Desativar Compras Integradas (In-App) no iOS7

13 Comentários

As compras In-App estão muito na moda. Há grandes títulos no segmento gaming que estão a ser oferecidos aos utilizadores do iOS sem qualquer custo. O que noutros segmentos custa 20 ou 30 euros (ou até mais), no iOS está a ser oferecido. Claro que tem um objectivo. A ideia é fidelizar o utilizador para este, depois de envolvido no jogo ou aplicação, comprar mais opções dessa app recorrendo a este método, as compras In-App.

Como a área de jogos, dentro do iOS, é a mais atraente, podemos querer ter mais segurança e protecção contra “descuidos” dos menores ou mesmo de alguém que use o nosso dispositivo com iOS e possa fazer compras “não autorizadas”. Para isso vamos mostrar como pode um utilizador desligar a opção Compras integradas.


Este guia está ainda actual quer no iOS 7 quer nas versões anteriores, inclusive a “oficial” no iOS 6.1.4.

Para começar vamos iniciar o caminho clicando no ícone Definições do iOS.

Clicar no ícone Definições

Agora, já dentro das Definições, vamos deslizar para baixo neste quadro de opções.

Dentro das Definições, deslize para a opção Geral

Ao deslizar irá encontrar o menu Geral. Clique e entre.

Cliquem agora na opção Privacidade

Feito isso, já dentro do menu Geral, deslize para o centro deste quadro.

Já dentro do painel Geral, deslizem para o centro do painel

Como podem ver, vamos agora clicar naquela opção Restrições.

Cliquem na opção Restrições

Aqui dentro é muito interessante realçar as opções que podemos utilizar. Esta é uma área muitas vezes negligenciada, mas que, principalmente nos iPads partilhados pela família, pode ser muito útil. Existem opções muito interessantes e úteis.

Dentro das Restrições, cliquem em Activar restrições

Vamos clicar em cima no botão Activar Restrições.

Agora e após ser solicitada, insiram uma palavra-passe

Será necessário colocar uma palavra-passe. Isso impede que as restrições colocadas possam ser desactivadas… todo o cuidado é pouco!


Aqui dentro existe muitas opções, conheçam um pouco

Agora, como podem ver, já temos todas as opções disponíveis. O que está activo é o que realmente pode contar no dia a dia, quando utiliza o iOS no seu iPhone, iPod Touch ou iPad. O que alterar é que será o “novo comportamento”.

Atentem que as Compras Integradas está activo dos predefinição

Deslize o ecrã para baixo e desactive a opção que, por sistema, está sempre activa, a de descarregar Compras Integradas.

Desliguem a opção activa

Agora, já com a opção desactivada, já não será possível comprar nada dentro das apps, como podem ver no exemplo que simulei na primeira imagem deste post. A partir de agora, mesmo para si, só com a colocação da password e com a activação desta opção é que poderá ser novamente possível fazer estas compras in-app.

Agora já não poderão comprar dentro das apps

Bom proveito e já sabem, todo o cuidado é pouco, principalmente porque saber a pass da App Store… para os miúdos é um simples olhar de soslaio.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marina
    Marina

    O grande problema das compras integradas não é as compras integradas, mas o facto de ficar muito tempo com os dados da conta activos após compra, o que pode dar azo a haver compras “acidentais”!
    Acho que o mais útil é alterar o tempo – que aparece nestas imagens! Qual é o mínimo?

    1. Avatar de Marina
      Marina

      agora reparei, que isto já existe no iOs6

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim, como referi no post.

        Mas de facto o tempo dos dados activos pode “facilitar” estas compras e por isso é que esta acção pode ajudar. Não faz diferença estar activa e, lá está, pode poupar dinheiro!

        1. Avatar de Marina
          Marina

          Os acidentes não acontecem por ser possível fazer compras, pois as pessoas têm que activar primeiro a conta com password. Os acidentes acontecem porque se esquecem que fica activa durante 15 minutos. Se alterarem a preferência para pedir sempre a password, deixa de haver acidentes – a não ser que dêem a password a quem não deve!

          1. Avatar de Vítor M.

            Neste caso é mais por causa das crianças. Pode ficar activa a compra, após adquirirem a app e depois, acidentalmente, as crianças poderem comprar uma opção de um jogo, por exemplo.

            Isso é frequente.

          2. Avatar de Marina
            Marina

            acho que não nos estamos a entender!
            Se alterares o tempo, para ser sempre necessário introduizir a password, para cada compra, deixa de haver acidentes!
            Se desactivares as compras integradas, podes na mesma ter acidentes, pois continua a ser possível fazer compras na loja! Para além de que, terão de andar sempre a activar e desactivar as compras integradas, caso as usem, o que pode levar a esquecimentos!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    ainda bem que indicaram o cominho. gosto muito de usar na comida 🙂

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Não era suposto haver uma adesão tão grande ao iOS 7 beta.
    Mas também é verdade que os betas costumavam ser só para developers e agora a Apple disponibilizou este beta praticamente para todos.
    Convém não esquecer que a versão final só sai em Outubro. Há relatos contraditórios, uns a dizer que o desempenho melhorou e outros que piorou (com as versões finais é o mesmo).
    Eu fiquei-me pelo iOS 6, com um cheirinho a 7:
    – com wallpapers do iOS 7: http://m.cultofmac.com/cultofmac/#!/entry/get-apples-ios-7-wallpapers-on-your-iphone-right-now,51ba3028c5f0cf15b376873b
    – com o tema para WinterBoard iOS 7 Theme (de pw5a29) Os ícones são exatamente iguais aos novos e os estilos das pastas do ecrã desbloqueado também. Se fizerem questão a StatusBar e o Lockscreen também podem ser alteados (desaparece a zona de desbloqueio mas tem que se passar lá o dedo à mesma).
    Juntem-lhe mais o tweak BlurriedNCBackgroud (torna a central de notificações translúcida) e esperem por Outubro.

    1. Avatar de Vítor M.

      Está muito interessante. Não queres fazer um artigo para publicarmos?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Artigos dá muito trabalho, deixo para vocês 😀

        Já agora, ontem foi actualizado o “iOS 7 Theme” (pw5a29) para WinterBoard. Por exemplo, em Definições já aparecem os novos símbolos azuis para Modo de Voo, Wi-Fi, etc e os novos símbolos das app.

        O WinterBoard é “acusado” de introduzir lentidão no sistema, mas francamente não dei por isso.
        Vou ficar com o “iOS 7 Theme” até sair a versão final.

        Os betas são para developers. Quem tiver jailbreak, se é só para ter um cheirinho a iOS 7, chega.

        1. Avatar de Diogo Pereira
          Diogo Pereira

          Tenho lido que ao instalar esta versão beta o telemóvel pode deixar de funcionar. Sabem algum caso desses? Para quem já utiliza o iOS7, acham que vale a pena, por agora, instalar a nova versão? Obrigado!

  4. Avatar de Francisco Machado
    Francisco Machado

    Viram os comentários do pod2g no Twitter?? parece que o tipo está mesmo insatisfeito com o iOS 7, ele escreve que sabe que é beta mas ainda assim! Eu não instalei, continuo com o 6.1.3 no meu 4, apesar de no geral gostar do que foi apresentado na Keynote, com destaque para o Activation lock e o Airport, entre as restantes funcionalidades já esperadas. Em principio só irei experimentar e será a versão final, quando trocar o 4 por um 5S e deverá ser essa versão que vou instalar no iPad, no entanto espero uma versão final bem apuradinha.

    Cumprimentos