Dores de cabeça e fadiga ocular ao usar o iPhone X? Não é o único

59 Comentários

A entrada do iPhone X no mercado não tem sido isenta de problemas. São já vários os que estão identificados e que a Apple tem estado a resolver, mas um caso ressurgiu agora e tem implicações sérias para os utilizadores.

O ecrã OLED e a sua forma de funcionamento parece estar a causar dores de cabeça e cansaço ocular a muitos utilizadores. A causa parece ser conhecida, mas a Apple ainda não terá tomado uma medida para a resolver.

iPhone X

Esta não é uma situação nova e teve já vários casos reportados desde o final do ano passado, tendo ressurgido agora com uma publicação no Reddit, onde um utilizador do mais recente smartphone da Apple se queixa de dores de cabeça e de cansaço ocular após a sua utilização.

O problema do ecrã do iPhone X

Do que se sabe, a causa será do Pulse Width Modulation (PWM), uma funcionalidade dos ecrãs OLED, que provocam a cintilação do ecrã em frequências diferentes, dependendo do nível de brilho.

Na publicação feita no Reddit, são mostrados 2 vídeos filmados em câmara lenta, do iPhone X e do iPhone 8, onde é perceptível que esta situação acontece apenas no X.

iPhone X Uses Pulse Width Modulation, Which Is a Serious Issue for a Sensitive Few from r/apple

O que este utilizador pede e que outros já pediram também no passado, é que a Apple crie uma opção nas definições que permita desligar o PWM, permitindo a estes utilizadores usarem o iPhone X sem qualquer tipo de limitação.

A marca ainda não reconheceu esta situação e nem respondeu aos utilizadores. A Apple não é a única a usar esta tecnologia, estando o PWM presente noutros equipamentos, como os Samsung Galaxy S e os Google Pixel. No caso dos smartphones Android, é possível desligar o PWM, após fazer root aos equipamentos.

iPhone X

O problema das chamadas que não surgem no ecrã do iPhone X

Aparentemente, há também um novo problema no ecrã do iPhone X que impede os utilizadores de atenderem chamadas. Segundo o que foi descrito, algumas unidades do iPhone X não estão a ligar de imediato o ecrã sempre que recebem chamadas. Esta situação tem estado a ser reportada desde o final do ano passado.

Isto impede os utilizadores de conseguirem saber quem os está a contactar e até atender a chamada que estão a receber. A informação existente refere que o ecrã pode demorar até 10 segundos a mostrar informação da chamada, o que muitas vezes é tarde demais.

Do que se sabe a Apple estará já a investigar este problema e deverá apresentar em breve uma solução. Por agora o que é recomendado como solução para este problema é que o iOS seja reinstalado através do iTunes.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandra
    Alexandra

    Facil de usar

    1. Avatar de Alexandra
      Alexandra

      Gosto do telemovel e um bom telemovel

      1. Avatar de Balmer
        Balmer

        O que te fizer mais feliz, Alexandrinha… mas acho que perdeste um pouco o foco da noticia.

        1. Avatar de Carlão
          Carlão

          interessante observação

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Tenta ser mais construtivo

  2. Avatar de Jobz
    Jobz

    O “melhor” iPhone de sempre….
    Isto de provocar dores de cabeça e nos olhos não será uma iFeature para que as pessoas se desliguem da tecnologia?
    Da mesma forma que os números não aparecerem no ecrã não será também outra iFeature para as pessoas terem mais tempo para si?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Estão a preparar terreno para os iGlasses

    2. Avatar de R
      R

      nao sei se les-te acima, mas isto tb ocorre noutros telefones.
      Por exemplo, no meu OP5 isto tb me acontece pk ha alguma coisa que nao está bem no ecran.
      Nao é por isso, que este telefone deixa de ser grande maquina.
      Quanto ao segundo ponto, sim, tb acho que é uma falha enorme, para uma funcao que parece ser tao simples. Ainda assim, nao vejo que uma actualizacao de software nao corrija isso.

