Chegou o novo iOS 11! Conheça as novidades

101 Comentários

A Apple acaba de anunciar o novo iOS 11! Segundo Tim Cook, este é o sistema operativo móvel mais evoluído e inteligente do mundo.

Como seria de esperar, esta nova versão do iOS traz várias novidades especialmente ao nível da inteligência artificial, machine learning, etc. Há também novidades na app de mensagens, mapas, homekit, app câmara, etc.


Segundo dados da própria Apple, atualmente 86% dos clientes Apple já usam o iOS 10 no seu dispositivo. Este, é sem dúvida, o sistema operativo móvel mais avançado do mundo mas a Apple dotou-o de novas funcionalidades e tecnologias que vamos conhecer agora.

App Mensagens

A nova app de mensagens vai funcionar direto com o iCloud, o que permitirá ter a informação sincronizada, entre vários equipamentos, em tempo real. Se o utilizador escrever no iPhone, pode seguir a conversa no seu tablet ou no Mac…tudo de uma forma totalmente transparente.

Homekit

Homekit terá também várias novidades, passando a ser possível emparelhá-lo com colunas, em várias divisões, graças ao AirPlay2.

Apple Pay

O serviço Apple Pay também funcionará com o iMessage para permitir pagamentos “peer-to-peer” entre amigos.

Siri

A Siri também terá várias novidades, especialmente a nova voz que será gerada com recurso a deep learning. Há também várias melhorias ao nível das vozes masculina e feminina uma vez que é será usado machine learning. A Siri funcionará ainda integrada com o gestor de apps e muitas outras apps e funcionalidades.

A Siri vai também passar a fazer traduções em vários idiomas.

Câmara

Segundo a Apple, a app Câmara também irá permitir melhores fotografias e vídeos, especialmente no iPhone 7. Além disso há melhorias ao nível da compressão deste tipo de conteúdos. As Live Photos serão editáveis.

Através da disponibilização da Depth API, os programadores poderão criar novas apps, usando por exemplo efeitos de profundidade.

A app Fotografias também irá usar machine learning para organizar melhor todas as fotografias como, por exemplo, aniversários, eventos de desporto, etc. Estarão também disponíveis novos filtros como por exemplo o Seamless Loop, Bounce ou o Long Exposure.

Centro de Controlo

O centro de controlo também foi redesenhado no iOS 11, assim como o ecrã de bloqueio e o Centro de Notificações. Relativamente ao Centro de Controlo tudo  estará melhor organizado e concentrado numa única página. O uso do 3D touch permitirá outras funcionalidades e também organizar os ícones.

Mapas

O novo iOS 11 também virá com novidades ao nível da app Mapas. Além de mais detalhe, esta nova app traz também mapeados os principais aeroportos. Os limites de velocidade passam também a ser apresentados.

 

Do Not Disturb While Driving

Além das novidades referidas, há também a nova funcionalidade Do Not Disturb While Driving, para limitar as notificações enquanto conduz.

Nova App Store

Mas a grande novidade estava guardada para o fim… a nova app Store! Com uma nova interface, a renovada app Store permitirá ver de imediato novas apps. Existirá também um novo separador “Games” onde podemos aceder facilmente aos jogos.

O iOS 11 virá repleto de novidades especialmente ao nível da “inteligência” do próprio sistema operativo. A Apple revelou que o iOS 11 chegará hoje aos programadores e em julho chegará a primeira beta publica desta versão.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    ” o sistema operativo móvel mais avançado do mundo”.. iSheep alert!! lol

    1. Avatar de Jath Foo Dias
      Jath Foo Dias

      Arriscas-te a atrair muitos mais com esse comentario. LOL.
      Se dissessem o mais limitado, isso sim. MAis avancado que qual? Comparando com o W10M e Android, parece um SO desenhado para criancas que teem de ter um acesso limitado para nao estragarem.

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Realmente no Android mais vale não usar para não estragar

        1. Avatar de Goncalo Pinto
          Goncalo Pinto

          Concordo em certa parte, o Android peca por isso, precisa de manutencao constante, mas tambem tem pontos fortes, como a facilidade e possibilidade de personalizacao e as inumeras aplicacoes e jogos no marketplace. Mas depois vem o W10M, esta acima de tudo isto, nao precisa manutencao, mas peca pela falta de aplicacoes e jogos no marketplace, o que ira mudar em breve com as novidades que estao na forja.

