Codename one – Crie aplicações para iOS no Windows

31 Comentários

Com um único fonte é possível correr as aplicações em Android, iOS, Windows Phone…

O aparecimento dos dispositivos móveis fez com que se criasse um novo segmento de desenvolvimento de aplicações e negócio. A grande parte dos programadores têm-se focado no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis pois dispõem de toda uma infraestrutura de negócio suportada especialmente pela Apple, Google e Microsoft. O programador desenvolve…e de imediato coloca disponível a app para o utilizador final.

Mas será possível com um único código criar aplicações para iOS, Android e Windows Phones. A resposta é sim, vamos conhecer o projecto Codename one.

code_01

Codename one é uma plataforma open source de desenvolvimento de aplicação para dispositivos móveis. Com mais de 100,000 downloads, esta plataforma, lançada apenas em Junho, destaca-se por permitir que os programadores criem aplicações em Java transversais a diversas plataformas móveis (usando o mesmo código).

code_00

A empresa responsável pela plataforma, afirmou recentemente que existem já mais de 1000 aplicações desenvolvidas e que é estimado haja um crescimento exponencial. Além disso, um factor muito importante desta plataforma é a optimização do código. Por exemplo, as aplicações desenvolvidas nesta plataforma conseguem, em muita situações, ter 3 vezes mais de performance comparando com as desenvolvidas para código nativo do iOS (ver aqui).

Principais funcionalidades
  • Ambiente totalmente compatível com Android. Simulador disponível.
  • Ambiente totalmente compatível com iPhone/iPad. Simulador disponível
  • Suporte para debugging
  • Vários templates para smartphones/tablets
  • Interface gráfico simples e muito intiuitivo
  • Simples de definir layouts
  • Suporte para os editores Eclipse e Netbenas
  • Possibilidade de desenvolver aplicações para iPhone/iPad sem ter um Mac

Conheça as caracteristicas do Codename one

Como fazer a mítica aplicação a dizer “Hello World


Muitos outros tutoriais podem ser visualizados aqui.

Para quem pretender conhecer melhor a plataforma, basta aceder ao site oficial aqui que disponibiliza bastante informação sobre como usar a plataforma.

Homepage: CodenameOne

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daniel
    daniel

    ola…

    e fixe ..mas estou aprender a javascript no codeacademy…depois posso fazer aplicaçoes tmb aqui nessa?
    Gostava de aprender criar aplicaçoes..tenho algumas ideeas …se me davas uma dica ..obrigado

    1. Avatar de k3bra
      k3bra

      Javascript é completamente diferente de Java, tens mesmo de aprender java.

      Podes ver estes tutorias
      http://thenewboston.org/list.php?cat=6

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        E não pode desenvolver em Javascript + Html5? Até pode usar o PhoneGap como framework

  2. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Seria muito interessante se fosse possível, como o código fonte de uma app IOS por exemplo, gerar um código em “Codename one”, e depois gerar código para Android, WP, etc.
    Isso é que seria uma maravilha.

  3. Avatar de pmni
    pmni

    É baseado numa framework com maior maturidade, o PhoneGap.
    O PhoneGap tem a vantagem de integrar com mais IDE, no caso Visual Studio, Dreamweaver e XCode. 🙂

    Vamos a um comparativo entre as frameworks?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      isto é baseado em phonegap ?

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Muito interessante.
    Na realidade isto é um plugin para o Eclipse que permite buildar no servidor deles para 3 plataformas no entanto, isto é um SaaS: http://www.codenameone.com/pricing.html
    À primeira vista peca por ter uma tabela de preços mal gerida.
    Para o que faz, as 2 primeiras gamas não estão más no entanto parece-me um exagero saltar de 9 dólares para 79 (que contém o deploy por qr code).

  5. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Hmmm não experimentei, mas à primeira vista da a ideia de ser estilo Titanium, so que a diferença é que Titanium codas em Javascript, e aqui é em Java, sinceramente neste estilo de bundles apontaria mais para PhoneGap ou Sencha framework, pois apesar de não fazer a transformação para código nativo, fazem um bundle para uma webview e sempre tens mais controlo sobre o que programaste.

  6. Avatar de MB

    Vou “cuscar” esta, temos tido bons resultados com Appcelerator Titanium, que nos permite implementar para várias plataformas, utilizando Javascript e uma base de código comum.

  7. Avatar de Nuno Mendes
    Nuno Mendes

    Para testar a aplicação que se faça para o IOS pode fazer isso sem ter que me registar?
    Ou seja, se fizer o hello world posso colocar no meu iphone sem ter que passar pela Apple?

