Dica Mac OS X – Mostrar ficheiros ocultos no Finder

7 Comentários

Embora eu prefira um cenário limpo, somente com o necessário e tudo devidamente organizado, também é verdade que de vez em quando há necessidade de “vasculhar” nalguns ficheiros do OS X que, por segurança do próprio sistema, encontram-se ocultos.

Já em tempos mostramos como os tornar visíveis, mas hoje vamos deixar uma dica bem mais simples, pequena, mas muito útil.


Não vamos explicar o desenvolvimento do Apple Script por trás desta app, pois isso ficará para uma próxima abordagem, apenas vamos deixar esta aplicação que apenas necessita que para mostrar os ficheiros ocultos clique em Show e quando quiser voltar a ocultar os ficheiros, basta clicar no Hide.

Para mostrar clique no Show, para esconder clique no Hide

Facilmente verá que o seu Mac OS X esconde muita informação que, embora útil para o sistema, para si é apenas estrutural e sem interesse diário.

Este será o aspecto da pasta após mostrar os ficheiros ocultos

Pode descarregar a app, colocar na pasta Aplicações e usar quando entender. É simples experimentem!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Show Hiden Files [1.5MB]

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Ctrl + H não funciona no Mac OSx ?

    1. Avatar de Manuel Reis
      Manuel Reis

      Seria Cmd+H, e já está atribuído. Serve para ocultar as janelas.

  2. Avatar de Bónus

    Eu escrevi dois pequenos scripts e atribui-lhes os atalhos ctrl + s (show) para mostrar e ctrl + h (hide) para esconder:

    do shell script “defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles TRUE; killall Finder;”

    e

    do shell script “defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles FALSE; killall Finder;”

    1. Avatar de tfae
      tfae

      Como fazê-lo?

      1. Avatar de Bónus

        Neste caso, escrevi estas linhas e gravei em 2 ficheiros .scpt através do AppleScript Editor. Depois uso uma aplicação que é o Spark que com uma combinação de teclas faz correr estes scripts.

        Há outra forma, ainda mais simples recorrendo só às ferramentas do sistema:
        Através do Automator criar um serviço. Nesse serviço arrastar para a coluna da direita o item “Run Shell Scrit” e escrever:

        defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles TRUE;
        killall Finder;

        O serviço fica gravado no sistema. Depois, através das preferências do sistema -> Teclado -> Atalhos do teclado podes atribuir uma tecla, ou combinação de teclas para executar esse serviço.

  3. Avatar de konteudos.info

    tenho mesmo uma aplicação que é show ou Hide .

  4. Avatar de Diego Alvez
    Diego Alvez

    Boa Tarde a Todos,

    Depois que comecei a ler e ver alguns artigos sobre Mac OS comecei a me interessar.

    Eu gostaria de algumas opiniões.
    Vi um curso na Impacta Cursos Mac OS Impacta e me interessei bastante.

    O que acham?

    Desde já Agradeço.