Criador do Telegram ataca a Apple e o iPhone 12, comparando-o a um modelo antigo

62 Comentários

O criador do Telegram tem assumido nos últimos tempos posições quase extremistas no que toca à Apple. Tem criticado a empresa em alguns momentos-chave, seguindo toda uma onda de criticismo face a algumas situações.

Agora, e sem qualquer razão para tal, focou as suas opiniões no novo iPhone 12, comparando-o a um modelo antigo e sem qualquer novidade. A Apple não foi poupada e as críticas também se focaram nesta empresa.

Telegram iPhone 12 Apple Pavel Durov opinião

Uma opinião crítica de Pavel Durov

As opiniões do criador do Telegram tendem a ser decerto fortes e incisivas. Pavel Durov não se inibe de dar a sua opinião em muitos assuntos relacionados com o mundo da tecnologia, como já muitas vezes tivemos oportunidade de assistir.

A Apple tem sido um dos seus alvos preferenciais, sendo sempre criticada pelas suas práticas de concorrência. Pavel Durov tem tentado mostrar que a gigante de Cupertino tende a proteger as suas apps e os seus serviços face ao que a concorrência oferece.

Criador do Telegram acusa a Apple de destruir startups com as taxas da App Store

iPhone 12 comparado a um modelo velho

Agora, e depois de ter recebido o seu iPhone 12 Pro, o criador do Telegram voltou a manifestar a sua opinião. Esta não é nada favorável e retrata o iPhone 12 principalmente como “um pedaço de ferro incrivelmente estranho“.

A sua opinião vai mais longe e descreve o novo iPhone 12 como “uma versão super dimensionada do iPhone 5 de 2012 com um bloco de câmara principal repugnante, onde os módulos estão localizados em três alturas diferentes”.

Criador do Telegram ataca a Apple

Queixa-se igualmente da presença do notch, que lhe dá uma taxa de utilidade do ecrã baixa, graças a este espaço ocupado. No geral, a sua opinião é que o iPhone 12 transmite uma imagem de um equipamento ultrapassado e sem poucas novidades técnicas.

Pavel Durov termina a sua crítica focando-se na gestão da Apple. 9 ano depois da morte de Steve Jobs, a empresa vive da reputação que este construiu, todavia sem inovação recente. Dá como exemplo as quebras de vendas recentes e prevê que em poucos anos o iPhone terá uma presença marginal no mercado.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    É certo que se focou nos aspetos maus e deixou de fora os bons, mas não disse nenhuma mentira.

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Exato…

      Só não percebi esta parte: “Agora, e sem qualquer razão para tal, focou as suas opiniões no novo iPhone 12,…” É a opinião de quem escreveu?

      É que no texto fica subentendido que ele recebeu o equipamento, e as criticas vieram depois disso.

      1. Avatar de Barta
        Barta

        Claro, só pode criticar depois de ter o equipamento. Agora não disse nada que não seja verdade, inovação ZERO.

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    Quem compra o iPhone usa Telegram ??

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim, o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Eu uso em Android e iOS, para mim è das aplicações mais completas e seguras que existem para comunicação.

      1. Avatar de Rrrrrr
        Rrrrrr

        iMessage é encriptado. Face time tb e é end-to-end. nada fica ou passa pelos servidores da Apple.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Telegram tambem o é ponto a ponto, e tem mais features que o iMessage e não está limitado a um OS.

          1. Avatar de José
            José

            O telegram esta longe de ser tao completo como o imessage. A comecar nas chamadas e mensagens de voz pelo apple watch que o telegram não faz em wearables, envio de dinheiro, integracao etc. telegram nem videochamadas faz

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Sr. José, informe-se melhor porque o telegram faz sim videochamadas!!!

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Quando os servidores estão a funcionar sim, é verdade. Mas quando os servidores estão embaixo o serviço deixa de funcionar

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Isso aplica-se a todos os serviços

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Isso aplica-se a todos os serviços, que passem pelos servidores.

        3. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          Errado. Estás a mentir ou a falsear dados.
          O IMessage usa o servidor do Itunes para enviar os dados… portanto, a Apple fica com cópias de TUDO o que lá fazes. Até nos termos existe a referência que as fotos “podem ser guardadas por 50 anos”.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Ah thefapening volta … ahahah

  3. Avatar de José
    José

    Venho a dizer isto a mais de 3 anos aqui neste site. Sendo sempre criticado pelos maçã o dependentes. Talvez agora acordem com as palavras deste sr que disse literalmente o que eu venho dizendo. “Pavel Durov termina a sua crítica focando-se na gestão da Apple. 9 ano depois da morte de Steve Jobs, a empresa vive da reputação que este construiu, todavia sem inovação recente.”

