Chegou o iPad Air … o mais fino de todos os iPads

75 Comentários

Depois de muitos rumores, a Apple anunciou finalmente esta terça-feira (22/10) muitas novidades que certamente serão um sucesso de vendas. Uma das novidades mais esperadas era o “novo” iPad ao qual foi dado o nome de iPad Air.  Trata-se de um equipamento mais fino e leve comparativamente aos modelos anteriores e com garantidas de uma performance fantástica.

Vamos conhecer todas as novidades deste equipamento…que promete!

ipad_air

A Apple lançou um novo iPad, o ipad de quinta geração e deu-lhe um novo nome: iPad Air.

Este é o mais fino e leve tablet do mundo, igualmente o mais poderoso. A Apple lançou-o em duas cores, o prateado e o prateado espacial, tal como já havia feito no iPhone 5S.

ipad_air_03

Modelos

São dois modelos, um só com WiFi e o outro com WiFi e 3G/4G, todos estão disponíveis com em 16GB, 32GB, 64Gb e 128GB de memória de armazenamento.

Dimensões/Peso

Mas este não são as características que fazem toda a diferença-… é no tamanho e no peso que o iPad Air se destaca. Este iPad Air mede 169,5 mm de largura, 240 de altura e apenas 7.5 mm de espessura, tudo isto pesa apenas 460 gramas.

ipad_air_04

Leve como uma pena verdade? É ar… e pouco mais!

Display

Com um design ainda mais refinado, o novo iPad Air chega com o objectivo de destronar toda a concorrência. A Apple equipou-o com um ecrã  Retina display com 9,7” LED-backlit Multi-Touch  com tecnologia IPS, resolução de 2048 por 1536 a 264 pixels por polegada (ppi). Para não dar aspecto de sujo, o ecrã tem uma característica, é resistente à gordura dos nossos dedos.

ipad_air_01

CPU

No interior bate um coração A7 com arquitectura 64-bit e, tal como no iPhone 5 S, traz um processador M7 como co-processador dedicado ao pré-processamento de acções de movimento.

ipad_air_06

Conectividade

Em termos de conectividade este é também o mais avançado tablet, pois, a versão WiFi 3G/4G, vem equipado com Wi-Fi (802.11a/b/g/n); dual channel (2.4GHz and 5GHz) e tecnologia MIMO, Bluetooth 4.0, UMTS/HSPA/HSPA+/DC-HSDPA (850, 900, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz), CDMA EV-DO Rev. A and Rev. B (800, 1900 MHz), LTE (Bands 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 13, 17, 18, 19, 20, 25, 26).

 

Captura de Imagem

No campo da captura de imagem a Apple não deixou os seus créditos por mãos alheias e apresenta qualidade para segmentos bem definidor:

Câmara FaceTime HD faz fotos a 1.2MP e vídeo a 720p HD, esta tecnologia de comunicação pode ser usada sobre redes WiFi ou redes de dados.
O Facetime traz detecção de rostos, permite iluminação traseira. Além disso traz geo-referenciação das imagens captadas.

Câmara de gravação de vídeo grava a 1080p HD, traz estabilizador de imagem, detecção de rostos, permite focar apenas com um toque no ecrã e faz zoo 3x. Também permite iluminação traseira.

Na Câmara iSight, o utilizador poderá fotografar com uma resolução de 5MP, Autofocus, detecção de rostos, iluminação traseira, novos filtros abertura ƒ/2.4  fotos HDR e muitas outras características que irá descobrir.

ipad_air_05

Resumo das Especificações
  • Display: 9,7” LED-backlit Multi-Touch
  • SoC: A7, com arquitectura de 64 bits
  • Bluetooth: 4.0
  • Wireless: Wi-Fi (802.11a/b/g/n); dual channel (2.4GHz e 5GHz) e MIMO (com 2 antenas)
  • Dimensões: 169,5 mm de largura, 240 de altura e apenas 7.5 mm de espessura
  • Câmara: 5 MpX iSight
  • Suporte para vídeo FullHD
  • Facetime Câmara
  • Dois microfones

Confira aqui todas as especificações

SmartCovers  e SmartCases

Relativamente às covers para este equipamento há também novidades estando disponíveis SmartCovers e SmartCases em várias cores.

ipad_air_02

O iPad Air vem com o iOS 7 e terá uma autonomia na ordem das 10h. Relativamente aos preços, o modelo mais básico custará cerca de 490€ em Portugal. O novo iPad Air chegará a Portugal a 1 de Novembro.

