Chegou o novo e poderoso MacBook Pro com chip M1 Pro

99 Comentários

Quanto se fala em máquinas com poder de processamento e altamente robustas, os  MacBook Pro da Apple reúnem essas e outras características. Os rumores apontavam que a gigante da maça iria lançar máquinas ainda mais poderosas e esse dia chegou finalmente.

A Apple acaba de apresentar o novo MacBook Pro que vem com o poderoso chip M1 Pro… mas há também uma versão com o chip M1 Max.

Chegou o novo MacBook Pro com chip M1 Pro


Depois de uma longa espera e também de algumas incertezas, a Apple deu finalmente a conhecer o seu “super portátil”, o MacBook Pro. O novo MacBook Pro é o mais poderoso de sempre.

Das várias características, destaque para o chip M1 Pro e também o chip M1 Max da marca que garantem um desempenho incrível. Mas há mais!

Como referido, o novo MacBook Pro vem com chip M1 Pro, com 8 núcleos de alto desempenho e 2 núcleos de alta eficiência. Destaque ainda para a GPU de 16 núcleos e os 32 GB de RAM. Há também uma versão com chip M1 Max.

O design do MacBook Pro também foi completamente redesenhado, apresentando-se agora mais fino e mais elegante. O ecrã mini-LED tem mais píxeis, suporta alto contraste e 1600 nits de brilho máximo e também funciona a 120 Hz com tecnologia ProMotion (tal como o iPhone 13). Tal como indicavam os rumores, o MacBook Pro chegam também com interface HDMI, leitor de cartão SD e MagSafe para carregamento magnético.

Pela primeira vez, o novo MacBook Pro estará disponível com um tamanho de 14,2″, além da versão com 16″. As resoluções do ecrã também foram substancialmente aumentadas com mais DPI (pontos por polegada).

https://www.youtube.com/watch?v=9tobL8U7dQo

A câmara garante uma resolução de 1080p e o sensor maior garante mais captação de luz, para melhor qualidade de imagem.

Apple M1 Pro vs Apple M1 Max

O processador M1 Pro combina o desempenho revolucionário com uma autonomia incrível. A CPU até 10 núcleos e a GPU até 16 núcleos aliam-se ao Neural Engine de 16 núcleos e ao poderoso motor de conteúdos multimédia para reproduzir até 4 streams de vídeo 8K. Com uma largura de banda da memória de 200 GB/s, o processador M1 Pro pode integrar até 32 GB de memória unificada para levar a cabo tarefas complexas de nível profissional.

Se precisa de um portátil Mac com o melhor desempenho de sempre, o M1 Max é a escolha certa. Permite tirar o máximo partido do desempenho do MacBook Pro com duas vezes mais núcleos de GPU e de largura de banda da memória do que o M1 Pro. E tem um motor de conteúdos multimédia ainda mais poderoso para reproduzir até 5 streams de vídeo 8K. Pode escolher até 64 GB de memória unificada no processador M1 Max para que o seu MacBook Pro seja mais rápido e consiga abrir ficheiros enormes com toda a facilidade.

Devido à garantia de eficiência de energia do Apple Silicon, os utilizadores poderão editar vídeos de 8K com a energia da bateria – algo inédito em outras máquinas desta “classe de tamanho”.

Uma das decisões de design mais controversas sobre esta geração será inevitavelmente o notch. A autonomia das máquinas também melhorou, comparativamente às versões anteriores. Segundo a Apple, a autonomia poderá rondar as 21h.

 

O modelo de 14″ começa a ser vendido hoje desde 2 349,00 €. A versão de 16″ por 2 849,00 €. Começam a ser enviados para os compradores já na próxima semana.

Novo MacBook Pro

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Esticaram-se no preço PT, percebo que é pelo dólar estar muito alto e a subir mas foi um grande esticao, 2349€ pelo modelo mais baixo.
    Próxima viagem aos US compro por la.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os preços nos Estados Unidos não incluem os impostos porque variam de estado para estado. O IVA deles é normalmente abaixo dos 10%. É importante não esquecer que lá (pelo menos para compras de particulares) a garantia é de 1 ano e aqui são 2 (passará a 3 anos no próximo ano).

