Cuidado! Há mais um esquema na App Store da Apple para enganar utilizadores do iPhone

23 Comentários

A App Store da Apple tem mostrado que afinal tem falhas e que pode ser explorada pelos programadores para proveito próprio. Acaba por cair assim a sua aura de invulnerabilidade e fica provado que tem problemas como outra qualquer.

Depois de vários casos em que as apps exploram os utilizadores e a própria App Store, surge mais uma situação. Desta vez é uma app que promete muito, mas é apenas um esquema para roubar dinheiro aos utilizadores do iPhone com uma subscrição.

App Store Apple iPhone app esquema

Um novo esquema na App Store da Apple

Há mais uma situação reportada pelo já conhecido Kosta Elftheriou, que se mostra ser perigosa para os utilizadores do iPhone. Falamos da app “AmpME – Speaker & Music Sync“, que desde 2018 tem conseguido enganar os seus utilizadores e a própria Apple.

Esta app promete aos utilizadores várias funcionalidades e, na verdade, não cumpre com a maioria delas. Além disso, diz ser gratuita, mas na primeira utilização apresenta ao utilizador um ecrã para subscrição do seu serviço. Este é mais um esquema que existe dentro da App Store.

Uma subscrição quase impossível de cancelar

Para piorar a situação, mesmo com a oferta de 3 meses do serviço, torna-se quase impossível cancelar a subscrição. O valor cobrado, de 10 dólares, é semanal e vai-se acumulando ao longo do tempo. Ao fim de 1 ano, este valor ultrapassa os 500 dólares.

Para dar um destaque grande à app, os programadores compram avaliações falsas positivas. Isso foi mostrado por Kosta Elftheriou e deixa claro como esta está a ser empurrada para o topo das tabelas.

A Apple tem deixado passar muitas destas situações

Esta promoção tem funcionado de forma perfeita, levando a loja a dar destaque grande a esta app junto dos utilizadores do iPhone. Além disso, a própria Apple está a ganhar com este negócio, ao receber uma comissão sobre estas subscrições.

A Apple insiste que a App Store é constantemente monitorizada e que este tipo de apps não tem espaço na sua loja. A verdade é que Kosta Elftheriou tem revelado muitas situações destas e em que a gigante de Cupertino acaba por estar a ganhar com as subscrições que os utilizadores não querem ou não conseguem anular.

Cuidado com apps de streaming na App Store! Esquema lesou utilizadores Apple

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Vocês querem dizer mais um entre os muitos que se encontram na App Store, certo?

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    É óbvio que a Apple deixa está e muitas outras continuarem a operar… Depois de ganharem milhões com os parvos a parecem tipo salvadores da pátria e depois todos aplaudem

  3. Avatar de Nuno Filipe Pinto
    Nuno Filipe Pinto

    Subscriçao ou assinatura? Se eu estiver errado peço desculpa e nao volto a mencionar o assunto mas em Portugal (PT) utiliza-se a palavra subscriçao correntemente ? ou a palavra correta é assinatura? eu sei que sao sinonimos mas porque é que de repente se começaram a utilizar palavras quase traduzidas à letra da palvra inglesa? Eu nao era nenhum aluno de mérito a Português mas pelo menos tento escrever na língua do meu País.

    1. Avatar de Manso
      Manso

      Coisas diferentes… Assinatura tem um tempo de duração fixo, subscrição podes cancelar a qualquer momento.

      1. Avatar de Micas
        Micas

        Ambas são equivalentes. O Português é uma língua muito rica.
        Ver dicionário Priberam: https://dicionario.priberam.org/subscri%C3%A7%C3%A3o

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Última tema de mais alta importância para discutires no próximo comício do Chega.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        *Um tema

        1. Avatar de Secadegas
          Secadegas

          Ou no próximo comício do PS,PSD,BE,PCP,CDS… Esses devem ser melhores.

