Ciclista apanhado em temporal sofre acidente e é “salvo” pela deteção de queda do Apple Watch

21 Comentários

Cada vez mais o Apple Watch é um acessório imprescindível para quem faz desporto fora e dentro de portas. São muitos os testemunhos de como esta peça de tecnologia (assim como de outras marcas) ajuda quer na saúde, quer no bem-estar. Mas o mais impressionante é a capacidade de auxiliar em situações de socorro. Um ciclista nova-iorquino é o mais recente utilizador do Apple Watch a “creditar a sua vida” neste dispositivo.

Imagem do homem que foi "salvo" pelo seu Apple Watch


Apple Watch deteta queda e imobilização e ativa o socorro

Um homem de 49 anos, Eric Zollinger, de Nova Iorque, diz que o seu Apple Watch poderá ter ajudado a salvar a sua vida, depois de um terrível acidente que o deixou com muitas mazelas. Com o rosto ainda bem marcado, o homem disse que foi o dispositivo que detetou a queda e automaticamente ligou para o 911 (112).

Sinto-me muito afortunado e grato pelo que aconteceu e pela forma como o meu Apple Watch me ajudou. É muito inteligente da parte do relógio. A Apple pensa em tudo.

Disse Eric Zollinger, ao canal Kennedy News, enquanto contava a história angustiante.

 

Mas que tipo de queda se refere Kennedy?

O corretor de imóveis disse que o acidente ocorreu no mês passado quando ele andava de Citi Bike, indo para casa depois de um dia de trabalho. Naquele momento caiu uma chuva torrencial. Segundo o homem, o dia não fazia prever tamanha queda de água. Por isso, como faz todos os dias, usou o seu meio de transporte preferido, visto que trabalha a 5 minutos de casa.

Infelizmente, a sua deslocação para casa foi “por água abaixo”. Com as estradas inundadas, o ciclista não viu um buraco com “20 cm de profundidade”, que se tornou uma quase fatal armadilha.

Fui atirado para o lado e bati no cimento. Levantei-me e a primeira coisa que verifiquei foi se os meus dentes estavam bem, porque tinha colocado facetas há alguns anos.

Explicou o nova-iorquino.

Zollinger foi para casa, ainda bastante combalido, para avaliar a extensão dos danos, que pareciam ser um nariz “partido” e uma cara magoada, segundo um exame posterior ao espelho da casa de banho.

Imagem do homem que foi "salvo" pelo seu Apple Watch

No entanto, quando o homem foi tomar duche, o seu nariz começou a jorrar sangue – deixando a casa de banho com um aspeto de “cena de crime”, como se pode ver nas fotografias publicadas na página de Facebook de Zollinger.

Depois de tentar levantar-se, o ciclista ficou tonto e desmaiou, batendo com a cabeça na lateral da banheira. Acordou pouco tempo depois e ouviu – para seu choque – o som de um operador do 112 a falar com ele através do seu Apple Watch.

O que a seguir me lembro de ouvir foi: ‘112, qual é a sua emergência?

Disse Zollinger enquanto recordava o seu verdadeiro despertar.

Afinal, a queda na banheira acionou a função de deteção de quedas integrada no Apple Watch, que liga o utilizador aos serviços de emergência se “detetar uma queda forte”. Zollinger disse que o seu relógio “ligou para o 112 e alertou os seus contactos de emergência com um mapa que lhes dizia a sua localização exata.

Depois de falar com o operador do 112 e cancelar a chamada, o homem foi a um hospital local para ser examinado. Felizmente, os exames revelaram que “nada estava partido”.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Ainda ontem estava a correr e atravessou-se um cão nos meus pés, pois estava a ser passeado pela dona sem trela. Caí e a minha mulher recebeu um alerta com a localização… Não consegui para o envio, pois fiquei a discutir com a mulher, porque teve a lata de me dizer que eu é que não sei correr!
    Ahh, e é um Garmin!

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      E os que passeiam os cães com as trelas esticadas a ocupar toda a largura do espaço ? Ou aqueles que deixam os bichos aproximar-se de forma agressiva só porque vamos a correr ? E aqueles, que não levam bichos, mas que continuam a ocupar toda a largura do espaço. Estes levam um encontrão nos ombros e depois ficam a reclamar. Eu vou sempre no meu espaço, no lado mais à direita da via, como se fosse um carro, mas esta cambada de egoístas só pensam neles.

