Definir “períodos de concentração” com Automator e iCal

13 Comentários

Por Eduardo Silva para o Pplware.com

O Automator é uma ferramenta muito interessante que permite “combinar” múltiplas aplicações ou actividades numa nova aplicação (ou “script”, ou “workflow”) de forma a automatizar um processo recorrente. Existem outras ferramentas que permitem criar este tipo de workflows (por exemplo AppleScript ou Shell Scripting), no entanto o Automator prima por ser muito fácil de usar e ser “visual”, o que permite que qualquer utilizador, mesmo sem conhecimentos de programação, possa usa-lo.

Neste artigo vamos explicar como usar o Automator para criar “momentos de concentração”, nomeadamente como criar momentos livres de “distracções” (email especialmente), e depois definir momentos de pausa (específicos para ler/responder a emails).


Com o tempo cada pessoa desenvolve “rotinas de trabalho” de forma a poder concentrar-se nas tarefas que tem em mão sem distrações. No entanto é complicado criar esses “momentos” quando temos pessoas a chegar e a interromper-nos, ou emails a chegar e a pedir a nossa atenção e resposta, etc. O Automator não pode ajudar muito em relação ás interrupções de humanos, no entanto pode ajudar bastante no segundo tipo de interrupções: emails, messenger (IM), etc. Como? Muito fácil: desligar o cliente de email, o chat, etc. No entanto, e como não podemos estar sempre desligados do mundo, especialmente porque muitas das coisas que fazemos no nosso trabalho requerem trocas de emails e colaboração com outras pessoas, é importante termos momentos para ver o email, discutir alguma coisa com colegas no chat, etc.

Estes processos de abrir e fechar múltiplas aplicações pode ser definido no Automator. Para definir os momentos de abrir e fechar as aplicações, os workflows definidos no Automator podem ser associados a “eventos recorrentes” do iCal (calendário). Basicamente, definimos novos eventos no iCal, que quando acontecem levam á execução dos workflows definidos no Automator.

No seguinte exemplo mostramos como criar estas rotinas de abrir/fechar o email e chat em momentos específicos do dia: uma vez a meio da manhã (10:30-11:00) e outra vez a meio da tarde (15:30-16:00). Depois mostramos também como criar aplicações para abrir e fechar essas mesmas aplicações quando queremos (sem ter de associar a um determinado momento do dia), dado que por vezes não podemos limitar-nos a esses períodos fixes mas queremos definir momentos de concentração de igual forma abrir e fechar esse grupo de aplicações uma vez que terminamos uma discussão ou o dia de trabalho terminou.

1 – Criar Workflow para abrir o Mail e Adium:

Abrir o Automator e seleccionar o tipo “iCal Alarm”

Seleccionar o tipo “iCal Alarm”

Adicionar uma mensagem de confirmação (opcional, mas acho que é muito bom ter esta opção, dado que por vezes queremos continuar a trabalhar mesmo que tenha chegado a altura de vermos o nosso email). Isto consegue criar-se usando o bloco “Ask Confirmation” do Automator. Neste bloco podemos escrever o título da mensagem e a mensagem que queremos que nos seja mostrada.

Neste bloco podemos escrever o título da mensagem e a mensagem que queremos que nos seja mostrada.

Adicionar os blocos que abrirão as aplicações que queremos, no nosso caso o Email e o Adium. Para isso usamos o bloco “Launch Application”, o qual permite abrir qualquer aplicação que tenhamos instalada.

Usar o bloco “Launch Application”, o qual permite abrir qualquer aplicação que tenhamos instalada.
2 – Guardar o workflow como: “abrir-email”
Guardar o workflow como: “abrir-email”

Isto faz com que se gere automaticamente um novo evento no iCal chamado “abrir-email”

Novo evento no iCal chamado “abrir-email”

Podemos programar este evento para as 10:30 da manha.

3 – Criar o segundo momento de abrir email

Para criar o segundo momento de abrir o email, podemos copiar o primeiro “abrir-email” e alterar a hora de execução (por exemplo para as 15:30)

Criar o segundo momento de abrir o email, copie do primeiro!
4 – Criar o workflow para: “fechar-email”

Para criar o worflow de fechar o email podemos “duplicar” o workflow do Automator para “abrir-email” (através de uma das opções oferecidas no menu “File” do Automator) e alterar a mensagem de notificação, e substituir os blocos de abrir aplicações por blocos de fechar aplicações (“Quit Application”).