          1. Avatar de Nuno Filipe Pinto
            Nuno Filipe Pinto

            +1

  4. Avatar de V.T.
    V.T.

    Infelizmente já lá vai o tempo. Impossível continuar a defendê-los, principalmente com falsos pressupostos…

  5. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    Pensava serem infalíveis

  6. Avatar de Jonny
    Jonny

    Apple é veneno pior marca de tecnologia

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Uma aplicação com tantas limitações impostas pela Apple até que se intende agora muitas, começa ser complicado defender a Apple.
    Afinal não podemos instalar aplicações fora a App Store, é só porque assim a Apple não ganha nada com isso.

    1. Avatar de Micas
      Micas

      Não entendo porque se “intende”. Cá por mim tento sempre entender.

  8. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    A Apple Store tem uma vantagem: tem pessoal que se dedica a encontrar casos como o do post.
    A fonte do post intitula-se: “Professional @AppStore critic” e fundador da
    tips@AppStoreScams.com

    No Android também há? É que a app do post também existe na Google Play e os comentários são os mesmos.

    1. Avatar de LG
      LG

      Lol volta a ler o que escreveste…

      “tem pessoal…” a dormir?

      Professional @AppStore critic …. achas mesmo que é um funcionário da Apple? É um dev independente chamado Kosta Eleftheriou cuja app lhe foi banido uma vez na AppStore só para descobrir que a Apple lhe robou a ideia meses depois… ele aponta nos fake apps…

      Sim na Play Store também existe a App… com as críticas e reviews expostas: 2.2 estrelas…

      1. Avatar de Ochinês
        Ochinês

        Lê bem o que escrevi e como é que sei que se intitula“Professional @AppStore critic” e fundador da
        tips@AppStoreScams.com
        É que com esses nicks só pode ser um funcionário da Apple 😉
        Como ele há muitos. Dão uma garantia adicional aos utilizadores de produtos Apple – todas as falhas são amplamente divulgadas.

        A app existe para Android. Quem é que se preocupa em a denunciar na Google Play?
        Quanto às apreciações dos utilizadores, são exatamente iguais na App Store e na Google Play. Vai ver.
        “Ah, mas na Apple Store tem 4,5 estrelas e na Google Store tem 3,3!” (e não 2,2 que referes). O que mais há na Google Play são apreciações da app de cinco estrelas.

        1. Avatar de LG
          LG

          O teu Google Play deve estar minado ehehe… a mim aparece: https://imgur.com/XvPg5a2

          Tu falas em “denunciar” mas a App em si não é ilegal senão tanto da Google como da Apple seriam retirados assim que expostos… as reviews é que são e a AppStore é um paraíso para isso…

          1. Avatar de Ochinês
            Ochinês

            Não é essa app
            https://play.google.com/store/apps/details?id=com.amp.android

            As apreciações negativas são iguais nas duas stores. E cinco estrelas também.
            A diferença é que for na App Store há sempre um “opinion maker” quem denuncie, e depois incendeia a blogosfera. No Android não.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Noticia tendênciosa por parte de alguém que não gosta da Apple e “esquece-se” de mencionar que é exactamente igual no Android e só me estou a referir a esta aplicação! Talvez mau jornalismo e traduz-se no Google e já está ao invés de investigar. Eu queria um emprego assim

  10. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Falhas sempre tiveram primeiramente nunca divulgadas e agora divulgadas porque já não conseguem títulos ” O maior , a maior, o único, o espectacular……o roubo brutal que os influenciados levam na sua carteira para mostrarem o “maravilhoso”

  11. Avatar de Luís Branco
    Luís Branco

    Já há algum tempo que os aplicativos da Apple Store já não são mais grátis, maioria, e cobram por subscrições absurdas semanais e mensais. No fundo paga-se uma muito por um telemóvel que na verdade cobrará muito mais na sua Apple Store. A maioria dos aplicativos são lixos!

  12. Avatar de Hugo
    Hugo

    Bom artigo.. Para fanboys da Apple ppware.. Sim senhora até fico admirado em ver aqui uma quase crítica….Mas é melhor que nada..
    Se fosse Android era o fim do mundo ne?
    Apple o que tem mais é falhas…nao é novidade para quem anda com os olhos abertos e não vedados por maçãs..