Consumidores conseguem distinguir o iPhone 5s do iPhone SE?

75 Comentários

No reino Apple o equipamento do momento é o novo iPhone SE anunciado no passado dia 21 de Março. A Apple aproveitou os antecessores para fazer algumas comparações, especialmente com o iPhone 5s e ao que parece esteticamente os equipamentos são bastante semelhantes.

Mas será que os consumidores vão conseguir distinguir um iPhone 5s de um iPhone SE? Parece que não!

iphone-5se


A Apple apresentou esta semana o “novo” iPhone SE e que na prática se resume a um equipamento de apenas 4 polegadas com tecnologia “recente” mas ficando de fora o 3D Touch. Em Portugal, quem quiser adquirir o novo iPhone SE com apenas 16 GB terá de desembolsar 499€ e a versão de 64 GB custará 599€.

Esteticamente este novo iPhone é semelhante ao iPhone 5s apesar de vir com muito hardware do iPhone 6s.  Mas será que os consumidores conseguem distinguir o iPhone 5s do iPhone SE?

Como possível resposta a esta pergunta, no show de Jimmy Kimmel foram feitas várias entrevistas de rua e dado a experimentar dois iPhones 5S (isso mesmo, dois  iPhones 5S)… o resultado é hilariante.

Como se pode verificar, os consumidores vão ter alguma dificuldade em saber afinal se o equipamento é um iPhone 5s ou um iPhone SE. As respostas apresentadas no video são interessante, tendo em conta que os utilizadores têm na mão dois smartphones iguais, o iPhone 5S.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui C
    Rui C

    Ora aí está… cada vê o que quer ver, eu tenho um 5 e só mudo quando a estética for actualizada, até porque para o uso normal, chega e sobra. Já paguei mais do que suficiente por este, e não daria 499€ por um modelo de 2012 atilhado…
    Mas como sempre cada um manda no seu dinheiro.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Pois é, dar 500€, e o vizinho não poder ver que tens um telemóvel novo?

      Era só o que faltava!

      O que interessa é o exterior, mesmo que o interior seja todo actualizado!

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Não lhe pedi um juízo de valor sobre a minha pessoa

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Zé não devias tar a ver os desenhos animados ou a fazer os tpc das férias?
        Vá, andor…

      3. Avatar de Sérgio Oliveira
        Sérgio Oliveira

        Ó RVM, não julgues os outros pelas tuas falhas. Mania, pá!

      4. Avatar de Tiago
        Tiago

        Pumba na irina, mesmo na febra kkk acho que já se mostrou incomodado. Típico português, o que conta é o que os outros vêm 😉

    2. Avatar de João Machado
      João Machado

      Se a apple lançasse um com estética renovada mas com o interior igual ao 5 S já compravas?

      1. Avatar de RVM
        RVM

        LOL! Bem posto! Aí, ele já comprava! 😀

      2. Avatar de Rui C
        Rui C

        Que eu saiba dei a minha opinião pessoal, mas estou a ser arrastado para uma guerra de provocações.
        Não tenho que lhe dizer o que faria.
        Se quiserem ter uma conversa adulta, sejam bem vindos.

        1. Avatar de Flavio Ferreira
          Flavio Ferreira

          Mas algum é diferente e que para mim so quase todos iguais kkkk

          1. Avatar de Rui C
            Rui C

            Iguais não são, mas isso não será preciso dizer. Agora se analisar-mos, quem tem um iphone antigo, facilmente se apercebe que o software é bem mais fluido que qualquer outro de sistema diferente da mesma época ou até mais recente, e é ai que está a vantagem do ios, e não na necessidade criada da melhores processadores ou estética renovada.
            Agora, ao fim de vários anos de uso uma das razões para mudar poderá ser pelo desgaste do uso diário, e se for para mudar então que seja por algo actualizado tanto no interior como exterior.
            De qualquer forma tudo o que seja acima de 500€ por iphone é desperdício.

        2. Avatar de Mota
          Mota

          +1
          Eu gosto mais deste aspeto que do 6 e 6s.
          O Rui C soube dar a sua opinião sem atacar marcas nenhumas. Cresçam.

          Não há meio do pplware arranjar um moderador, para fazer com que a área de comments seja produtiva.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Sabemos que estes comentários traz muitos cliques para estes posts. Há muito boa gente que só cá vem para isto

      3. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        E isso nao acontece com muita frequencia nos carros? Exterior altera para pior ou melhor a nivel estetico com motores iguais à versão anterior ou até mesmo piores…

    3. Avatar de Renato
      Renato

      Coitado, este quer um iPhone novo para dizer aos amigos que fez um novo empréstimo e a Apple, este ano, não lhe dá o que quer…

      Clientes como tu, deviam era passar para o Android, que aí eras feliz.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Mais feliz? Mais rapidamente, ele cortava os pulsos…

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Não, pessoas como ele ficam mais felizes.