          1. Avatar de José
            José

            Espero que anunciem logo essas mudanças e que me convençam antes de eu partir para o android, pois tenho o Lumia 930 já cansado, quero mudar, mas nada me convence a comprar o 950, tem a melhor camera e tals, mas acabo até preferindo um mid droid, então vamos ver.

      2. Avatar de ze
        ze

        Parece que atraiu o contrário… LOL

  2. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Uma das grandes novidades foi alterarem o ícone do sinal de rede, finalmente já posso dizer “só tenho um pauzinho” em vez de “só tenho uma bolinha”

  3. Avatar de Celso
    Celso

    “Este, é sem dúvida, o sistema operativo móvel mais avançado do mundo”

    Isto é uma citação da Apple, ou opinião pessoal?

      1. Avatar de ptara
        ptara

        Então deviam fazer essa referência, para evitar interpretações ambíguas.

  4. Avatar de Hg
    Hg

    E siri em PT?

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Já existe á muito, infelizmente apenas em PT-BR

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Tenta “falar” em PT-PT com o Siri PT-BR e vai ver… lool

  5. Avatar de Golden
    Golden

    Não foi aqui mencionado pelo peopleware até ao momento, mas foi impressão minha ou agora no control center no iOS 11 além das novas novidades que foram mencionadas, agora tem a opção para ligar e desligar o dados móveis, estarei enganado, alguém reparou nisso?

    1. Avatar de Golden
      Golden

      Depois de reparar bem já tirei a minha dúvida, fiquei meio confundido com a a disposição dos atalhos, afinal aquilo é o AirDrop.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Não, não ficaste. O Control Center vai ter a possibilidade de personalização em que um dos toggles é o dos dados móveis, entre vários outros 🙂

        1. Avatar de Golden
          Golden

          Confirmo Gonçalo tens razão, tal como eu dizia no início, no minuto 4 do vídeo bem a mostrar isso tudo!

          https://youtu.be/ylzJ5bmNc8M

    2. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Já tenho no meu com JB há muito, e bem melhor com o que fizeram… eles deviam ver o mundo JB pois tem muitas coisas que deviam aproveitar…

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      É fazeres 3D Touch nas definições e tens atalho directo para os dados móveis.

      1. Avatar de El Pibe
        El Pibe

        Boas

        Como posso fazer isso? Foi sempre uma coisa que me perguntei e o porquê da Apple não ter um acesso rápido aos dados móveis 😉

  6. Avatar de Humberto
    Humberto

    já lançaram a lista de aparelhos compatíveis com o novo iOS?

    1. Avatar de Leggo
      Leggo

      5s para a frente. Apple na vanguarda

      1. Avatar de JC
        JC

        Isso é irónico ou achas mesmo que está na vanguarda, no que toca a dar suporte a telemóveis antigos?

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Conheces alguma marca de smartphones que dê melhor suporte?

          1. Avatar de JC
            JC

            Daí a minha pergunta se era irónico ou não. Porque a Apple dá, de longe, o melhor suporte em termos de sistema operativo. O 5S saiu em 2013. Devem-se contar pelos dedos de uma mão os Android que saíram em 2013 que ainda têm updates de software.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Penso que nao. Deves poder contar com suporte até ao 5s.

  7. Avatar de José Antonio
    José Antonio

    Nenhuma palavra sobre privacidade?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Houves bastantes palavras sobre privacidade.

  8. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    E fechar as apps todas duma vez? Por amor de Deus, isto é que é inovação? E bloquear as chamadas anónimas? Cenas que Android Galaxy S6, S7 e S8 fazem… enfim… Apple abre os olhos duma vez! Estão a transformar o iPhone numa consola de jogos, num leitor de música e vídeos, mas esquecem-se que o iPhone foi criado para facilitar o dia-a-dia do utilizador. Enfim… Desilusão!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Fechar as Apps todas duma vez : opa, se não sabes do que falas, não falas!

      Não há razão nenhuma para isso, o iOS não precisa que se fechem as Apps.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Estás então a afirmar que a Apple está a encher o iOS com funcionalidades inúteis?