 

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Deve ser um tablet espetacular, pena o preço, muito alto.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      ??? É o mesmo preço de sempre…

      É o mesmo preço da concorrência, que por exemplo, o novo tablet da Nokia, e o tab 3 da Samsung, não é?

      O problema… é que estamos a perder (Portugueses) poder de compra ás golfadas…

      1. Avatar de guilherme
        guilherme

        Até pode ser o mesmo preço de sempre, mas é demasiado caro, pois não tem nada de novo, é sempre igual o iPad, mas como tenho o 3 podia ser um bom upgrade, mas de facto nós, os portugueses, estamos a perder poder de compra.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Filosofias.

          Não tem nada de novo, não lhe foi retirado também nada.

          A performance é de mais de 2X a do anterior (o normal de ano para ano), tem as últimas cenas: Wireless atualizado, bateria atualizada (mais leve), montagem atualizada. Porque motivo é que iriam baixar o preço? Tens o mini, com retina e tudo, mesmo CPU, e mais barato 100€…

          Se tens um iPad 3, é normal não veres razão para atualizar, isto não é a concorrência que tenta arranjar um piscavelho para comprares um novo, ou alguma razão de queixa tipo obsolescência programada (deixar de receber updates de software e baterias que perdem muito a duração máxima em pouco tempo, por exemplo).

          Por isso é que quando compras Apple, pagas o preço em cheio, se gostas de fazer upgrades todos os anos, podes comprar na concorrência, Nexus, por exemplo, custa metade de um iPad verdadeiro, e quando são novos, é tudo muito bonito, mas passado um ano, começa-se a sentir os “cortes de orçamento”, que fizeram para tirarem 50€ do PVP…

          1. Avatar de Vitor
            Vitor

            “Nexus, por exemplo, custa metade de um iPad verdadeiro, e quando são novos, é tudo muito bonito, mas passado um ano, começa-se a sentir os “cortes de orçamento”, que fizeram para tirarem 50€ do PVP…”

            Grande tanga… Não deves ter um Nexus de certeza…

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Vitor
            é de conhecimento público que uma grande percentagem de tablets Nexus vendidos foram degradando na sua performance com o passar do tempo. Problemas com o firmware da memória flash!

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            @Vitor, tenho um Nexus.

  2. Avatar de ARF
    ARF

    hummmm será suficiente para me convencer a trocar o meu ipad 4? Não me parece… Até pq a apple tem o bom hábito de continuar a “manter” os equipamentos anteriores 🙂

    1. Avatar de Buzinessallday
      Buzinessallday

      Sim! Mas o unico sobrevivente vai ser o ipad 2 o ipad 4 vai ser descontinuado!

  3. Avatar de irlm
  4. Avatar de Ricardo Melo
    Ricardo Melo

    Puro marketing!! Existem tablets com mais ppi´s, maior resolução, com mais RAM, processadores um pouco mais rápidos… Tem talvez nuns milímetros de espessura a menos. A chamada camada óleofóbica está presente em tudo o que é gama alta smartphones, tablets, etc.. Incluindo a Apple. Mais…do mesmo…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Disseste tu que é Marketing? “Existem tablets com mais ppi´s, maior resolução, com mais RAM, processadores um pouco mais rápidos…”.
      Acho que tens de ler mais um pouco, porque se algo que a Apple não faz é mostrar apenas números altos para fazer as pessoas acreditar que estão a comprar algo melhor.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O Ricardo Melo só diz a verdade e puro makting a tablet muito mais potentes e processador 64 bits para ké se se continua a fazer o mesmo

        1. Avatar de RaCcOn

          Continua a comprar pelo marketing dos números altos a pensar que estás a comprar mais por menos quando não é a verdade…

          😉

          Não te culpes por isso, é o habitual em toda a gente que não sabe e não se preocupa em saber acerca do assunto…

        2. Avatar de yaveh
          yaveh

          Por acaso a nivel de processadores é o mais rapido. Mais que o snapdragon que andam por ai a usar.

