-15 modelos com diferencas marginais.
            depois a gama media, e a gama de se fugir a 7 pes.
            se alqguem quer fotografia a serio, vai ter de andar com uma maquina fotografica na mao.

            MBWAY – nao sei onde ha problema, ainda no sabado usei para pagar o meu almoco. se bem que se houver algum problema nao poderiamos descartar problema da app, e nao apenas do telefone, correcto?

            despertador – deve ser um problema muito antigo. ha anos que tenho iphone e nao me lembro disso alguma vez ter acontecido.

            5G acho irrelevante em qualquer telefone hj em dia, mesmo em cidades como Londres.

          7. Avatar de Fábio
            Fábio

            Rrrrrrr, ninguém pode dizer que o smartphone x ou y tem melhor câmara, até porque o iphone 13 pro max só ganha em vídeos ao s21 ultra! Quanto ao MBWay estou a falar do uso do NFC, isso nem dá para usar nos iphones! Nem isso nem para, por exemplo, andar de metro e ter o passe no telemóvel, entre outras coisas. Apple Pay? Em que lojas usas o apple pay, em portugal? Eu posso usar o MBWay com NFC! E sim, há bancos em portugal a usar Google Pay, não sabias? Quem diz que um ecrã LCD consegue ser melhor que um AMOLED não percebe nada de informática, obviamente! ProMotion? Mas achas que foi a apple que inventou isso? A Samsung já tem isso, chama-se “ecrã adaptativo”. Sabias que os 120hz nem estão a funcionar nas apps da app store, ainda? Ahahaha. Ora, se eu consigo ver os pixeis num ecrã de um iphone 8 só significa que vejo melhor que tu, talvez seja esse teu problema de visão que explique tanta coisa que vês num iphone e qur não existe!

          8. Avatar de Fábio
            Fábio

            Convém esclarecer que a segunda parte da minha resposta é destinado ao Steve Jobs, e não ao Rrrrrrr.

          9. Avatar de Joao P.
            Joao P.

            calma fabio, eu também e não concordo contigo. ou temos todos de concordar contigo? eu não concordo porque desde que deixei o android e uso um iphone 11 vejo que o sistema é mais organizado, atualizações certinhas e mais atenção à privacidade. isso faz muita diferença para mim. mas não deixei de gostar do android, mas acho que o ios e os novos iphones então devem estar brutais e a concorrencia não tem melhor, ainda claro..

          10. Avatar de És mesmo Tone
            És mesmo Tone

            O expert de informática diz que não há ecrãs amoled piores do que LCD… És um expert amador?

          11. Avatar de És mesmo Tone
            És mesmo Tone

            Vês melhor…ou vês pior, porque para conseguir ver os pixels é preciso estar mesmo em cima do ecrã… então para teres de estar com o olho juntinho ao ecrã só pode ser porque vês pior 🙂

            Como já te disse num comentário mais em baixo:
            “Já erraste

            Promotion é bem diferente daquilo que falas.

            Enquanto que na Samsung os Hz adaptam-se conforme a aplicação no iPhone adaptam-se conforme o uso real.

            Por exemplo, no Samsung se abrires uma aplicação de jogo ele passa para 120hz e fica sempre em 120hz, no iPhone é bem diferente, varia conforme o a imagem, se for uma imagem fixa (que não se move) fica em 10hz, e vai variando conforme o movimento da imagem.

            Ou seja, por exemplo num jogo o iPhone não vai estar sempre a 120hz se não for necessário.

            iPhone ganha aqui, lamento.”

            De resto não te preocupes com a appstore, as aplicações vão receber as devidas atualizações, o mesmo já não se pode dizer de android 🙂

            Ui que ele usa mbway e NFC!! Porque é muito diferente de usar mbway com câmara!! Olha, eu posso usar os 2 e prefiro usar mbway com câmara 🙂

            Muito bom, já deu para rir muito nestes teus comentários 🙂

          12. Avatar de AqueleAmigo
            AqueleAmigo

            +1
            Este é problema de quem tem ou teve os dois sistemas operativos. Se criticas um, és hater mas a realidade é que ambos são bons e tem as suas vantagens.
            Só quem usa os dois diariamente é que pode realmente ter uma opinião correta.

