Chatbox – O Messenger privado no Dropbox

14 Comentários

O Dropbox embora não seja o melhor serviço em termos de cloud computing, é sem margem para dúvidas o mais popular. O que é que não se faz na cloud?

Pois, essa é uma questão que não tem resposta, a cloud, para o bem e para o mal, é a plataforma do futuro.

Já falámos em tantas aplicações e serviços que usufruem do Dropbox e agora deixo, para os utilizadores Mac OS X, uma proposta muito interessante: que tal criamos um messenger privado usando o nosso espaço no Dropbox?

O conceito é muito interessante e já foi algumas vezes referido, noutros serviços. A partilha “em tempo real” do sistema Dropbox permite que seja instalado uma cliente de mensagens instantâneas em cada “ponta” e que sejam adicionados à conversa tantos utilizadores quantos estejam adicionados à pasta específica dentro do Dropbox.


Janela para definir qual a pasta de suporte às mensagem

Isto é, criamos uma pasta dentro do Dropbox e chamamos-lhe por exemplo Messenger. Depois vamos partilhar essa pasta com quantos amigos, clientes, familiar… que queiramos. Se eles tiverem o Chatbox instalado e carregado, irão receber a mensagem que está a ser propagada por alguém dentro da partilha dessa pasta. Será um Messenger comunitário e privado.

As tecnologias se existem são para serem usadas e este é mais um serviço que poderá ser aproveitado pelas pessoas ao nível doméstico, como por exemplo estudantes que queiram um sistema colaborativo, onde possam deixar mensagens aos restantes parceiros, mesmo que estejam offline. As mensagens permanecerão na pasta e logo que esses parceiros entrem online recebem o que foi deixado. Mas também pode ser uma solução interessante para ser aproveitado ao nível empresarial, onde podem criar “salas privadas” de discussão sobre alguma projecto ou outro qualquer cenário.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: 10.6+
Download: Chatbox beta 0.0.10 [1.89MB]
Homepage: Chatbox

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Ora cá está um uso bastante interessante!

    1. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      Já agora, falta o “h” no link de download.
      ttp://chatboxapp.com/Chatbox-0.0.10.zip
      para
      http://chatboxapp.com/Chatbox-0.0.10.zip

  2. Avatar de Guitas
    Guitas

    Se o dropbox não é o melhor serviço em cloud computing então qual é?

    1. Avatar de Rdorigo
      Rdorigo

      Ora uma questão que me fiz a mim proprio mal li este titulo.

      Qual é ?

    2. Avatar de Miguel Ferreira

      Dirias o mesmo se pagasses? lol

    3. Avatar de Viperz0r
      Viperz0r

      Wuala por exemplo.

  3. Avatar de Viajante
    Viajante

    E para windows já fizeram alguma coisa parecida para usar com o dropbox?

  4. Avatar de Miguel Ferreira

    Interessante sem duvida.. pena a quantidade de recursos que um simples chat consome 🙁 alem de que ‘derrete’ um bocado a net, mas mesmo assim é interessante

  5. Avatar de BBC
    BBC

    Mais uma funcionalidade, esta óptima para trabalho colaborativo.

    Entretanto,
    Se quiserem inscrever-se no Dropbox e ganhar mais 250mb:
    http://db.tt/U8uPqpI

    Se quiserem inscrever-se no SugarSync e ganhar mais 500mb:
    https://www.sugarsync.com/referral?rf=c6iy8xm76ivvd

  6. Avatar de Jonnybravo
    Jonnybravo

    Preciso de saber se o dropbox permite o merge de documentos, ou seja, ter dois utilizadores a trabalhar no mesmo documento e efectuar as alterações no mesmo fazendo a gestão de conflitos e assim.

    Já tentei fazê-lo, mas é sempre criado outro ficheiro…

    1. Avatar de João
      João

      Costuma dar bastantes problemas. Lembro-me de o ano passado, quando estava a trabalhar num documento colaborativo, a dada altura, cerca de metade das alterações tinham-se perdido entre versões do ficheiro.

      Sugiro o GoogleDocs, uma alternativa muito boa e fiável se o objectivo for permitir a colaboração em tempo real. Infelizmente, as “Track Changes” ficam um pouco aquém do desejado…

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Para quem ainda não tiver o DropBox e quiser ganhar + 250MB é só fazer o registo através do link:

    http://db.tt/PSQj6Nl

  8. Avatar de wolfytuga

    Olá,

    Curiosamente eu já fiz algo do género, mas mais simples, sem programas dedicados ao Dropbox nem nada do género, era apenas usar o Notepad e um ficheiro .txt na pasta partilhada, mas tínhamos de o utilizador ao estilo de Walkie-Talkie, i.e., esperávamos que um acabasse de escrever e guardasse as alterações (fechando também o ficheiro), o outro era notificado que o ficheiro tinha sido alterado, podendo ler e responder…
    Isto tudo porque a outra pessoa estava com problemas com o Live Messenger, e como ambos temos Dropbox e uma pasta partilhada, aproveitamos essa ferramenta para conversar, lol.

    Cumps.

  9. Avatar de kaska
    kaska

    yep… também já usei a técnica do ficheiro TXT por várias vezes… não é como conversar instântaneamente mas, tá lá perto 😉

    entretanto, continua a não haver justificações para dizerem que este não é o melhor serviço neste género… e eu até gostava de conhecer outros…