Tutorial – Como aceder a toda a informação do seu iPhone/iPad?

14 Comentários

Quando adquirimos um idevice (iPod/iPhone/iPad) pela primeira vez, uma das questões/duvidas que temos é como podemos aceder á informação do equipamento, mais propriamente ao sistema de ficheiros do mesmo. Na prática, essa é uma limitação imposta pela Apple, que permite que a interação entre PC’s e idevices seja realizada apenas via iTunes.

No entanto, fazendo JailBreak ao idevice passamos a ter o “poder” de interagir com o equipamento, conseguindo aceder a toda a informação armazenada.

Neste pequeno tutorial, vamos ensinar como poderão aceder a toda a informação do seu iPhone/iPad via SSH.

ipad_winscp

Tal como referido, este tutorial ensinará como poderemos aceder ao sistema de ficheiros de um idevice, recorrendo ao protocolo SSH.  Para quem não sabe, o SSH também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina com base Unix/Linux.

O OpenSSH é uma versão gratuita da implementação do SSH e pode ser facilmente instalado no idevice através do Cydia (que é instalado no processo de JailBreak). Para instalar o servidor OpenSSH num idevice basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Abrir o Cydia  e carregar em search

openssh_01

Passo 2 – Em seguida procuramos por OpenSSH e após resultado carregamos nessa entrada.

openssh_02

Passo 3 – Em seguida carregamos no botão Confirm e posteriormente no botão Install para proceder à instalação.

openssh_03

Realizados os passos anteriores com sucesso, passamos a ter o OpenSSH instalado no nosso iDevice e pronto para receber ligações no porto 22.

Para que seja efetuada a ligação através de um cliente, além do porto que identifica a aplicação/serviço, necessitamos também do endereço IP do dispositivo. Para saber o endereço IP do idevice devem ir a Definições e seleccionar a opção “Wi-Fi”. De seguida pressionar a seta ao lado da ligação activa, para que sejam exibidos todos os detalhes da rede.

Para este exemplo, vamos considerar que o IP atribuído ao idevice é o 192.168.1.67.

winscp_04

Como ligar remotamente ao idevice via SSH?

Depois de configurado o OpenSSH server no dispositivo e de sabermos o IP e porto de ligação, vamos proceder à configuração do nosso cliente. Para isso vamos usar o popular WinSCP que é um cliente SFTP (SSH File Transfer Protocol) e FTP(File Transfer Protocol) , que usa o SSH (Secure SHell) e que disponibiliza uma interface gráfica idêntica ao explorer do Windows para gestão/transferência de ficheiros. De referir que existem outros clientes para SSH.

Para configurarem a vossa ligação ao idevice via PC usando o WinSCP, basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1 – No cliente WinSCP devem definir as seguintes configurações:

  • File Protocol: SFTP
  • Host name: O endereço IP do vosso idevice (no meu caso é o 192.168.1.67)
  • Port number: 22
  • User Name: root
  • Password: alpine

Nota: De referir que, por questões de segurança, devem mudar a password do vosso servidor OpenSSH a correr no dispositivo. Num próximo tutorial iremos ensinar como proceder a essa configuração.

Depois de efectuadas as configurações, basta carregar em Login para estabelecer a ligação remota.

winscp_00

Passo 2 – Em seguida o cliente de SSH vai questionar se pretender actualizar ou adicionar as novas chaves RSA2 que são usadas para cifrar a comunicação entre o idevice e o PC.

winscp_01

Passo 3 – Depois de actualizadas ou criadas as chaves RSA e se tudo estiver configurado…preparem-se por vão entrar no “mundo” do IOS, tendo totais privilégios para aceder a toda a informação mantida no sistema de ficheiros do idevice.

winscp_02

Um exemplo do acesso ao diretório onde o nosso idevice guarda as fotografias. Podemos copiar, mover, apagar…tudo via WinSCP.

winscp_03

O uso do OpenSSH no idevice é uma alternativa ao iTunes para acesso à informação no equipamento. Desta forma podemos aceder a toda a informação, sendo possível efectuar as principais funções disponíveis num gestor de ficheiros. Para quem tem jailBreak e nunca experimentou o OpenSSH, aqui está uma boa oportunidade. Ficamos à espera do vosso feedback.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cover
    Cover

    Sério? É preciso isso tudo? Porque?
    Não fazia ideia.
    Ainda bem que não tenho esses filmes no wp8.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Então deves ser uma pessoa extremamente feliz.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Boa noite, isto nada tem a ver com este tópico, mas gostaria de esclarecer uma duvida. É possível obter Internet no iphone através do cabo de dados a partir do computador?

    1. Avatar de Francisco Machado
      Francisco Machado

      Acho que o iFunbox faz isso, saca (é free) e experimenta.

      Cumprimentos

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boas.

    Só uma pergunta um bocado off-topic…

    No dia 28/12/2012 fizeram o Unboxing do iPad Mini mas a review nunca mais saiu…

    Esqueceram-se?

    Cumps

  4. Avatar de Bruno Soares
    Bruno Soares

    Eu utilizo o ifunbox, mais grafico, capaz de explorar todo o conteudo e com possiilidade de instalar .ipa

  5. Avatar de John Kain
    John Kain

    O iExplorer (http://www.macroplant.com/iexplorer/) também possibilita algo semelhante.

  6. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Bom dia ,

    Sempre o Linux a safar a onça .

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de eduardo
      eduardo

      Linux?
      O sistema já tem suporte para o SSH por ter base UNIX

  7. Avatar de Abílio
    Abílio

    O itools é uma delicia

    http://itools.hk/cms/webpage30.htm

    E não esquecer o excelente iFile para aceder na própria máquina.

  8. Avatar de Sérgio Caetano
    Sérgio Caetano

    Este tutorial é extremamente útil para quem quer usar o xbmc no ipad, por acaso instalei-o ontem e foi atraves do winscp que meti lá os videos…

  9. Avatar de Rodolfo Bittencourt
    Rodolfo Bittencourt

    Kra mas tipo o meu iphone 3g ta travado na tela da maça, como vou ver o ip dele pra acessar o mesmo?

  10. Avatar de RC
    RC

    Se é assim tão simples porque não vem de raiz?
    E já agora é reversível o jailbreak?
    Quais as consequências?