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Antes da pandemia ia uma vez por mês, além de ter vivido 6 anos la, vou retomar viagens ainda este ano, sei bem o tax e as variantes por cada estado, e se soubesses alguma coisa saberias que existem 4 estados com tax 0% sobre electrónica de consumo, curiosamente costumo visitar um deles 😉

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          E a garantia é 3 anos, não dispenso o Apple care.
          Ainda não existiam macs em PT quando trouxe o meu primeiro Mac dos US.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            ? Estás a querer dizer que compraste o teu primeiro Mac há mais de 30 anos?

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Há 25 anos, vinha com o fabuloso OS8.

          3. Avatar de Estradiol
            Estradiol

            1) se compras nos EUA deixam-te trazer o PC para Portugal (mesmo que não tragas caixa) sem pedir comprovativo?

            2) se estás em Portugal e tens um problema, a garantia é internacional?

            Porque poupar um par de centenas de euros e não ter garantia…

          4. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Zé Fonseca A.,
            não me leves a mal, mas já havias Macs à venda em Portugal, até com teclado Português, muito antes disso.

          5. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Estradiol, 1) óbvio 2) sempre foi.
            Se fizeres as contas verificas que a poupança é superior a 600€.
            Sempre comprei produtos Apple assim, não porque tenho algum problema com o valor mas sim porque tenho problema com a aplicação de preços na europa.

            Tadeu, não tinhas distribuidor, eram importados dos US, só mais tarde chegou a interlog e a sua distribuição a preços premium.

          6. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Zé Fonseca A., desculpa mas não! A Interlog já era o distribuidor em Portugal antes disso, e até já havia uma rede de reparadores autorizados. E posso dizer isso porque em 1991 já tinha um Mac com teclado português, e já tinha usado Macs antes disso.

          7. Avatar de Mac se
            Mac se

            Correcto e afirmativo. Em 1991 ja havia alguns, muito poucos, Apple Macintosh SE na função pública. Passou um pelas minhas mãos. Alguns anos mais tarde aparecem os IIsi e finalmente os Quadra.

    2. Avatar de António Correia
      António Correia

      Não há com teclado PT.

      1. Avatar de JP
        JP

        Uns bons autocolantes resolvem isso.

      2. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Isso não é grande problema. Tive um Mac durante anos com o teclado internacional. É uma questão de aprender onde estão os acentos e certos símbolos sem ter que olhar para o teclado.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Mudas o key mapping ou mandas vir o teclado à parte e trocas, para quem não sabe pode ir a uma qualquer loja remadora Apple e pedir para trocar.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se encomendares no site da apple (de qualquer pais) podes escolher o teclado que quiseres, demora e algum tempo.

      5. Avatar de Claudio
        Claudio

        Pressionas a vogal 2 s e escolhes o acento que queres se isso e muito lento alt+e faz “´” alt + i “^” e por ai fora. n precisas do teclado Portugues. fica a dica pro caso de quereres comprar la fora e poupar uns euros 😉

  2. Avatar de Keyboardcat
    Keyboardcat

    O facto de o M1 Max ter o mesmo CPU torna a minha decisão mais fácil. Visto de eu não necessitar de GPU.

    Mas tenho pena de não poder ir a cima dos 32GB, se bem que o preço dos 64GB já é um bocado elevado. Dá para pensar. Vou esperar pelas reviews.

  3. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    5 artigos só sobre a Apple não acho muita piada…..

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Pelo menos tens a hipótese de achar graça.

    2. Avatar de Falta de subtileza
      Falta de subtileza

      Perfeitamente de acordo.
      Parecem ferranhos de uma equipa de futebol..

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Mas são mesmo. É que ainda por cima metades são redundantes pois a informação podia estar no mesmo. Mas já sabes como é.

        1. Avatar de Tony Cardosa
          Tony Cardosa

          Já não é de agora que se percebe que esta casa é governada por fan boys

    3. Avatar de LG
      LG

      Tiveste perto… foram 6 artigos 😉

      1. Avatar de LG
  4. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Que bestas!!!

    1. Avatar de alt.menino
    2. Avatar de alt.menino
      alt.menino

      Tocar num teclado é básico, com consciência não é para todos, relativismo não….. saber, precisa -se

  5. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Apple, não é um sistema acessível a todos, eu nunca experimentei….. é como ? É fixe ?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tocar num teclado é básico, com consciência não é para todos, relativismo não….. saber, precisa -se

    2. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      Alt.menino, dá para navegar na net, muito fixe!