          13. Avatar de Fábio
            Fábio

            Oh Es mesmo Tone, não disse que qualquer amoled é superior a LCD, mas por norma, são. E já o Galaxy s6 edge plus tinha um ecrã infinitamente superior ao “retina”. Deves ser um dos que pensas que ecrã retina é melhor do que qualquer LCD FullHD… E sim, se não consegues ver os pixeis de um iphone 8 a uma distância considerada decente para ver o ecrã, então é porque vês mal. Recomendo ires ao oftalmologista.

          14. Avatar de Rrrrrrr
            Rrrrrrr

            Fabio, vivo em londres. Uso apple pay em tudo… TUDO. no metro, no supermercado, no cafe, na padaria… alias, ate pass da empresa tenho no apple pay.
            o que significa que se. ha limitacoes noutros lugares, muito possivelmente é limitacao das apps de 3os.

            Em portugal, onde me encontro por agora, estou numa localidade costeira pequena e uso apple pay na padaria, no mini supermercado, e nos restaurantes… será que estou num mundo á parte.
            A minha conta bancaria PT bem como outros como Revolut, funcionam as mil maravilhas com Apple Pay.

            Quanto a ecrans, as coisas evoluem.
            Claramente um Amoled é melhor que um LCD, mas tb existem comparacoes entre amoleds e LCDs no qual as pessoas nao conseguem detetar a diferenca com um video a correr em telefones diferentes. Pode tornar-se ate muito subjectivo.

      2. Avatar de Fábio
        Fábio

        Ora diz-me lá onde a app se arrasta? Já testaste algum android topo de gama?

        1. Avatar de Steve Jobs
          Steve Jobs

          Arrasta e não só, ora vai lá atualizar o SO do teu android de 2016…

          Pois é, android só serve para criar lixo electrónico, pelo menos na Apple os iPhones podem ser aproveitados para quem quer ter um iPhone mais barato, compra uma bela máquina atualizada.

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Lixo eletrónico? Se a apple se preocupasse com o ambiente já teria mudado para usb-c, tal como fez nos ipads pros. Eu não, mas uma pessoa cá de casa tem um android de 2017 e, embora não receba mais atualizações, continua rápido, não está lento. Falar é muito bonito, argumentar é que dá mais trabalho, não é?

          2. Avatar de Steve Jobs
            Steve Jobs

            Sim, porque não é a trocar androids de meio em meio ano por ficarem lentos que se cria lixo electrónico, a culpa do lixo electrónico é da Apple que não utiliza usb-c nos iPhones, hahaha, és demais

        2. Avatar de Rui Manuel
          Rui Manuel

          Já sim, e não é melhor que um iphone da mesma altura, nem por sombras.

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Para ti basta argumentar o ecrã LCD da apple vs o ecrã super amoled da samsung. E já nem podes vir falar mal dos OLEDS, a apple já os coloca nos novos iphones!

          2. Avatar de Steve Jobs
            Steve Jobs

            O que o Fábio anda a tentar dizer é que ter um seat Ibiza é melhor do que ter um Ferrari.

            Oh Rui Manuel, deixa lá o gajo ser feliz com o seu seat Ibiza, não tem dinheiro para mais.

        3. Avatar de Fábio
          Fábio

          Tenho o meu note20 vai fazer 2 anos e não estou a pensar em trocar. Mas tu queres enganar quem?

      3. Avatar de Fábio
        Fábio

        Obviamente que é um dado importante, tem a ver com performance! E já agora, acrescento que o chip LTE dos samsungs é superior ao dos iPhones. Já fizeram esse teste? Em todos os testes que fiz a velocidade 3G/4G do iphone era inferior, assim como na cobertura de rede. Disso também ninguém fala. Mas eu só estou a constatar factos, se for para falar dos pontos negativos do android, também o faço. Mas só estou a responder a quem acha o iOS “perfeito” e não sai dessa bolha!