    3. Avatar de Pedro Cavaleiro
      Pedro Cavaleiro

      Quanto ao primeiro ponto, aparentemente é algo que se passa no ecrã e que o Android também não dá para desligar nativamente (pelo menos segundo a noticia) concordo que devia haver uma opção para desligar o PWM tanto no iOS como no Android (no caso do Android, sem ter que fazer root)
      Quanto ao segundo ponto, sim é uma falha muito grave

      1. Avatar de kekes
        kekes

        O PWM é uma função de Hardware, não é governada por software. O problema não é o PWM, o problema é a frequência usada pelo iPhone.

  3. Avatar de Dan
    Dan

    Isso foi do preço, depois não tinham dinheiro para comprar o básico lá para casa. 😀

  4. Avatar de Luís Francisco
    Luís Francisco

    Epá, era uma possível aquisição.. RIP
    Qualquer das maneiras e marcas/modelos à parte.. há pessoal que usa o brilho dos smartphones no máximo.. Se não for no máximo, é quase e acho que isso também pode originar problemas para alguns.
    As vezes quando pego no telemóvel de um amigo ou assim, aquilo até cega de tanto brilho.

    1. Avatar de LM
      LM

      Penso que se fala disso na ultima parte deste artigo…

      1. Avatar de carlos p
        carlos p

        se fosse ao contrário era um novo artigo. como foi o bug 911 do oneplus 5

    2. Avatar de LP
      LP

      O problema das chamadas que não surgem no ecrã do iPhone X
      Aparentemente há também um novo problema no ecrã do iPhone X que impede os utilizadores de atenderem chamadas. Segundo o que foi descrito, algumas unidades do iPhone X não estão a ligar de imediato o ecrã sempre que recebem chamadas. Esta situação tem estado a ser reportada desde o final do ano passado.

      Isto impede os utilizadores de conseguirem saber quem os está a contactar e até atender a chamada que estão a receber. A informação existente refere que o ecrã pode demorar até 10 segundos a mostrar informação da chamada, o que muitas vezes é tarde demais.

      Do que se sabe a Apple estará já a investigar este problema e deverá apresentar em breve uma solução. Por agora o que é recomendado como solução para este problema é que o iOS seja reinstalado através do iTunes.

      https://pplware.sitedev.pt/apple/dores-cabeca-fadiga-ocular-iphone-x/

      Por um acaso é este mesmo link 🙂

  5. Avatar de nelsontb
    nelsontb

    Lol “No caso dos smartphones Android, é possível desligar o PWM, após fazer root aos equipamentos”, o resultado dependendo do circuito será um ecrã sem luz ou com luz no máximo, verifiquem para que serve a técnica antes de darem informação errada nas noticias, aconselho lerem uns tutoriais de arduino para controlar o brilho de um led, têm boas explicações sobre como funciona a coisa e podem logo testar com e sem pwm

  6. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Como muitas outras coisas. Tudo que se usa excesso faz mal. Qual a novidade?

    1. Avatar de Vitor Miguel Correia
      Vitor Miguel Correia

      A novidade é que no iPhoneX este problema ocorre e no iPhone 8 não, leste a notícia?

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Desde quando o 8 tem OLED?

        1. Avatar de Vitor Correia
          Vitor Correia

          Não tem nada a ver com OLED , tem a ver com uma nova tecnlogia introduzida no sistema que causa um problema que não havia antes, tão simples como isto.

          1. Avatar de iDespairing
            iDespairing

            Essa Tech so existe em Oleds e não so no iphone X. O iphone 8 tem LCD. Eu percebi este artigo. Alias li 2 relacionados com assunto em inglês

        2. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Mas se o problema está na excesso de uso, não devia ocorrer também no 8 independentemente de ter old ou não?

          1. Avatar de Vitor Correia
            Vitor Correia

            Não, não devia !
            Por favor antes de responder leiam o artigo !
            Este problema ocorre porque no Iphone X é usada Pulse Width Modulation (PWM).