    3. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Como tudo é relativo, durante anos foi o melhor sistema para designer gráficos e criativos, agora por menos €€€ faz-se melhor com grandes cpu’s Intel e ainda melhor com AMD e grafica nVidia e AMD. Sempre gostei de MACos mesmo sem ser a minha praia embora arranhe alguma coisa a instalar e configurar em redes heterogéneas, (o meu gosto sempre foi ligar tudo com tudo: desktops PC, Mac’s, NeXT’s, DEC’s, IBM’s 3270/5250/AS400, , Unix, Xenix, ‘Linux’ novell netware enfim o que vier á rede é peixe.
      Concluindo se não fossem as desgraças para os trabalhadores das fabricas que trabalham para a Apple e mais pormenores relevantes compraria um mas são muitas lecas e não sou de ter um Apple só pelo status mas viva a liberdade pois para muitos tira algumas dores de cabeça embora traga outras como disse é relativo mas com raras excepções é bom material! e o cpu M! é bom!

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Pra design hoje em dia quase nap precisam de nada. A maior parte das empresas esta a mudar para figma que é cloud computing. Ha excepções claro.

        1. Avatar de Miguel Real
          Miguel Real

          Concordo e penso que será o futuro pois evita muito investimento em recursos que estão sempre a evoluir, para imensas necessidades de ‘serviços informáticos’ a ‘Cloud’s’, (nas nuvens hehehe), serão a melhor solução. Embora continue a afirmar que muito teremos que fazer para melhorar a qualidade da segurança e das constitucionalidades humanas em todo o processo.

  6. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
    Luis Henrique Santos Silva

    Aquilo do ecrã com notch fica feio

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      não discordo! E provavelmente vai criar problemas nalgumas aplicações.

    2. Avatar de Tony Cardosa
      Tony Cardosa

      e sem necessidade nenhuma! Que estupidez tremenda…
      Se fosse a Dell ou outra marca qualquer, havia um artigo neste blog só a estatar o “rídiculo” dessa “inovação”

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E continua sem rodar Windows.

    1. Avatar de Serôdio
      Serôdio

      Para que colocar um motor de um fiat 600 num Frrrari?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Desde quando o OS da Apple é um Ferrari? Cheio de incompatibilidades com diversos programas do mundo Windows… a máquina é uma coisa, o OS é outra.

        1. Avatar de Claudio
          Claudio

          Ah ah Porque motivo haveria de ser compatível com programas do mundo Windows?

          1. Avatar de JP
            JP

            Porque muita gente depende deles para trabalhar.

          2. Avatar de Claudio
            Claudio

            Se dependem deles para trabalhar definitivamente deviam comprar windows. Windows é um SO muito capaz, nao vejo razão para pessoas terem Mac se precisam de Windows, ate tem WSL se por acaso forem programadores e preferirem a linha de comandos para fazer programadorisses.

    2. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Há várias maneiras de instalar o Windows num Mac. Pessoalmente prefiro a Parallels Desktop .
      A aplicação Parallels Desktop, cria uma máquina virtual, mas com melhor integração MascOS/Windows)

      Na prática, acabo por ter um PC com Windows, para mexer em ficheiros Word, Excel, Acess, PP, IDEA e outros. Chegam-me com modelos e fontes “da organização” (entidade para a qual se trabalha). Mesmo instalando no Mac, via Parallels ou de outra forma, essas aplicações “da organização” , há sempre qualquer coisa que falha, nem que seja uma fonte. É perfeitamente possível instalar no Mac o Windows no Mac, Office e outras aplicações – para trabalho individual. Para Windows/Office de uma “organização” não dá.
      É preciso ter um PC que “a organização” trata dessas coisas. Se se lhes levar um Mac ficam às aranhas.
      P.S. Para quem diz que os carregadores da Apple isto e aquilo, o carregador USB-C para Mac dá perfeitamente para o PC Windows. É passar um portátil para o lado e pegar noutro.

      Então, se preciso de um PC Windows para quê ter um Mac? Isso de facto, só se percebe quem usa Mac há anos (e mais os equipamento da Apple praticamente todos). Mas reconheço que os PCs lentos, lentos … até dizer chega e a crachar, de há uns anos atrás, já não se verifica.