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Não sei como é que essa associação faz sentido, mesmo na tua cabeça!

          1. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            mas foi o que acabaste de afirmar lol

          2. Avatar de Toni da adega
            Toni da adega

            Se não há razão nenhuma, e se não faz sentido então é uma funcionalidade simplesmente inútil.

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Mesmo.. nem em android eu fazia isso, quanto mais no iOS, eu penso que fechar apps, nalguns casos é paranóico, abrem fecham, passado uns segundos abrem, voltam a fechar,só exige maior processamento

        Além do mais o serviço fica sempre em segundo plano, senão por exemplo depois de fechar o Facebook e messenger deixávamos de receber notificações..

        Quanto à mudança, ainda bem que é minima, gradual efectiva e eficiente

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Realmente, fica mesmo mais rápido, além de ter que fazer um reboot, ainda vou ter que carregar outra vez as apps..

          o sistema faz a gestão da memória, se necessitar, fecha

        2. Avatar de Helder
          Helder

          E o que é que tem? Discordo.

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Eu também! nem no meu pc com 10 anos, que é sempre a suspender, tempos em tempos por alguma razão tenho de reiniciar e não noto diferença nenhuma

    2. Avatar de JV
      JV

      E porque é que precisas fechar as apps todas? Estou curioso com essa esperteza!

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Helder e JV, se vocês usam iPhones à dois dias eu já iPhone desde a sua existência e se a própria aconselha fecharmos as apps que estão em segundo plano e não estão em uso, é porque por alguma razão elas ocupam memória, não acham? Será que só eu é que chego a essa conclusão ou a vossa esperteza só chega para vir aqui criticar a opinião dos outros, sem primeiro pensares 2min.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          A Apple não aconselha andar a fechar apps em segundo plano!

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Por mero acaso até é aconselhável fechar sim senhora se não sabem limitem se,e isto è só a opinião de alguém que trabalha na Apple
            Seus básicos

          2. Avatar de Mike
            Mike

            Por mero acaso até é aconselhável fechar sim senhora se não sabem limitem se,e isto è só a opinião de alguém que trabalha na Apple
            Seus básicos

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Mike, já por diversas vezes que publicamente a Apple aconselhou a não ter o hábito de andar a fechar apps em segundo plano. Esse tipo de acção só deve ser tomado em situações limite, não é para andar a gerir manualmente a memória.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Ahah les aconselham a não fechar. Para ter uma opinião, ao menos que seja fundamentada em realidade.

        3. Avatar de Helder
          Helder

          Enfim…

          Se soubesses para quem estás a falar…

        4. Avatar de Rui
          Rui

          Eu tive uma formação de iOS como APP (Apple Product Professional) – e o que tenho a citar é que, não, não é necessário fechar as apps. O iOS desde a versão 9 faz a estão automática das aplicações que usamos com mais frequência, e faz o seu Pre-carregamento em sub-processos, na memória, mesmo que o utilizador não as abra num determinado momento. O formador deu me a indicação clara e exata que funciona exatamente como o sistema start-stop de um veículo. Quando este arranca depois de desligado, a taxa de esforço momentânea do mesmo, consome mais gasolina. O processo de alocar Iterações da app na memória RAM é exaustivo em termos de consumo energético. Como tal o iOS adapta e gere automaticamente com base na utilização das apps, a quantidade de threads que coloca em segundo plano, a volta das mesmas. Dai o sistema de gestão mágico, em que a RAM parece não acabar. Simples.

          Abraço

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Desiludido com uma coisa que não gostas. Quem diria…