        3. Avatar de Nunes
          Nunes

          muitas aplicações que têm aparecido demonstram exactamente o contrário do que dizes!

      2. Avatar de yaveh
        yaveh

        mais ram? tamos a falar do iOS. não precisa de metade da ram do android para correr de igual forma.

        1. Avatar de Sr. Vitor
          Sr. Vitor

          Essa é a grande verdade!! Falam mto das características dos produtos da apple mas esquecem-se que o OS não necessita de tanta RAM e processador qto por exemplo a concorrência.

    2. Avatar de Vítor M.

      Pois mas é o conjunto que faz a diferença, ninguém usa os ppis e a ram sem o resto… o tudo é que faz a diferença.

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      “Existem tablets com mais ppi´s, maior resolução, com mais RAM, processadores um pouco mais rápidos”
      AInda ninguém sabe qual é a RAM e já estás a falar em marketing!!!!?
      O mesmo quanto a velocidade, dado que ainda ninguém fez uma análise comparativa, mas pela amostra do iPhone, quem quiser mais rápido terá que ir para um processador da Intel (não um Atom), mas aí terá que sacrificar na bateria ou no peso!
      Quanto a PPI, chegou-se ao ponto em que quase ninguém nota a diferença face ao que o iPad oferece, e ir atrás de maior resolução tem impacto na performance, por isso parece-me que quem está mais interessado em marketing parecem ser as pessoas que gostam de olhar cegamente para listas de números.

      1. Avatar de Ricardo Melo
        Ricardo Melo

        Sim, oficialmente não se sabe a RAM… Mas terá no máximo 2GB quando a maior parte dos rumores apontam até para 1GB. Tens o “velhinho Nexus 10”, ou o kindle novo com mais autonomia de bateria, mais leve, maior resolução, mais ppis, snapdragon 800 e… mais barato significativamente.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          O kindle novo é mais pequeno e não fazes ideia qual é comparação em termos de autonomia! Quanto a RAM, creio que o iPhone 5S já provou o sistema da Apple é muito mais eficiente com a RAM que o Android, conseguindo ao mesmo tempo melhor performance que um Snapdragon 800.
          Como eu disse, há que goste do marketing das listas de números antes sequer de olhar para a performance real!

        2. Avatar de Gaius Baltar
          Gaius Baltar

          Quem teme melhor desempenho: um muscle car americano com motor V12 e 600 cv ou um Porsche com motor V8 e 400 cv? Números brutos não significam nada se não forem optimizados. Tenho um Galaxy Ace com especificações próximas as de um iPhone 4 e adivinha quem tem melhor desempenho e ainda está actualizado oficialmente? 😉

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Muitas pessoas pensam que o valor de um smartphone está no PPI ou na resolução. Os equipamentos com ecrãs acima de 300PPI são suficientemente bons para qualquer pessoa comum, apenas porque acima disso é quase imperceptível notar-se pixels independentes. 400PPI é irrelevante e 500PPI+ é apenas parvoíce, tal como uma marca chinesa fez ao ter desenvolvido um smartphone com um ecrã 2K.
        Um sistema para ser fluído não necessita apenas de muita RAM ou de muitos Cores. Precisa de uma optimização adequada na relação entre Hardware e Software, como acontece em sistemas iOS.
        Por isso que em Android existem equipamentos com “grandes especificações” e mesmo assim a experiência é simplesmente absurda.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Smartphone ou tablet*

        2. Avatar de guilherme
          guilherme

          Ok, existem Android com quad cores e se calhar é um exagero, mas um processador de 64 bits, isso é uma maluquice ^_^

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Não, não é. Tenta explorar mais esse assunto, vais ver que faz muito sentido.