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Ha uma ainda melhor, comprar um PC invés de um Mac. Virtualização de windows é um ultimo recurso para quando precisas de usar algo de windows esporadicamente no mac, nao e algo que devas usar como teu “daily runner”. Se estas dependente do ecosistema Windows para trabalhar ou no teu dia-a-dia a melhor solução e comprar uma maquina Windows.

  8. Avatar de kiddie
    kiddie

    MagSafe para que ?? se era bom pro usb c??

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Tens os 2. Para mim não faz falta visto todos os monitores que uso já suportarem USB-C.

      E em viagem (caso precise do laptop) levo sempre um carregador de 45W que serve para o telemóvel também.

      Mas imagino que exista alguém que prefira o Magsafe. Só consigo imaginar casas com miúdos que possam tropeçar no cabo. Se bem que com a duração destas baterias não é preciso andar sempre com o carregador atrás.

      Já nos “velhos” de universidade o meu MBP de 2010 aguentava-se praticamente o dia todo de aulas com a bateria. Eu nem levava carregador comigo. Já a maioria dos meus colegas com os portáteis baratos, tinham que se sentar sempre junto à parede senão não tinham uma tomada elétrica. Alguns até traziam extensões para prevenir 🙂

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Podes continuar a carregar com o usb c se quiseres

      1. Avatar de kiddie
        kiddie

        sim verdade, mas para que ? podiam por mais um usb c e quando nao esta carregar ter mais proveito. nao??

        1. Avatar de honorato
          honorato

          Porque usbC so carrega ate 100w e os magsafe suportam 140w

          1. Avatar de kiddie
            kiddie

            isso e mentira ja foi confirmado os ambos carregam a 140w

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            kiddie, não, não é mentira. O carregamento rápido é apenas feito usando a ligação por magsafe, para além de que nem sequer há cabos USB-c capazes de suportar carregamento a 140W.

        2. Avatar de Francisco
          Francisco

          Para um computador de 2350€ mínimo não ir parar ao chão se alguém tropeçar no cabo( qd ligado).

    3. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      ao que parece estão a usar o magsafe para carregamentos mais rápidos.

      1. Avatar de kiddie
        kiddie

        nao ambos carregam a 140w, por isso e que nao faz sentido mas pronto

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          não, não carregam!
          A carregador suportar uma nova norma USB-PD (ultra-recente) para carregamento a 140W mas não há cabos USBc (por enquanto) para carregamento a 140W, sendo que até é possível que a porta USB-c nos MacBooks podem não suportar carregamento a 140W.
          Por isso não, não carregam!

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            “O carregador suporta…”

  9. Avatar de honorato
    honorato

    A apple lancou o portatil perfeito. Melhor autonomia, melhor ecra, melhor construcao, melhor som e microfones, melhor chip potencia que ate corre tomb raider a 4k a 120fps. Mais poderoso que a propria playstation 5, estou rendido amigos

    1. Avatar de Kaká
      Kaká

      Alguma vez tem potencia duma PS2 a correr bem , para chegar ao nível da ps5 nem juntando 5 bostas Pro …

      1. Avatar de honorato
        honorato

        Es mm otario, isto tem mais de 10tflops mais que a propria ps5. A playstation 2 nem 1 tflop tinha

    2. Avatar de Mac se
      Mac se

      Alguma vez na vida?

      De acordo com os últimos benches no site do mac world sotr dá 50fps em medium settings 1080p. Portanto está taco a taco com o igpu do ryzen 5700g.

      Por momentos pensei que tinha que colocar a minha 6900xt no olx. Bem se alguém quiser uma RoG strix 6900xt watercooled.. vendo 2000euros. Lol. Maybe not loool

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        “está taco a taco com o igpu do ryzen 5700g.”?????????????????
        Essa não entendo!
        O ryzen 5700g só dá cerca de 44 fps em LOWEST settings na mesma resolução segundo a bestgamingpro e a tomshardware, por isso o Ryzen é inferior ao valor que dás! E o mesmo acontece com outros jogos.
        Segundo ponto, esses 50fps não são para estes novos processadores (M1 Max e Pro), são para um MacBook Pro com o M1. E por último, estás a citar testes de jogos a correr dentro de programas de emulação/virtualização…

  10. Avatar de jorge
    jorge

    Só é pena o preço, mas sinceramente estes dois destroem tudo o que há no mercado atualmente. Gastar mais de 2000 euros num Portátil que não seja este parece-me asneira.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Tem toda a razão.