          Mudam de telemóvel a cada seis meses porque sai um com aspecto diferente, e pensam que alguém quer saber.

  2. Avatar de Ruben Filipe
    Ruben Filipe

    Já vi vídeos idênticos mas com uma cópia chinesa do Iphone 6 a rodar Android e diziam que a “nova versão do IOS” era mais rápida e muito melhor organizada. Só destes exemplos vê-se a carneirada que é estes adoradores de tudo o que tenha uma maça na traseira.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Ai sim?

      E quem diz que são utilizadores iPhone?

      Provavelmente são utilizadores Android, mas como só 2% é que têm essa versão, é normal não reconhecerem.

      1. Avatar de Duke
        Duke

        Que sejam utilizadores de que plataforma seja, se não distinguem 2 produtos diferentes é porque há um problema no desenho do produto 🙂

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Ou então, repara bem, talvez… mas só talvez… as pessoas não percebam nada do que estão a mexer! Mas só talvez…

          Vai lá perguntar a alguém que se está a borrifar para telemóveis, qual é qual. E depois diz-me se é “problema no desenho do produto” ou se é desconhecimento/ignorância da pessoa.

      2. Avatar de Mota
        Mota

        RVM

        Não tens melhores argumentos que não seja insultar? Defendes tanto uma marca que vende aparelhos carissimos, secalhar deverias pensar em investir esse dinheiro em educação.

        1. Avatar de Sérgio Oliveira
          Sérgio Oliveira

          +1

    2. Avatar de Flavio Ferreira
      Flavio Ferreira

      por acaso cheguei a ver isso e as respostas eram épicas, vê-se mesmo que não sabem o que têem na mão

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Mesmo, e dizem tudo com uma convicção tremenda. Só interessa a marca, desde que seja Apple é bom, mesmo sendo aquela capa para aumentar a bateria que é uma coisa esteticamente horrível.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          nada que ver com a Apple.
          este ano fizeram o mesmo na moda Lisboa com o mesmíssimo resultado.
          (também escolheram 4 das 40 ‘entrevistas’ que fizeram)

          mas há quem não perceba isto

  3. Avatar de RF
    RF

    Muito bom o vídeo!! Só mostra que as pessoas só compram telemóveis para se exibirem.. e não percebem patavina do resto! Não sou fanboy de nenhuma marca em particular, cada um compra o que mais gosta e faz o que quiser com o seu dinheiro, mas.. é a tal coisa o Marketing aos produtos Apple é muito bom e faz com que o consumidor deseje algo que até, no caso do vídeo, é igual!

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Muito bom o comentário!

      Mostra bem o típico consumidor Android: tão burro que não sabe que a maior parte das pessoas entrevistada foram editadas, e só puseram os que lhes interessa.

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        Cada um acredita no que quer

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        RVM tens que admitir que há muita gente que tem iphone só pk sim.
        Não tou a dizer que é o teu caso, mas eu próprio já cheguei a perguntar a pessoal na desportiva: “ah e tal fixe, que processador tem isto?” ao que me respondem: Epah nem sei…
        É só esse tipo de utilizadores que eu critico, que gastam um ordenado num telefone de que nem as especificações fazem a mínima ideia.
        Agora digam o que disserem é um bom produto no seu conjunto hardware software.
        O preço é naquela, que quer paga, quem não quer arranje alternativas.
        Não faltaria se a malta entrasse nestas guerras por causa dos automoveis lol Andava tudo de mercedes 😛

        1. Avatar de Madalena
          Madalena

          Só és trolha porque queres. Eu não faco ideia qual o processador do meu iphone 4… e por acaso tou-me marimbando para isso.
          Funciona que é uma beleza, sem problemas, Sem lags, e Sem ter de fazer reboot a cada dois dias… continua num android que fazes bem, e continua a gabar-te de teres um processador que sabe passar a ferro e tirar cafés.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Que me lembre não faltei ao respeito a ninguém e pra além disso (e já percebi que é uma blind fanboy) eu nem disse mal dos iphones, mas já que puxaste por mim sim, tenho android, custou-me 70€ e garanto-te que fica anos luz á frente do 5S relação qualidade/preço claro.
            Essa do fazer reboot é que ainda não percebi. Tá na moda dizer isso? É que eu NUCA faço reboot ao meu, sejam críticos e tenham opinião própria. Não comam por certo tudo o que a apple vos põe na mesa 🙂

          2. Avatar de Mota
            Mota

            Reboot?
            Lag?