        1. Avatar de Steve Jobs
          Steve Jobs

          Pois é, precisas de 500mb certinhos para abrires o Facebook, hahaha

          Não inventes mais oh aluado, o iPhone apanha melhor rede.

          Um dia quando tiveres um iPhone vais entender porque as pessoas preferem iPhone.

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Já experimentaste? É que eu já! E já experimentei com vários iphones e com androids. Também já fizeste teste das redes 4G+? Já agora, diz-me qual a operadora com internet móvel mais rápida :). Que bom que é falar quando se sabe do que se está a falar…

          2. Avatar de És mesmo Tone
            És mesmo Tone

            Saberes qual a operadora com internet móvel mais rápida faz de ti um expert em informática? Está muito boa essa

            Sabias que a velocidade da internet móvel varia de zona para zona e depende também do número de utilizadores ligados?

            Onde eu vivo a melhor é a meo, vou a casa de um familiar e a meo começa a falhar, mas esse meu familiar não é da meo pois a nos é a melhor lá… Então para que ele ia mudar para a meo? Ou para que eu ia mudar para a nos?

            Deixa de ser tone

          3. Avatar de Fábio
            Fábio

            Ainda não percebeste que me referi a testes, e comparando os iphones com os samsungs topo de gama equivalentes?

    2. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      A optimizacao vem de varios aspectos.
      Primeiro, ha a optimizacao do SO com o proprio chip = iOS fluido e responsivo.
      Segundo , optimizacao de apps de 3os ao iOS mais recente… neste caso iOS 15 que saiu há dias… alguns devs ja terao optimizado para iOS 15, mas tenho certeza que nao serao a maioria.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Rrrrrrr, o que eu falei da abertura das apps acontece tanto no ios 10 como no ios 14 ou 15. Nada tem a ver com novas otimizações. Isso acontece sempre, quer nas datas de lançamento do novo iOS, quer nas antigas versões. Não tem a ver com otimizações.

  11. Avatar de DB
    DB

    Mas alguem quer um Áifóne de 1800 euros, quando outros a menos de metade do preço fazem melhor?

    1. Avatar de Rui Manuel
      Rui Manuel

      David não entres por aí, 1800 por um telefone que vai durar muito mais que os outros, com updates garantidos e uma assistência 5 estrelas

    2. Avatar de Steve Jobs
      Steve Jobs

      O que fazem melhor outra metade? Nada

      Assistência, updates, suporte, SO bem construído e fluído a Apple ganha em tudo… essa é a realidade que muitos não querem ver porque não podem, pois não têm €€€

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Esse comentário dos outros não terem dinheiro é típico de alguém que só compra porque é apple.

        1. Avatar de Rui Manuel
          Rui Manuel

          Se tivesses que escolher (gratuitamente) ente um delado Häagen-Dazs ou MiniPreço certamente escolhias MiniPreço. Devido à qualidade reconhecida e confirmada da marca na arte de fazer gelados.

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Depende, se o häagen fosse de baunilha e o do minipreço fosse de chocolate branco, escolheria o do minipreço. Mas estás a falar de quê? Um samsung topo de gama está ao nível de um iphone. Não mistures coisas que não têm nada a ver…

          2. Avatar de Steve Jobs
            Steve Jobs

            “Um samsung topo de gama está ao nível de um iphone.“

            Hahaha, rindo até 2050!!!

          3. Avatar de Rui Manuel
            Rui Manuel

            Fábio, um Smasung topo de gama mesmo de chocolate branco está ao nível de um gelado do mini preço, serve para o Tik Tok!

        2. Avatar de Rui Manuel
          Rui Manuel

          Um dia vais mudar, e cá te esperamos no lado dos justos

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            O Steve Jobs tem muita piada, para quem não tem sentido de humor inteligente!

          2. Avatar de Carlos Coins
            Carlos Coins

            sou angolano e escolheria o gelado Haagen-Dazs. A malta gosta de criticar, mas nós em Angola só gostamos do que tem qualidade. Numa familia como a minha, tentem tirar uma selfie com um samsung.. sai tudo escuro!! depois tentem com um iphone. Quase que pareço o Michael Jackson !!! mt melhor!

