cmdQuit – Feche tudo de uma só vez no seu Mac OS X

21 Comentários

Uma das mais irritantes tarefas que tenho de executar no Mac é desligar as “paletes” de aplicações que tenho a correr em simultaneo, abertas durante a minha actividade. Na verdade perco mais tempo a desligar tudo que a própria máquina a entrar em modo OFF.

São tantas as aplicações que estão na doca que nem sei bem que está activa ou está desligada. Em tempos até cheguei a testar e a trabalhar com o RedQuits, a tal aplicação que usava o botão vermelho do X para fechar definitivamente, em vez de apenas minimizar….mas continuava a ser uma solução morosa e eu precisava de algo mais instantâneo. Então encontrei o cmdQuit.


Quantas vezes teve de fechar janela a janela todas as suas aplicações abertas no Mac OS X?

Com o cmdQuit deixa de perder tempo. Simplemente abre a aplicação e desliga todas as aplicações activas. Nesta versão, para verem como está melhorado o trabalho desempenhado, serão também encerradas todas as janelas do Finder.

Com o Lion, sempre que se desliga o Mac, tem de desactivar a opção do menu que “obriga” as aplicações que estavam abertas à data do encerramento, a serem de novo carregadas. Agora com esta ferramenta não será necessário tirar o visto dessa opção, nada será carregado porque nada estava aberto. Tudo estará limpinho!

Além desta função principal, a aplicação permite que visualize os que processos estão a correr, que esconda todas as aplicações ou as mostre.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6.7+
Download: cmdQuit  2.3 [1.0MB]
Homepage:  Diego Arraez

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    vou experimentar no meu com snow. Mas tenho colegas que lion, é realmente um bocado lento a desligar e ligar comparando com o snow e claro, com foi referido no artigo, vai dar muito gente
    que tem o lion quando se vai desligar. Recomendo e vou recomendar. brigado. 😉

  2. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Esta opção deveria vir de raiz!

    1. Avatar de jedi
    2. Avatar de Vítor M.

      Comungo da tua opinião….

    3. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Acho que estamos a falar aqui de um problema de hábitos, que no Lion se associa a uma modificação na forma como o sistema lida com as aplicações!
      Eu não tenho este tipo de problemas simplesmente porque vou “desligando” as aplicações que não necessito, o que significa que raramente tenho muitas aplicações abertas ao mesmo tempo quando desligo o computador. Mas é bem provável que não note isto tb porque uso o teclado para fechar as aplicações e isso é extremamente rápido.
      Experimentem o “command”+Q!
      E ainda há mais alternativas!
      No “switcher” de aplicações (“command”+tab), enquanto se prime o command se se clicar Q fecha-se a aplicação seleccionada, e podemos fazer isto rapidamente para todas nunca tirando o dedo de “command”.
      Outras – que provavelmente serão o que estão a pedir para vir de raiz:
      Control-Command-Eject – Quit all applications (after giving you a chance to save changes to open documents), then restart the computer
      Control Option-Command-Eject – Quit all applications (after giving you a chance to save changes to open documents), then shut down the computer

      Tenho algumas dúvidas como é que esta aplicação funciona, mas acho que, para quem quer desligar o computador não consegue ser mais rápida que as opções acima!!

      1. Avatar de Bruno Mira
        Bruno Mira

        Bem dito!

      2. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Subscrevo que utilizo o cmd+Q sempre que deixo de precisar de uma aplicação, e cmd+W para fechar janelas (ou separadores).

        Para quem tem um trackpad com multitouch, passar 4 dedos na horizontal (esquerda ou direita) mostra as aplicações abertas, e aí podemos passar o mouse ou utilizar as teclas para escolher uma aplicação e depois de seleccionada utilizar o atalho cmd+Q.

        Ainda não testei no Lion, mas no Snow Leopard funciona bem.

      3. Avatar de Bónus Betclic

        Subscrevo.
        Nada mais simples que o cmd+Q, quer seja isoladamente ou no switcher cmd+tab.

