Consumo de dados excessivo do iOS9 leva Apple a tribunal

28 Comentários

A Apple tem o hábito de trazer para o iOS novas funcionalidades, que por norma melhoram a utilização do iPhone e do iPad. O problema é que nem sempre as anuncia de forma clara.

Depois de terem surgidos consumos anormais de dados 3G/4G no iOS 9, que depressa foram identificados e tratados por muitos utilizadores, surge agora o sempre aguardado processo em tribunal…

iops_9_iphone_1

O problema surgiu poucos dias depois da Apple lançar o iOS 9. Uma nova funcionalidade, o Wi-Fi Assist, melhorava de sobremaneira as velocidades de acesso aos conteúdos, que a Apple não anunciou estava a aumentar os consumos de dados 3G/4G.

Ao gerir de forma automática a rede a ser usada, optando pelo Wi-Fi ou pelo operador móvel, não havia controlo por parte do utilizador e isso levava a que as contas aumentassem.

A forma de desligar o Wi-Fi Assist é simples e qualquer utilizador pode e deve fazê-lo, como já explicámos num artigo que dedicamos a esse problema.

Mas como nos Estados Unidos os problemas resolvem-se em tribunal, independentemente da sua dimensão, existe já um processo a decorrer, em que 2 utilizadores exigem uma indemnização da Apple por não terem sido alertados para esta alteração.

Defendant’s above corrective action, however, still downplays the possible data overcharges a user could incur.

Reasonable and average consumers use their iPhones for streaming of music, videos, and running various applications — all of which can use significant data. Defendant’s corrective statement does not disclose any basis for its conclusion that an average consumer would not see much increase in cellular usage.

A quantia exigida por estes dois utilizadores é de “apenas” 5 milhões de dólares, valor que entendem ser suficiente para compensar os danos sofridos.

iops_9_iphone_2

As alegações dos queixosos referem que a Apple não explicou de forma clara a forma como o Wi-Fi Assist funcionava e que isso levou a consumos exagerados e não controlados dos dados móveis, reflectindo-se depois na conta apresentada pelo operador.

Apesar de não fazer sentido para a maioria dos utilizadores, estes processos são bastante comuns nos Estados Unidos, onde por qualquer imprecisão ou falta de informação surgem queixas em tribunal, onde são pedidas compensações exorbitantes e muito elevadas.

Não se sabe ainda se este processo avançará ou se será recusado, mas a verdade é que deu entrada e será avaliado pelo juiz. Há fortes possibilidades da Apple ter de pagar esta quantia e até mais, caso outros processos avancem.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Melo
    Melo

    O título não tem nada a ver, como é normal neste site, quando é Apple…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Como não? A Apple meteu a funcionalidade e não a explicou, ela gastou mais do que devia, meteram a Apple em tribunal…

      Simples como isso…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        1. Esta funcionalidade foi explicada no próprio keynote, e de forma clara.
        2. O título objectivo deste artigo seria: “Utilização de dados do Wifi-Assist leva a Apple a tribunal”
        Quem ler este título até parece que o iOS gasta dados excessivamente, quando não é verdade. Há uma funcionalidade que faz utilizar mais dados, mas o objectivo dessa funcionalidade necessita dessa utilização.

        1. Avatar de Tiago Pereira
          Tiago Pereira

          Os utilizadores são obrigados a ver uma keynote? Acho que uma funcionalidade destas deveria vir desligada e demonstrar um aviso ao ligar

          1. Avatar de joao
            joao

            A apple sempre fez tudo para minimizar a interaccao dos utilizadores no seu SO, para qualquer pessoa tirar proveito dele, se, ter o conhecimento tecnico de o fazer. Pelo teu prisma, vou processar todos SOs que existem que activam o 4g por defeito, qur gasta muito mais bateria, consumo energetico portanto, comi é mais rapido, conseguimos ver mais sites/info no mesmo periodo de tempo, logo mais consumos. Este tipo de “funcionalidade” devia ser desligada por defeito…alis todas as redes de dados deviam estar desligadas por defeito que todas elas gastam dados….

        2. Avatar de Ragnar
          Ragnar

          Para quê a Apple gastar milhares de dolares em advogados quando o Daniel já tem a argumentação de defesa e ainda por cima grátis. LoL

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Eu não estou a defender a apple. A única coisa que me chateia é a falta de objectividade e clareza por parte dos jornalistas deste site. E isto não é só em relação à apple.

            Mas eu esqueci-me que expressar a minha opinião é demasiado para alguns, e depois tem de se recorrer a argumentos desses, que não acrescentam conteúdo nenhum e que só servem como tentativa (falhada) para descredibilizar o argumento.

      2. Avatar de Joana Castro
        Joana Castro

        Excessivo, era se gastasse mais que o que era preciso.