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já dizia o meu avô: “achas que tens uma boa máquina fotográfica? Que te cabe num bolso?”

  13. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    Esta Apple é só rir, com o seu marketing ia jurar que era o “melhor de sempre”

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Qual ecrã super amoled quad hd da samsung. A apple tinha um ecrã retina! RETINA! Que na verdade não passava de um fraco ecrã LCD que era Full HD. Agora chamam “ProMotion” aos 120hz! Só rir!

      1. Avatar de Steve Jobs
        Steve Jobs

        Fraco és tu de cabeça porque não entendes como a tecnologia promotion funciona, hahaha

        E quem diz que o ecrã retina do iPhone é fraco…bem, nunca teve iPhone nas mãos, que triste

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Estás a falar do ecrã adaptativo que a samsung lançou no Note 20, o ano passado?

          1. Avatar de És mesmo Tone
            És mesmo Tone

            Já erraste 🙂

            Promotion é bem diferente daquilo que falas.

            Enquanto que na Samsung os Hz adaptam-se conforme a aplicação no iPhone adaptam-se conforme o uso real.

            Por exemplo, no Samsung se abrires uma aplicação de jogo ele passa para 120hz e fica sempre em 120hz, no iPhone é bem diferente, varia conforme o a imagem, se for uma imagem fixa (que não se move) fica em 10hz, e vai variando conforme o movimento da imagem.

            Ou seja, por exemplo num jogo o iPhone não vai estar sempre a 120hz se não for necessário.

            iPhone ganha aqui, lamento.

          2. Avatar de Fábio
            Fábio

            Isso só acontece se os programadores usarem essa feature. Na maioria das apps eles não se vão importar com isso. Não acredito que pelo menos 10% dos jogos vão ficar com 10hz de refresh rate nos menus e com os 120hz no jogo em si…

      2. Avatar de Mamba
        Mamba

        ecrã ProMotion e ecrã 120hz não são a mesma coisa…

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Sei sim senhora. É um ecrã inferior ao super amoled da samsung que faz exatamente o que o “ecrã adaptativo”, da samsung, faz. Que é adaptar o ecrã às situações. 10hz quando estás a ler, 120hz quando estás a jogar ou a fazer scroll. Com a diferença que o ProMotion ainda é inferior porque não funciona com as apps da app store, ainda!

          1. Avatar de Carlos Coins
            Carlos Coins

            Fábio.. acredita que ProMotion é melhor. Aqui em Angola a diferença é notória.
            1 – Dizes ser inferior por que as apps da App Store. Mano, o google play store em angola tem mt menos aplicações e é só aplicações escuras
            2 – o ProMotion adapta-se À aplicação e ao movimento do dedo. nao é 10 ou 120hz. Vê a duração da bateria comparativamente aos samsung (e o tamanho da mesma). em relação ao tamanho, aqui em Angola tudo é maior, como sabes 😉
            Conclusão, o novo iPhone está a ser um sucesso em Luanda. Nunca um telemóvel conseguiu filmar tão bem a minha familia durante a noite!

          2. Avatar de Fábio
            Fábio

            Oh Carlos Coins, tenho a sensação que tu para teres um iPhone em Luanda deves sofrer imenso. Caso contrário não reforçarias isso. Mas olha que tenho a sensação que aí há muito menos apreciadores de iPhones do que aqui! Será que as lavandarias aí também são maiores?

  14. Avatar de º-º
    º-º

    A minha mãe diz que eu sou o rapaz mais perfeito da família, já a minha tia diz que é o filho dela.
    Quem está a falar a verdade?

    1. Avatar de Rui Manuel
      Rui Manuel

      A tua mãe é claro, partilho a mesma opinião que ela. És perfeito para mim!

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Depende de quem é o teu pai.

  15. Avatar de Gil Reis
    Gil Reis

    Já ouviram falar na nova feature do ipad mini? “Jelly scrolling”, a Apple está sempre a inovar

  16. Avatar de Rui Manuel
    Rui Manuel

    Mas afinal qual tem o melhor video?

