Depois das críticas de Taylor Swift… Apple vai pagar aos artistas

79 Comentários

Ontem, a popular cantora de POP Taylor Swift criticou a Apple, em concreto o novo serviço Apple Music. Em causa está o facto da gigante da maçã pretender oferecer três meses de subscrição gratuitos e de não querer pagar qualquer royaltie aos artistas.

A Apple reagiu entretanto, através de Eddy Cue, tendo revelado que vai pagar aos artistas mesmo durante esse período de subscrição gratuito.

MAIN-Taylor-Swift-Apple-Music


A Apple anunciou em Junho o seu novo serviço de música, o Apple Music. Além de várias funcionalidades, o Apple Music terá também um serviço 24/7 que permitirá aos utilizadores ouvir rádio (a sério).

Este serviço estará disponível por $9.99/mês, sendo que os primeiros três meses serão gratuitos…algo que não tem agradado à indústria da música e que não agradou também Taylor Swift que numa carta aberta teceu duras críticas à Apple.

85430154

As palavras de Taylor Swift correram mundo e a Apple, através de Eddy Cue, informou via twitter que vai pagar aos artistas durante o período de experimentação do serviço.

Eddy

A resposta de Taylor Swift não se faz esperar, e através também de um tweet a contadora diz-se contente e aliviada, e agradeceu a todos os fãs o apoio.

Taylor_01

Esta não tinha sido a primeira vez que Taylor Swift se revoltava contra os serviços de streaming online. Em Novembro a cantora retirou do Spotify toda a sua discografia e recusou também que o serviço disponibilizasse este seu último álbum. Mais uma vitória para Taylor Swift.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kendrix
    kendrix

    antes isto do que andarem a prostituir-se

      1. Avatar de kendrix
        kendrix

        o menino tem queda amorosa pela swifta, ohhhhhh

        1. Avatar de JD
          JD

          Não, só simplesmente acho ridiculo o comentario. A Taylor Swift, assim como qq outro artista, tem direito a ser paga pelo seu trabalho. Agora, não sei se trabalhas ou não, mas de certeza que se trabalhas tb gostas de receber pelo trabalho que fazes senão pq haverias de trabalhar!? Se a Apple, ou qq outra empresa, quer dar ‘borlas’ que o faça a custo proprio e não dos outros, os outros não tem de pagar pelas suas promoções. Seria a mesma coisa que o teu patrao chegar a empresa e dizer que durante 3 meses o produto/serviço que a empresa oferece seria gratuito para os clientes, por isso os empregados durante esses 3 meses não iriam receber, ai pelo teu ponto de vista la terias te irias prostituir para manter uma empresa que não é tua. Mas enquanto ganhas calo outros, como a Taylor Swift, diriam que não e reivindicariam os seus direitos. Enfim.. mas não posso condenar as tuas escolhas.. cada um sabe do seu..

    1. Avatar de José
      José

      Já o fazem, mudaram apenas os meios.

      1. Avatar de kendrix
        kendrix

        whatsup, omegle, snapchat, tinder, FandangoGuetto (FG)

    2. Avatar de FG
      FG

      Este comentário não tem jeito nenhum…

  2. Avatar de int3
    int3

    Acho que eles iam pagar de qualquer maneira. antes ou depois.

    1. Avatar de dumitru
      dumitru

      Achar não é fazer

  3. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Se eu fosse músico, retirava já a minha música toda do Spotify e etc’s…

    1. Avatar de dumitru
      dumitru

      Sempre o tal “se”

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Eu pelo contrário, preferia as músicas nestas plataformas, como forma de publicidade, para crescer como artista e angariar mais fundos nas tours e concertos (para não falar das royalties destes programas de stream)

      1. Avatar de FG
        FG

        Sim, vai-lhes dizer que é pela publicidade…

        Essa é a mais triste e mais fora da realidade que há…

        O problema é que estes programas de stream não pagam royalities nenhumas…

        1. Avatar de Marco Silva
          Marco Silva

          Eles pagam…

          O problema é que as editoras ficam com a maior parte do dinheiro e deixam migalhas para os artistas…

          As editoras cobram tanto aos Spotify’s e afins, que quase não dá lucro. Quando, no caso do Spotify, com 75.000.000 de clientes, tinham tudo para ganhar rios de dinheiro…

          1. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Eles pagam uma percentagem do que fazem com os utilizadores!

