CheckUp: Gestor de Performance & Hardware do seu Mac

25 Comentários

O Mac Os X é um sistema operativo prático e muito conciso. Depois de perceber a filosofia deste SO tudo se torna mais simples e mesmo as acções mais rebuscadas que eram necessárias no Windows… aqui perdem o significado.

Desinstalar uma aplicação? É simples, arraste-a para o lixo.. sim e como isso, muitas outras funções. Mas eu gosto de saber como bate o coração da máquina, é provavelmente um vício dos muitos anos à volta do Windows… considero um vício salutar. Para saber como está a máquina, nada como fazer um CheckUp!

Esta ferramenta é paga. Começo logo por aqui para que possam entender a filosofia deste mundo. Existe muita coisa gratuita mas o melhor, o que tem mais sumo é pago. Nem sempre é mau, bem pelo contrario, encontrarão aplicações pagas, baratas, que valem bem os poucos euros que pedem por elas… mas claro, se fossem gratuitas era melhor. Não, não é este o caso e verão já porquê!

Informações:

Esta aplicação é muito interessante principalmente para utilizadores principiantes no mundo Mac OS X… sim como eu. Além de ter um interface muito cuidado, muito interessante e muito informativo, traz um sistema de alertas que é importantíssimo. É como se fosse um guarda sempre alerta no nosso Mac. Isto porque há avisos que podemos ignorar e são avisos que podem evitar problemas de maior com o software ou com o hardware (disco, memória, sensores, etc,).

Profile

O menu perfil “Profile” é o menu principal, é aqui que encontraremos as especificações do nosso Mac (versão do sistema operativo, número de série, capacidade do disco, características do processador, etc,) e será aqui que receberemos os avisos e notificações se algum problema for detectado.

O acesso ao problema ou problemas detectados será através de um link no problema que nos irá deslocar para uma janela onde teremos algumas “Frequently Asked Questions” para nos ajudar a resolver os tais problemas encontrados.

System

O menu “System” (Sistema) é onde encontraremos toda a informação referente ao que temos instalado. Quando digo itens instalados, refiro aplicações, drivers, fontes, widgets e items de login. Junto a cada categoria está o número de itens por categorias (ex: tenho 150 aplicações e 245 drivers instalados no Mac OS X) e clicando numa destas categorias veremos o seu conteúdo e em cada item dessa categoria ainda nos mostram na coluna mais à direita o tamanho que ocupa em disco, a versão, o tipo de linguagem de construção (além de outros detalhes) e um botão para desinstalar esta aplicação logo a partir deste menu.

Abaixo deste botão está o endereço dentro do sistema operativo, onde podemos encontrar instalada a aplicação, ou onde está o item alojado. Clicando na seta que antecede o endereço, abre-se uma janela no sitio certo do local desse endereço.

Esta função é importante, principalmente para quem não está ainda habituado com os locais onde se encontram os items e desta forma vamos lá directamente.

Processor

Dentro do menu “Processor” (Processador) poderemos ver um gráfico com a actividade do processador, informando dos picos de processamento dos vários processadores existentes na máquina. Ainda é mostrada a temperatura dos processadores, tipo de processador e a velocidade do Bus. Estes dados podem ser exportados para uma análise mais pormenorizada.

Memory

O menu “Memory” (Memória) mostra a capacidade da RAM instalada e informa-nos o que seria o estado óptimo de configuração da máquina perante as necessidades de memória. Além disso dá-nos informação relativa à utilização da memória RAM e corre um teste para detectar defeitos nos módulos instalados.

Disks

A partir do menu “Disks” (Discos) podemos ver o espaço que está ocupado e sucessivamente o que está livre, da totalidade e, caso tenhamos o disco particionado, saberemos individualmente o estado em termos de ocupação. Como existem aplicações que “escondem” partições, esta ferramenta possibilita ver essas partições escondidas, caso queiramos. Também podemos ver informações relativas a discos externos ligados à máquina. Uma ferramenta interessante é a reparação dos discos, caso estes tenham erros.