        Não gasta.

        1. Avatar de Pedro Pedrosa
          Pedro Pedrosa

          De volta Baptista Bastos?:)

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      +1 o iOS 9 tem consumindo dados normal, não é excessivo. E a funcionalidade em vista, causa consumo inesperado, e não excessivo.

    3. Avatar de Victor
      Victor

      E quanto a tudo. Gostam de incluir opiniões nos titulos muitas das vezes. Sensionalismo.

      1. Avatar de joao
        joao

        É a regra hoje em dia nos blogs amadores que nao percebem um boi de jornalismo.

  2. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Vou comprar um iphone para pedir 5 milhões também. Ta fácil.

  3. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    just lewl. basta 1 janelinha a perguntar se desejamos sacar downloads de apps/updates de sistema via dados móveis ?

    sempre tive androids que informavam disso, são bem espertinhos :p

    1. Avatar de Joana Castro
      Joana Castro

      A função, nem sequer saca updates de apps/SO… só para Apps!

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        apps mesmo que sejam jogos com 5gbs

  4. Avatar de Mikes
    Mikes

    5 milhões?! Ah valente.

  5. Avatar de Oscar
    Oscar

    Achei 5 milhões de dollars bastante excessivo, só mesmo na america

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Eu achei pouco…se fosse comigo eram pedidos 100 milhões! Penso sempre em grande…os 5 milhões são apenas “trocos”!

  6. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    A Apple tem a fama de resolver rápido os problemas na assistência. 5 milhões não deve ser um problema.

  7. Avatar de Verdadeiro
    Verdadeiro

    Com 5 milhões de dólares como indemnização é totalmente absurdo, com esse dinheiro comprava um plafond de dados ilimitados (vários até) e não me andava a queixar mt do Wi-Fi Assist.. Só mesmo os americanos, querem ter td do melhor pra se exibirem e depois é o que acontece. E não acredito no consumo de dados excessivo, é mais utilização excessiva…

  8. Avatar de João Reis
    João Reis

    Finalmente !! Aqui na Europa ainda não fizeram nada. Tenho vários amigos eu inclusive este mes esgotaram o tarifario ao 10o dia outros ainda menos, algo não esta bem.

    Convénio com as Operadoras? Talvez

    5 Milhoes acho pouco, este problema tem uma dimensão global

    1. Avatar de Joana Castro
      Joana Castro

      Depende das operadoras!

      As maiores, como nos USA, querem é que tu não gastes dados… porque têm limites grandes, ou até ilimitados.

      Só aqui é que…e enfim!

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Os limites das operadoras Americanas são parecidos com os nossos. Uma pacote base começa nos 1GB como os nossos.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Quando morei nos EUA o meu tarifário era de 6 gb

    2. Avatar de mário
      mário

      Claro que convém, acho absurdo teres tarifário móvelde net para poderes ter mms em alguns equipamentos, é uma roubalheira descarada e o regulador deixa passar. uma vergonha

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Se lessem antes de comprar ou lessem os acordos …

    1GB = 1 billion bytes; actual formatted capacity less.
    Size and weight vary by configuration and manufacturing process.
    FaceTime calling requires a FaceTime-enabled device for the caller and recipient and a Wi-Fi connection. Availability over a cellular network depends on carrier policies; data charges may apply.
    Data plan required. LTE Advanced, LTE, VoLTE, and Wi-Fi calling are available in select markets and through select carriers. Speeds are based on theoretical throughput and vary based on site conditions and carrier. For details on LTE support, contact your carrier and see http://www.apple.com/iphone/LTE/.
    Siri may not be available in all languages or in all areas, and features may vary by area. Internet access required. CELLULAR DATA CHARGES MAY APPLY.
    All battery claims depend on network configuration and many other factors; actual results will vary. Battery has limited recharge cycles and may eventually need to be replaced by Apple service provider. Battery life and charge cycles vary by use and settings. See http://www.apple.com/batteries/ and http://www.apple.com/iphone/battery.html for more information.
    iMovie, Pages, Numbers, and Keynote are free on the App Store for qualifying iOS 9 compatible devices with initial activation on or after September 1, 2013. GarageBand is free on the App Store for qualifying iOS 9 compatible devices with initial activation on or after September 1, 2014. See http://www.apple.com/ios/whats-new/ for iOS 9 compatible devices. Downloading apps requires an Apple ID.
    Wireless broadband recommended; fees may apply.
    Customized suggestions based on recipient and app are not available for Chinese (Simplified, Traditional), Japanese, Korean, and Thai.
    Some features may not be available for all countries or all areas. Click here to see complete list.
    † The iPhone Upgrade Program is available to qualified customers only through AT&T, Sprint, T-Mobile, and Verizon. A two-year installment loan and iPhone activation are required. Terms apply.