            Só que têm muitos utilizadores que não pagam o serviço.

            Logo, o que eles pagam, é do dinheiro que fazem a mostrar publicidade a esses utilizadores…

            Depois acontece o quê? As editoras também recebem pouco!

            Mas o Spotify recebe sempre algum da sua margem…

            Quanto à divisão entre editora/artista, isso é problema deles e dos contratos que assinam…

            Mas nenhum artista pode-se queixar…

            Se a menina Swift fosse por aí a fazer concertos em bares e em terrinhas e escolas, ganhava o quê? Sem uma grande máquina a trabalhar para ti, não tens hipótese, e as editoras têm de ser um bixo enorme, com montes de gente a trabalhar para eles, pagar a promotoras, pagar ás radios para porem a passar a música que querem, etc…

            É um grande investimento na indústria até fazeres lucro, e tem de ser constante…

        2. Avatar de Anarca
          Anarca

          Pagam sim. Pouco mas pagam. Os artistas têm escolha de colocarem lá ou não.

          1. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Nos tempos de demonstração?

            Pagam é ZERO!

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Pagar royalties até pagam..

          “average “per stream” payout to rights holders of between $0.006 and $0.0084”

          Mas 70% disto vai para as editoras e 30% para os artistas. Fazendo umas contas por alto, um artista como o Eminem leva para casa uns 2/3 milhões de euros só com as 10 musicas mais famosas. Sendo que muitas delas são pre-spotify e já venderam muitos albuns, não deixa de ser um bom resultado.. É dificil de somar os valores das musicas todas, mas calculo que ele já tenha ganho uns 10 milhões com o spotify.

      2. Avatar de Mr.Antunes
        Mr.Antunes

        Sim, quem não gosta de trabalhar para aquecer…
        Para a maioria tours e concertos não dão lucro.

        1. Avatar de Cristiano Alves
          Cristiano Alves

          ERRADO… nos dias de hoje os artistas SÓ ganham dinheiro com concertos, pois a venda de musica, antes de aparecer o streaming, estava cada vez menor…

  4. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Depois das críticas de Taylor Swift e restantes artistas Indie…

    “We hear you @taylorswift13 and indie artists. Love, Apple”

  5. Avatar de Gustavo Lima
    Gustavo Lima

    Boa…. e que tal dizerem que a Apple viu mais de 90% das editoras e artistas recusarem?
    Como se só fosse a Taylor Swift a falar…… Antes dela outros grandes nomes da musica (Bem melhores) já tinham recusado e retirado a musica do iTunes.
    Portanto , escrever que foi por causa das criticas dela é falso!
    Pessoalmente, mandei retirar o meu trabalho dos serviços de streaming, e aconteceu um milagre…. as vendas subiram quase de imediato.

    1. Avatar de FG
      FG

      90% quê?????????

      Grandes nomes da música a retirarem a música do iTunes?

      É com cada um… Era só o que faltava, só se fosse para o suicido…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      O iTunes continua com todas as músicas. O Apple Music é que não tem todas as músicas ainda, mas por sinal já tinhas músicas da Taylor Swift, parecia que apenas faltava o último álbum!
      Quanto aos 90% das editoras e artistas, certamente que é invenção tua, pois o que a Apple apresentou já tinha sido acordado com as maiores editoras que representam a maioria dos artistas.
      Mas sim, não terá sido só pelas críticas da Taylor Swift que a Apple cedeu, se é que foi uma verdadeira cedência e não uma outra coisa qualquer planeada…

  6. Avatar de Andre
    Andre

    Coitada a triste. Só tem dinheiro para o pão. Falta a manteiga. Malmelada/doce nem se fala.

    Deus a abençoe

  7. Avatar de Duque Miguel
    Duque Miguel

    Então que tire também a musica dela do youtube sim porque lá também é de borla.

    1. Avatar de FG
      FG

      Uiiiii, tocaste na ferida..

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Ai é? E não lhe pagam pela publicidade gerada na página?

      Cheira-me a Isheep…

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Mas ela já com o Spotify tinha problemas com o facto de a maioria dos utilizadores não pagarem, sendo que achava que isso destruía o valor do seu trabalho.

