Cydia, a loja de apps do jailbreak também está a processar a Apple por monopólio

19 Comentários

A Apple tem estado debaixo de um fogo intenso com problemas com a App Store e acusações de monopólio. São várias as empresas que acusam agigante de Cupertino de preferir a sua loja e de dar prioridade às suas apps.

Depois vários processos terem dado entrada nos tribunais, é hora de um novo ter início. Desta vez vem de um ponto que não se esperava. Falamos da Cydia, a loja de apps do jailbreak, e do seu criador Jay Freeman.

Cydia Apple jailbreak App Store monopólio

Novo processo em tribunal contra a Apple

Depois de termos visto várias empresas e várias entidades governamentais colocarem a Apple no banco dos réus, um novo processo parece ter chegado. Mais uma vez a empresa é acusada de práticas monopolistas na App Store e de dar preferência às suas apps no iOS.

Desta vez o processo vem de uma entidade que se julgava estar já desaparecida há vários anos. Falamos da Cydia, a mais conhecida e usada loja de apps de todos os que faziam jailbreak ao iPhone e ao iOS. Esta fechou, na altura por uma falha de segurança, mas havia já problemas em manter-se.

Fim da Cydia Store: Acabou-se a pirataria de apps para iPhone/iPad?

Cydia está de volta e acusa monopólio na App Store

Segundo Jay Freeman, a Cydia já existia antes da presença da App Store, mas a Apple bloqueou o acesso dos utilizadores. Obrigou-os a usar a sua loja e assim condicionou todos os programadores e os consumidores a usar esta loja.

Alega que esta postura da Apple levou a que a sua loja fechasse e desaparecesse em 2018. O objetivo deste processo é abrir os mercados de distribuição de apps do iOS e processamento de pagamentos de apps para aqueles que desejam competir de forma justa com a Apple.

Cydia Apple jailbreak App Store monopólio

Loja de apps do jailbreak quer ser compensada

Segundo Freeman, a Cydia Store faturou cerca de 10 milhões de dólares no seu auge. Com o jailbreak cada vez mais difícil e com o iOS a ter cada vez mais recursos que antes só se obtinham com o desbloqueio, a loja perdeu popularidade até ser fechada de forma final.

Curiosamente, quer que este processo vá a tribunal e quer que a Apple pague os valores perdidos. A gigante de Cupertino, entretanto, respondeu que a App Store e o iOS não são um monopólio e que os consumidores podem usar um smartphone Android e instalar as apps de quaisquer fontes.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Online_fjo@hotmail.com
    Online_fjo@hotmail.com

    Ah que saudades da Cydia!!!
    Ter a Cydia disponível de forma legal e com tudo o que nos oferecia no passado, seria a única forma de me fazer voltar para a Apple

    1. Avatar de Renata
      Renata

      Não voltes porque ninguem deu pela tua falta…. estás bem a usar o lixo do android.

      1. Avatar de Tino
        Tino

        O ” lixo do android” é OS mais usado em todo mundo e o.melhor comparando com o iOS !

        1. Avatar de Hidelberto
          Hidelberto

          mais usado por ser barato, nao por ter qualidade. Essa confusao..

          1. Avatar de Galo
            Galo

            Mas o android paga-se?

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não é legal ?
      Acho que isso resume o assunto. Efetuar jailbrake não é ilegal. Vender apps sem autorização do proprietário é que é capaz de ser

      Abc

  2. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    A Apple a ser vítima do seu crescimento… Era expectável.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      boas preocupacoes para se ter.

    2. Avatar de Susana Castro
      Susana Castro

      Pois, a empresa mais valiosa do mundo está a ser “vitima”…. coitados.
      A mercearia do senhor André ou a roulotte do senhor Ambrósio é que estão bem.

  3. Avatar de xnelox
    xnelox

    Não acredito que estão do lado da Apple, já viram que a Apple impõe tantos obstáculos que até o pplware não consegue ter uma App na Apple store como tem na Google!

    1. Avatar de xnelox
      xnelox

      Mas desconfio o motivo… Talvez webview seja a palavra maldita… Kkk

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Admira-me se a Apple não acabar por levar com um processo por não permitir as tais lojas de terceiros.
    É como se agora as empresas que fabricam automóveis decidissem que os seus clientes só podem utilizar os seus carros para fazer compras no supermercados Minipreço, onde eles por acaso até têm um acordo em que recebem uma percentagem em todas as vendas de clientes que venham no seu veículo… mas as pessoas são perfeitamente livres de comprar outros veículos e de irem a outras lojas.
    O exemplo acima é estúpido, assim como é estúpido a pessoa pagar (e bem!) pelo aparelho e não poder instalar outros centro comerciais virtuais só porque a empresa que lhe vendeu o smartphone é uma gulosa e quer ganhá-lo tudo! Na minha perspectiva é uma atitude anti-concorrencial que visa prejudicar os outros.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      se tu criares uma marca de carros, aceitavas que outras marcas fabricassem componentes para o teu carro, se não te pagassem uma fee?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        A questão é que as aplicações não são o sistema operativo, as aplicações é o que torna o aparelho útil para os clientes… como a Microsoft bem o sabe, depois de ver o Windows Mobile ir à vida por falta de interesse de quem faz as aplicações.
        A Microsoft poderia ganhar dinheiro a vender os aparelhos com o seu sistema operativo, mas para os vender as pessoas tinham de o querer e para o querer têm de ter as aplicações que para elas são importantes.

        Por isso acho que a Apple mais cedo ou mais tarde terá de permitir mais lojas de aplicações nos dispositivos que vende e deixar de limitar artificialmente o acesso de terceiros. Eles estão a ganhar e muitíssimo bem por cada unidade vendida, logo nem o argumento económico “cola”.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          os componentes não são só o motor, podes ter um carro a andar e não ter ar condicionado, não ter rádio, etc. num mundo infelizmente capitalista, o argumento económico é, infelizmente outra vez, o único que fala!

  5. Avatar de TaBomTa
    TaBomTa

    Grande LOL. quem compra um iPhone ou aparelho apple compra nao so por ser bonito, ou por afirmação na sociedade, ou tudo mais,……mas tambem pela segurança e pela forma segura com que assenta o seu OS. Estamos errados em pensar que se calhar o iOS é o sistema mais seguro do mundo? O android tambem o pode ser, mas quando começamos a meter tudo la dentro, com fontes externas, nao estaremos tambem a incorrer em riscos (des)necessários? É exactamente isso que a apple quer evitar. Mais comercio, menos comercio, e na realidade tambem uma forma de a apple ter o controlo do seu sistema, e garantir tambem a sua segurança.
    Mais…..lembro-me perfeitamente de na altura de instalar a caixa directa , ter logo um aviso da própria app a dizer que o OS Android era susceptivel a ataques, e que a app nao garantia segurança total. Giro nao é? …

  6. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    ” Estamos errados em pensar que se calhar o iOS é o sistema mais seguro do mundo? ”

    Estás, muito errado.

  7. Avatar de Ricardo Abreu
    Ricardo Abreu

    Mas quando compram, já não sabem ao que vão?
    Então, qual a surpresa?