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Por acaso não tenho capacidade financeira para ter um, mas do que já experimentei, adorava ter.
    Gosto muito de ver estas campanhas contra os iPhones mas para mim é tipo, quanto mais bates mais eu gosto de ti.
    É muito feio colocar defeitos em tudo aquilo que não se pode ter.
    Bem, vou parar porque já me está a doer a cabeça de tanto escrever neste Android.

    1. Avatar de Pedro Cavaleiro
      Pedro Cavaleiro

      Ha, finalmente alguém que percebe estes posts

    2. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Não percebeste que as queixas partem (obviamente) de quem tem um?

    3. Avatar de Eu
      Eu

      SIm, porque hoje em dia é preciso ter uma grande “capacidade financeira” para comprar um iphone a prestações durante dois anos, como muitos retalhistas e operadoras já fazem…

  8. Avatar de Altino
    Altino

    Usem o pixel filter.

  9. Avatar de V.T.
    V.T.

    Há três anos que tenho smartphones da Samsung com ecrã SuperAmoled e nunca tive esses sintomas! Não será mesmo só defeito do iPhone X?

    1. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Tenho um iphone X desde 10 de Novembro e zero sintomas. Acho que algumas pessoas não podem usar o (PWM) dos ecrãs OLED. Deve ser genético?

      1. Avatar de Mario Carvalho
        Mario Carvalho

        Comigo também… Não percebo..

      2. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Não é genético, simplesmente há pessoas mais sensíveis que outras.

        https://www.oled-info.com/pulse-width-modulation-pwm-oled-displays

        1. Avatar de iDespairing
          iDespairing

          Thanks. Este sim um bom artigo.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O OLED usa PWM , quem experencia desconforto com este tipo de ecran , não deve usar OLED no tlm nem na televisão.

      Abc

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tenho um iPhone X e até ao momento sem problemas.

  10. Avatar de Xis
    Xis

    O pwm neste caso servirá para controlar a luminosidade do ecrã. E nada tem a ver com frequências diferentes…
    Experimentem usar o ecrã na luminosidade máxima que deixa de existir pwm…

  11. Avatar de Ic
    Ic

    Aposto que a culpa não é do telemóvel… Se calhar as pessoas precisam de diminuir a luminosidade, ou usar o filtro de noite… se eu não fizer isto no meu Samsung aposto que também fico com dores de cabeça…

    1. Avatar de Pedro Cavaleiro
      Pedro Cavaleiro

      Já vi pessoas a utilizar smartphones com o brilho no máximo no escuro (quando dou boleia a certo pessoal de noite, a passar mesmo em zonas sem luz) não sei como conseguem, eu simplesmente não consigo usar o brilho no max no escuro, até o mínimo do iPhone 6S Plus após algum tempo no escuro começa a dar cansaço (como seria de esperar)
      E o PWM para algumas pessoas só piora esta situação.

    2. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Parece haver pessoas mais sensíveis que outras, a culpa é da tecnologia referida, característica dos oled, que agora equipam o iPhone X. De quem é então a culpa?

  12. Avatar de António Medeiros Correia
    António Medeiros Correia

    Eu não registei nenhum destes problemas.

  13. Avatar de José
    José

    Ficam assim desde que viram o preço 😉 e pensam no esforço que é pagar a prestação. Os que têm dinheiro para gastar à vontade nem pensam nisso. Isto sou eu a ser mau.