        1. Avatar de Mr.Antunes
          Mr.Antunes

          Visto que não tens problemas em trabalhar de graça, contacta-me que eu arranjo-te uns biscates 😉

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Visto que não fazes contas, talvez umas explicações de matemática dessem jeito.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Claro que vão pagar.
    Devem ter feito as contas ao que iam ter de pagar com os processos judiciais por estarem a dar obras artísticas que são propriedade de outras pessoas, que, para os menos atentos, é crime e agora vêm fazer figura de bonzinhos.

    1. Avatar de FG
      FG

      Santíssima ignorância…

      As editoras assinaram com as condições que assinaram…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      não me parece que sabes do que falas! O Apple Music só terá as músicas que as editoras concordarem, é por isso que já há algumas músicas da Taylor Swift e outras não! Não há músicas sem contratos…

  9. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    O que significa rádio a sério?

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      Aquilo que Tesla e Marconi aperfeiçoaram algures no ano de 1920.

      1. Avatar de ddymoo
        ddymoo

        não sejas tonto, ele refere-se a “rádio a sério” sendo que obviamente se refere ao elemento químico de símbolo Ra, com uma massa atómica de 226u

        1. Avatar de kendrix
          kendrix

          Que exagero, é obvio que ele está a falar do osso do antebraço, não sei onde foram buscar essas ideias.

  10. Avatar de José
    José

    Eis duas noções que tenho dificuldade em associar hoje em dia: Trabalho e valor! A música desta primeira década e já agora metade da segunda não irá deixar grandes saudades, nem será exemplo para ninguém, há excepções, raras, mas geralmente é medíocre! Esta gente preocupa-se apenas em ganhar potes de dinheiro sem um talento por aí além, fazem música a metro sem inspiração, e sempre à volta dos mesmos temas da treta onde apenas mostram o que lhes vai na alma (que não é grande coisa) e onde, por vezes, abundam os palavrões sem sentido. Tanto que, em muitos filmes e mesmo jogos, vejo com uma preocupante frequência recorrerem às músicas das décadas de 60/70 e 80. Estas épocas deixaram saudades e inspiração. Porque será?

    1. Avatar de me and me
      me and me

      verdade… concordo.

      a falta de qualidade significa que ela nao deva de receber pelo que é de direito?

      1. Avatar de José
        José

        Não foi isso o que quis dizer. O que me espanta é, estes “artistas” terem tanto público, há gostos para tudo de facto o que não há é muita qualidade nem bom gosto. E faz-me confusão que, num momento onde a qualidade é, como admitimos, geralmente fraca, estes “artistas” ganhem tanto, quando produzem “obras” que não ficarão na História da música, nem serão recordadas daqui a dez anos, mas que vemos lutar por cada cêntimo de autênticas fortunas que lhes entram diariamente pela porta, talvez não tão merecidas. Há muita ganância e pouca arte. Soa tudo ao mesmo e quase igual a formula é, sempre a mesma. Ora, quando uma coisa é, demasiado comum, o valor desce, nestes casos vemos sempre a aumentar. Ao contrário das décadas que citei acima, onde a elegância, criatividade e originalidade era o mote principal, não quer isto dizer que fosse tudo bom, não era, claro, mas que marcou as décadas seguintes e ainda hoje são copiadas marcaram.

        1. Avatar de Francisco C.
          Francisco C.

          Concordo plenamente!
          A música que hoje em dia se faz, é simplesmente degradante; não há qualidade, não há 1 trabalho elaborado para se fazer algo com cabeça, tronco e membros.

          Como o José disse e muito bem, soa tudo ao mesmo. Basta comparar as letras das “músicas” de agora, com, por exemplo (e que exemplo!), a Bohemian Rapsody dos Queen! Acho que nem é preciso dizer mais nada…
          Hoje em dia é tudo baseado na moda da futilidade. O que se há-de fazer?

          Não quero com isto dizer que ela não tem razão! Conforme já disse num outro comentário, ela tem todo o direito de reclamar; a música pode ser uma bosta, mas é dela e se alguém a usa…

    2. Avatar de Francisco C.
  11. Avatar de dumitru
    dumitru

    Esta gaja sempre embirrou com os grandes, spotify agora Apple, quer dinheiro de todos os lados, sendo que a maioria faz o download ilegal das músicas dela, ainda bem que nem oiço, sim claro que tudo se tem de pagar, mas será que não lhe chega??? Fica sempre com mimimi

    1. Avatar de NT
      NT

      Tendo em conta que a Apple só quer dinheiro de todos os lados, e com o trabalho dos outros, acho bem que ela também lhes cobre.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Agora é fazer os mesmos pedidos para baixarem o preço da luz, água, gás, gasóleo, etç… Alguém com influência que possa queixar-se disso para que baixem os preços?

