Desbloqueie o seu Mac, ao fazer Knock Knock

14 Comentários

Por Daniel Pinto para o Pplware.com

Até onde pode ir a imaginação das pessoas quando questionam os limites tecnológicos? Mas há limites para criar?

Claro que não e temos visto isso mesmo. Hoje estava com uns amigos no final de almoço, a trocar umas ideias à hora do café, e um colega queria ler as novidades que estavam a sair no Pplware, mas a minha máquina está protegida, ele abriu o Mac e deparou-se com a janela de login. Sem password nada feito, mas bastou dar duas palmadas no iPhone, tipo knock knock e o Mac desbloqueou-se “sozinho”!

A tecnologia é fantástica, naquele momento, para os que estavam ali… parecia magia!


A guerra às passwords está definitivamente aberta e começam a surgir aplicações e hardware que nos vão ajudar a deixar o método antigo para trás. Desde a Yubikey (uma pen que gera tokens), até ao TouchID da Apple e agora com esta aplicação Knock, o acto de proteger e controlar os acessos mudou.

anterior próxima
O Knock promete (e faz!) desbloquear o seu Mac com um simples Knock Knock (estilo bater na porta) no seu iPhone. A aplicação combina o Bluetooth e os sensores de movimento do iPhone para introduzir a password no ecrã de login do Mac. O Bluetooth foi escolhido pelos programadores, devido aos novos perfis do 4.0 de baixo consumo, que promete não ter impacto na bateria do seu iPhone, mesmo ligado durante todo o dia.

A instalação é muito simples, basta fazer o download da aplicação para o Mac e iPhone e configurar a aplicação. O processo de configuração e intuitivo e rápido, basta seguir os passos descritos na aplicação no Mac (em Inglês) e tudo funciona como por magia, nem existe a necessidade de emparelhar o Mac com o iPhone.

Para aqueles que têm sempre em mente as questões da segurança, a aplicação não substitui a password. Na verdade, a password é guardada no computador de forma encriptada e introduzida automaticamente no campo do login. A transmissão via Bluetooth Low Energy envia a informação para o computador, de forma codificada (RSA), que interpreta os dados e desbloqueia o Mac.

anterior próxima
O Knock é compatível com o iPhone (a partir do 4s) e vários modelos de Mac (desde o MacBook Air de 2011 até ao novo Mac Pro). A aplicação para o iPhone custa 3,59€ e pode ser descarregada a partir da AppStore.

De facto, vale mesmo a pena!

Tenha em atenção à versão do seu Mac para não comprar a app para iOS e não a poder usar.

Licença: Freeware/Paga (Preço = 3.59€)
Sistemas Operativos: OS X/iOS 7+
Download [iOS]: Knock 1.0.1 [1.6MB]
Download [OS X]: Knock 2 [1.8MB]
Homepage: Knock

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Machado

    O conceito está interessante, pena só dar para maquinas de 2012 para a frente

  2. Avatar de Tony Tavares
  3. Avatar de LOL
    LOL

    Já existe algo do género para qualquer smartphone com bluetooth há muito tempo.
    Compatível com qualquer windows ou Mac.
    Quando estamos longe do pc, ele bloqueia automaticamente e só desbloqueia quando voltamos a estar ao alcance, sem necessidade de fazer um “nock nock” ridículo no telefone, como se fôssemos maluquinhos que pensam que o telefone é uma porta… lol

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenta à tecnologia usada, o que falas e que eu já escrevi sobre isso, é diferente 😉

    2. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      Podias ter dito era o nome da aplicação. BTProximity

  4. Avatar de Rui

    Devia de haver para windows xp e android

  5. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    É engraçado, algo para impressionar os amigos, mas não passa disso.

    E acho piada à ideia que tentam passar que é mais seguro que escrever a password. Ou seja agora basta apenas roubarem-me o telemóvel para acederem-me à minha informação, mesmo que eu tenha os meus dados encriptados.

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Para te assaltarem a casa basta roubar a chave 🙂

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        são coisas muito diferentes!
        Em muitos cenários em que uma pessoa é assaltada há fortes probabilidades que levem o telemóvel e portátil ao mesmo tempo. O telemóvel permitirá o acesso ao computador, dando dessa forma acesso a dados que poderão desbloquear o telemóvel

    2. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      Imagina o seguinte cenário, estas a 10 metros do PC a fazer algo e um colega teu pede-te para ver qualquer coisa nele. Em vez de teres de ir introduzir a password, das acesso a máquina remotamente… já deixa de ser para impressionar amigos. Eu cá até achei uma boa funcionalidade.

      E efectivamente é seguro, pois por via Bluetooth‎ o range é limitado, logo, mesmo que te o roubem… estas por perto. Digo eu.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Sim é muito seguro. Tens toda a razão. Na situação de me roubarem o telemóvel e o portátil (que infelizmente já me aconteceu uma vez) então é que a segurança deste sistema realmente brilha. Por favor…

        E tens os teu tempo da vida assim tão ocupado que precisas de utilizar um sistema inseguro para te poupar um minuto em um evento que têm uma taxa de ocorrência mínima? Mais uma vez, por favor…

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      concordo! o processo não é mais seguro, sendo pouco prático até. Teria muito mais lógica o uso do telemóvel para autenticação bi-factorial, ou para bloqueio automático do computador quando o telemóvel se afastasse uma certa distância

  6. Avatar de Daniel Pinto
    Daniel Pinto

    Funciona tão bem! O facto de não ter de escrever a password
    é muito bom! E compreendo perfeitamente a necessidade de termos de
    agir de qualquer forma, pois o simples facto de estarmos perto do
    computador e este desbloquear-se de forma automática não faz
    sentido…

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não se enganem, isto é exactamente o oposto de segurança.
    Imaginem um caso tipo aqueles que se vêem nos filmes em que têm duas pessoas que se dizem ser o senhor Manuel Alberto porque lhe foi deixada uma herança. Qual é o verdadeiro Manuel Alberto? O que sabe um pormenor específico sobre o verdadeiro Manuel que mais ninguém poderia saber senão o próprio, ou aquele que tem as chaves de casa e os documentos do Manuel?
    A partir do momento que estão a eliminar a necessidade de introduzir password no PC para entrar nas vossas contas, mais vale não colocarem qualquer tipo de password. É um sistema ainda mais ridículo do que o leitor de impressões digitais. Quem utiliza o computador como ferramenta de trabalho e que tem a responsabilidade de proteger os dados importantes relativamente ao mesmo, como é o meu caso, vê claramente que utilizar este método é um suicídio profissional.