    4. Avatar de Jath Foo Dias
      Jath Foo Dias

      O W10M ate te permite criar um black list de numerous, bloqueia chamadas dos numerous dessa lista sem qualquer falha ou dificuldade. Isso ja nao e uma funcionalidade nova no W10M, mas acredito que ate nisso a Apple ja tem melhor opcao, assim como muitas outras funcionalidade que estao presentes em SOs moveis da concorrencia. Por exemplo, a facilidade de utilizacao do telemovel como um dispositivo externo de armazenamento, sem a necessidade de software adicional, a perfeita sincronizacao de dados com outros dispositivos, uma vez mais sem a necessidade de software adicional, a facilidade de utilizacao do telemovel como um computador, como um rato e/ou teclado externo, e tudo isso, uma vez mais sem software adicional.
      Entre muitas outras funcionalidades.
      Agora digam-me em qual destas funcionalidades o iPhone supera o Windows 10? Nenhuma, porque o iOS simplesmente nao as tem e so serao possiveis algumas delas com recurso a software adicional, o que retira toda a praticalidade do sistema.
      Ja tive iPhone, gostava muito dele antes de o explorar e me deparar com toda a falta de praticalidade, das inumeras limitacoes, e da falta de funcionalidades que para mim ja eram banais em Android, sistema de qual tinha vindo e para o qual voltei apos dois meses de insatisfacao com o “pobre” iPhone.

    5. Avatar de Tiago
      Tiago

      Não precisas de fechar apps no iOS. Eu nunca fecho nada e não vejo qualquer diferença na performance ou bateria. Isso é coisa de Android

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Mesmo em android, nos modelos de gama média e alta não vejo necessidade de o fazer. è preferível ter tudo em memória pois abrem mais rápido. Quando tinha Windows Phone funcionava como o IOS. Ele fechava à medida que se ia abrindo outras apps, e precisava de mais memória.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eles podias ter dito em que iPhones vai correr… Será que o meu velhinho 5s ainda aguenta com isto?
    Aquela app files é apenas para iPad? Pls apple… Já está mais que na hora do iPhone ter algo parecido!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      é só uma questão de esperar mais umas horas!

    2. Avatar de Ricardo Martinho
      Ricardo Martinho

      O iPhone 5S ainda vai ser compativel, pois o processador é de 64 bits.
      O iPhone 5 é que já não tem a mesma sorte.

    3. Avatar de Helder
      Helder

      É para iPad e iPhone.

  10. Avatar de 111111a
    111111a

    o que se tira deste evento:
    “As coisas novas vão funcionar melhor que as coisas velhas….”

    yawn… que tedio… não vi nada de inovador

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se assim não fosse…algo estaria mal. Mas as vezes na prática essa teoria acontece.

      1. Avatar de MacacOS
        MacacOS

        Como sempre nas novas versões, isso também vai acontecer, mas o que foi frisado e por ti ignorado foi a ausência de verdadeiras novidades.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Se mudarem as cores já é uma novidade. Agora tens aí tanta novidade que o teu comentário nem merece grande resposta.

          1. Avatar de MacacOS
            MacacOS

            “Novidades” 😉
            Pelo menos, acertaram nas previsões que tinham feito!

  11. Avatar de Ed
    Ed

    A Apple patrocina a PPLWARE.

    1. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      Queriam! 😀

  12. Avatar de Blob
  13. Avatar de Bla bla
    Bla bla

    E para o ipad 3? Já não sai nada?

    1. Avatar de José
      José

      esse não recebeu nem o IOS 10.

  14. Avatar de Cortano
    Cortano

    Podiam agradecer à MS pela nova organização da loja.
    Resumindo e baralhando:
    Nada de relevante. ZERO

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Foram anunciadas mais coisas do que aquelas que aparecem aqui.
      “Podiam agradecer à MS”?

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        O resto podem também agradecer à Google e, num outro nível, ao Tim Cook por andar à deriva.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Continuas sem explicar no que é que tem que agradecer.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Loool! Isto é que é ridículo!

  15. Avatar de Pedro Araújio
    Pedro Araújio

    Andamos sem ideias Apple?
    Isso não anda lá muito bem…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Queres a invenção da roda a cada novo lançamento?

  16. Avatar de Helder
    Helder

    Os invejosos dos Android socata com menos performance que um 5s ficam a ver navios no seu SO com 2 anos desactualizado e fica a ver estas novidades que só vão ter no Android numa versão rafada daqui a 2 a 3 anos…

    Então o iPad recebeu um grande bónus, a diferença entre tablets Android cada vez é maior a beneficiar a Apple. Já o Windows vai levando com WannaCrys e um ecossistema completamente desorganizado que não sabe se é desktop, se é tablet!