    1. Avatar de Carlos Coins
      Carlos Coins

      Sou angolano, e só consigo fazer videos decentes e sem ruído com iPhones.

      1. Avatar de Rui Manuel
        Rui Manuel

        Penso que está respondi aqui, sem sites a escrever algo pago pelos chineses, a verdade da real experiência.
        Obrigado Sr. Carlos
        Estás a ver Fábio??

      2. Avatar de Fábio
        Fábio

        Estás a falar de vídeos noturnos? Se experimentaste os samsung topo de linha, altera os FPS de 60 para 30, a qualidade fica igual à das fotos. O s21 ainda não testei, mas admito que em vídeo o iphone pode ter resultados melhores, ao contrário das fotos, que os samsungs conseguem melhores fotos.

      3. Avatar de VMB
        VMB

        ?? porque és angolano só consegues fazer videos decentes com iphone???? WTF

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Também não percebi. Mas pronto…

          1. Avatar de Carlos Coins
            Carlos Coins

            Porque como somos uma familia mais escurinha que o normal, e nem todos conseguem captar tanta luz e ter um video tao nítido como no iPhone. Manos, ontem À noite com a minha dama, conseguir fazer um video nosso em que nao se via só os dentes.. vocês riem-se, mas tentem fazer o mesmo com um samsung!

          2. Avatar de Fábio
            Fábio

            Por acaso esse teu nick não tem a ver com o Carlos Moedas, pois não? Tu deves é viver em Lisboa. Dás cá uma tanga…

  17. Avatar de Marco
    Marco

    A história é sempre a mesma ano após ano, quando saem novos IPhone são sempre os melhores em tudo e mais alguma coisa e depois… só que não!
    A malta pode dizer o que quiser, espernear-se, espumar da boca mas… em fotografia Huawei é Huawei.
    Em vídeo já não sei embora cada vez mais estejam todos muito bons e com boa estabilização, mas em foto… Ah e tal os serviços Google, mas para fotos precisa? As câmeras dos Smartphones são da Google? É disso que se trata o artigo… câmeras e fotografia!
    Os serviços Google são outra história, que muita gente pelos vistos desconhece mas existem alternativas aos serviços Google e mesmo a possibilidade de os colocar nos smartphones e não será por aí que alguém minimamente informado deixará de comprar um Huawei certamente.
    Gostava de saber a opinião daqueles que a dias já diziam que os IPhone 13 tinham as melhores câmeras mesmo sem terem sido testados… calculo que seja acharem que DxOmark não é credível :D.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Por aqui os fãs de android não orbitam. Existem aqui comentadores tóxicos que nos pretendem convencer de inverdades!

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Entenda-sr que estou a falar de comentadores Apple que acham que ProMotion é uma inovação no mundo mobile!

        1. Avatar de Ru
          Ru

          A Apple inventa nomes sonantes para coisas banais, como se fosse alguma tecnologia revolucionária. E quem não percebe pensa que está comprar algo único. Um bom exemplo são os ecrãs retina. Resolução + tamanho + distância de visão. Não passa disso. Conheço gente que pensa que ecrã retina é uma grande tecnologia inventada, que dá outra qualidade de imagem….. Agora é com isto dos 120Hz e adaptáveis (entre 10 e 120, acho eu), como se outros não o tivessem. Espertos são eles, que sabem que a maioria da malta não percebe nada do assunto e metem-se a comprar nomes únicos.

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            O objetivo é mesmo esse. O ecrã “retina” é só a pior coisa que publicitaram como “revolucionária”. Muitos de gama média já têm resoluções superiores há anos! Mas enfim, “retina” é outra coisa, ahaha.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            E os users vão atrás porque têm de justificar o investimento absurdo que fazem, no fundo compram um bom equipamento.
            Não compram um suprasumo de ponta como dizem e acreditam, e a ideia de existirem produtos de qualidade semelhante ou superior bem mais barato é impensável… mas cada um sabe de si!