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Que bomba !! Ai o que custa ser pobre. 🙁

    1. Avatar de honorato
      honorato

      Não e o mais barato mas eu por ex vou encomendar o modelo m1 max de 4000 euros e com o uso que lhe dou fica pago logo em menos de um mes. Para devs e produtores de musica e vídeo não ha melhor.

      1. Avatar de Xnelox
        Xnelox

        Para devs? Não metas os devs no mesmo saco a não ser que digas “devs especificamente xcode

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Não é só Xcode. Eu uso Macbook puramente para programar e para mim não existem muito melhores alternativas. A única alternativa aceitável é Linux, mas é difícil arranjar um portátil decente que corra uma disto Linux de forma estável e sem grandes trabalhos. Existem uns modelos Dell e Lenovo que o fazem, mas certos detalhes como a bateria nunca são a mesma coisa comparado com um Macbook.

          E depois há sempre a vantagem de aplicações como Ableton, Photoshop, Lightroom, Office correrem em Mac e não em Linux. Embora para mim esse software não seja relevante relevantes para a parte profissional, mas por vezes dá jeito quando quero expandir os meus horizontes.

          1. Avatar de Ângelo
            Ângelo

            E para que é necessário um computador de 4000€ se for só para programar?

          2. Avatar de Claudio
            Claudio

            Angelo, hoje em dia programar usa muitos recursos, especialmente RAM e disco. virtualização e docker, por exemplo, e sempre a comer. Eu trabalho num sistema distribuido e mesmo com isolação e mocks tenho sempre enter 3 e 5 containers a correr.

      2. Avatar de TS
        TS

        Sou dev e o macbook air m1 faz tudo o que é preciso, e as tenho 2x intellijs abertos + vscode + docker, o novo para devs é overkill, a não ser que sejas game developer ou algo bastante existe

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Não é overkill. 16GB de memória é limitado em muitas ocasiões, especialmente com apps em electron como o Slack e VSCode.

          Normalmente preciso de 8 a 12GB só para docker containers. O que deixa muito pouco espaço para correr o resto das aplicações. E agora a trabalhar remotamente ainda pior, com Google Meet a usar mais RAM.

          Tenho um MBP de 2018 que se desenrasca bem. Mas os 16GB de memória já não dão para o dia a dia.

          Agora finalmente posso fazer upgrade para um M1 Pro com 32GB.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O consumo de ram nos M1X não é tão linear, 16GB têm muito mais rendimento do que noutro mac ou pc, depende das aplicações, mas principalmente em edição de video há quem faça a comparação a 22GB de RAM num intel.

      3. Avatar de Cfpinto
        Cfpinto

        Uso mac há muitos anos e desde que se passou a usar docker pra tudo Mac e só dores de cabeça. Para devs recomendo Linux. Principalmente por causa de docker (mas n so). A menos que seja dev para iOS, MacOs ou Windows

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Confirmo, docker em Mac é um problema. Especialmente o performance do fs. É das minhas únicas queixas, de resto é perfeito para mim.

          Como referi a cima, encontrar um portátil que corra Linux de forma decente e tenha bom hardware (construção, ecrã, bateria, etc) não é fácil (embora não impossível).

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Muda para kubernets, docker é para script kiddies, enterprise level so kubernets.

          2. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            Kubernetes para correr containers localmente na tua dev machine? Porque razão eu ia fazer isso? Desperdício de recursos.

            Todas as aplicações correm num cluster EKS. Mas tinha que ser masoquista para correr a mesma configuração localmente.

          3. Avatar de Claudio
            Claudio

            Oh Zé Kubernetes é para produção, usar kubernetes no teu ambiente local nao faz de ti um expert, faz de ti estupido lol

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não sou dev, apenas vejo alguns noobs a usar docker para prod e vim aqui dar uma achega.
            Bater código é coisa de tarefeiro.

          5. Avatar de Claudio
            Claudio

            Tambem conhecido com troll lol

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O de 16 polegadas há-de ser um show.