    Obrigado

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Podes usar o simulador de Iphone para Mac , que é melhor que “pifares” o tlm 🙂

      Abc

    2. Avatar de Fernando Silva
      Fernando Silva

      Como diz no site deles, podes instalar no iphone se tiver jailbreak.
      Caso contrário tem que passar pela appstore.

      Cumps

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      O único IDE que conheço que faça isso é o Flash Builder 4.7.
      Permite instalar directamete num iDevice sem passar por esse processo e sem necessitar de jailbreak. Aliás até permite fazer debug.

      1. Avatar de alftuga
        alftuga

        Caro Hugo a tecnologia a que se refere neste blog não é bem vinda.
        Mas é sabido que o mxmlc compila para essas plataformas e mais algumas outras com 98% do mesmo codigo e com a possibilidade de comunicar com libs nativas.

  8. Avatar de Fernando Silva
    Fernando Silva

    Sinceramente custa-me a querer que seja até 3x mais rápido que aplicações nativas ( objective C )
    Mas só testando mesmo para tirar as dúvidas 😉

    1. Avatar de Edgar Clerigo
      Edgar Clerigo

      Como é que uma aplicação q corre sobre uma maquina virtual consegue ser mais rápida que uma linguagem nativa que é o obj-c .. Penso que nao faz sentido 🙂

      Há outras soluções, o belo do Delphi, também da para compilar o código em PASCAL para ter uma aplicação para Windows, Mac os e iOS … Só requer mesmo uma maquina com Mac os para o código ser exportado para o Xcode 🙂

    2. Avatar de Eduardo Brites
      Eduardo Brites

      Quando alguém programa em objective C não quer dizer que esteja a programar da melhor forma em termos de performance.

      Pelo que eu percebi esta plataforma otimiza o código que o utilizador cria em JAVA para objective C (no caso de apps para o iOS), o que leva a que o código final seja diferente/melhor do que se o utilizador programasse em oC diretamente.

      1. Avatar de Cover
        Cover

        É impossível optimizar Java. Melhor maneira é pegares no código, reciclagem com ele, e fazeres em linguagens a sério.

        1. Avatar de Eduardo Brites
          Eduardo Brites

          Tirado do site deles:

          “Codename One translates all the code to native code or the native VM resulting in performance that matches or exceeds the performance of native code.”

          Eles não otimizam o Java, eles otimizam o código nativo final 😉

  9. Avatar de Pedro Cunha
    Pedro Cunha

    Pena ser pago… 🙁

  10. Avatar de daniel
    daniel

    muito obrg k3bra…gostav de poder te encontra para falar com tigo…obrigado..feersad@yahoo.com

  11. Avatar de Cover
    Cover

    Eclipse e Netbeans???
    Sabem se vai dar com IDE’s sem ser de brincar? Tipo Visual Studio?

    1. Avatar de PeaceOnYou
      PeaceOnYou

      Um comentário como esse só pode vir de alguém que ainda usa fraldas e não explorou o mundo!

      1. Avatar de Cover
        Cover

        Um comentário como esse só pode vir de alguém que ainda usa fraldas e não explorou o mundo!
        Faço minhas as tuas palavras. 🙂

  12. Avatar de ricardo mais
    ricardo mais

    so tem um mal a aplicação codename one live, dá erro nos meus 2 androids.

    1. Avatar de lol
      lol

      Faço minhas as palavras do PeaceOnYou.. Cover, ao dizeres isso certamente te deves dedicar a fazer menus e printar informação… Começa a fazer programação concorrente, ou algo sem “ser de brincar” e depois põe outro post aqui.

  13. Avatar de Jony
    Jony

    Muito bom artigo. Obrigado.

  14. Avatar de Fábio Sousa
    1. Avatar de MB

      performance ainda deixa muito a desejar, bom para apps mais ligeiras. Experimentar por exemplo fazer data-sampling do accel/gyro… incrivelmente abaixo a taxa de amostragem conseguida no phonegap (ou até mesmo no titanium) do que numa versão nativa.

      O exemplo do costume:
      http://techcrunch.com/2012/09/11/mark-zuckerberg-our-biggest-mistake-with-mobile-was-betting-too-much-on-html5/

  15. Avatar de Zeka
    Zeka

    O Flash CS6 também faz isso, basta usar as bibliotecas do Air.

  16. Avatar de Nuno
    Nuno

    É por estas e outras razões que os programadores começam a ganhar o salário mínimo…..