Dica macOS: Ajustar o brilho do teclado retroiluminado

8 Comentários

Como sabem abandonei o Windows em janeiro de 2017 e virei-me para o macOS. A mudança não tem sido difícil e há realmente funcionalidades no sistema de Apple que simplificam todo o nosso trabalho e ação com o sistema…mas o macOS não é bom em tudo!

A dica que vos trago hoje é relativamente ao brilho do teclado retroiluminado da máquina da Apple.


Os utilizadores dos MacBook Pro ou dos PowerBook sabem bem da excelente função de iluminação de fundo do teclado (backlit keyboard). Atualmente existem outros fabricantes a implementar tal funcionalidade nas suas máquinas e, apesar de não ser uma função fundamental, dá bastante jeito especialmente quando trabalhamos à noite ou em locais de pouca iluminação.

Aceder às Preferências do teclado

No menu Apple (), selecione Preferências do sistema e clique em Teclado. Se a janela de Preferências do teclado possuir a opção assinalável “Ajustar brilho do teclado em condições de fraca luminosidade”, o teclado é retroiluminado.

Como podemos ver pela imagem seguinte, é possível ainda definir de quanto em quanto tempo é que a iluminacação do teclado é desligada.

Ajustar o brilho no MacBook Pro com a Touch Bar

Se estiver a usar um MacBook Pro de 2016, pode ajustar rapidamente o brilho recorrendo à Touch Bar. Para isso basta carregar em   na Control Strip:

A Control Strip vai-se expandir e depois basta escolher um dos símbolos     para ajustar o brilho do teclado. De referir que através de Touch Bar é possível desligar por completo todo o brilho do teclado.

Certamente que a grande maioria dos utilizadores Apple já conhecem esta função mas, para os mais novatos como eu, aqui fica a dica.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    Por acaso ninguém sabe como fazer com que no Kodi a iluminação do teclado desligue automaticamente? Eu tenho-o configurado para ao fim de 1 minuto de inactividade desligar o brilho, mas quando estou a reproduzir videos no Kodi a iluminação nunca desliga…

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Olá Pedro Pinto. Eu desde Dezembro 2016 optei fiz a mudança para o macOS quando adquiri ao MBPro com Touchbar (utilizador Windows desde o W95). A mudança foi relativamente fácil e ganhei bastante ao nível da produtividade (existem apps fantásticas: Alfred,…). Neste momento não me vejo a regressar ao Windows (tenho 2 computadores W10 em casa, mas só os ligo para aceder a alguns ficheiros mais antigos) e se tiver que comprar um novo computador (portátil ou de secretária) será um mac.

    No teu caso, estás satisfeito ou, numa próxima aquisição, vais regressar ao Windows?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não tenciono voltar ao Windows 😀

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Não tenciono voltar ao Windows 😀

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mudei em 2012, e neste momento não faço intenções de regressar. Desde que o fiz, nunca mais me chateei com o sistema operativo. Depois do XP, acho que deixei de ser feito para o windows… e comecei eu quando foi lançado o windows 3.1… saudades dos anos 90.

    4. Avatar de abdu
      abdu

      Trabalho num Macbook Pro há um par de anos e dá-me muito mais problemas que o Windows. Não fiquei deslumbrado como muitos, mas tenho que usar por necessidade profissional (swift)

  3. Avatar de Batman & Robin
    Batman & Robin

    Prefiro Windows.

  4. Avatar de Miguel Maio
    Miguel Maio

    Desde o Windows nos anos 90 e em paralelo com MacOSx desde 2001. À data, impensável regressar ao Windows.