Como ouvir rádio no Mac OS X

20 Comentários

Nos últimos dias perguntaram-me nos comentários, como era possível ouvir rádio no Mac OS X. De facto, foi algo que me interessou pois gosto de ouvir rádio. Então coloquei as mãos na massa, e comecei a pesquisar.

Como ouvir radio no Mac

Para ouvir rádios de uma forma simples e fácil apenas necessitaremos de um widget. Sim, apenas isso. O widget que iremos utilizar chama-se RadioTuner. Para o poder utilizar precisámos de ter o RealPlayer e o Flip4Mac, pois são os codecs necessários para ouvir as rádios.

Depois de tudo isso instalado podemos ver a interface principal do RadioTunner.

Como ouvir radio no Mac

É bastante simples. Apenas tem um botão para reproduzir, uma barra de volume. Agora vamos fazer o mais importante: adicionar as rádios. Para isso, primeiro temos de encontrar o link para a rádio. E agora perguntam: “onde vamos arranjar esse tal link?”. Estão a ver aquele pequeno botão do lado direito com uma seta descendente? Cliquem nesse botão e verão esta janela.

Como ouvir radio no Mac

Mais daqui a pouco iremos preenche-la. No fundo dessa janela que apareceu estão dois links: Find e Share. Caso tenho um link para um stream de uma rádio que queira partilhar pode fazê-lo através do link “Share”. Se quiser encontrar um link para um stream de uma rádio, clique no link “Find”. Irá-se abrir uma página da web.

Como ouvir radio no Mac

Nesta página pode procurar qualquer rádio de qualquer parte do mundo, desde que inserida na base de dados do site. Um exemplo. Vamos procurar a M80, rádio portuguesa de êxitos dos anos 70, 80 e 90. Para a encontrar escrevemos “M80” no campo “Search for:”, em “Country” colocámos “Portugal” e clicamos em “Search”.

Como ouvir radio no Mac

Copiámos o link apresentado para o campo “Link to live stream”, na lista do lado escolhemos “win” (que é o referenciado na página) e no campo superior escrevemos “M80” (que é o nome da rádio). E voilá! Só tem de clicar no Play, esperar um pouco e está a ouvir rádio.

Como ouvir radio no Mac

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: 10.4 +
Download: RadioTuner 2.01 [161 KB]
Homepage: RadioTuner

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de r0ckf3l3r
    r0ckf3l3r

    Bom post.

    Por acaso já me tinha perguntado como fazer o mesmo, visto que os streams via quicktime não queriam trabalhar.

    Obrigado pela dica. =)

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Offtopic

    Nova versão CCleaner 2.23.993 disponível.

    1. Avatar de jmtdstoc

      Já agora “mando” um outro offtopic.

      Fiz a pré-reserva no dia 25 de Agosto no site da Apple e hoje recebi um email informando-me que seguiu hoje por correio o meu Snow Leopard.

      Para quem comprou um Mac ANTES de 2009/06/08 paga 29,00€.
      Para quem comprou um Mac DEPOIS de 2009/06/08 paga 8,95€.

      Os portes estão incluídos nos valores acima indicados.
      Para mais informações vejam em “http://store.apple.com/pt/product/MAC_OS_X_SNGL” .
      Para quem comprou depois de 2009/06/08 veja a IMAGEM do lado direito +- a meio da página.

    1. Avatar de jmtdstoc

      O iTunes não dá para acrescentar rádios. Bem, eu pelo menos não sei como o fazer…

      1. Avatar de Miguel Machado

        Dá que teu adicionei e consigo ouvir na boa

        1. Avatar de Bónus

          E no quicktime também dá.

  3. Avatar de MN
    MN

    Muito obrigado DF! Era mesmo do que estava a procura. Grande poder dos widgets.

    Já agora e para poupar trabalho a que interesse, deixo aqui links das minhas principais rádios:
    Antena 1: mms://195.245.168.21/antena1
    TSF: http://www.tsf.pt/tsfdirecto.asx
    Comercial: http://radiocomercial.clix.pt/asx/estrangeiro/comercial48.asx
    Cidade FM: http://cidadefm.clix.pt/asx/estrangeiro/cidade96.asx
    Mega FM: http://www.mega.fm/live/streammegafm_new.asx
    Plug & Play 😉 Aqui funciona tudo 5*

    1. Avatar de Talita
      Talita

      To indo a loucura, ja fiz tudo que v6 disserao mais nada funciona…
      Por favor oq mais eu posso fazer??

  4. Avatar de jmtdstoc

    Muito bom artigo. Também me será útil.

  5. Avatar de Agapytho
    Agapytho

    Boas.

    Talvez isto ajude. Não me ajudou a mim, mas pode funcionar com outros:

    http://www.macobserver.com/tmo/article/Adding_Internet_Radio_Station_to_iTunes/

    Um grande bem-haja,
    Agapytho

  6. Avatar de whity
    whity

    bom dia,

    não sei se conhecem o VLC (http://www.videolan.org/vlc/), permite-vos ouvir qualquer rádio que queiram, além disso tem o um “Service Discovery” para rádios online. (File->Services Discovery->Shoutcast radio listings)

  7. Avatar de João
    João

    Como se coloca a antena3 a funcionar ? já tentei e não consegui…

    1. Avatar de João
      João

      Usem o endereço mms://rdp.oninet.pt/antena3

      no iTunes nao funciona.

      1. Avatar de Bónus

        No Quicktime funciona.

  8. Avatar de Bruno Melo

    Eu cá uso o Portugal radio V1.0 para o dashbord :p

  9. Avatar de Send

    Muito obrigo! ja consigo ouvir radio aqui na Suiça.

  10. Avatar de luis henrique
    luis henrique

    como consigo cd de instalação do meu mac book,pois o meu atual esta arranhado.

  11. Avatar de Beluar
    Beluar

    Nada como o iTunes da Apple 🙂 Obrigado pelas dicas 😉

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Boas como consegues por no itunes? eu nao consigo