          2. Avatar de RaCcOn

            Também era uma maluquice um tablet, aliás houve quem tivesse tentado antes e não conseguiu…

            Entre muitas outras coisas que a Apple lançou(Leia-se diferente de inventar pois muitas delas já existiam só que nunca tiveram o mesmo sucesso) , e que entretanto se tornaram objectos de cópia das outras marcas e mais tarde um standard…

          3. Avatar de D
            D

            Esqueceste que os Quad Cores também lagam, em Android

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            A diferença, é que um programador não precisa de mexer o rabo para aproveitar o processador 64 bits a 100%. Ainda por cima, não é só 64 bits, é um CPU com uma arquitectura que faz muito mais por MHz que o antigo.

            Para tirar todo o proveito de um CPU multi-core, é preciso pensar, e programar a pensar já em como o fazer.

            Nem tudo é paralelizável.

            Além disso, quando pões muitos cores, é normal o CPU “asfixiar” pela memória, que sempre foi e continuará a ser muito mais lenta que o CPU.

          5. Avatar de yaveh
            yaveh

            Para o consumidor comum 64 bits é um exagero assim como é 4 cores num telemovel. Para os profissionais que usam aplicação avançadas e o iPad é muito usado nessse tipo de apps mt mais que qualquer telefone 64 bits faz muito sentido.

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ guilherme
            o que se tem visto é o aparecimento de aplicações que tiram benefícios significativos dos 64bits do novo processador. Para além disso é bastante fácil dar às aplicações suporte para 64bits, e para muitas com benefícios em performance!
            O mesmo já não se diz sobre conseguir uma aplicação capaz de tirar proveito de vários núcleos. Multithreading não é fácil, e para a maioria dos casos nem sequer é possível!

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          +1

          Software >>>>>> Hardware

          Além disso, o hardware que a Apple usa é tudo TOP.

          Na concorrência… é assim:

          Metem um CPU potente, depois “cortam custos” na RAM, Flash, GPU, montagem, bateria, etc. etc. etc.

        4. Avatar de Ricardo Melo
          Ricardo Melo

          Se te aproximares do ecrã acredita que vês a diferença para 300 ou 400… Numa utilização mais vulgar e rápida, não te apercebes… Mas, existe diferença. Claro que essa diferença ser “real” quando a Apple também a tiver… O mesmo é válido para a resolução… Um LCD 10″ e 1920×1080 (full hd) é muito bom… Sem dúvida! Mas, um de 2500×1600 é ainda melhor… Existem televisões Full HD fantásticas, com uma imagem soberba… Existem televisões 4K que são ainda melhores… Aceitem ou não, a evolução é mais e melhor, mesmo que já tenhamos excelentes ecrãs… Não duvidem de que aqui a um ano, dois, os Ipads da altura vão ter muitos mais ppis e maior resolução, independentemente do resto… Na teoria e a julgar pelo que está a acontecer atualmente a concorrência vai ter ainda mais…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Há diferenças só na tua cabeça.

            Vai ao oculista e faz um teste aos olhos.

            Chega a um ponto que não consegues distinguir mais.

            Sim, podes chegar de perto, e dizes muito bem, mas se chegares de perto, deixas de ver o ecrã todo.

            Tens vários especialistas que te dizem que não é preciso mais de 300dpi.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            se usares um microscópio de certeza que se vê diferenças mas isso não quer dizer que vais trabalhar no tablet usando um microscópio.
            Também não vais trabalhar no tablet com ele colado ao nariz ou a um palmo de distância.
            A resolução (PPI) simplesmente já está num ponto em que não se nota grande benefício no aumento.

            O caso dos televisores, com o crescimento em tamanho que tem ocorrido nos últimos anos, o FullHD já começa a não dar conta do recado. Mas ninguém vai enfiar 4k num televisor de 21polegadas, seria um exagero para o uso normal dado a um televisor com esse tamanho!