Network

No menu seguinte, “Network” (Rede), é mostrada informação do tipo: o nosso endereço IP, um gráfico com o tráfego de download e upload, num estilo muito parecido com o que é mostrado na actividade do processador. Há sempre a possibilidade de alterar o tipo de gráfico, se isso melhorar a capacidade de interpretação das informações.

Também poderemos ver as redes wireless que estão à nossa volta, a força de cada um dos serviços, etc… dá sempre jeito.

Processes

O menu dos “Processes” (Processos) mostra o que está a consumir recursos. Mostra para onde está a ser desviada a memória RAM e o que é que está a consumir processamento. Podem visualizar por categorias, top 10, os processos apenas das aplicações ou todos os processos. Como podemos ver na imagem, o CheckUp não é nada meigo, no entanto não foi além dos 280Mb no seu pico máximo. É um local onde deverá fazer uma análise atenta para poder avaliar o tipo de aplicações que são usadas e se não poderemos usufruir dos mesmos serviços com aplicações mais optimizadas, que consumam menos recursos.

Documents

O menu “Documents” (Documentos) permite escolher pastas e visualizar que tipo de documentos poderemos encontrar lá dentro. Mostra o tamanho, o número de itens por pasta, e que aplicação se relaciona este ficheiro. Outra função é a verificação da existência de ficheiros duplicados, permitindo remover os mesmos após serem encontrados e identificados como inúteis.

Notifications

Este será, provavelmente, o campo mais importante em toda esta aplicação. As notificações estão acessíveis a partir do menu principal, logo por baixo da barra de título da aplicação. Este serviço, que deverá ser parametrizado, irá notificar-nos se algo estiver errado com a máquina.

Por exemplo, podemos configurar as notificações para sermos alertados quando o processador atingir temperaturas febris (tipo 80º) por um determinado período de tempo. Podemos criar um alerta para os consumos ou utilização da nossa largura de banda, podemos criar notificações para o consumo de memória e para o espaço em disco… tudo para salvaguardar a nossa máquina e a nossa usabilidade com esta.

Em resumo…

É uma extraordinária ferramenta de gestão de componentes e aplicações, dentro do nosso Mac OS X. As informações e as notificações são muito importantes e ajudam a compreender o que se passa na nossa máquina. Só sabendo o que é o estado normal do nosso Mac é que poderemos notar e identificar problemas detectando um estado anormal… depois destas análises com o CheckUp.

Licença: Shareware (preço=29 euros)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: CheckUp 2.7.1 [21.2MB]
Homepage: App4Mac

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Era mesmo um programa destes que estava a precisar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora então aí o tens 😉

  2. Avatar de Symbiosis
    Symbiosis

    Já usei este programa no Leopard, dava imenso jeito, mas o problema é que pesava mais na RAM que o Safari 3 com 10 separadores abertos.
    Vamos ver se melhorou… 🙂

    1. Avatar de tunes
      tunes

      experimentast? continua puxar mto?

      1. Avatar de Symbiosis
        Symbiosis

        Sim, já testei, Está muito mais leve.
        Se o teu problema for Memória, podes tentar tirar os efeitos que ajuda um pouco.

        cump,

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ce bien !!!

    Assim a 1º vista parece extremamente completo !!!

  4. Avatar de jd

    É estranho mas no meu mac já à muito tempo quando o processo tá com bastante percentagem de uso apresentada no iStat Pro diz-me q o a temperatura do cpu atinge temperaturas de (113º essa foi a máxima) que pelo que andei a pesquisar no google desde que vi pela primeira vez achei absurda. alguma ajuda? Será que tenho de por pasta térmica no cpu?

    1. Avatar de Symbiosis
      Symbiosis

      Será que não viste a temperatura em Fahrenheit? 45ºC = 113F.