  3. Avatar de Nuno

    Eu também, principalmente a opção de esconder todas as janelas com apenas um click, no entanto esta aplicação na minha opinião, não tem grande utilidade uma vez que não tem shortcuts via teclado…

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Não é preciso nenhuma aplicação para fazer isso!
      “command”+”option”+H – esconde todas as aplicações excepto aquela que está à frente

      E podes usar a “Dock” para um efeito parecido: “command”+”option” + clicar no icon duma aplicação, esconde todas as outras aplicações

      E se o interesse fôr ver o desktop podes usar uma função do Exposé para esconder todas as janelas das aplicações – dependendo de como está configurado, pode ser a tecla F11

      1. Avatar de Nuno

        Thanks!! “command”+”option” + clicar no icon duma aplicação – Isto vai me ajudar bastante!

  4. Avatar de Miguel Machado

    Sinceramente nunca senti essa necessidade… Sempre usei bastante o cmd+Q e cmd+W e acabei por me habituar ao modo de como o Mac OS funciona… Se a isso juntar o facto de ter uma organização relativamente competente a nível de Spaces, nunca foi grande problema para mim, a gestão de aplicações que estão a correr…

  5. Avatar de Dias
    Dias

    Neste aspecto a Apple bem que podia copiar pelo Windows…nunca percebo o porquê de as aplicações não fecharem completamente….Alguém sabe?!

    1. Avatar de a friend®

      Uma das intenções é para ficam como que em modo “fast switch” que assim ao voltares a abrir a app, é logo instantâneo.

    2. Avatar de philip

      para além de que é mais eficiente em termos de recursos e de organização “humana” separares o processo do interface gráfico. há aplicações que eu não quero ver mas quero que continuem a correr. download de torrents, o programa de email, os players de música, etc etc..
      não quero ter de estar sempre a lidar com a janela dos programas, nem quero minimiza-la para a doca (mais confusão na doca e mais confusão quando usas o exposé). assim podes simplesmente fechar a janela de um programa e mantê-lo a correr. para além de que por exemplo no word, se fechasses um documento porque não era o que querias, e depois abrisses outro no windows irias estar sempre a fechar e abrir o programa, com o respectivo atraso temporal e esforço no sistema. pode não se notar muito a diferença em computadores novos mas nos antigos nota-se. é totalmente ineficiente.

      1. Avatar de a friend®

        A parte do minimizar para a Doca (de forma a evitar muita confusão) tem sempre outra solução também, que é minimizar para a App.

        Preferências de Sistema, Dock, Minimizar janelas para o icone da aplicação.

        Por isso é que a Apple já aceita que se use o botão “fechar” para encerrar mesmo a aplicação, em algumas apps. Mas é algo totalmente opcional e normalmente configurável nas opções da própria App. Dou o breve exemplo do “Better Zip”.

        1. Avatar de philip

          sim, eu sei. mas continua a aparecer no exposé. não só aparece como aparece em todos os desktops/spaces. o que significa que se mnimizares qq coisa como 5 a 7 janelas aquilo em baixo (linha de baixo do exposé) não se percebe nada e confunde mais.

          eu não gosto de minimizar e uso-o só para determinadas janelas e em determinadas ocasiões. Tudo o que não quero ver, ou meto noutro space/desktop ou fecho o interface gráfico.

        2. Avatar de philip

          Esqueci-me de dizer que não sei se sabem mas pode-se “esconder” janelas gráficas sem minimizar ou fechar.
          Cmd+H ou right-click no icone da doce e têm a opção de “esconder”/hide as janelas. para todos os efeitos desaparecem e só voltam a aparecer quando se clicka no icone do programa.
          enquanto escondidas não aparecem em mais lado nenhum.

          em alternativa, Alt+Cmd+H esconde todas as outras menos a aplicação seleccionada.

    3. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      🙂 acho que a pergunta tb se poderia colocar ao contrário! São opções que se relacionam com toda a lógica do interface!
      Este comportamento vem enraizado desde o início do sistema Mac, numa altura em que ainda nem tinha multitasking algum!! A lógica é que tu trabalhas num documento que se encontra numa janela, e a aplicação deveria ficar aberta e disponível para poderes trabalhar mais noutros documentos – em termos de gestão de recursos é o mais lógico! A isto associa-se que há vários elementos do interface gráfico (como a barra de menus) que têm um comportamento diferente do Windows, e como tal associar o fecho duma janela ao fecho duma aplicação (generalizado) traria inconsistências!!