    1. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      Quando não tens nada de jeito para gabar nas “novidades” da Apple e tens de atacar os outros, que já têm estas “novidades” há anos, para além da outras que a Apple implementará apenas em futuras versões.

    2. Avatar de Pedro Cascão
      Pedro Cascão

      Lol andas ai a falar. Comprei um Zenfone 3 a 295 euros e tenho Android 7, o mais recente, só que mais de 500 mais barato que um IPhone

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Por agora está atualizado vamos ver quanto tempo continua atualizado. 1 ano? E tens o Android 8 seis ou sete meses depois de ter sido lançado? O Android está cada vez melhor mas está fragmentação e demora nas atualizações é total frustrante

        1. Avatar de Ed
          Ed

          Comprei um iPhone com 6 meses dei de presente e comprei um Android. iPhone é ” tão seguro” o usuário não faz quase nada. Para um profissional de TI o Android é 100% melhor.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Neste caso deveria ser visto entre Nexus (Google) e iPhones (Apple) , não?

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Se estás contente, tudo bem…

        Nem toda a gente se contenta com pouco…

        1. Avatar de Ed
          Ed

          Com pouco hahahaha???!!!

    3. Avatar de 111111a
      111111a

      LG G3 , 4.5 anos com android 7.1
      😀 só não tem android 7+ quem não quer 😀

      1. Avatar de Ricardo Afonso
        Ricardo Afonso

        Isso é tudo muito bonito com custom rom’s! Oficial? Não me parece…

  17. Avatar de Leggo
    Leggo

    O iphone 8 que se apresse que já tenho 1200 euros de lado. Siga

    1. Avatar de ASilva
      ASilva

      Junta mais uns valentes euros porque isso não chega. Estás a comprar um Iphone não um Android.

  18. Avatar de 910
    910

    “Mapas

    O novo iOS 11 também virá com novidades ao nível da app Mapas. Além de mais detalhe, esta nova app traz também mapeados os principais aeroportos. Os limites de velocidade passam também a ser apresentados.”

    UAU!!! Os limites de velocidade vão passar a ser apresentados! adeus velho google maps! Ei, espera lá…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Primeiro que chegue a Portugal ainda deve demorar. Infelizmente a Apple não se lembra de por esse tipo de funcionalidades ca. Por isso é que a Google Maps e Waze continuam na vanguarda dos sistemas GNSS

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      O Mapas da MS já consegues ver a planta de centros comerciais (google maps também da acho), já te aparece limitea de velocidade e tudo… Mas agora com a Apple isso é que vai ser inovação!!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Eu cá uso o Here we go no android, que já usava no Windows phone e não troco por nada. No colombo até dá para ver os nomes das lojas.

  19. Avatar de RJP
    RJP

    Ainda não é desta que vem o multi-utilizador para o iPad? Sad.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Isso nunca vai ter. Apple não gosta de multi contas no s ipad, vendia menos

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Já existem multicontas para iPad em ambiente escolar…

      2. Avatar de RJP
        RJP

        Não acredito que fosse significativo. Não iria comprar outro só para a minha mulher não “espiar” apps como o messenger, facebook, email, etc

  20. Avatar de BRUNO
    BRUNO

    Não ouvi falarem do tal “dark mode” seria uma grande ajuda na poupança na autonomia da bateria!! Estava a espera de layout novo do iOS parece que não vai acontecer … já aqui foi dito, também fiquei com a impressão que apple anda a ficar sem ideias !!!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O dark mode não traz qualquer poupança para os dispositivos actuais com iOS, isso seria apenas para aparelhos com um ecrã OLED, de modo que não havia razão para se focarem nisso nesta apresentação. Há muita coisa que foi apresentada que não aparecem aqui, e outras novidades que nem a Apple mencionou durante a apresentação.

  21. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ora, portanto, tanta novidade e não tem nada que eu já não faça com o meu Moto G de primeira geração com o Android 7.1.1 instalado e com uma ou outra app…. LULZ!

  22. Avatar de Jorge Manuel Pires Ferreira
    Jorge Manuel Pires Ferreira

    Ainda não é desta que temos um toggle para ligar e desligar a net 4g?

  23. Avatar de Joao Raposo
    Joao Raposo

    Sim tem. 3D Touch no Control Center