            Eu nunca presenciei isso num Android, mas tu lá sabes. Já vi um iphone com lag.

          3. Avatar de Joaquim Ramos
            Joaquim Ramos

            Tenho um Iphone 5S da empresa e um HTC one M8 pessoal e posso-te dizer que (pode ser um caso à parte) o meu iphone aos 20% desliga-se, para atender uma chamada mete 5 segundos e é mais recente e tem menos utilidade que o HTC e por acaso no HTC nunca tive problemas (so uma vez que caiu e o leitor de carta SIM deslocou-se mas foi ao arranjo e està como novo)

        2. Avatar de El Capitain
          El Capitain

          Mas isso de não conhecer as especificações, é normal. Isso acontece com telemóveis, carros, eletrodomésticos… O que a maioria das pessoas quer
          é algo que funcione.
          Esta coisa das especificações, interessa mais aos fans da tecnologia, assim como aos fans dos automóveis. Quem compra a revista Maria ou TV7, não tem os mesmos interesses de quem compra a Exame Informática ou a Automotor…
          E, claro, se o iPhone 5S estiver à venda por menos 150€ que no SE, compensa largamente…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ok, eu não me expliquei bem. Claro que nem toda a gente vai comparar velocidades de processamento etc.
            O que eu queria dizer é que hoje em dia toda a gente compara preços no supemercado, compra cápsulas de marca branca pra usar em maquinas nespresso etc, e tudo isto pra poupar uns míseros cêntimos, e quando chega a hora de comprar um telemóvel, independentemente da marca, abrem-se todas, quando poderiam comprar algo muito mais barato que as servisse igualmente.
            E como referiste nos electrodomésticos é exactamente o oposto, a malta vai a worten e procura o mais barato. Existe a bimby (que pelo que dizem é o melhor robot de cozinha), mas ainda assim as pessoas vão aos da concorrência sabendo que são piores.
            Não tem a haver com marcas, referia-me apenas ao desfasamento crescente nas prioridades da sociedade.

        3. Avatar de RVM
          RVM

          “RVM tens que admitir que há muita gente que tem iphone só pk sim.”

          Só porque sim, não acredito, só para exibir, isso acredito 😉

          Mas não é essa a questão, a questão de “Só mostra que as pessoas só compram telemóveis para se exibirem”

          Só para se exibirem? Para muitos, inclusive pessoas que entendem muito mais que a maioria, o iPhone é a melhor compra.

      3. Avatar de Flavio Ferreira
        Flavio Ferreira

        RVM vai lá buscar o teu 4s ou 4 ou 5 ou 5s ou SE é pá são todos iguais que cena nem sei qual tenho!
        Ah eu não tenho nenhum, não me exibo com telemóveis que não valem aquilo que são, tecnologia aonde? Eu não tenho um s7 nem s6 mas só a tecnologia que incorporam vale bem mais o dinheiro neles do que no iphone mas a vaidade e o estilo e que conta não o resto

        1. Avatar de Nepomuceno Mautempo
          Nepomuceno Mautempo

          Se fosse assim as marcas de ténis estavam falidas, porque andava tudo de alpercatas.
          É claro que a Apple é premium e é claro que o simbolo da maça valoriza qualquer equipamento, assim como a marca bosh valoriza qualquer ferramenta e a marca miele qualquer electrodoméstico.
          Coitada da Boss, Armani etc… e coitadas das marcas de perfumes se toda a gente comprasse Equivalenza.
          As pessoas não olham só para as especificações. Por isso é que há marcas. Se não bastavam fábricas, não era preciso marcas em nada, apenas a morada de quem construiu.
          Agora dar mais 300 euros por um telemóvel da treta, 50% de ordenado mínimo nacional por qualquer marca é absolutamente p.o.r.n.o.g.r.afico.
          Mas o povão gosta.

      4. Avatar de RF
        RF

        loooooooool… ai RVM estás tão longe… não sou consumidor Android!
        Quer isto dizer que afinal de contas o burro sou eu com esse comentário?! pois… mostra o teu nível de inteligência e educação…

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Mas isso acontece em qualquer sistema 90% dos utilizadores não sabe o que está a comprar e porque normalmente é porque alguém falou que era porreiro. E só utilizam mesmo para o mais básico, por isso é perfeitamente normal que somente uma minoria note alguma diferença.
      Vai tudo pelo mpx, e Ghz e sempre que sai um modelo novo vão logo trocar porque aquele é que é quando não maioria dos casos nem se nota diferença.
      É como muitos que julgam que um i7 faz coisas que é impossível num Core M não dá, e depois é só para ir á net e ver uns filmes.