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Isso é óbvio, e só não vê quem não quer. Não é que não “inove”, mas as inovações não são tão desruptivas quanto o foram antes. E não creio que isso se deva apenas à morte de Steve Jobs.
      Ao contrário do que acontecia na altura de “Jobs”, as marcas chinesas não se limitam a copiar…tens várias marcas a inovar. Algumas delas sem medo de experimentar o mercado, sem esperar que um grande player coloque antes aquela funcionalidade no mercado.

      1. Avatar de RM
        RM

        Também acho que as marcas chinesas inovam mais, mesmo que falhem ou tenham pouco sucesso. Parece que a Apple é demasiado cautelosa em apresentar coisas novas, para não perder os seus fans e as suas enormes receitas.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Isso e treta. Apple revolucionou o mundo dos pcs com m1, o Apple Watch não tem concorrencia, os airpods revolucionaram os fones sem fios e todos a copiam. Nada disso teve dedo do jobs por isso não digas disparates.

      1. Avatar de Barta
        Barta

        Importante é aprender um pouco sobre a evolução dos computadores, depois acho que anda muito fechado no mundo dos smartphones ( recue uns anos e abra horizontes ).
        Quanto aos “airpods” e fones sem fios, já aqui foi dito que a apple não inova, ou usa tecnologias de outros ( depois tem processos pelas patentes ) ou compra as empresas que tem a tecnologia ( como a “Beats by Dr. Dre”), mas a apple nao inova.
        Para lhe dar um pouco mais de dor de cabeça, sabe que a microsoft salvou a apple da falência?

          1. Avatar de Barta
            Barta

            Eu leio bem, e o Vitor?

          2. Avatar de Vítor M.

            Se lesses bem, viste então que afinal não foi a Microsoft que salvou a Apple, a empresa investiu numa empresa que Gates sabia que tinha produtos que iriam mudar o mercado. Se não tivesse investido, a Apple poderia ter outro caminho (eventualmente pior), assim como a Microsoft que recolheu milhões com o seu investimento (e ganhou mesmo muito, no momento que vendeu os seus títulos). 😉 Sim, o dinheiro foi bom para Jobs levar o seu plano adiante (até porque no momento andava à procura de investidores).. Gates foi um investidor. Há quem diga que foi para compensar o que lhe tinha roubado anos antes 😉 https://bit.ly/3328cHm

      2. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        ??? “revolucionou o mundo dos pc”. Sim, na área de marketing digital é verdade. Para o resto, um PC que custa 30% de um Imac faz mais e permite usar outras ferramentas, por 2000 euros, que a Apple obriga a que paguem 50000 euros para poderem usar.

    3. Avatar de RM
      RM

      ‘a empresa vive da reputação’ – é o que parece, mas não é a única.

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A mim cheira-me mais a quem quer comprar mas não tem dinheiro 🙂

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Dizem-se multimilionários mas depois vai-se a ver e nem um iPhone possuem.

    2. Avatar de Barta
      Barta

      então é melhor fazer o teste pois está com problemas no olfato, ou será de visão? é que a noticia diz que ele recebeu o dele, por isso tem um. Não acredito que seja problema de não saber ler, então penso que seja de comentar sem ler.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Jobs criou um produto perfeito. A concorrência foi ganhando terreno. E agora está furiosa porque a Apple não inova e já não podem copiar. A questão é que há muito pouco a inovar além do software (e a Apple aí devia ter cuidado e não ceder à pressão popular; o iOS 14 é um aborto, que vai mal atrás do Android e descaracteriza o iOS) e evoluções incrementais do hardware (mudei do iPhone7 para o 12; a evolução que senti foi muito limitada, basicamente tamanho de ecrã e bateria)… mas na verdade, que evolução tiveram os laptop nos últimos 20 anos? O segmento dos Smartphones já deu o que tinha a dar. É já um PC de Bolso, o que é preciso é algo radicalmente diferente e novo. A Apple tem é de criar novas categorias de produto onde sabe fazer melhor do que todos os concorrentes, como fez com todas as categorias de produto que tem no catálogo (excepto o HomePod… e o Maps… e o iWork… e a Apple TV)

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Não concordo nada com a tua opinião. É verdade que Jobs criou um produto “perfeito” e disruptor face à tecnologia que existia na altura. No entanto, a perfeição não existe e há sempre espaço para inovação. Isso fica provado quando olhas para outras marcas competidoras que vão inovando, seja por exemplo, em fingerprint under the display (e agora a camera under display), em cameras melhores, com zoom óptico, retracteis ou in hole, que dispensam o “ultrapassado” notch, seja em seja em ecrãs melhores, e flexiveis (o que ainda está longe de estar totalmente explorado), a tecnologia das baterias que mudou permitindo maior segurança, maior capacidade, e carregamento mais rápido, e até wireless, etc.