      1. Avatar de a Friend®

        Exactamente, ia dizer o mesmo, porque a essa temperatura se fosse em graus o normal era desligar logo, já que o sistema de protecção dos CPU’s acciona mais ou menos a essas temperaturas.

        Mas uma pergunta.. os coolers fazem barulho? Um dos sintomas de um Mac estar a aquecer é começar-se logo a ouvir os coolers.. que entram em “Full Throttle”

        1. Avatar de jd

          Eu também pensei que deveriam desligar por estar a tão alta temperatura mas nada.. apenas e tal como disseste.. as ventoinhas ligam a full throttle ao máximo a 6200 rpm e pronto.. nem gosto quando estou numa sala ou durante as aulas parece mal.. :/

          1. Avatar de a Friend®

            Então não é mesmo nada normal.

            O ideal é mesmo como já foi dito, desmontar e limpar os coolers. É mesmo muito fácil… meia duzia de parafusos, sai a tampa e está ali tudo à mão.. e não quebra a garantia.

            Se tiver tudo limpo e o problema persistir, garantia com ele… é o melhor. A temperatura deles ronda uma média de 55 graus a 2000rpm…então agora no inverno o meu até está a 40 graus.. 🙂

      2. Avatar de jd

        Está em graus celsius desde que comecei a usar 🙂 portanto não é disso.

    2. Avatar de José Olas
      José Olas

      Já limpas-te a ventoinha e o cooler?

      Tens de o fazer principalmente se trabalhas com o mac na cama! Eu a primeira vez que o limpei tinha 1 Cm (real) de lixo todo acumulado entre a ventoinha o o dissipador.

      1. Avatar de jd

        pois disso é que já suspeito. Abriste o mac então foi? eu já cheguei a abrir quando tive um problema e n me pareceu ter muito pó mas também já foi à muito tempo.

        1. Avatar de José Olas
          José Olas

          Sim…. Ja abri varios modelos é só sacar o manual tecnico ou algo parecido (abundam na net) e meter mão á obra… Aconselho vivamente a limpares de tempos a tempos, pois alem da performance que ganhas ( o processador quente fica mais lento) vais aumentar o tempo de vida do sistema.

          Usa isto também SMCFANCONTROL, um programa muito util para forçares e controlares a velocidade das ventoinhas.

          Mas o ideal é mesmo verificares se não existe pó acumulado pois o cooler dos macs é muito “apertado” e apanha muito pó.

          Abraços amigo

    3. Avatar de Symbiosis
      Symbiosis

      Aproveita para mudar a pasta térmica que faz bastante diferença, quando mudeia de pasta, consegui baixar 5ºC. Com a limpeza do dissipador e a mudança da pasta, o meu macbook passou dos 65ºC para 45ºC. 🙂

  5. Avatar de Emannxx

    E para o Windows, temos o TuneUp Utilities (eu uso a versão 2011).

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim e é muito bom sim senhor.

  6. Avatar de Primax
    Primax

    Parabéns á secção de “MAC” no pplware, tem crescido e sido útil.

    Nem sempre comento, mas sou leitor assíduo!

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado. Mas ainda vai melhorar mail. É nossa intenção intensificar os bons posts Mac, principalmente à medida que vamos “aprendendo” mais sobre este mundo, como o fizemos em Linux e sobre tudo em Windows.

  7. Avatar de Joninhas
    Joninhas

    eu a pensar que o mac n precisava destas coisas….

    1. Avatar de Vítor M.

      De k? Não é o Mac que precisa, somos nós.

      Acho que é sempre necessário conhecer a máquina, por isso é que existem os painéis de controlo e gestão verdade?

      Estás a referir-te a que, concretamente?

  8. Avatar de nuno

    Há algo deste género mas livre? 🙂

  9. Avatar de atacha
    atacha

    eu acho que sim, já se começam a ver softwares livres para mac, por muito que o steve trabalhos não queira 😛

    1. Avatar de Pedro Oliveira

      Posso te garantir que tens software opensource em OS X com muito mais qualidade do que em Windows -.-‘