 

Criar o workflow para: “fechar-email”
5 – Guardar o workflow como: “fechar-email”

Guardamos como novo evento

Guardar o workflow “fechar-email” como novo evento

Definimos a hora do evento para algum tempo depois do “abrir-email”, por exemplo para as 11:00 (meia hora depois do “abrir-email)

Definir a hora do evento

Depois uma vez mais copiamos o “fechar-email” para criar o segundo momento de fechar o email (colocando-o para executar as 16:00, uma vez mais meia hora depois do segundo “abrir-email”).

6 – Colocar estes eventos a repetir todos os dias de trabalho da semana

Para fazer isso podemos definir a “repetição” do evento como “custom” e dizer que queremos que se repita todos os dias de trabalho (e.g.: segunda a sexta feira)

Repetir o evento como “custom”

Eis o aspecto…

Este é o aspecto dos eventos agendados

7 – Criar uma nova aplicação…

Vamos agora criar uma nova aplicação para lançar explicitamente momentos de concentração, ou de pausa (o que é útil para “fechar” ao começar o dia, e “abrir” quando terminamos o dia e podemos deixar o email/chat abertos)

O Automator gera uma “app” por cada um destes scripts que são executados no ical, e coloca-os na diretoria “~/Library/Workflows/Applications/iCal/“ (que normalmente não é visível quando abrimos o Finder, mas que podemos tornar visível usando o seguinte comando no terminal: “chflags nohidden ~/Library/”).

Estas são aplicações normais do Mac OS, o que significa que podemos executa-las normalmente a qualquer momento, por exemplo, se temos de terminar de escrever um email e não podemos fechar o email á hora programada, podemos executar o “fechar-email.app” manualmente quando terminemos de escrever o email. Para isso o que podemos copiar a “fechar-email.app” para a nossa diretoria de aplicações (~/Applications).

Vamos usar aplicações usuais do Mac OS X
Concentrar Email com mensagem de fechar email
A Processar Email com Mensagem

Notas finais do autor…

Neste artigo foi apresentado como podemos usar o Automator para “automatizar” a abertura/fecho de aplicações em determinados momentos do dia. Acho que isto é especialmente interessante para que possamos ter momentos completamente livres de email e chat.

Esta é apenas uma forma de usar o Automator em conjunto com o iCal, outras aplicações/workflows podem ser criados, por exemplo podemos usar a mesma ideia para criar um workflow para efetuar “backuautomáticosicos a determinados momentos da semana/dia. Espero que vejam utilidade nestas aplicações do Automator, eu tenho feito bastante uso delas, bem como outras parecidas, para poder automatizar o máximo atividades repetitivas do meu dia a dia.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Excelente artigo. Muitas vezes no trabalho somos interrompidos por emails e chats que nos custam horas de conçentração e nem damos conta disso.

    Tenho que testar melhor o Automator.

    Saudações

  2. Avatar de EduardoSilva
    EduardoSilva

    Olá Rui,

    Obrigado. Nunca pensamos muito nesse problema (interrupções “electrónicas”, o chamado “context switching”)… mas é realmente verdade: perdemos muito tempo com elas. Mas acho que o pior mesmo é que estas geram “sub-rendimento”, ou seja não conseguimos estar “concentrados” o tempo suficiente para estar a pensar só no problema em mão, e assim conseguir resolve-lo rápida e eficazmente. Há vários estudos a falar disso: basicamente quanto tempo demoramos a voltar-nos a concentrar uma vez que fomos interrompidos com algo que requer a nossa atenção (http://www.stevepavlina.com/blog/2013/01/please-dont-interrupt/ http://www.fastcompany.com/944128/worker-interrupted-cost-task-switching). Por isso acho que este tipo de truque são uma forma de criar esses momentos de completo isolamento dessas “distracções”… há outros (como a técnica “pomodoro”, sobre a qual escreverei um destes dias, e a qual uso também muito regularmente).