      1. Avatar de Killertomato
        Killertomato

        Perfeito?
        Ninguém aqui teve um iPhone 3G de certeza

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Curioso… inovou mas, o Imaps é uma cópia rasca do Google maps. O AppleTV é uma cópia muitíssimo rasca de qualquer serviço de streaming (a milhões de anos-luz de serviços como o da Disney+ que custa metade do preço). O Safari é uma versão do Internet Explorer com suporte online. Muitos dos programas vendidos pela Apple, são versões de programas antigos que já existem há uns anitos.

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Tu é com cada pérola.

      2. Avatar de AM
        AM

        Que piada, não sabe as coisas e não diz nada de jeito. Em primeiro, o Apple TV custa MENOS que o Disney+. O Disney+ são 6.99€/mês e a Apple TV são 4.99. Depois, o “iMaps”, que para sua informação se chama Apple Maps e não iMaps, tem vindo a evoluir muito nos últimos anos, principalmente nos EUA, e ainda tem muito espaço para melhorar. Tem certas funcionalidades que o Google Maps sonha, como ciclismo e rotas para carros elétricos. E passando ao Safari, já foi dito e repetido que é um dos melhores browsers lá fora, com a diferença de ser só para Mac. Tem a privacidade que no Edge há pouca e no Chrome nenhuma, melhor performance em certas situações e integração incrível com dispositivos Apple.

  6. Avatar de Tim
    Tim

    Este individuo anda com muita azia da apple.
    Comeca a enervar um pouco. Acha-se o maior pk o telegram agora tem mais users, enfim.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sempre foi assim, alias nao diz nada do que dizia no passado talvez agora ouçam mais o que ele diz porque tem mais notoriedade mas está a ser autentico com o seu passado.
      E tudo o que ele aponta nao deixa de ser verdade.

  7. Avatar de Mario
    Mario

    A concorrencia não chega aos calcanhares e andam furiosos com isso. Apple music é um sucesso e deixa o spotify nervoso, a epic anda nervosa com o novo servico gaming da Apple, airpods que revolucionaram o mundo e todos querem uns, apple watch que envergonha os andróides porque também querem usar e não podem, carplay que esta anos luz a frente do android auto, apple carkey, dolby hdr 4k que nenhum na concorrencia faz. A apple inova e o resto so copia ve os airpods que ate faz impressao todos a copiarem sem originalidade nenhuma. O android ate os gestos do ios11 copiou literalmente, nem tentaram disfarcar. Factos

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Apple music é um sucesso? Já perderam 7600 milhões de euros… até a própria Apple está a reduzir o apoio e já despejaram 1800000 músicas para fora do catálogo. O novo serviço de gaming? MENTIROSO. A EPIC e muitas mais não querem é pagar 45% de taxas das vendas feltas dentro das apps. Já lhes basta pagar 30% para colocar as apps no Itunes, ainda pagarem 45% de cada mini-venda feita, mais 25% em despesas de pagamento, dá que 70% do valor recebido seria para a Apple.
      Apple watch… mais um que já vai em 8000 milhões de prejuízo e poderá ter tido a última versão lançada. A Apple copiou o Google Maps, mesmo assim fez tanta porcaria que aquilo nem dá para usar como mapa fixo. (E já vão na versão 98959760000544.)

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Manel essa desinformação é deveras interessante. Mas sim para palhaço tens futuro, fazes rir, e muito.

        1. Avatar de Barta
          Barta

          Não consigo compreender como podes vir fazer essa afirmação e não dares argumentos ou provas. Nem palhaço te posso chamar porque realmente pareces um triste, que nem sabe em que mundo anda.

          1. Avatar de HRamos
            HRamos

            Oh amigo Barda, felizmente sei em que mundo ando, e posso dizer que ando por cá há muito mais tempo do que tu. Argumentos como os do Manel não são necessários. É de rir com os vossos não argumentos, simplesmente tamanha estupidez, mas sim vocifera mais ainda porque gosto de rir.