          3. Avatar de Miguel

            @Nunes
            estás enganado
            quanto ao 4k num 21″

            o mercado dos
            parvinhos-das-cepéques
            é grande

        5. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          É verdade para quem têm visão 6/6, ultrapassar dos 53 PPD tornasse imperceptível. O problema é que existem pessoas que têm uma visão bastante superior superior , por isso dizer que aumentar os PPIs é ridículo é errado.

          Alias o iPhone e o MacBook Pro não foram os primeiros aparelhos a utilizarem LCDs que cumprem os requisitos para a Apple chamar Retina.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            A percentagem de pessoas com visão superior é pequena, e estando dependente da distância a que se vê, na prática do dia a dia as diferenças são imperceptíveis! Passar das resoluções baixas para ecrãs tipo retina tem um impacto significativo na percepção; passar destes para resoluções ainda maiores não tem quase impacto na percepção, mas aumenta o impacto negativo na performance!
            Gostava de saber que aparelhos é que apareceram antes do iPhone!?

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Aparelho antes do iPhone com uma densidade de pixeis suficiente para serem considerados Retina pelas regras da Apple?

            Tens como por exemplo o Xperia X1, com um ecrã de 311 PPI. Quando este telemóvel foi lançado ainda só existia a primeira geração do iPhone à venda. E o Xperia X1 não foi o primeiro telemóvel com um ecrã de densidade alta.

            O mesmo se passa com os portáteis. Qualquer portátil com um ecrã de 13 polegadas e uma resolução de 1080p também já pode ser considerado retina.

          3. Avatar de Engate Frustrado
            Engate Frustrado

            Uhhh Nunes Vieira, BUURN.

            Defendam-se agora applefanaticos.

    4. Avatar de Nelson
      Nelson

      Nem sequer existem processadores na concorrência ao nível do iPad Air/Mini Retina, para que é que estás a falar…

      E que tenham isso tudo, e sejam (só um bocadinho) mais pesados, (só um bocadinho) mais grossos, (só um bocadinho) mais “jingões”, (só um bocadinho) com menos de duração de bateria, (só um bocadinho) com menos Apps de qualidade, (só um bocadinho) menor captação Wifi… etc…

      Compra-os!

      Aliás, vai ás lojas, têm lá tablets “marca branca”, compra 2 ou 3, em vez do iPad!

      Já agora, mete ROM’s e skins e ícones!

      Liga também pens USB, mete umas ventoinhas USB, 14€ na Worten se não me engano…

      LOL…

      1. Avatar de D
        D

        O pessoal só vê números… Deixa lá… Quem usa é que sabe a experiência que é, e, raramente quer mudar

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Mai nada!

          Quem sabe o que é bom, sabe onde é que se encontra… 

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    E que tal fazer um comparativo com o toshiba excite-pro e outros parecidos?
    Seria interessante.

    Pedro

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Essa porcaria é tão boa, que aquece e desliga… isso num tablet de quase 500€!

      Não queiras… pesquisa na net…

      Experimenta ir a uma loja e experimenta o melhor tablet android e o iPad.

      Acho que não restarão dúvidas.

      1. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        Nao sei onde raio viste que custava 500 euros, e porque dizes que é uma pocaria, bem melhor que o teu ipad, o meu ipad tambem já me desligou várias vezes, tenho o meu irmao com um toshiba excite pro, e fala maravilhas daquilo, e o melhor tablet android, é tipo 2 vezes melhor que o ipad air, e caso nao saibas de todos os tablets que ja tive, o que mais aquece é o ipad

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Vai gozar com o caraças, o iPad desliga quando não tens mais bateria.

          Aliás, o iPad nem sequer aquece.