    O Automator permite fazer muitas outras coisas… iremos publicar novos artigos com novos “truques” muito em breve!

    Cumprimentos!

  3. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    bom artigo em ter em conta pois distraio-me facilmente em emails e chats e para voltar a concentrar-me torna-se uma chatice

  4. Avatar de EduardoSilva

    Sim… é uma relação meio complicada, porque precisamos de estar ligados ao email/chat/etc. para comunicar durante o trabalho, mas estes geram muita distracção (pois não todos os emails necessitam atenção imediata), o que faz com que seja difícil conseguir trabalhar concentrados e sem estar com alguma parte do cérebro a pensar no email ou conversa no chat… daí a ideia de criar “momentos” em que fechamos essas aplicações completamente parece ser uma solução interessante.

    Cumprimentos!

  5. Avatar de eduardo
    eduardo

    Não estou a ver muito bem a funcionalidade disto!
    Apenas faz determinada acção a uma certa hora, mas não impede que se abra ou feche o email no intervalo de tempo que supostamente seria para concentrar
    Se é só para ter o aviso basta usar o alarme do iCal só por si!

    1. Avatar de EduardoSilva

      A ideia é que tentes criar uma rotina de trabalho, onde apenas abres o email/chat durante determinados periodos do dia. O Automator permite-te criar “scripts” para automatizar esse abrir e fechar um grupo de aplicações, de modo a não teres de andar sempre a clicar em 2/3/4 aplicações para abrir e para depois fechar… o iCal simplesmente chama esses scripts nos momentos que defines. Usar o iCal simplesmente para notificar-te também pode ser feito… no entanto ai não tens uma forma sistematica de abrir/fechar o grupo de aplicações que queres… claro está que podes sempre abrir o email/chat quando quiseres… a ideia é que não o faças e te disciplines um pouco e “cumpras” com os periodos de concentração e periodos para ver email/chat.

      Não sei se existem aplicações para te “obrigar” a ter aplicações fechadas por um determinado tempo… eu pessoalmente não instalaria essas aplicações, pois quero ter a liberdade de abri-las se for necessário/quiser… Espero ter esclarecido as tuas duvidas.

      Cumprimentos!

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        é uma questão de perspectiva!
        para uns faz sentido para outros não

        1. Avatar de EduardoSilva

          Concordo completamente! Nem todas as coisas fazem sentido para toda a gente. Mas também acho que é sempre útil apresentar algo para que as pessoas que não conhecem possam aprender uma nova técnica/ferramenta/etc.

          Mas acho que no teu comentário anterior pareces referir que no artigo apenas apresenta uma técnica “só para ter o aviso”, e que se sim “basta usar o alarme do iCal só por si!”… quando se está a apresentar como fazer um workflow para abrir/fechar várias aplicações a uma determinada hora… esse é o ponto deste artigo, e este padrão pode ser usado em muitas outras aplicações (por exemplo: fazer backups a um determinado momento, etc.).

          Mas bom, uma vez mais, há coisas que não fazem sentido para algumas pessoas.

          Cumprimentos!

  6. Avatar de fokogrilo
    fokogrilo

    Uma duvida, pode-se usar i automator para comprimir pastas? Obrigado

    1. Avatar de EduardoSilva

      Talvez tenhas de explicar melhor a tua situação, suponho que pretendes criar uma forma sistematica de comprimir uma pasta… o Automator tem vários construtores que permitem definir workflows para comprimir uma pasta… ve este exemplo: http://apple.stackexchange.com/questions/63428/create-a-zip-file-using-an-automator-service

      Cumprimentos!

      1. Avatar de fokogrilo
        fokogrilo

        Exacto era isso. Comprimir uma pasta semanalmente em que eu costumo guardar os ficheiros. Obrigado

        1. Avatar de EduardoSilva

          Ainda bem que ajudou…

          Um dos próximos artigos será exactamente sobre como usar o Automator (com algumas outras ferramentas) para fazer backups… pode ser que te de algumas outras ideias para optimizares o teu processo de fazer backups.

          Cumprimentos!

          1. Avatar de fokogrilo
            fokogrilo

            O facto de por o Automator a fazer backupts promete! Mal posso esperar pelo artigo 🙂
            Continuação de bom trabalho!