  13. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    1 – Ctrl+F;
    2 – Inserir “revolucionário”;
    3 – 404 Not Found

    O que se passou Pplware?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nada amigo. Já tínhamos escrito duas vezes revolucionário…acho que já toda a gente já sabe!

    2. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      Hehehe

    3. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      A terceira só era quem é…

  14. Avatar de Antoinio
    Antoinio

    Só conheço esta “artista” pelas birras que faz com as empresas de streaming de música.. Não tenho curiosidade por conhecer o trabalho dela.
    Mas parece-me que devia avançar com o seu próprio serviço.

    1. Avatar de me and me
      me and me

      birras?

      entao tu trabalhas de borla? olha que era tu andares 3 meses a trabalhar para o patrao sem receber puto?

      ela tem muito? sim tem. mas é o trabalho dela, ponto final.

      querem? pagam.

  15. Avatar de Pawl Per
    Pawl Per

    a Apple e a empresa que mais dinheiro da a estes artistas e ainda refilam, quem perde são eles e não a Apple que fatura bilhões com ou sem Taylor shifts .

    1. Avatar de Pawl Per
      Pawl Per

      a Taylor shift usa iphone, ipad, itunes, mac…olha a Apple a gozar a grande com a situação..isto no fundo não passa de uma manobra de publicidade para se falar do serviço da apple music

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Estás a ter um monólogo?
        Mesmo assim não te entedes!!

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      De certeza que não tem isso a dar música para os outros ganharem dinheiro e ela não.

    2. Avatar de Mr.Antunes
      Mr.Antunes

      Se vivesse num casebre já tinha direito a receber mais?

      Se produzes bens materiais ou bens imateriais e há gente interessada nesse “produto”, vais vender ou oferecer de graça a toda gente? Devíamos todos ser bons-samaritanos e quem tem alguma coisa devia oferecer tudo o que produz…

    3. Avatar de me and me
      me and me

      entao mas tu podes dar-me tudo o que tens.. alias tu devias de dar tudo o que tens ou ganhas a quem nao ganha nada….

      mentalidade fechada e curtinha.

      a musica é dela, ela é que sabe se deve de ser paga ou nao. por muito que se tenha ela nao tem de oferecer nadinha de nada.

      ja agora, ela tem razao. a apple nao anda a oferecer iphones a todos. e a apple é uma das, se nao a empresa mais rica do mundo…
      eles num ano facturam mais que o nosso pib e a divida juntos….

    4. Avatar de Sérgio Eustáquio
      Sérgio Eustáquio

      A Apple também factura bastante. Onde posso passar a ir buscar o meu Iphone gratuito ?

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Quando arranjares alguém que consiga duplicar aparelhos funcionais sem quase nenhum custo talvez tenhas negócio, caso contrário o que é equivalente a isto é um período experimental dos aparelhos, que por sinal até existe!

      2. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Nos estados unidos, na T-mobile, existe um período experimental.

  16. Avatar de Milton Sá
    Milton Sá

    I guess this means…Apple’s gonna pay pay pay pay….o que ao fim ao cabo é justo. Não sei se isto quer dizer que ela vai estar na Apple Music mas por mim dá igual, estou bem no Spotify e até pago pelo Premium mas não tenho hábito de ouvir a música da actualidade, muito menos Taylor Swift (sim, eu sei que fiz uma referência a ela, mas não tenho culpa de passar na rádio e ficar no ouvido :/ )

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Antes de se criticar a Taylor Swift, deveriam ver o percurso da mesma, e perceber a ascenção que a mesma teve. Em segundo lugar ela é MILIONARIA, tem jacto privado, vai onde quer, come o que quer, compra o que quer, you got the picture, com isto quero dizer que esta gaja já me faz lembrar o lars dos metallica, a andar de porsche e a chorar porque o napster lhe roubava dinheiro… Quanto mais têm mais querem, eles esquecem-se que as massas que vão aos concertos deles, que lhes compram as t-shirts e todo o merchandise de bosta, são os mesmo que puxao o single para ouvir em casa.