    2. Avatar de Zé

      A Lei diz que é obrigatório o uso de trela. Também diz que é obrigatório recolher as fezes dos cães. Já alguém viu uma pessoa ser multada por andar com os cães sem trela? Só mesmo em casos onde esteja sinalizado que é permitido (alguns parques).
      Eu acrescentaria que devia ser obrigatório ter um WC para cães em casa. É uma autêntica imundice ter os passeios, jardins e parques cheios de fezes e urina de cães. Além disso, acho um verdadeiro crime sair de casa às 7 da manhã e voltar às 7 da tarde e deixar um cão o tempo todo sozinho e fechado num apartamento. Mas aí já ninguém pensa no bem estar animal. Tenho cães. Têm jardim e espaço para correr e salta, apanhar sol. Nunca teria um cão fechado dentro de um apartamento. Mas há gente que confundo os direitos dos animais com os “direitos” dos donos dos animais.

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        A partir do momento em que ter um bicho passou a ser moda para obter reconhecimento alheio nas redes sociais, tudo se desvirtualizou. Para além do mais, toda a gente se acha no direito de ter um bicho pela mesma razão. E espalham hipocrisia quando defendem os direitos dos bichos. Eu adoro animais, mas como vivo num apartamento, o único animal cá em casa sou eu.

    3. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Garmin rules!!

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O problema é esse mesmo é um Garmin por isso nunca será motivo de noticia.

    5. Avatar de TS
      TS

      Bem se eu fosse contar o nr de vezes q a Garmin me dá falsos positivos na bicicleta… Às vezes basta um parar mais brusco num sinal vermelho…
      A minha mulher já nem liga 🙂

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Tens 30 segundos para cancelar o envio.
        O meu no BTT só dá falsos positivos esporadicamente, é é quando paro muito bruscamente.

  2. Avatar de Viriatus
    Viriatus

    Bem na verdade o Apple só alertou após a segunda queda… com os estragos podia ter morrido na primeira

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, se ele ficasse imóvel, o Apple Watch teria ligado, mas ele levantou-se. O sistema funcionou muito bem.

  3. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Caramba, mas que tombo ele há-de ter dado. Olhem para a cara dele. 😐

    1. Avatar de FM
      FM

      E como ler o que escreves………

  4. Avatar de Naodou
    Naodou

    O Garmin já faz isso até antes da apple fazer, porque insistem sempre no mesmo? Não é propriamente bom ter isso activo

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Qual é o problema de ter esta função ativa?

    2. Avatar de Zé

      Aqui no trabalho temos uns dispositivos para os velhotes que até fazem chamadas automáticas para uma linha de apoio/emergência. Menos de 25 euros por mês já com cartão móvel e apoio 24h incluídos.

    3. Avatar de Vítor M.

      Isso é um disparate. Será por isso que estás a falar de uma tecnologia diferente?

      É muito importante ter esta função ativa e por isso ela está disponível. Noutras marcas, de facto, esta funcionalidade está constantemente a enviar falsos positivos.

      Mas no caso do Apple Watch, não há registo que seja prejudicial, muito pelo contrário.

  5. Avatar de Jakim Zé
    Jakim Zé

    Nada de novo.

  6. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
    BurroFuiEuQueEstudei!

    “(..) o homem foi tomar duche, o seu nariz começou a jorrar sangue(…)
    Depois de tentar levantar-se, o ciclista ficou tonto e desmaiou, batendo com a cabeça na lateral da banheira (…)

    O seja teve mesmo muita sorte porque tomou banho com o relógio…

  7. Avatar de r41m31
    r41m31

    Muita desgraça acontece a quem tem dispositivos Apple. Quedas, tiros, arritmias … acho que a Apple lhes dá azar 😀

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
      BurroFuiEuQueEstudei!

      Hahahahh ahah ah ahah ah 🙂

  8. Avatar de O Barbaro
    O Barbaro

    O Apple watch é a nova biblia do povo… mas só dos ricos, os pobres tem que continuar a rezar a Deus.