  4. Avatar de V. T.
    V. T.

    A minha opinião é a de que iPhones não, obrigado! Oferecem muito pouco pelo dinheiro que pedem. Prefiro um android bem artilhado pela metade do preço!

    1. Avatar de gajo de alfama
      gajo de alfama

      O que entendes por bem artilhado?

      1. Avatar de V. T.
        V. T.

        Octa-Core, 2Gb de RAM, 32 Gb de memória interna…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          E a ficar com lag a cada 2 dias? Boa! Vale bem a metade do preço!

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOL mas alguém me responde a esta do lag e ter que fazer reboot constantemente?
            É que o meu S4 tá ligado há uns largos meses, não percebo do que falam…argumentem sff.
            E não me custou metade do preço…talvez 1/5 por aí 🙂

          2. Avatar de Joaquim Ramos
            Joaquim Ramos

            Lag? reiniciar ? em que ano vives ? quando o android estava na versão 1 ?

        2. Avatar de RVM
          RVM

          LOL. Tudo dito…

  5. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Não quero ser negativo ou ofender ninguém.. mas este artigo não tem pés nem cabeça

    Estou habituado a conteúdo útil aqui no pplware…
    não a artigos de chacha.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Jorge não digas asneiras!

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Bom dia Pedro

        Pode até ser uma grande asneira o que disse e o que vou dizer agora
        Nestes últimos meses tem ocasionalmente aparecido artigos que tal como este não são relevantes no mundo tecnológico..
        só isso..
        Acho que este artigo é só para encher…
        enfim… ou eu estou a ficar velho e picuinhas ou então não sei.
        cumps..

        1. Avatar de Pedro Pinto

          “enfim… ou eu estou a ficar velho e picuinhas ou então não sei.” Picuinhas e velho 😀

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Viva Pedro,
            Concordo com o Jorge Rodrigues, e se calhar sou mais um a ficar picuinhas e velho ou velho e picuinhas, mas a realidade é que volta e meia aparecem artigos que parecem ter a função de receber cliques e visitas.
            Já fiz esta critica noutros artigos, que considerei serem “cor de rosa”, tentando puxar pelo lado tecnológico do pplware, e o resultado foi ter os meus comentários removidos pela moderação. Dá que pensar pois criticas construtivas ás vezes parecem ofender e são removidos, outros comentários que quase roçam o insulto gratuito são aprovados pela moderação… Não dá para entender, mas certamente vocês terão as vossas razões.
            Cumps

      2. Avatar de Flavio Ferreira
        Flavio Ferreira

        Pedro Pinto, gostei do artigo está excelente, seja pela critica ou não.
        Gostei de ver a análise do s7 e s7 edge, enfelizmente não o posso ter, mas também adorava ter o A5 vamos ver se aparece aí um emprego para conseguir comprar, por enquanto fico com asus zenfone 2 laser que adoro.
        Acho que iam gostar de um tema que eu vi por ai para voces partilharem ai com o pessoal

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Acontece mais vezes do que se pensa. Há uns tempos por estes lados morreu uma pessoa por causa de um iPhone que ardeu enquanto estava a carregar.
      Nenhuma marca está imune que estas coisas aconteçam

  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    Quando li o título tinha a expectativa de um artigo que fizesse a ligação entre Iph5s e o Iph 5se com o perfil do potencial utilizador. Basicamente, qual deles se adequava mais às exigências/necessidades.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É uma ideia para um próximo artigo.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Excelente (por interesse próprio) 😉

  7. Avatar de Boss
    Boss

    Nem os chineses lançam um telemóvel novo com uma carcaça antiga. Os designers estavam demasiado ocupados a fazer caricaturas do FBI. Seguindo a mesma linha, o iCar vai ter a carroçaria do Fiat Uno…

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Isto resume os conhecimentos que o típico cliente de iPhone tem. Basicamente a Apple pode lançar qualquer modelo, basta o facto de ser novo, que qualquer equipamento básico e caro tem sucesso.

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Steve Jobs deve estar a dar voltas a campa…….