  18. Avatar de Rui Manuel
    Rui Manuel

    Continuação de uma Boa Tarde a todos, foi agradável este momento de discussão 😀
    Esperemos por outro tema relevante e quem conhecer o FAR queira por favor dar o recado que ainda estamos à espera do esclarecimento devido.
    Abraço a todos!
    E comam muitos gelados 😛

  19. Avatar de Joao P.
    Joao P.

    Comecei com android com um galaxy S6, depois deu o berro e comprei um xiaomi poco, depois um galaxy s10 e não sabia o que era um iphone nunca tinha usado mais que uns minutos e não achava grande interesse. Mas ano passado a maria ofereceu-me um iphone 11 no aniversário. ok no início andei perdido mas com o tempo vi que era outro mundo e é mas também não é tudo bom, falta alguma coisa como a gestão dos wigets e as notificações, gosto mais do metodo no android de usar certas apps mas o resto é muito bom. O IOS é mais simples de usar e muito poderoso e é mais fluído que o android 11 que foi o ultimo que usei. Atualizei agora o meu iphone para o ios 15 e gostei de uma pequena grande novidade: tenho mais bateria disponível. So odeio o Safari, só consigo usar o chrome.

    a cmara que é o que interessa, faz imagens boas, muito boas com pouca luz comparado com o da maria que é um huawei p40 pro

    Não é tudo bom como já disse mas o conjunto é melhor. my 2 cents ok?

    1. Avatar de Manuel Gomes
      Manuel Gomes

      Exacto a verdade é essa mas os fã boys do Android e IOS são incapazes de ver a realidade …

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Eu concordo, eu vejo vantagens em uns e outros. Foco-me mais na questão do android porque pura e simplesmente aqui há muitos comentadores que são fanboys da apple e tudo o que não for apple não presta. Aliás, o comentador Steve Jobs ainda goza com quem ele chama de “pobres”. A pobreza de espírito, infelizmente, não tem cura.

  20. Avatar de Fábio
    Fábio

    O mais intrigante é que os fãs da apple esperam sempre que os novos chips muitíssimo mais rápidos que os anteriores destronem o maior concorrente, Samsung. O problema é que mesmo com um chip bem mais rápido que o do S21 Ultra, o S21 Ultra ainda consegue melhores desempenhos em várias vertentes. A otimização dos SOs está a ficar cada vez menos relevante para os testes de desempenho. Ou isso, ou o android está mais otimizado do que há uns anos atrás!

  21. Avatar de Treinador
    Treinador

    A dura realidade de quem paga o preço do mais caro do mundo e que pensa que tem o melhor do mundo mas afinal fica apenas a meio da tabela.

    Noutros tempos inovavam agora apenas evoluem.

  22. Avatar de Afinal que tipo de utilizador sou eu?
    Afinal que tipo de utilizador sou eu?

    Se só consegues usar o chrome está tudo explicado!

  23. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    A Apple funciona como as vacinas Covid todos acreditam e vão logo nas tangas dos especialistas. Com tanta marca que existe no mercado, só não vê quem tem palas, porque o mundo Android tem inovado muito mais que a Apple nestes últimos anos. A Fotografia da Apple é boa mas não é a melhor. A Apple tem qualidade mas as marcas em geral têm todas qualidade, são muito poucos os telemóveis em plástico como havia à uns atrás e outras coisas mais como os ecrãs….O preconceito pelos chineses é que faz mal ás pessoas e deixa-as completamente cegas só porque sim. Enquanto o povo português for preconceituoso e de ideias fixas os comentários serão sempre maus.

  24. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Lembro-me de, em tempos, ter lido uma notícia aqui sobre um Xiaomi sobre o qual se dizia começar mal porque os benchmarks davam “apenas” para terceiro lugar. Mas por ser iPhone só vejo aqui “paninhos quentes”.

    O que conta em qualquer gadget, independentemente do preço, é a experiência do utilizador e não um ou dois pontinhos mais no ranking. Isso deveria ser noticiado com igual critério para todos os gadgets e não “começa mal” para uns e “paninhos quentes” para outros.