          2. Avatar de Barta
            Barta

            HRamos, tenho sérias dúvidas que andes há mais tempo que eu.
            Claro que mandar bitates para o ar é simples, não é preciso justificar, nem vale a apresentar números.
            Quanto ao “vocifera”, vamos aqui relembrar quem começou, basta ler o post que escreveu para o Manuel, aqui o mal educado foste tu.

          3. Avatar de HRamos
            HRamos

            Não duvides Barda, mas que números, aqueles que vocês dizem, é isso? Diz aí os teus e respectivos links.

        1. Avatar de Barta
          Barta

          sabes inglês? não parece, senão nao colocavas isso.

      2. Avatar de Monsieur
        Monsieur

        Onde foste buscar os 45%? A cada ponto acrescenta um ponto, daqui a nada o iOS não dá o dobro do lucro que o Android…

    2. Avatar de Barta
      Barta

      Lá vamos outra vez, Apple music corre bem, mas não tem mais users de Spotify nem terá. “airpods” revolucionaram??? Já respondi antes, informe-se melhor… mas mesmo que ache isso os airpods já foram ultrapassados tecnologicamente por isso vale o que vale. Carplay? faça uma simples pesquisa na net, nos comparativos, informe-se e depois venha alterar o comentário se for justo.
      Apple, tenho que lher dar razão um uma coisa inova muito, a melhor inovação foram os widgets.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Nada bate os airpods, a concorrencia so copiou e mesmo assim não chegam la. Airpods pro sao os melhores TWS do mercado

        1. Avatar de Barta
          Barta

          Nem digo mais nada, procura alguém do audiovisual e pergunta, a sério, 100€ por cada estúdio que use airpods, pergunta só qual a marca que usam sem fios.

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      What ? Mas tu sabes alguma coisa do.que estás a dizer ahah o Spotify tem muito mais users que o Apple music já para não falar de dispositivos, o Apple watch so tem tido prejuízos os produto da Apple que dá mais dinheiro são os airpods e o iPhone depois tu já alguma vez usaste sequer o carplay e o android auto ? Ao menos vê uma review na internet para ficares informado que essa é mesmo ao lado

      1. Avatar de ...

        O Apple Watch dá prejuízo?
        Como é que o smartwatch mais vendido do mundo dá prejuízo?

  8. Avatar de ...

    Já no tempo de Steve Jobs essa frase “a Apple não inova” era dita pela concorrência e pelo povo em geral, por isso essa frase já é velha no mundo Apple, o que é certo é que a Apple é a empresa que puxa o mercado de tecnologia pra frente.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    O que ele disse muita gente pensa o iPhone 12 é mais do mesmo a Apple viva de reputação criada no tempo do Steve jobs mas agr este gajo só quer tempo de antena tanto diz bem como mal da Apple e o pior é que lhe dão mesmo tempo de antena

  10. Avatar de Cat
    Cat

    Para modelo vintage, ainda está bom!

  11. Avatar de Vítor Silva
    Vítor Silva

    Só quero escrever a minha opinião acerca dos iDevices e outros… A verdade é que adoro o ecossistema da Apple, gosto muito dos seu produtos (embora não tenha poder financeiro para acompanhar), e, embora tenha a completa noção que a empresa não é tanto assim inovadora como algumas outra, de uma coisa tenho a certeza: quando a tecnologia é implementada pela Apple em algum dispositivo, é bem mais afinada, fiável e madura o suficiente para se tornar quase em novidade.

    Por outras palavras, os outros inventam tecnologias, mas quando a Apple pega nelas, as tornas bem mais funcionais.

    Quando penso nisto lembro me logo nos primeiros Android que tiveram desbloqueio pelo rosto, que conseguia facilmente manipular com uma fotografia. Quando a Apple pegou nessa tecnologia, apresentou nos quase como uma nova invenção, o Face ID, bem mais seguro e funcional.

    PS.: não procuro prolongar me no debate, apenas queria escrever a minha opinião.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Concordo com o que disseste. Uma opinião quase que factual,bem apresentada e com isenção na medida do possível.

    2. Avatar de Joao Pequeno
      Joao Pequeno

      pena a “tecnologia” multi-tasking ainda não ter chegado à apple! forte abraco

  12. Avatar de jorge
    jorge

    O Pavel também inventou o telegram porque ja existiam outros serviços iguais e como nao conseguiu nem consegue sangrar nas telecomunicaçoes se poe a falar mal da Apple, ele anda com azia.

  13. Avatar de Ak47
  14. Avatar de Joao Pequeno
    Joao Pequeno

    Tudo o que disse é verdade! Mas, vcs não estão preparados para esta conversa…