  10. Avatar de Ivo Cardoso
    Ivo Cardoso

    Boas pessoal,

    Na minha humilde opinião, eu acho muito boa a ideia da Apple em ter um modelo de tamanho “low” mas que funcione como “prime”. Quando digo “prime”, não me refiro a especificações mas à qualidade de serviço que o telemóvel dá ao utilizador. Para mim, se há algo que cumpre os meus requisitos funcionais e de features que me oferece, com uma qualidade de serviço a roçar o perfeito, não me interessa as especificações. Não me interessa se é topo de gama ou mediano, ou medíocre comparando com as melhores especificações que há no mercado.

    Na minha opinião pessoal, 4 polegadas é demasiado pequeno, para mim 4,3 é o tamanho ideal para um dispositivo de tamanho “low”. O meu s4 mini tinha o tamanho ideal. 0,3 polegas para mim faz diferença 🙂

  11. Avatar de Ivo Cardoso
    Ivo Cardoso

    Boas pessoal,

    Na minha humilde opinião, eu acho muito boa a ideia da Apple em ter um modelo de tamanho “low” mas que funcione como “prime”. Quando digo “prime”, não me refiro a especificações mas à qualidade de serviço que o telemóvel dá ao utilizador. Para mim, se há algo que cumpre os meus requisitos funcionais e de features que me oferece, com uma qualidade de serviço a roçar o perfeito, não me interessa as especificações. Não me interessa se é topo de gama ou mediano, ou medíocre comparando com as melhores especificações que há no mercado.

    Na minha opinião pessoal, 4 polegadas é demasiado pequeno, para mim 4,3 é o tamanho ideal para um dispositivo de tamanho “low”. O meu s4 mini tinha o tamanho ideal. 0,3 polegas para mim faz diferença 🙂

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      Mas seria muito mais interessante um modelo igual ao 6 mas de 4 polegadas do que este 5SE

  12. Avatar de Rui C
    Rui C

    Caro super administrador, Pedro Pinto, seria desejável controlar ou filtrar muitos comentários colocados, pois aqui facilmente se dá uma opinião e se é mal tratado e/ou enxovalhado. Foi das poucas vezes que cometei, mas deu para perceber a falta de respeito/inteligência que impera por aqui, e mais grave ainda, com a vossa conivência.
    As pessoas merecem respeito e vivem num mundo livre de opiniões.
    Aparentemente este é mais um local de descarga de frustrações, juntamente com facebooks e compahia, onde atrás de uma ecrã está um pseudo heroi, mais parece um local de encontro de teenagers frustrados prontos a massacrar alguém só porque sim.
    Façam o favor de impor o respeito para serem respeitados.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Rui

      Vamos continuar atentos

  13. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Este tipo de vídeos funciona com qualquer coisa se pegar em duas sapatilhas da Nike iguais e pedirmos para descobrirem qual é a falsificada mesmo sendo as duas originais e juntarmos a isso alguém a filmar a grande maioria das pessoas irão descobrir diferenças que não existem.
    É assim que funciona o nosso cérebr, todos nos “uns mais do que outros” temos o nosso grau de estupidez.

  14. Avatar de EuAmoVoce
    EuAmoVoce

    Isto é que não pode ser, mas agora vou dar uma pipa de massa por um iphone e depois as pessoas nos locais publicos não sabem que tenho um iphone novo? E como é que fica o meu status social no meio disto tudo?
    Hardware? Processador? O que é isso? Desde que seja uma coisa qualidade para eu ir ao facebook tubo bem.
    Outra coisa que me chateia são os meus monster beat by dr. Dre que agora não funcionam. O que vale é para trazer ao pescoço na rua e locais publicos serve bem por isso não é muito grave.

  15. Avatar de PP
    PP

    hahaha grande video!!! 🙂

    Tenho a impressão que alguns dos comentadores aqui do artigo também efectuaram a comparação da mesma forma… não vou referir nomes para não ofender ninguém! 🙂

  16. Avatar de Hugo
    Hugo

    Pode não ser fácil, qualquer um cairia pensando que existiam realmente diferenças.
    Tmb há um video em que metem o pessoal a mexer num android com tema do IOS e a malta pra além de nem se aperceber ainda gaba o sistema LOLOL
    Portanto digam o que disserem, são gostos, mas uma coisa é certa, as diferenças de desempenho não são assim tão grandes como os fanboys, quer de um sistema quer de outro, pintam.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Podes sempre criar um blog pra criares as tuas proprias noticias.
      Foquem-se nos titulos dos posts e deixem de divagar…

  17. Avatar de Joaquim Ramos
    Joaquim Ramos

    O Steve Jobs deve estar aos saltos na campa mortinha para vir dar 2 estaladas a estes gajos xD