          Fonte que o Excite Pro desliga: http://reviews.cnet.com/tablets/toshiba-excite-pro/4505-3126_7-35781392.html

          Preço: http://www.fnac.pt/Toshiba-Excite-Pro-AT10LE-A-109-Computador-Portatil-Tablet/a705774

  6. Avatar de fonseca
    fonseca

    É um ar que se da na carteira ao comprar isto xD

  7. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    Alguem me explica porque isto se chama “Air”?

    Pesa mais que o mini 2, tem a mesma resolução, é só um pouco maior e perde ppi’s no que conta ao ecra, a autonomia nao deve ser a mesma que o mini 2, a unica novidade é vir equipado com um monte de antenas xD

    A sério, nao percebo a logica do “Air”, é só mesmo para vender mais alguma tralha…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Se calhar vem aí um iPad Pro, com 15″ e mais potência.

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Não diria 15″, mas até faria sentido um de 12/13 para fazer concorrência ao surface, tenho bastante certeza que os próximos macbook air vão ser touch também…

        1. Avatar de yaveh
          yaveh

          12/13 tens um macbook air. Tablets são para tranportar na mão em pé. 12/13 é para estar na secretaria devido ao tamanho. Para isso prefiro um portatil com teclado a sério.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Então não faria sentido 15″?

          15″ é suficiente para correr duas Apps ao mesmo tempo… com espaço suficiente para os dedos… era “quase” dois minis colados.

          Punhas em horizontal, e corrias duas Apps em Vertical.

          Punhas em vertical, e corrias duas Apps em Horizontal.

          Ou abrias só uma App, e corrias em 2x real estate 🙂

          Futurologia 😀

          1. Avatar de Diogo R.
            Diogo R.

            um de 10″ com o OS X Mavericks era de menino 😀

            13″ ja começa a ir para pc

  8. Avatar de okapi
    okapi

    Uma maquina apetecível.Como eu gostava de poder ter um, mas tenho outras e melhores prioridades, paciência.

  9. Avatar de D
    D

    Só há uma coisa que eu “condeno” é os iPads sem celular não terem GPS!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mas olha que têm. Pelo menos o meu iPad é só Wi-Fi e eu utilizo-o bastante para me dar indicações durante as minhas viagens, seja no Maps, no Google Maps ou no TMN Drive.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        deve haver alguma confusão! O iPad que só tem WiFi não tem GPS. Só os modelos com lte/3G é que têm hardware para GPS

  10. Avatar de Quim
    Quim

    iPad Air = The power of lightness!

    O mais leve do mundo? O anterior é mais leve lolol

    1. Avatar de Quim
      Quim

      Confundido com o iPad Mini 🙂

      O anterior pessava como o cara***

      1. Avatar de Quim
        Quim

        Até pensei que tinham reduzido o peso mantendo as mesmas características da bateria.. No entanto, esta sofreu uma redução de 24%. (o peso reduziu 28%)

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          O ecrã consumia bastante mais por isso o novo consegue ser muito mais eficiente, com a bateria a durar o mesmo tempo

          1. Avatar de Diogo R.
            Diogo R.

            este é retina, acaba por consumir mais, segundo o comparativo dos iPad mini, os retina consomem mais, foi por isso que o mini 2 viu a capacidade da bateria aumentada.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Diogo R.
            O ecrã do iPad4 já era retina. Tudo indica que o ecrã melhorou no consumo, por melhorias na tecnologia usada e principalmente por usar retro-iluminação mais eficiente – menor consumo. É isso também que permitiu um ipad bastante mais fino!
            Quanto à bateria do novo iPad mini, parece ser quase igual ao iPad mini anterior (23,8W vs 23,4W segundo a Apple)