  13. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Como quase sempre: Grande Maquina e com bom SO mas é pena ser só para alguns e não falo só do dinheiro mas da crueldade desde dos 2 tempos do Steve Jobs que nunca admirei como ‘Boss’ nem como pessoa mas “só” como génio de tecnologia ainda mexi num NEXT e era muito fixe! Sou do tempo de ligar Netware e Windows, (pc e server), via AppleTalk e Ethertalk aos Mac’s em redes e dava-me um gozo do camandro. Actualmente claro que tenho um Hackintosh e já fiz muito upgrades, (CPU, RAM, HDD e SSD em portateis MAc/intel e não só após o fim da garantia), e o donos das maquinas ficaram de quiexo no chão com as melhorias e as imensas economias do preço agora já não faço nada disso as vezes nem dá ou nem posso ou nem quero. Nem Blackhat nem Whitehat just GREYHAT. é no meio que está a virtude heheh

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Qual crueldade? Ser bruto para os empregados? Grande coisa, tens zes ninguém a fazerem isso todos os dias em PT e sem pagar os ordenados que ganham em Palo Alto, são só virgens ofendidas.
      E que tal lembrar que como ele era vegan e se recusava a comer proteína animal e como era mandatário ele ingerir proteína animal após o transplante de fígado o facto de se ter recusado a fazê-lo foi o que ditou a sua morte? Por mim até podia ter morto funcionários à paulada, tinha muito mais que se lhe dissesse além de ser “cruel”.

  14. Avatar de Jorge
    Jorge

    Jack de áudio é a maior inovação de 2021

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Sabes que a saída audio é mais fiável que a transmissão por BT, certo? Isto não é só um portátil para levar para a faculdade e mostrar o “cool” que somos, é também para profissionais. Se reparares, muitos DJ’s usam auscultadores com fios…

    2. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Agradecido fui alem do sorriso e preguei-me a RIR boa muito boa!!! mas talvez só com material Apple conectado hehehe

  15. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Ver o magsafe e os cantos redondos deu-me a nostalgia dos primeiros macbooks.

  16. Avatar de Trapoi
    Trapoi

    Ninguem vai falar da notch. Coisa mais horrivel

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tens de te ir informar melhor sobre o notch 🙂

      1. Avatar de Tony Cardosa
        Tony Cardosa

        é para ter a webcam e nada mais… que informação há mais sobre isto?
        Se tivesse face id ainda se percebia mas assim…

    2. Avatar de Estradiol
      Estradiol

      Venha lá ele com o notch, em uso normal é onde está a barra de tarefas/ relógio. Contra: enorme notch sem Face ID!

      O único contra é o preço para o meu bolso.

      Nota: comparem isto com um SP8 / Studio, este tirando não ser possível desenhar no ecrã, o resto é muito superior. Ao menos a versão base já vem com 16 GB e 512 GB SSD.

  17. Avatar de Estradiol
    Estradiol

    Muito bom, tenho um Mac Mini M1 e estou encantado, se o de 14 custasse 800€ menos mandava vir já um.

  18. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mais uma vez, a apple a criar problemas onde eles não existem. Ecrã com notch também num computador portátil? 2300 a 2600€? O pior é que estas anormais mediocridades irão vender que nem bolos quentes, e os restantes fabricantes irão mais uma vez atrás do que é errado e acrescentar notch também nos seus ecrãs. Ridículo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O notch “desaparece”, vai lá tentar perceber melhor.

      1. Avatar de Tony Cardosa
    2. Avatar de jedi
      jedi

      eles basicamente pegaram numa camara do iphone e colocaram no mac,. loooooooooool.

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      O preço é o mesmo que o Dell XPS 17 spec por spec, mas tem mais desempenho, melhor bateria, mais leve, melhor IO, melhor áudio, e melhor ecrã. Sim, é caro, os portáteis de qualidade estão a ficar muito bons mesmo, mas o preço está a ficar igualmente caro.

  19. Avatar de Crow-
    Crow-

    O pessoal continua a falar do preço dos MBP. O Pro vem de Profissional. Os MBP Pro foram sempre criados para serem máquinas para uso profissional, para uso pessoal há os Macbook e os Air. Configurem uma workstation da Dell, Lenovo ou HP e venham depois dizer depois quanto é que custam, vão ficar surpreendidos.
    Não venham dizer que são só usadas para edição de video ou som, ou pelos DJs da moda. Basta entrarem em qualquer software house e vão ver que a grande maioria só usa MBP.