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    tenho desde dezembro e mesmo com muita utilização desde jogos, a vodafone tv e a netflix, e não tive / tenho qualquer problema. ou os ecrãs são diferentes ou então é mesmo uma questão fisica.
    Cada caso é um caso e eu, pessoalmente, enjoo a jogar fps por causa do motion sickness e nem por isso tive qualquer problema com o ecrã edo iphone X

    1. Avatar de Pedro Cavaleiro
      Pedro Cavaleiro

      O iPhone X, segundo o que vi no artigo (visto que não tenho um não posso comentar mais do que está aqui), usa o PWM que muda o comprimento do pulso do ecrã que aparenta causar alguns problemas a algumas pessoas. O facto de enjoares a jogar fps não tem nada haver com este problema visto que, como disses-te, o teu problema vem do motion sickness o que o iPhone X não causa.
      Mas mais uma vez é um problema que afeta algumas pessoas tal como certos jogos causarem ataques de epilepsia ou enjoar quando vai num carro sem ser a conduzir…

  15. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    bem me parecia que andava com muitas tonturas agora sei a razão

    1. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      That time of the month?

  16. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Não tem a ver com a notícia, mas tenho que fazer uma correcção.
    Em “Esta não é uma situação nova e teve já vários casos reportados desde o final do ano passado”, deve-se usar “relatados” e não “reportados” .
    Já cansa ver tanta displicência a escrever, qualquer dia temos de adivinhar o que querem dizer…
    https://www.priberam.pt/dlpo/reportar

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Não será tão displicente assim, uma vez que reportar também significa “dar notícia de”…

  17. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    “será do Pulse Width Modulation (PWM), uma funcionalidade dos ecrãs OLED”. Está incorreto, há em ecrã LCD também e nos LCD provocam mais sensibilidade.

  18. Avatar de Helder
    Helder

    Tretas, mas quem não tem €€€ para ele já tem uma desculpa.

    Todos os OLED são mesmo assim, têm de ser, mas até agora não havia queixas nem problemas… passou agora a haver porque há um gajo a se queixar no reddit, provavelmente uma conta do departamento de marketing da concorrência…

    Pois…

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      O facto de se usar a mesma tecnologia não significa que não possa existir um problema com algumas unidades que,em certas pessoas causam os problema que se fala.

      Quem anda a chuva molha-se,não é andar a fazer pub que são os melhores e inflacionar o preço por causa disso e depois quando existem ou podem eventualmente existir problemas dizerem que é tudo uma cabala contra eles.

    2. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Até gostas de ir contra a ciência..
      Não tem de ser assim, basta para isso usar OLED com um controlo analógico de luminosidade em vez de um digital, é o que a samsung faz.

      Nota: Tenho iPhone 8, não sou apple hater, mas também não sou iTapado 😉

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Que eu saiba, a Samsung nos modelos intermédios a altos, usa OLED, e PWM.

        A Apple usa esse tal controlo linear nos modelos LCD, ou seja, todos menos o X. É das muito poucas a fazer isto.

        Então onde é que havia este problema enquanto a Apple tinha tudo LCD, e a Samsung tudo OLED?

        Só apareceu agora?

        Eu tenho um Ferrari na garagem também…

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          A Samsung usa PWN com Controlo Analógico de Luminosidade, é esse o truque.

    3. Avatar de Malamen
      Malamen

      Força Helder… rebenta com os gajos pá…

      😀

  19. Avatar de jayD
    jayD

    Deixem de usar tantas horas os telemóveis que isso já não acontece, além de prevenirem cancro e outras doenças associadas!

    Acordem…

  20. Avatar de Wellfake
    Wellfake

    E o bug das chamadas?

  21. Avatar de Fernando Pombal
    Fernando Pombal

    Mais motivos para a minha aposta no meu iPhone 8 Plus continuar válida apesar do design já “antiquado” mas gosto mesmo assim. Não se compreende um equipamento tão caro com estas falhas. Espero que a Apple reflicta e bem sobre e que anda a fazer e maneira de solucionar rapidamente mas, a situação da fadiga ocular pode ser só de casos pontuais, nem todos temos a mesma qualidade de visão.

  22. Avatar de Ellay
    Ellay

    Eh um ótimo iPhone o melhor pois sempre tinham o mesmo design e nunca mudava só algumas coisinhas mais esse eh super estiloso e não vejo nenhum problema nele… dói eh no bolso de quem quer comprar mais não tem coragem de gastar.