Criador do Telegram volta a atacar a Apple! Queixa-se da aprovação das atualizações

12 Comentários

Pavel Durov, o criado do Telegram, sempre foi muito crítico das políticas da Apple e do que a empresa pratica em várias áreas. Por norma revela as suas opiniões fortes e fundamentadas, para assim mostrar ao mundo como o Telegram é tratado em várias frentes.

Pois agora o criador do Telegram voltou a usar a sua app para revelar mais uma situação e apontar o dedo à Apple. Em causa está o tempo que as atualizações demoram a ser aprovadas, funcionando assim a favor da gigante de Cupertino e das suas propostas.

Telegram Pavel Durov Apple App Store atualizações

Criador do Telegram volta às suas críticas incómodas

O Telegram é uma das apps de topo da App Store, no que toca a comunicação. Tem ganho uma visibilidade cada vez maior e é para muitos a escolha óbvia para enviar e receber mensagens, sendo também alargada às suas funcionalidades extra.

É precisamente um lote de novidades que parece estar no centro de uma nova questão entre Pavel Durov e a Apple. O início desta situação chegou com uma crítica pesada do criador do Telegram à forma como os processos de aprovação de novas atualizações são feitos.

Apple demora demais a aprovar atualizações na App Store

Segundo o que Pavel Durov publicou no seu canal do Telegram, este serviço tem uma nova versão a aguardar a aprovação da Apple há 2 semanas. Esta deverá revolucionar a forma como os utilizadores se exprimem nas mensagens, mas está parada e não chega à App Store.

Outra opinião forte que foi deixada aponta para algo mais geral. Pavel Durov questiona como devem estar a ser tratados os programadores que têm apps de maior impacto. Se o Telegram, uma das 10 apps mais relevantes da App Store está à espera este tempo todo, todas as menores devem ter um impacto financeiro grande resultado destas situações.

Telegram Pavel Durov Apple App Store atualizações

Pavel Durov recorda o destino das comissões cobradas

A somar a esta perda, o criador do Telegram recordou ainda que devem ser somadas as taxas que a Apple e a Google cobram. Curiosamente, e segundo o que a Apple informa, parte dos 30% que são pagos servem para garantir as equipas que avaliam as apps e as atualizações das mesmas.

Parece estar aberta mais uma guerra entre Pavel Durov e a Apple. Esta não é a primeira vez que o criador do Telegram ergue a sua voz para criticar a empresa e a App Store, em especial pelas suas práticas e situações que vai gerando.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António
    António

    Pois acho muito bem que as apps sejam alvo de uma avaliação cuidada a cada atualização.
    A Apple é conhecida pela importância que dá à segurança e privacidade, pelo que os utilizadores esperam que as apps da AppStore sejam seguras.

    O Telegram já teve uma boa dose de polémicas ao longo do tempo, e cada “novidade” que traz deve ser bem escrutinada para se entender o que realmente vai obter dos utilizadores.

    Quanto às comissões, já começa a ser chato este “mimimi” dos 30%. Todos os developers já sabem de antemão que estas taxas existem, e as apps mais pequenas são taxadas a 15%.
    A AppStore e PlayStore têm custos para a Apple e Google, e no caso da Apple já se percebeu que há este trabalho de segurança onde há salários a serem pagos.
    Se até os feirantes pagam taxas às câmaras para poderem vender nas feiras, por que carga de água as apps deviam poder estar nas lojas sem pagar nada por isso?

    1. Avatar de LG
      LG

      O problema é que Apps maliciosas são aprovadas para a Store pela Apple em “no-time”. Mas quando se tratam de Apps concorrentes dos produtos Apple – estes são – por coincidência, claro – atrasados na sua aprovação…

      1. Avatar de Castro
        Castro

        tiraste essa informação de que parte do corpo?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Está no texto do artigo e a acusação é do Sr. Durov!
          Se há app que aprovava de olhos fechados é o Telegram. Muitos poderes já tentaram de tudo e nunca chincaram nada. Isto a mim basta-me.
          Pelo contrário a Apple abre-se toda qd o FBI e outros que tais pedem para coscuvilhar o seu mensageiro!

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      a questão são os interesses, uma app ai da treta é logo aprovada mas quando ja interfere com outras apps da apple já é uma dor de cabeça para aprovar.

  2. Avatar de riosj
    riosj

    Não gosta da apple que se vire po android. Ninguem o obriga a usar ios. Que gente chata! Qualquer dia sao as pessoas que definem quanto querem pagar pela renda das casas, era so o que faltava

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      ora ai esta, estas apps saiam todas do ios para ver se a apple nao baixava as comissões até choravam para voltarem

      1. Avatar de CD
        CD

        A realidade é exatamente ao contrário. A Apple e a Google é que têm o mercado que as Apps necessitam para sobreviver, não o contrário. Daí, tanto a google como a apple continuarem a impor as regras que entendem, a cobrar o que entendem e as apps continuam a estar lá.
        Se as Apps saíssem do iOS, iriam ter uma queda vertiginosa de popularidade e dar margem para o crescimento de novas apps.
        É caso para dizer, seria pior a emenda que o soneto.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Se as apps saissem todas do ios iam ter uma queda de popularida entao e o ios ? no android ainda podes instalar por apk agr no ios ficavas sem apps quem é que perdia mais ?

          1. Avatar de riosj
            riosj

            Oh Nuno o ios tem 90% do lucro dos devs de apps. Se largassem o ios desapareciam pois android so da prejuizo

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            amigo sou desenvolvedor e garanto te que não, até porque se o android só desse prejuizo ninguem desenvolvia para lá ahah, do ponto de vista do desenvolvedor as comiss~es no google play ate sao mais baixas no ios são muito mais altas portanto nem percebi o que estas para ai a dizer mas claramente não estás dentro do assunto, está é mesmo novo agr o android só dá prejuizo o pessoal deve ser burro só pode para desenvolver para la ahahahahahah

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não senhor @CD. Aconteceria o mesmo à Apple que aconteceu ao Windows Mobile.