    1. Avatar de me and me
      me and me

      entao se tu fores MILIONARIO eu posso “roubar” o que é teu? roubar aquilo pelo qual trabalhas-te?

      ahaahahah

      a propriedade intelectual é deles e mais ninguem. nao vale a pena arranjar desculpas…

      ela teve, e tem-nos no sitio. por muito dinheiro que ela tenha, temos de admitir que é a atitude correcta a ter.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Ninguém estaria a roubar pois a Apple não poderia ter as músicas sem acordo das outras partes. Cabia à Apple convencer essas partes das vantagens do esquema de negócio. E o facto é que a Apple já tinha conseguido convencer as grandes editoras, dando-lhes mais dinheiro a seguir para compensar.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Pois, mas caso não saibas desde que o Napster foi ao ar, os Lucros que os metallica facturavam à data decresceram e de que maneira. Aliás, o próprio james hetfield disse que foi uma má jogada de marketing e que avisou o Lars diversas vezes para abrandar a sua luta pois isso podia sair caro.

        Eu não digo que a propriedade intelectual não seja deles, mas perseguir os fans porque estes fazem download de uma musica deles quando estes são milionarios e muitos dos fans vivem na … é triste.

  18. Avatar de Danny
    Danny

    Eu deixei de ter musica ilegal porque prefiro ter soptify e pagar por uma lista sem fim de musica, e também deixei de ouvir as musicas dela porque ela tirou de la as musicas, se um dia mudo para a apple e não tiverem la a musica dela eu também não as vou ouvir, pelo simples de não estar disponível mais perde ela, porque muitos vão fazer o mesmo, eu não me vou dar ao trabalho de comprar o álbum e nem mesmo de fazer o download ilegal.

    1. Avatar de me and me
      me and me

      mas isso es tu que nao queres ouvir so porque nao ha no streaming..
      se nao compras o album dela ou nao ouves por essa razao, entao nao gostas do artista.. seja ele qual for

      1. Avatar de Danny
        Danny

        Na verdade eu ate gosto bastante de algumas musicas mas, é mais cómodo ter o spotify, não vou estar a comprar um álbum por causa de uma artista só… e ter de mudar de player por causa de meia dúzia de musicas e como eu muitos pensão o mesmo.

  19. Avatar de me and me
    me and me

    mais uma vitoria para o mundo livre.

    a apple atirou barro a parede a ver se colava e nao colou.. pelo menos com ela.

    isto é tudo muito giro, a apple lançar um serviço suppa duppa, mas esqueceu que a essencia do mesmo sao os artistas…
    ela sozinha podia nao fazer mudar nada, mas todos em conjunto iria fazer moça.

    a apple ia pagar mais que a concorrencia aos artistas, mas seja como for se calhar iria ganhar mt mt mt mt mt dinheiro sem fazer puto.
    este serviço é facilmente absorvido pela infraestrutura da apple. a mesma pouco ou nada iria investir.. apenas adaptar o que tem.

    esta foi mais esperta que os espertos.. agora esta aqui o resultado.

    deviam de fazer isso a todos os serviços que chulam os artistas.. é por estas e por outras que depois pagamos fortunas pelos concertos dos mesmos… sim que com esta coisa toda os discos vendem cada vez menos e eles nao podem viver do ar…
    o ano passado nem houve album em platina nos states…. http://www.forbes.com/sites/hughmcintyre/2014/10/16/not-one-artists-album-has-gone-platinum-in-2014/

    todos deviam de bater o pe… isto mudava

  20. Avatar de sakura
    sakura

    Tinha que ser com Sempre uma Mulher a resolver o problema.
    criticar as enpresas so leva a que estas mudem….
    win8 para o Super win10(free).
    agora se tem hardware e software Prefeito mudar para que? (apple).

  21. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Os que tanto se “revoltaram” contra a Taylor Swift para defender cegamente a Apple, devem estar perplexos em como a própria marca que tanto defendem como se fossem ganhar alguma taça, os calou!

    Fui dos que deu razão às alegações da Taylor (e não, não sou apreciador da música dela) e acho que ela nunca devia ter tido necessidade de dizer aquilo, mas penso que o mais importante neste momento é o facto de a Apple ter reconsiderado.