  11. Avatar de leitao
    leitao

    Bom dia a todos:
    Sou novato neste tipo de intercâmbio de opiniões e não tão conhecedor como alguns dos autores dos comentários precedentes. Porém, não queria deixar de expressar a minha opinião sobre este tema.
    Deixei de ser utilizador de Windows em 2000, pois a fiabilidade do sistema era precária, para as minhas necessidades. Trabalho com muitos ficheiros de CAD 3D, Excel, entre outras ferramentas especificas de engenharia e controlo de custos.
    Tornei-me então um utilizador MAC, adorando a fiabilidade.
    Cheguei a utilizar iPad’s para trabalhos mais simples ou em deslocação. É uma máquina poderosa para a sua simplicidade.
    Atualmente possuo MS pro, há 5 meses, o qual me permitiu substituir o meu MB air, o meu iPad 4 e o meu iPad mini.
    Como não jogo e a minha ótica é a do utilizador profissional, consigo fazer tudo o que fazia com os outros aparelhos e ainda transferir ficheiros num flash disk, colocar um cartão SD e movimentar conteúdo, utilizar ferramentas de trabalho completas, ler os meus jornais e tudo isto somente com um aparelho. Certo que o MS pro é caro, não tem uma autonomia de bateria aceitável, tem um peso superior, mas para mim, enquanto utilizador desconhecendo da tecnologia interna das máquinas estou satisfeito com o produto e com o Windows 8 (em 5 meses nada emperrou nem uma só vez, o que é espantoso, para aquilo que eu me lembrava da Windows).
    Não quero lançar polémicas, sou um fã da Apple, mas a Microsoft deu passos de gigante, em meu entender, para se aproximar e conseguiu-o, a meu ver. E isto será sempre bom para o consumidor final. Abraço a todos

  12. Avatar de diogo
    diogo

    Sim parece grande máquina, mas não mintam,
    É o tablet mais fino que a apple já lançou, não o mais fino do mundo

    http://www.sony.pt/product/xperia-tablet-z/tab/editorialarticle1

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O que a Apple disse é que era o mais leve na gama de ecrãs de 10 polegadas!

  13. Avatar de SergioAMSilva
    SergioAMSilva

    Boas,

    Li algures que quem comprou o iPad recentemente, pode adquirir o iWork gratuitamente.
    Vi no youtube um video em que um utilizador consegue instalar o iWork em iPads comprados anteriormente mas apenas em iPads com o IOS 6.
    Alguém sabe se é possível para quem já tem o IOS 7?

  14. Avatar de João martins
    João martins

    O ipad é um aparelho bem construído, no entanto tecnicamente é pouco evoluído, especialmente na memória, que sendo sempre curta, trava imenso em aplicações com muita imagem. Tenho um ipad 4 e se estiver a navegar em múltiplos sites ele fecha o Safari e dá erroneamente memory fault repetidamente. 1 giga de memória é muito insuficiente e é pena que eles teimem nisso.

    Penso que os android estão a evoluir melhor, são mais abertos, têm melhor recepção wifi e mais memória..
    O ipad é um pouco de ganha fama e deita a dormir.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ai sim? LOL!

      Não pega…

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    É uma qualidade tremenda! Tenho em casa android, ios, windows, linux e mac os, tudo em material antigo e, imaginem, os unicos produtos que neste momento têm a finalidade de pisa papeis são:
    – Powerbook G4 (vários problemas, desde drive dvd, bateria, etc.);
    – ipad 1 32Gb wifi+3g (ao contrario do que disse um comentador, neste basta uma página aberta para fechar o safari, apps pelas quas paguei mas só consigo ver a apresentação, pois fecham logo de seguida, a bateria dura 10% do que durava quando comprei, e comprei ha +- 3anos…vjá fiz reposições de sostema e o problema mntem-se)
    Todo o restante material que tenho em casa funciona, uns mais lentos outros mais rápidos. Tenho um portátil ibm com a mesma idade do powerbook e a bateria não dura quase nada, mas bem mais que a do powerbook.
    Reconheço a qualidade Apple, mas também a reconhço noutras marcas! A quem defende cegamente a apple como muitos dos comentadores que tenho visto por ai, vendo-lhes os meus produtos apple por metade do valor que me custaram, pois se não perdem qualidade deve ser um excelente negócio para quem ficar com eles!

  16. Avatar de josy
    josy

    Como liga o flash da câmera dele??? Naum consigo… Por favor me ajudem…