Dica: Printscreens no Mac OS

24 Comentários

Se é novo no Mac, uma das coisas que já deve ter reparado é a falta daquela tecla que tanto jeito dava no Windows: printscreen. E então pergunta-se: “afinal, como se tira uma printscreen no Mac OS?”. A resposta é bastante simples e verá que existem várias funções bastante úteis ligadas a ela.

Mac Captura

Pode não parecer, mas tirar printscreens no Mac OS é bastante simples e proporciona-nos várias ferramentas nativas que serão bastante úteis.

Os comandos base para as printscreens são o cmd ⌘ + shift + 3 ou 4. No número final da combinação é que está a diferença de ferramentas. Utilizando o número 3, é criada uma printscreen normal, de todo o ecrã.

Mac Captura

Ao utilizarmos o número 4 irá aparecer, em vez da seta do rato, uma cruz. Se arrastarmos essa cruz enquanto clicamos com o botão esquerdo do rato, é criada uma imagem com apenas a área seleccionada. Este comando é muito útil quando não queremos todo o ecrã, mas sim apenas uma parte dele.

Mac Captura

Mas se pensa que ficam por aqui as funções de captura de ecrã no Mac OS, então está enganado. Existe ainda mais um modo de captura, o meu favorito, que tira uma printscreen apenas a uma janela, menu, ícone, … Para isso façam cmd ⌘ + shift + 4 e irá aparecer a cruz. Neste modo, carreguem na barra de espaços e verá que agora o rato não é uma cruz mas sim uma máquina fotográfica. Agora só tem de clicar na janela, menu, ícone, … que deseja “fotografar” e já está! Fácil não é? Tudo isto sem softwares adicionais, apenas utilizando os recursos oferecidos pelo Mac OS.

Mac CapturaExiste ainda mais um detalhe que pode ser muito útil em certas ocasiões. Se juntar a qualquer um destes comandos a tecla ctrl (control) a printscreen é gerada e fica imediatamente na área de transferência para poder colar em qualquer local ou aplicação, como por exemplo, o Photoshop.

Resumindo, os comandos existentes são:

  • cmd ⌘ + shift + 3 -> Printscreen de todo o ecrã
  • cmd ⌘ + shift + 4 -> Printscreen de selecção do ecrã
  • cmd ⌘ + shift + 4 + barra de espaços -> Printscreen de uma janela, menu, ícon, …
  • cmd ⌘ + shift + 3 + ctrl -> Printscreen de todo o ecrã e copia para a área de transferência
  • cmd ⌘ + shift + 4 + ctrl -> Printscreen de selecção do ecrã e copia para a área de transferência
  • cmd ⌘ + shift + 4 + ctrl + barra de espaços -> Printscreen de uma janela, menu, ícon, … e copia para  área de transferência.

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bónus

    Esta foi a primeira dica que aprendi quando mudei para Mac.
    Simples e muito útil.

  2. Avatar de César
    César

    (OFF TOPIC)Boa tarde..
    gostaria de saber se existe algum programa para gerar numeros
    aleatorios
    tipo eu coloco la o numero de 1 a 65 e ele gera varios numeros para
    mim existe por favor estou precisando muito
    obrigado..

    Parabens pelo site esta cada vez melhor!!! (BR)

    1. Avatar de Pedro Leitão
      Pedro Leitão

      É facílimo de fazer, em qualquer linguagem… basta pedir a alguém que perceba um bocadinho de programação que se faz isso em 5 minutos

    2. Avatar de Bónus

      Presumo que sejas utilizador Mac. Se sim, podes fazer tu uma simples aplicação com o editor de scripts do OS X.
      Vê aqui com se faz:
      http://www.mactricksandtips.com/2008/03/apple-script-random-number-generator.html

    3. Avatar de rsl
      rsl

      o excel também tem uma função que dá para fazer o que pretendes. A função chama-se “aleatório” e encontra-se no menu “Matemática e Trigonometria”

  3. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    eu uso um widget Screenshot Plus, quando tenho a cabeça mais cansada e não me lembro de todos os atalhos facilita a vida 🙂

    1. Avatar de Bónus

      O Leopard já tem uma aplicação que se chama Captura.app.
      Está na pasta utilitários dentro da pasta aplicações.

  4. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    muito boa dica só conheciam o comand+ shift + 3

    muito poeeriro…

  5. Avatar de Ricardo Carneiro

    Muito útil. Parabéns!

    Quando tiver o meu Mac vou precisar destas dicas todas 🙂

  6. Avatar de HitanWolF
    HitanWolF

    Parabéns!
    Parece-me a melhor forma de começar este comentário. Esta secção, bem como outras, está em grande. Por coincidência, houve a lufada de ar fresco na secção mac, exactamente na altura em que decidi fazer migração parcial. Comprei um macbook pro e todas as dicas são-me extremamente úteis, por isso esta será mais uma. De qualquer das formas, e 4 dias depois, não encontrei dificuldades neste novo SO.
    Aguardo novas dicas para quem se inicia, bem como ferramentas consideradas essenciais.

  7. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Não uso Mac, mas tomo a liberdade de dizer que essas funções são realmente muito uteis, mais seriam se existisse também uma “ferramenta de recorte” como no windows, mas mesmo assim está muito bom…

    Apenas existe o senão de a pessoa ter que ser ágil com os dedos… o ultimo atalho da lista é relativamente “grande” XD

  8. Avatar de Daniel Mendes
    Daniel Mendes

    Muito útil mesmo !!!! Parabéns!
    Não imaginam o quanto eu matei a cabeça, ainda a pouco tempo pra tirar um simples printscreen.

    Recentemente mudei para mac, e penso que são estes pequenos pormenores que fazem toda a diferença, porque em windows são como um dado adquirido.

      1. Avatar de Daniel Mendes
        Daniel Mendes

        Grande dica, Obrigado

  9. Avatar de César
    César

    obrigado pelas dicas!!!

  10. Avatar de MiguelPB

    Continuem com elas :p

  11. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Acho essas dicas PRECIOSÍSSIMAS.
    Sou usuário do MAC há apenas 2 dias e estou procurando ansiosamente por tutoriais e dicas.
    Comecei por aqui e estou satisfeitíssimo.

    Abraços do Brasil!

  12. Avatar de Pedro Tiago
    Pedro Tiago

    Boas dicas !

    Eu pessoalmente costumo usar o Preview.app para essa tarefa …

    Basta abrir a app. ir a file, grab e selecionar o que se quer …

  13. Avatar de Camila
    Camila

    Que suuuuuper dica!
    Obrigada mesmo!
    To aprendendo a usar o mac graças a essas dicas que encontro no google!

    Valeu!

  14. Avatar de Giovana
    Giovana

    Onde é salva a imagem?

    1. Avatar de Vítor M.

      Nas imagens. Caso não tenha alterado isso. Se não podem estar a cair no desktop. Mas para controlar isso faz assim:

      Abre o Terminal (podes pesquisar no Spotlight) e escreve este comando:

      defaults write com.apple.screencapture location /Full/Path/To/Desktop

      Se quiseres noutro local, substitui o “Desktop” pelo nome da pasta em causa.

      Mas, olha outra sugestão: instala o Dropbox e deixa-o gerir isso, ele terá uma pasta que se chama capturas de tela e dentro estarão os screenshots.

  15. Avatar de maria
    maria

    boa dia!
    Consegui operacionalizar rapidamente, mas não me aparece nada na área de descargas/transferências… Alguma ideia porquê? Sou recém chegada ao mundo mac e muito incompetente… ainda! 🙂
    Tenho um macbook air.

    Obrigada!